Espere Agora pelo Ano Passado

Espere Agora pelo Ano Passado Philip K. Dick

Resenhas - Espere Agora Pelo Ano Passado

Thiago Araujo 30/10/2020

Uma viagem... no tempo...
K. Dick mantém sua forma de narrar perspectivas diferentes de tudo o que conhecemos.

As drogas e seus efeitos virou terreno comum em seus livros, mostrando toda sua posição em relação ao abuso dessas substâncias e no que ela pode transformar o ser humano.

A narrativa começa confusa, precisa encaixar algumas peças importantes, quando pensamos caminhar para um entendimento, abre-se a possibilidade de viajar no tempo, aí volta a confusão.

Viajar no tempo pode ser um mero processo alucinógeno, difícil dizer. Mas as personagens de K. Dick podem explicar um pouco da relação humana com substâncias psicotrópicas e medicinais.

O protagonista é um pouco fraco, mas consegue levar até o fim, apesar de todas as pressões.

Curtir um barato, salvar uma vida, tudo depende do que e de quanto se usa.

onlyKaroline 15/06/2021

Médio apesar de todos os recursos
História extremamente bem escrita e ambientada, temos intrigas políticas interplanetárias interessantes, viagens no tempo com dinâmicas diferentes do comum e personagem complexos e cativantes. ( Ou irritantes, isso vai depender do seu ponto de vista)
Mas com tanta informação e tantos eventos acontecendo ao mesmo tempo, foi difícil aproveitar tudo com o máximo de clareza e chegou em um ponto que, por mais que tivesse grandes reviravoltas, nada mais causava impacto pela sobrecarga anterior.
Ainda recomendo bastante para os fãs de sci-fi e pretendo explorar outros livros do escritor.

Jéssica 11/03/2022

Maravilhosamente maluco
Que livro cheio de reviravoltas, quando você acha que compreendeu o que está acontecendo algum fato novo é apresentado (e você fica ? como assim, então é isso?). As viagens no tempo, as realidades paralelas, guerra entre mundos, os dilemas da guerra e os dilemas morais de Sweetscent e, como sempre, as reflexões filosóficas de Philip Dick acerca da realidade, tudo contribui para a criação de uma estória extremamente empolgante onde tudo se conecta. Não é o livro mais famoso de PKD mas é um dos que mais gostei até agora.

Renner 04/07/2021

Sempre único e inventivo em sua narrativa
PKD realmente revolucionou a forma de escrever ficção científica, pela inventividade e pela vasta exploração dos temas. Esta obra não é diferente, onde (mais uma vez) a obra reflete um pouco da experiência pessoal do autor, que era adepto de drogas alucinógenas e que exprime varias dessas experiências em maior ou menor grau nas suas obras.. A obra se baseia no período em que foi escrita (entre-guerras mundiais), mas leva essa tensão do mundo em guerra a outro patamar (galático). Como sempre, há muitos elementos futuristas, alguns ate datados, mas a maior riqueza é o drama do protagonista e sua experiência de percepção do tempo alterada (seria só efeito da droga ou eles viajam mesmo no tempo?)... interessante como a esposa do protagonista representa um antagonista muuuito maior do que o próprio império inimigo ao Dr Eric Sweetscent.. mas definitivamente uma obra interessante, principalmente do ponto de vista mais existencial... deixa a desejar um pouco no fim (acaba meio...), mas uma obra valida de se conhecer

Davenir - Diário de Anarres 21/03/2023

Bem vindo resgate de um título obscuro da bibliografia de Philip K. Dick
"Espere agora pelo ano passado" é um romance do meu autor favorito Philip K. Dick de 1966 que aborda a viagem no tempo, uso de drogas e um inesperado aspecto político, que ficou bastante interessante sem perder a ironia típica do autor.

