Zona de Desconforto

Zona de Desconforto Lindevania Martins

Resenhas - Zona de Desconforto

Aione 05/04/2021

Zona de Desconforto é a antologia de oito contos de Lindevania Martins, vencedora do I Concurso Nacional de Originais da Editora Benfazeja.

Em narrativas que variam entre primeira e terceira pessoa, os contos abordam diferentes situações e relações, nas quais a dinâmica entre o individual e o coletivo se expressa. Se cada personagem apresenta sua subjetividade, uma constituição própria que influencia suas atitudes e tomadas de decisões, essa constituição em grande parte é desenvolvida por fatores além de cada sujeito, seja pelo meio social no qual está inserido, seja através das relações que desenvolve com quem está ao seu redor — sendo que essas pessoas também são afetadas pelos mesmos fatores.

Os temas são tão desconfortáveis quanto Zona de Desconforto indica, efeito esse somente possível por conta da sensibilidade e da habilidade de Lindevania Martins com as palavras. A autora é capaz de envolver o leitor em cada história, provocando a curiosidade pelo que irá acontecer, ao mesmo tempo que desperta inúmeros sentimentos ao revelar o que de mais íntimo há em cada personagem. E, a partir dessas emoções, as reflexões se originam. As camadas e nuances que formam as figuras em cada conto nos permite olhar para o outro em sua complexidade, visão essa que nubla as fronteiras maniqueístas de bem e mal, certo e errado. Há, também, o tom de denúncia pelas diversas desigualdades retratadas — sobretudo sociais, de gênero e raciais —, e a questão da perspectiva. Em vários contos, os personagens muitas vezes apresentam a própria interpretação dos acontecimentos que, quando contraposta, demonstram o fator subjetivo e parcial ali presente.

Um dos aspectos que mais me agradou em Zona de Desconforto é o fato dos contos retratarem situações cotidianas e deixarem uma forte impressão de que poderiam ser reais. Inclusive, iniciei a leitura do primeiro conto, cujo título nomeia a antologia, imaginando se tratar de uma introdução da autora. Apenas no passar das páginas me atentei que já havia iniciado a leitura da obra em si, mas, ali, senti sua atmosfera e o que estaria por vir.

O último conto é, talvez, o de tom mais leve, especialmente por seu ar bem-humorado, que deriva do rumo inesperado, beirando o absurdo, que os fatos tomam. Contudo, mesmo essa leveza é aparente.

Em linhas gerais, os contos de Zona de Desconforto podem ser lidos rapidamente, mas que, apesar da agilidade, não trazem leituras superficiais. Lindevania Martins tem uma escrita forte e impactante por ser tão sensível e capaz de representar com maestria as intimidades subjetivas e coletivas que nos formam.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/04/05/resenha-zona-de-desconforto-lindevania-martins/

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 10/02/2019

Contos de qualidade
Zona de Desconforto (2018, Editora Benfazeja) é um livro composto por oito contos que de um modo direto trazem à tona assuntos do cotidiano, muito próximos da realidade e que nem sempre são histórias felizes. Com vozes narrativas predominantemente em primeira pessoa, o leitor se sente próximo da maioria dos acontecimentos, pode pensar empaticamente o que faria caso estivesse na situação narrada.

O conto que dá título ao livro é o que abre a seleção. Em “Zona de desconforto” temos uma narrativa em primeira pessoa por uma menina de treze anos, moradora de Pinheiro, em Maranhão, que é dada pela mãe para ser criada na capital por uma mulher desconhecida. A princípio, percebe-se uma protagonista que revela no modo de narrar a inocência e humildade. Sendo a quinta de seis filhos, não seria a única que a mãe não teria condições de cuidar, de modo que ser dada parecia uma opção melhor do que permanecer. Teria a possibilidade do estudo, de uma identidade, mas a nova realidade mostra-se diferente da que ela esperava e o modo como lida com a situação na qual encontra-se é o que surpreende, não sem antes provocar sentimentos como comoção, raiva e revolta, principalmente quando a protagonista vivencia situações racistas.

