Declarar

Declarar Nina Lane

Resenhas - Declarar

Mands 09/01/2021

O melhor da triologia
Amei a finalização da tribologia.
Ficou muito claro a forma como a Liv e o Dean cresceram demais durante toda a série e chegaram num ponto do relacionamento sem mais medos, incertezas e inseguranças.
Achei lindo como a Liv trouxe coragem de dentro dela para enfrentar as coisas que precisava para se entender e também como ficou ao lado do marido o tempo todo o apoiando.
E o Dean também mostrou bastante crescimento ao entender as necessidades da Liv e apoiá-las sempre, mesmo que as vezes não concordava ou compreendia totalmente.
Amei a história deles e achei bem realista, sem florear o relacionamento.
E foi agonizante ver como mentiras de alguém podem destruir a vida de uma pessoa e sua família. Como alguém mimado pode acabar com relacionamentos, carreiras... mas no final tudo acabou bem

Laura Brand 20/10/2018

Nostalgia Cinza
A trilogia Espiral do Desejo, de Nina Lane, foi um dos meus achados favoritos do gênero romance nesse ano. Fazia algum tempo que eu buscava uma história de amor apaixonante e viciante, que me fizesse devorar as páginas e sentir uma conexão com personagens fictícios como tantos romances fizeram anteriormente. Declarar encerra a história de Liv e Dean de uma maneira que, mesmo encantadora, deixa a desejar.
Em Declarar, Liv e Dean decidiram se manter afastados devido aos sentimentos intensos que cegavam suas ações. Desejar, segundo volume da trilogia, acabou de um jeito doce e necessário, gostei da forma como a autor quis mostrar que o casal se ama de tal forma que respeita seu espaço, mesmo que esse espaço seja longe um do outro por um tempo. Senti que foi uma forma madura de tratar um desentendimento sem abrir mão do amor e do companheirismo. Achei que isso seria melhor explorado em Declarar, mas não aconteceu.
O fator distância é rapidamente eliminado e o que antes era a questão central, fica em segundo plano. O maior problema se torna a falsa denúncia de assédio sexual por parte de Maggie, uma das alunas de Dean, e a história ganha outro foco bem diferente, caindo em clichês e desperdiçando algumas oportunidades valiosas de ser um romance sobre um aspecto da relação marido e mulher da forma intensa como estamos acostumados a ler em romances do gênero.
Apesar de ainda ter lido o livro com extrema facilidade, senti que a magia da trilogia se perdeu um pouco. Despertar começou de uma forma diferente, intensa e absolutamente viciante, o que diminuiu um pouco com Desejar e foi se esvaindo em Declarar.
Senti que a trilogia se encerrou com muitas pontas soltas e resoluções não muito elaboradas. Os conflitos interiores que antes eram o ponto central de todo o desentendimento dos protagonistas se perdem um pouco, o que faz com que o leitor tenha a impressão de que está lendo histórias razoavelmente diferentes dentro de uma mesma trilogia.
As cenas de sexo também ficaram mais fracas se comparadas ao primeiro e segundo livro da trilogia. Apesar de ter descrições de momentos eróticos a todo momento, senti que tudo ficou muito automático, sem explorar muito a própria sexualidade dos personagens. Existe uma quantidade grande de cenas de sexo, como é normal em romances do gênero, mas elas são, em sua maioria, rápidas e repetitivas. No primeiro volume da trilogia elas eram mais intensas e prendiam mais a atenção. Um bom exemplo de romance erótico com cenas bem construídas e viciantes é Os Números do Amor, de Helen Hoang. Senti que Nina Lane poderia ter explorado um pouco mais essas cenas para que elas conseguissem representar melhor a intensidade do amor de Liv e Dean.
O relacionamento dos dois me remeteu bastante à série Crossfire, com Dean representando a possessividade e intensidade de Gideon Cross. Entretanto, acredito que ele poderia ter sido trabalhado um pouco melhor para que não perdesse as características que o diferenciavam de qualquer outro personagem.
Enquanto Liv teve um desenvolvimento melhor, mais bem pensado e visível, Dean foi ganhando destaque como narrador, mas perdendo como protagonista forte. Os papéis se inverteram de uma forma não natural e um pouco confusa.
Mesmo com os pontos fracos de Declarar, a trilogia Espiral do Desejo é uma excelente indicação para fãs de romances eróticos. É fácil se apaixonar pela história de amor de Liv e Dean e de se sentir tentada a continuar lendo mais sobre os personagens e mergulhar mais no seu romance. É uma daquelas leituras para devorar de uma vez e se encantar mais uma vez por histórias de amor intensas e profundas.

site: http://bit.ly/declararlivro
Gustavo 20/10/2018minha estante
Muito bem escrito.

