Austregésilo de Athayde - Coleção Melhores Crônicas

Austregésilo de Athayde - Coleção Melhores Crônicas Austregesilo de Athayde

Resenhas -

Filino 10/12/2021

Um grande personagem brasileiro - e infelizmente pouco conhecido
Calhou da minha leitura dessa obra findar justamente num 10 de dezembro, dia em que foi publicada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos idos de 1948. E nos trabalhos de confecção desse documento, Austregésilo de Athayde se fez presente - e de maneira importante, como atestam alguns personagens históricos.

Esse pernambucano de Caruaru, amigo de Assis Chateaubriand e que manteve contato com presidentes de várias nações, diplomatas, literatos, cientistas (como Pavlov e Einstein) e outras figuras mais ou menos conhecidas do grande público, infelizmente não tem o destaque merecido por estas bandas. O autor participou de um dos eventos mais emblemáticos do século XX, além de relatar, como testemunha, acontecimentos importantes também em outras nações.

As crônicas que constituem essa obra, ainda que referidas (várias delas) a acontecimentos circunstanciais, não deixam de ser menos saborosas por isso. Em certos momentos, é como se testemunhássemos os diálogos mantidos com aquelas personalidades, entremeados de discussões sobre os mais variados temas - inclusive a própria Declaração dos Direitos Humanos.

As únicas ressalvas a serem feitas nessa edição dizem respeito a uma melhor revisão ortográfica (aqui e ali, mas numa frequência maior do que o esperado, a gente se depara com alguns erros); além disso, faz falta a datação de cada um desses textos, o que auxiliaria e muito enquadrá-los no momento histórico e na própria biografia do autor (do qual consta, ao final, uma biobibliografia, além de um texto de apresentação). De qualquer forma, é uma obra preciosa!