Por mais que cada conto encerre-se em si mesmo, nota-se que é recorrente a presença do elemento família. Não o aspecto feliz e saudável que deveria ter, mas o lado sombrio, tóxico e traumatizante. Famílias desestruturadas, disfuncionais, que não oferecem um local de segurança para as crianças, em alguns casos por falta de condições financeiras em outros por falta de condições afetivas. Algumas dessas situações estão no relacionamento abusivo de uma mãe para com a filha, exposta em uma redação escolar no conto “Querida mamãe”, na família em que os pais foram obrigados a casarem e veem os filhos como um estorvo, dispensando-lhes um tratamento que causa traumas irreversíveis, como o que acontece em “Retrato de família”, em que a filha engravida aos dezesseis anos por pensar que a gravidez a libertaria das garras familiares.

É notável a forte presença feminina, quando não são narradoras de suas próprias histórias, são protagonistas. E assim, os homens são o outro lado da moeda, com suas ações que refletem atitudes machistas e misóginas, como a que acontece em “Tudo Vermelho”, conto chocante que tem início em uma aura de mistério e aos poucos vai situando o leitor com descrições na medida certa e revelações que fazem entender qual a relação dos dois personagens iniciais, um homem e uma mulher que estão sendo mantidos reféns. Contos que revelam mulheres corajosas, destemidas e determinadas, enquanto os homens são dominadores, abusivos, vingativos.

Zona de desconforto é um livro que em sua diversidade de contos, faz escolhas por focos narrativos que convence, revela uma escrita madura, consciente, acertada e assertiva, com personagens autênticos e marcantes. Lindevania Martins não exita em escrever contos que não mostram o melhor do ser humano, pelo contrário, mostram as cargas pesadas que as pessoas podem carregar, sem ambiguidades e em alguns casos, sem oportunidade de redenções, finalizando com um conto que traz um tom de comicidade que alivia um pouco as tensões.

Ainda que em alguns casos a repetição de algumas construções não funcione bem ou outros em que a narrativa fica muito a cargo da imaginação do leitor, direcionando a entendimentos não muito conclusivos, tanto conteúdo quanto forma não deixam a desejar. É um livro que promete e cumpre. O leitor, conto a conto, é convidado a ficar desconfortável com as situações narradas, sair realmente de sua zona de conforto.

site: https://www.impressoesdemaria.com.br/2019/02/zona-de-desconforto-lindevania-martins_10.html

Amanda Azevedo 04/12/2018

Contos incríveis que são exatamente o que precisavam ser.
'Zona de desconforto' é o segundo livro de contos da Lindevania Martins vencedor do prêmio Benfazeja — editora que publica o livro aqui no Brasil. Sempre considerei mais difícil falar a respeito de algo que gosto muito, por isso não será uma tarefa fácil definir os contos presentes nessa obra, pois 'Zona de desconforto' entrou, facilmente, para minha lista de melhores leituras realizadas esse ano e de melhores livros de contos que li na vida.

Uma sensação comum durante a leitura de contos é a de que faltou algo e que aquela história poderia (ou deveria) continuar por mais algumas páginas. Mas com a maioria dos contos desse livro isso não acontece. Eles são exatamente o que precisavam ser; entregam o necessário ao leitor, nem mais, nem menos: o essencial.

O livro é composto por oito contos que aparecem na seguinte ordem: 'Zona de desconforto', conto que abre o livro e que dá título a obra, traz uma história que nos deixa com um imenso aperto no peito ao retratar um fato atroz tão presente em nossa sociedade. A realidade de pessoas que deixam suas casas para tentar uma vida melhor em outra cidade, carregando sonhos e esperança de um recomeço, mas, muitas vezes, se deparam como uma realidade ainda mais cruel que a que deixaram para trás.

"— Quem sentiria tua falta?
Fiquei calada. Mas queria lhe gritar que mamãe sentiria minha falta. Que mamãe se importava comigo. Que ela havia chorado muito ao me ver partir. Mamãe chorou tanto que suas lágrimas eram demais para uma filha só. Mamãe chorou tanto que pensei que ela chorava por todas as quatro filhas que partiram antes de mim, as filhas das quais ela jamais tivera notícias, embora sempre dissesse, querendo acreditar:
— Devem estar bem! Notícia ruim chega depressa."
(Trecho do conto Zona de desconforto)

O segundo conto, 'Tudo vermelho', foi bastante surpreendente. É uma história sobre dominação, submissão, vingança e mágoa que nos mostra como pode ser difícil seguir em frente depois de certos traumas. 'Querida mamãe' vem na sequência e com ele percebemos como amor e afeto não são sentimentos voluntários; exige entrega, doação, dedicação. Algo a ser cultivado constantemente.

