Espere Agora pelo Ano Passado

Espere Agora pelo Ano Passado Philip K. Dick

Resenhas - Espere Agora Pelo Ano Passado

vicniro 15/03/2024

Uma boa introdução às obras do autor
Fazia muito tempo que eu estava querendo ler algum livro do autor então comecei a leitura muito animada.

Eu achei que apesar de no começo sermos apresentados à termos novos do nada, isso não atrapalhou o entendimento da trama, além de ter evitado o “momento explicação” da história. O livro mistura tantas ideias diferentes, orgãos artificiais, droga que faz viajar no tempo (ou em realidades diferentes), autômatos, intrigas políticas entre outros que até fiquei surpresa por tudo se encaixar tão bem. Acho que me desacostumei a ler ficção científica de qualidade. Quanto aos personagens, não consegui sentir empatia por ninguém, além de terem algumas decisões bem questionáveis.

Apesar de ter gostado muito e ter devorado o livro em um dia, achei o final muito apressado. A parte que ele pega o general reeg foi muito mal aproveitada porque ficou parecendo que ele só queria terminar o livro logo. Seria bem interessante se tivesse um desenvolvimento melhor já que basicamente todo o livro levou para aquele momento.

Enfim, achei que foi uma boa introdução às obras do Philip K. Dick e, como as pessoas falam que esse não é um dos melhores livros dele, quero muito ler outros.

Kamilla 03/03/2024

Uma viagem de muita reflexão
Philip K Dick é um autor que acho sensacional e acredito que esse seja o primeiro livro dele que eu achei meio fraco. A ideia central da história é muito boa, mas os personagens não me cativaram, o ápice da história dura pouquíssimo tempo e eu gostaria que tivesse mais desse conflito.

Não é um livro ruim, longe disso, mas acho que o fato do Eric ser um homem de pensamento fraco, covarde e Kathy ser insuportável me fazia ter rações do tipo "é sério isso, minha gente?". A reflexão no último capítulo é sensacional, mas o seu desfecho me deixou embasbacada e não de um jeito positivo (e nem totalmente negativo, pra ser sincera).

lipelimma 05/02/2024

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐ Frases ou Citações

RNA 05/01/2024

Nota 8
Ótimo livro, mas se formos considerar o padrão de qualidade acima da média do Philip, esse não está entre os melhores, mas vale muito a pena ler, ótima história, personagens bem construidos, aborda questões de universos paralelos, que era inovador na época e continua sendo interessante hoje, e o final gostei, achei reflexivo e sutil.

Tarot Dealer 27/12/2023

"Os reegs sabem que estamos fazendo experiências com drogas de guerra há décadas, desde o século XX. É uma das especialidades da Terra. - Ele deu uma risadinha".
O tema é complexo e a trama é intrincada, não obstante as páginas nesse livro parecem que viram sozinhas de tão fluída que é a leitura. Eu não gostei do final. Achei descuidado. O começo do livro tampouco me agradou. Faltou uma introdução.

Explico. A trama começa no meio de uma distopia futurista para o ano 1966 com a Terra governada por um tirano de inspirado no Mussolini, o Dique (Secretário Geral da Onu) e aliada com um império galáctico em guerra com outro planeta. Até se entender quem são os reegs, que os Starmen vem de Lilistar, que Wash-32 é uma cópia da Washington de 1932 em Marte etc, a leitura é complicada. Faltou explicar esses conceitos logo no começo do texto. Depois, a trama vai se entrelaçando e construindo magistralmente com drogas, multiverso, órgãos artificiais, passado, futuro, conspiração política, doenças, autômatos, Tijuana, uma reviravolta e, então, acaba subitamente.

Talvez, acabar se querendo mais desse universo seja um bom sinal. Agora que as duas "falhas" foram expostas, devo dizer que adorei o livro. As descrições do primeiro contato com a JJ-180, a assim como o detalhamento da abstinência são os pontos altos. Gostei muito das citações a Lenin e Stalin. A capa do livro casou muito bem com a estória e a tradução do poeta paraibano Bráulio Tavares certamente ajudou muito no dinamismo da leitura. Para os fãs de outras obras de Philip K. Dick, além de ser uma distopia no futuro e ter múltiplas realidades, esse livro também conta com a presença, tímida, de telepatas.

Sempre é uma experiência presenciar como o século XX imaginou os anos que estão para chegar agora, Esta, lisérgica e futurista, foi uma das mais apreciadas. Recomendo; mas cuidado com o vício. Sua viagem pode lhe conduzir para longe do antídoto.