Laura Brand 20/10/2018minha estante
Muito obrigada!

Gramatura Alta 05/11/2018

Chegamos ao último volume da série Espiral do Desejo (o primeiro DESPERTAR, e o segundo DESEJAR, resenhas aqui), e só posso dizer que estou triste.

ATENÇÃO: Esta resenha vai conter spoilers dos livros anteriores!

No segundo livro, a Liv se tornou uma mulher empoderada, dona de si, segura, autoconfiante, e eu amei essa Liv, definitivamente ela foi meu espírito selvagem. Aí a autora me chega no último livro e traz a Liv do primeiro de volta. Okay, okay, vamos dar um desconto que a Liv cresceu profissionalmente, já tem seu próprio dinheiro, não é mais tão dependente do Dean, mas a autora simplesmente fez ela ser dependente dele emocionalmente, demais!

Com toda a história pela qual o marido bonitão está passando dentro da faculdade, e com uma grande dor do casal, a solução encontrada é ele sair da cidade por um tempo até tudo se acalmar. Entendi que isso era o certo, mas, sério, houve um exagero total da autora na questão sexo. A cada três páginas, se tinha alguma conversa do casal, terminava em quê? Sexo.

Eu não via a hora de terminar essas partes pelo simples motivo de: já entendemos o quão bom ele é. No começo, até que é bom, um erotismo ali, algumas safadezas aqui, mas fica muito. DECLARAR se baseia todo na questão do sexo quando os dois estão juntos.

A história se desenvolveu bem mais com os protagonistas “separados“, o que eu agradeço. Finalmente sabemos a verdade sobre o que a Liv passou quando mais nova, e como ela lidou com isso sozinha. Esse fato do passado de Liv, gente, é simplesmente emocionante. Você vê uma garota cuja mãe abusava exaustivamente da mentalidade dela, e mesmo assim ela consegue se reerguer e ver que a culpa não é dela e, sim, da mãe, que não sabe o que fazer da vida ou como lidar com tudo, então simplesmente foge e carrega ela de um lado para outro, e agora tenta manipular seu casamento.

Agora vem, tenho a maior das reclamações a fazer: Dean é um brutamontes, babaca, que não sabe ficar quieto para a coisa não ficar feia para o lado dele, e simplesmente sai partindo para a briga sempre que tem a oportunidade. Achei que já havíamos passado dessa fase, né, Professor West? O pior é que mesmo a Liv implorando, o bonito acha que tem o direito de ficar tirando satisfação com toda e qualquer pessoa, sabendo que isso vai manchar a reputação de quem? Dele mesmo!

Acredito que a Liv deixou o Dean comandar a vida dela, de novo, por comodismo e para parar de causar brigas entre eles, já que Dean continuava insistindo em proteger a bela dele, isso me irritou muito!

Estou desapontada com esse final? Estou, em termos, parece que tudo foi resolvido facilmente, algo que estava acabando com o casal, sumiu com um estalar de dedos, e pronto. Eu realmente esperava algo envolvendo um final mais complexo. Mas, de certa forma, foi um final já previsto, e não saiu do contexto.

Para o final de uma série, está bem mediano. Isso sem falar da capa, que ficou simples. As outras também são, mas achei que ficaram melhores que essa última. Ao meu ver, pessoas extremamente românticas vão adorar o livro, porque é bem meloso, do tipo “sou sua; sou seu“. É uma história clichêzinha com uma escrita simples.

site: http://gettub.com.br/2018/11/05/declarar/

Bruna.20 04/04/2019

Dean e Liv
Adorei a trilogia, achei mtu lindo Dean e Liv juntos e quente!

Dreeh Leal | @dreehleal 30/04/2019

Declarar - Espiral do Desejo #3 - Nina Lane
Espiral do desejo foi uma série que me conquistou muito rápido. Os protagonistas já tinham um relacionamento sólido, abrindo espaço para novos tipos de discussões; a falta de perfeição deles, que os aproxima da realidade... tudo os tornava diferente dos livros que eu já conhecia. Porém, meu encantamento veio diminuindo ao longo da série, até eu me encontrar nesse estado, em que não consigo definir se gostei ou não do que li.