No quarto conto temos mais uma história surpreendente, intitulado de 'O número perfeito' onde percebemos certas características do ser humano que, muitas vezes, queremos acreditar que não existem; como muitas vezes calculamos nossas ações por motivos nada nobres. O quinto conto, 'Retrato de família', foi o mais arrebatador, pois retrata as relações familiares de forma tão pungente que é improvável sair ilesa de sua leitura.

"Naquela casa, todo dia, se comia o pão empedrado do dia anterior. Todo dia, naquela casa, se rememoravam as amarguras sem fim do dia anterior. Quaisquer palavras, quaisquer que fossem, nunca bastavam se não eram ditas com dentes cerrados e mãos em punho. Nunca se disse uma coisa querendo dizer outra. Era sempre atingir o nervo que interessava. E nós entramos naquele jogo sem nunca nos perguntarmos se poderíamos fazer diferente do que aqueles dois faziam, sermos outra coisa que não lâmina, que não tiro, que não veneno. Atirávamos dardos entre nós, entre os irmãos, e nos feríamos reciprocamente, tanto quanto os pais o faziam. Cortes profundos na alma."
(Trecho do conto Retrato de família).

'A parede de vidro', sexto conto, começou como uma história que eu pensei que não me agradaria tanto, mas ela se transforma e acabei encontrando nesse conto a história com que mais me identifiquei nesse livro. Enxergamos como muitas vezes nos sujeitamos e aceitamos situações que nos machucam em relacionamentos amorosos por ainda não sabermos como partir. Ficar ou partir são decisões que nos exige muita coragem. Em contrapartida o sétimo conto, 'Virulência', foi o que menos me identifiquei. Por fim, o oitavo conto, 'O flagrante', traz um tom cômico ao nos apresentar um acontecimento comum, porém com uma reação inusitada do personagem.

Defendo e acredito na necessidade de permitirmos que a Literatura nos tire da nossa zona de conforto e nos coloque em contato com realidades diferentes da que pertencemos. Os contos desse livros não nos transportam para um mundo fantástico com criaturas místicas; mas nos transporta e nos convida a olhar mais profundamente para nós mesmos e para os outros com quem convivemos diariamente enfrentando situações que muitas vezes ignoramos e preferimos não enxergar.

O que a autora nos proporciona com esses contos é uma imersão devastadora e transformadora no mais íntimo do nosso ser. Somos convidados a entrar em contato com os desejos e pensamentos mais íntimos do ser humano, e como qualquer experiência transformadora, raramente será leve. Em cada conto recebemos um tapa na cara e um abrir de olhos necessário. O título não poderia ser mais adequado, pois a autora nos conta histórias necessárias, porém incômodas que nos tiram, sem dúvidas, do nosso lugar comum.

Ana Júlia Flôres 10/09/2020

Zona de Desconforto
Zona de Desconforto é um livro com 8 contos que retratam a triste realidade da vida de algumas pessoas, e as situações duras e pesadas que essas enfrentam.
São tramas que representam alguma exploração, como a violência doméstica, machismo, abuso...

A autora aborda esses assuntos com uma escrita instigante, além de apresentar os temas com sinceridade.

Os contos se relacionam e possuem grandes reviravoltas. Apesar dos temas difíceis, a autora transmite ensinamentos e demonstra soluções na trama. É um livro para ser refletido.

Karine222 24/07/2022

Contos desconfortáveis que retratam a realidade de muitos
Zona de desconforto é a obra vencedora do primeiro Concurso Literário Benfazeja, escrito por Lindevania Martins, e engloba oito contos distintos que retratam problemas sociais e familiares comuns no Brasil e outros países.

Alguns contos são leves, enquanto outros são extremamente desconfortáveis e fortes. O vocabulário é de fácil compreensão, e as leituras são rápidas.