Paulo.Matos 22/12/2023

Será que PKD é mesmo pra mim?
Já havia lido o Tempo Desconjuntado, assisti a série Electric Dreams, gostei de ambos.
Já achava ele um pouquinho datado infelizmente, mas não era algo tão forte assim.

Entretanto, nesse livro... Aiai PKD.
Várias passagens machistas, alguns pontos com referências a p3d0f1l1@.
A história é bem interessante mas foi muito mal trabalhada. Parece que tem 3 fases:

- Pkd começou a escrever, tinha ideias interessantes.
- Pkd louco de drog@ viajado na maionese colocando um monte de coisas e acelerando a história pra caramba.

*Passa 6 meses*

- Pkd retomando o livro pra escrever o capítulo final pq tinha chegado num ponto que não sabia como amarrar as coisas, e escrevendo algo amargo incluindo coisas totalmente desnecessárias.

Resumindo: PKD escreve bem? Escreve. Tem ideias únicas e criativas? Tem. Se perde e deixa pontos soltos? Sim. Tem umas ideia torta? Fica a dúvida se são só os personagens ou se é ele que coloca isso pq pensava assim.

Vou ler mais Pkd? Até vou pra ter certeza. Mas lá no fundo já penso que Phillip K. Dick talvez não seja pra mim.
???

Carol 21/12/2023

A história é muito boa, apesar dos personagens serem insuportáveis...

Mas pq ngm comenta dos trechos pedófilos??? Estou chocada que nunca vi ngm problematizar isso.
Em vários momentos falam da "novinha", e de uma CRIANÇA de 7 anos...
Eu tô horrorizada com isso

anabeatriiii 20/07/2023

Espere agora pelo ano passado
A última vez que li um livro do Philip K. Dick foi em 2019, quis tentar voltar a ler agora esse ano e com esse livro, mas infelizmente não consegui :/

Gui Fabris 12/07/2023

Drogas, guerra, viagem no tempo, vidas extraterrestres. Tudo isso unido de forma incrível. K. Dick é sem duvida meu autor predileto de ficção científica!

Davenir - Diário de Anarres 21/03/2023

Bem vindo resgate de um título obscuro da bibliografia de Philip K. Dick
"Espere agora pelo ano passado" é um romance do meu autor favorito Philip K. Dick de 1966 que aborda a viagem no tempo, uso de drogas e um inesperado aspecto político, que ficou bastante interessante sem perder a ironia típica do autor.

Acompanhamos o Dr. Eric Sweetcent em 2055, um médico especialista em transplantes de órgãos artificiais que é convocado para cuidar de Gino Molinari, o Secretário-Geral da ONU que tem a saúde muito frágil e está na corda bamba em uma guerra entre duas raças alienígenas. Os starman, de Lilistar, uma raça humanoide e beligerante de seres acinzentados e os reegs, seres insetóides de aspecto repulsivo mas extremamente empáticos. Os reegs estão vencendo a guerra mas a Terra apoia formalmente Lilistar. Presos por um pacto, Molinari tenta evitar que a Terra se afunde ainda mais numa guerra perdida. Enquanto isso, os starman criaram uma droga altamente viciante para usar como arma de guerra contra os reegs. A JJ-180, ainda experimental, faz o usuário retornar ao passado, porém em Eric o efeito é o inverso, viajando para o futuro. Contudo, não há efeito, ou quase um superpoder, que mude a essência patética de Sweetcent. Com sua esposa Kathy, formam o típico casal philipkdiciano. Uma mulher controladora e de personalidade forte e um homem dependente, depressivo e, em outras palavras, um reflexo do próprio autor e seus relacionamentos.

"Espere agora pelo ano passado" foi o segundo lançamento da Suma de obras, depois que a Aleph parou de publicar as obras novas do autor. Fico feliz de ver tantas obras, inclusive algumas mais obscuras como esta. Ela é bem representativa do autor, com sua ironia e toques autorreferenciados nos personagens de Eric e Kathy, e além disso, aqui há uma boa trama politica para além da viagem no tempo. Outra curiosidade é que antes de "A Máquina do Tempo" de H. G. Wells, as viagens no tempo na Ficção Científica eram imaginadas como viagens na percepção, sonhos ou hibernações induzidas. Dick faz uma releitura dessas viagens com a viagem no mundo das drogas sintéticas, que foram parte de sua vida.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/03/resenha-277-espere-agora-pelo-ano.html
Brujo 22/03/2023minha estante
Excelente livro e excelente resenha !!!