O primeiro ponto é o quão surreal é essa saudade deles. Eu sou canceriana raiz, então acreditem, eu sei o que é ser traumática em relação a saudades. Às vezes é ótimo dedicar um momento a nós e a mais ninguém! E a abstinência sexual que aparece junto? Não dá nem para dizer que é libido de início de relacionamento, porque uma coisa é você aproveitar todos os momentos, outra bem diferente é ter a real vontade de transar a cada cinco minutos, o dia todo, todos os dias da semana. Nem preciso comentar que acabou gerando um desequilíbrio entre as cenas que contavam a história e as eróticas.

Mas nem tudo foi ruim. A história continua sendo contada sob o ponto de vista de ambos os protagonistas e fica claro que Dean está tentando controlar seu gênio possessivo. Isso foi algo que me incomodou muito no livro anterior, e mais um pouquinho eu diria que ele submetia Liv a um relacionamento abusivo. E o casal, finalmente, parou de esconder informações um do outro. Um pouco de diálogo fez bastante diferença no relacionamento deles, tanto que passaram a enfrentar os problemas juntos.

De acordo com os originais lançados por Nina Lane, ainda teríamos 4 histórias, mas a editora anunciou Declarar como o desfecho da série. Com isso, várias pontas ficaram soltas. Alguns personagens apareceram ao longo da história trazendo um ou outro assunto e a maioria deles foi pouco explorado. Eu queria mais e talvez exista esse mais! Porém, acho que nunca irei saber.

Liv e Dean são um casal arrebatador e mesmo com todos os porém da narrativa, é fato consumado que o leitor devora sua história. Quem busca uma história bem quente para passar o tempo, nem precisa mais procurar...

site: http://www.maisquelivros.com/2019/01/resenha-declarar-nina-lane.html

Lorena Louane 13/01/2020

Apaixonante
Fechou a serie com chave de ouro

Liachristo 30/11/2020

Foi uma boa leitura...
[#resenhasdocesletras] Declarar #3 - Nina Lane - Editora Paralela

Eu li Declarar ano passado mas limpando a estante esses dias, percebi que não tinha falado dele aqui. Declarar é o terceiro livro da Série Espiral do Desejo de Nina Lane, publicado aqui no Brasil pela Editora Paralela. Mas lá fora a série tem mais quatro livros lançados. E talvez esse seja o motivo de muita gente ter achado que o final deixou muitas pontas soltas.

Eu gostei da trilogia como um todo, mas devo dizer que gostei mais do primeiro e segundo livros e quem quiser ler a minha opinião sobre eles, é só procurar a foto deles aqui no feed. os dois primeiros livros foram mais bem trabalhados e os acontecimentos foram melhor explorados. Neste terceiro achei que a autora forçou em algumas passagens, como por exemplo a situação da inauguração do novo negócio da Liv. E a Olivia (Liv), ter retrocedido ao seu comportamento inseguro e dependente do Dean, em algumas questões.

A trilogia fala da relação de Dean e Olivia após o casamento, e isso foi o que primeiro me chamou a atenção e o desejo de ler. Poder ver como eles conseguiriam fazer o casamento dar certo, a relação progredir e permanecerem juntos. Ele é professor de uma faculdade e neste terceiro livro, ela está iniciando seu próprio negócio.

Olivia e Dean West, é um casal maduro e muito apaixonados que enfrentam muita coisa para conseguirem ter paz em sua relação. Inseguranças por parte de Liv, um ciúme às vezes exacerbado de Dean, alunas mal intencionadas, a relação complicada da Liv com a mãe, mal entendidos, entre outros obstáculos.

A tragédia pessoal e a vingança continuaram a contaminar a vida deles, até o fim deste livro. No entanto, como no livro anterior, gostei de ver a maneira como eles se ajudam, se completam e procuram lutar pelo seu amor e casamento. Eles são fortes juntos. Parecia que era eles contra o mundo.

Este foi de longe o mais quente da trilogia. As coisas que Dean West pode fazer ... Senhor!!!
A jornada de Liv foi sobre a autodescoberta e aprender a confiar na força que ela construiu e que era sólida. Houve momentos em que eu gostaria que ela tivesse sido mais agressiva com fatores externos, mas no final ela se saiu bem. Por outro lado Dean teve que aprender a segurar mais o seu temperamento e ter mais entendimento do que realmente importa em sua carreira.

Eu tinha muito mais a falar sobre o livro, mas infelizmente eu poderia soltar algum spoiler, e sei que muita gente não gosta. Por isso só vou complementar que eu gostei da maior parte deste livro e embora tenha ficado frustrada com certos aspectos de como ele se desenvolveu, ainda digo que é uma boa trilogia e que vale a pena conhecer Dean e Liv. É uma ótima história de duas pessoas que se amam e que encontram seu caminho e o fazem juntos como uma equipe.