O livro passa a sensação de ser real, como se a história estivesse de fato retratando a vida do leitor, o envolvendo em cada problema, em cada momento.

Alguns dos problemas abordados envolvem abusos, trabalho infantil, ambição, traição, abandono e vingança, tão comuns em nossa sociedade, mas que precisam ser evitados.

Reniére 20/01/2020

Uma leitura de desconforto e reflexão
"Compreendo que nos sujeitamos às mesmas leis imponderáveis que regem o universo e que nos separam como planetas cujas órbitas nunca se cruzam, como sóis em que a custo a luz e o calor de um atinge o outro. Mas algo me atraía naquele mundo em que perdia as pernas a cada passo, em que murchava os lábios a cada sorriso. Na ausência de mim mesmo, experimentada sempre que entrevia cada uma daquelas pessoas - objeto que traziam ao mundo o destempero na testa, recohecia a habitualidade, a previsibilidade da sensação que me fazia concluir: sim, ainda sou a mesma pessoa."

Antologia de autoria nacional, Zona de Desconforto apresenta histórias de muita conexão com o leitor ao apresentar personagens cujos sonhos e anseios assemelham-se com os nossos prórprios. É muito fácil, ao longo da leitura, enxergar nós mesmos em cada história e ser instigado a refletir sobre, quando nos imaginamos nos sapatos destes personagens. A empatia pura sendo pondo em prática.

Ainda, de minha experiência de leitura, tive a impressão de que Lindevania não somente apresenta histórias intensas, mas o faz explorando a força e do feminino.

Uma leitura sobre desejo, sonho, e vontade embebidos em camadas espessas de realidade que nem sempre permitem um final feliz, apesar de incutir força e garra para realizar. É impossível ler estes contos e terminar o livro da mesma forma como se começou. Arrisco dizer que a leitura nos transforma, inclusive, em outra pessoa. Ou várias: cada uma das personagens dos contos.

É um livro que todos deveriam ter a oportunidade de ler.

Gabi 14/01/2021

Necessário
Um livro totalmete necessário que mostra a realidade de várias pessoas ao redor do mundo e que muitas vezes ignoramos ou fingimos não ver

Elenara 22/11/2019

Zona de Desconforto que instiga
Um livro de contos que pede mais. Alguns que te dão aquele querer ir além, mereciam um romance. Outros são um murro no peito de tão intensos. Procure qualquer coisa no livro de contos de Lindevania Martins, nunca conforto.

"Se um escritor pode fazer as pessoas viverem, pode que não haja grandes personagens em sua obra, mas é possível que seu livro permaneça como um todo, como uma entidade, como um romance."Ernest Hemingway

Comecei o primeiro conto com sofreguidão e não conseguia parar. Tinha ouvido a mesma história na noite anterior. Outro nome, outro estado, outra época, mesma menina querendo apenas ter o sonho de aprender, de ir além. Mesmo sonho podado sem ternura. Cortado na raiz por outra mulher. A sororidade dando espaço aos papéis aprendidos de servidão. Todas mulheres, umas anulando outras em uma luta milenar sem sentido que não seja o de perpetuar a servidão. Entre as patroas e as meninas sem nome, um muro ainda intransponível.

Os contos se seguem nos mostrando mulheres diferentes das heroínas que costumamos ler. Não são frágeis, não são heroínas. Carregam medos, carregam ódios. Se vingam com força. Há sangue e vida. O sangue que nos marca como fêmeas, que nos lembra mês a mês nosso papel de parideiras entre dores.

Só que não. Queremos mais. As personagens de Lindevania querem mais. A zona de conforto não é o seu papel. Nem sempre conseguem. Mas abrem em cada leitor uma interrogação, uma coisa que aperta no peito, na barriga. São viscerais.

E tudo isso em uma narrativa que envolve. Um paradoxo com a crueza das histórias, a construção das frases e situações é de uma delicadeza brutal. É de um aperfeiçoamento que vai além do burilar o texto. É leitura que cativa pela verdade e pelo bem fazer da literatura.

site: https://www.elenaraelegante.com.br/2019/03/zona-de-desconforto.html