Eduardo Rockwell 23/03/2023minha estante
Comprei numa promoção e já ia ler, que coincidência kkkkk queria muito que trouxessem outros titulos do Philip pro Brasil, o último se não me engano foi o relançamento de "Os Três Estigmas..." lá.

Seria bom um inédito de contos, igual aqueles compilados da Folio Society de todos os contos dele, sabe? É surreal de lindo, e o meu sonho ?????

Brujo 23/03/2023minha estante
Eduardo, não fazia ideia desse compilado do PKD... Que sonho que esse material viesse pra cá...

Eu olhei a lista de lançamentos da Aleph deste ano, fiquei bem desapontado que não tenha nenhum dele...

Eduardo Rockwell 23/03/2023minha estante
Então cara... Sem falar que no começo do mês eles fizeram uma ação prometendo mundos e fundos, jurava que ia vir ai um inédito kkkkkk triste engano.

Peterson15 02/03/2023

O ano passado não virá.
Muito mais que um sci-fi, encontrei uma história sobre destino, determinismo, vida, racismo.
Seguimos o dr. Eric em 2055, cirurgião de órgãos artificias, cuja esposa se deteriora ao se tornar dependente de uma nova droga criada como arma de guerra. Ele trabalha numa importante companhia que enriqueceu com a guerra, o dono influencia diretamente o governo e os rumos do conflito Terra-Lilistar-reegs. Os Starmens são parecidos conosco fisicamente, já os reegs são bem diferentes! Mas são infinitamente melhores.
Eric se torna o médico de Gino Molinari, líder da Terra e acaba se viciando na tal droga. E a partir daí, meus amigos, é só coisa boa: viagens no tempo, realidades paralelas, futuros possíveis, táxis voadores, naves, tecnologia, espionagem, manipulação da realidade.
Gostei do Eric, sua personalidade, seus conflitos internos, seu empenho.
Sempre acho curioso como os autores do passado escrevem o futuro e como a gente no meio do caminho pode perceber que não será bem assim, as vezes é engraçado.
Foi surpreendente entender o real sentido do livro.

L Soares 22/02/2023

K. Dick é sinônimo de ficção cientifica, e geralmente viagem de alto nível.

No futuro próximo de 2055, a raça humana sabe não estar sozinha no universo, tendo encontrado duas outras espécies envolvidas em um conflito já antigo.

Uma das espécies com origem e descendência dos mesmos seres que acabaram povoando a terra e sendo similar na aparência, e outra com aparência insetóide, com vários braços, antenas, e um sistema de comunicação completamente diferente da nossa fala, que acabou levando a Terra a se aliar com os primeiros.

O personagem principal é médico especializado em substituição de órgãos por artificiais e acaba alocado na equipe do líder da Terra, que com a saúde fragilizada e apesar do historico médico inacreditável de superação de doenças parece estar morrendo.

E o mesmo acaba se envolvendo nas disputas políticas e na cúpula de uma guerra interplanetária, enquanto tem que lidar com problemas vindos de uma nova droga desenvolvida como arma de guerra, mas que vem sendo distribuída na Terra ilegalmente, e além de muito tóxica e viciante, tem como efeito colateral viagem no tempo e para universos paralelos.

Como disse, viagem de alto nível. As viagens de droga desse livro são incomparáveis, pro passado, futuro, e lateralmente, para versões alternativas da realidade.

O livro é ótimo. Tem bastante intriga, reviravoltas e ação.

Laísa 07/01/2023

O livro demorou um pouco a prender minha atenção, mas ali pela página 70 se tornou viciante, você quer ler mais e mais até entender tudo que está acontecendo. É um livro que não foge ao estilo clássico do PKD, com muitas drogas e experiências malucas, e ainda sim não foi algo ruim, achei um dos mais interessantes, o uso da droga na história não ficou jogado como ocorre em 'Fluam, minhas lágrimas, disse o policial', e a trama política é mais clara e interessante que em 'O tempo desconjuntado'.

ste 19/04/2022

brilhante!
estou completamente pasma depois de ler esse livro!!! fui na biblioteca da escola sem muita expectativa e encontrei esse tesouro, sinceramente...
adorei a narrativa, cenário e personagens muito bem descritos, uma obra de arte viu! é muito interessante ver a perspectiva de pessoas da década de 60 acerca de como seria a vida após os anos 2000, a criatividade realmente era gigantesca
fiquei (e ainda estou) muito pensativa em relação a questão dos universos paralelos e viagem no tempo, já eram tópicos que me interessavam mas que agora pude ter um outro ponto de vista... recomendo demais a leitura desse clássico!