Acompanhamos o Dr. Eric Sweetcent em 2055, um médico especialista em transplantes de órgãos artificiais que é convocado para cuidar de Gino Molinari, o Secretário-Geral da ONU que tem a saúde muito frágil e está na corda bamba em uma guerra entre duas raças alienígenas. Os starman, de Lilistar, uma raça humanoide e beligerante de seres acinzentados e os reegs, seres insetóides de aspecto repulsivo mas extremamente empáticos. Os reegs estão vencendo a guerra mas a Terra apoia formalmente Lilistar. Presos por um pacto, Molinari tenta evitar que a Terra se afunde ainda mais numa guerra perdida. Enquanto isso, os starman criaram uma droga altamente viciante para usar como arma de guerra contra os reegs. A JJ-180, ainda experimental, faz o usuário retornar ao passado, porém em Eric o efeito é o inverso, viajando para o futuro. Contudo, não há efeito, ou quase um superpoder, que mude a essência patética de Sweetcent. Com sua esposa Kathy, formam o típico casal philipkdiciano. Uma mulher controladora e de personalidade forte e um homem dependente, depressivo e, em outras palavras, um reflexo do próprio autor e seus relacionamentos.

"Espere agora pelo ano passado" foi o segundo lançamento da Suma de obras, depois que a Aleph parou de publicar as obras novas do autor. Fico feliz de ver tantas obras, inclusive algumas mais obscuras como esta. Ela é bem representativa do autor, com sua ironia e toques autorreferenciados nos personagens de Eric e Kathy, e além disso, aqui há uma boa trama politica para além da viagem no tempo. Outra curiosidade é que antes de "A Máquina do Tempo" de H. G. Wells, as viagens no tempo na Ficção Científica eram imaginadas como viagens na percepção, sonhos ou hibernações induzidas. Dick faz uma releitura dessas viagens com a viagem no mundo das drogas sintéticas, que foram parte de sua vida.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/03/resenha-277-espere-agora-pelo-ano.html
Brujo 22/03/2023minha estante
Excelente livro e excelente resenha !!!

Eduardo Rockwell 23/03/2023minha estante
Comprei numa promoção e já ia ler, que coincidência kkkkk queria muito que trouxessem outros titulos do Philip pro Brasil, o último se não me engano foi o relançamento de "Os Três Estigmas..." lá.

Seria bom um inédito de contos, igual aqueles compilados da Folio Society de todos os contos dele, sabe? É surreal de lindo, e o meu sonho ?????

Brujo 23/03/2023minha estante
Eduardo, não fazia ideia desse compilado do PKD... Que sonho que esse material viesse pra cá...

Eu olhei a lista de lançamentos da Aleph deste ano, fiquei bem desapontado que não tenha nenhum dele...

Eduardo Rockwell 23/03/2023minha estante
Então cara... Sem falar que no começo do mês eles fizeram uma ação prometendo mundos e fundos, jurava que ia vir ai um inédito kkkkkk triste engano.

Suyan 02/03/2020

Foi minha primeira experiência com o autor e confesso que ele já me conquistou.
Além de uma ficção científica com tudo que amamos, como guerras intergaláticas, tecnologias incríveis e drogas capazes de viciar em uma única dose e que podem fazer você viajar no tempo, ainda somos tomados pelos problemas cotidianos dos seres humanos, como um casamento que claramente não está dando certo.

ste 19/04/2022

brilhante!
estou completamente pasma depois de ler esse livro!!! fui na biblioteca da escola sem muita expectativa e encontrei esse tesouro, sinceramente...
adorei a narrativa, cenário e personagens muito bem descritos, uma obra de arte viu! é muito interessante ver a perspectiva de pessoas da década de 60 acerca de como seria a vida após os anos 2000, a criatividade realmente era gigantesca
fiquei (e ainda estou) muito pensativa em relação a questão dos universos paralelos e viagem no tempo, já eram tópicos que me interessavam mas que agora pude ter um outro ponto de vista... recomendo demais a leitura desse clássico!

Henrique Moutinho 17/04/2021

Um ambiente de guerra política, onde a diferença entre as espécies pelo universo não é o mais importante, apimentado pela criação de drogas e viagem no tempo. Essa mistura, que pode parecer muito variada, quando escrita por PKD se torna um enredo cheio de mistérios e variações. Excelente!

Carol 21/12/2023

A história é muito boa, apesar dos personagens serem insuportáveis...

Mas pq ngm comenta dos trechos pedófilos??? Estou chocada que nunca vi ngm problematizar isso.
Em vários momentos falam da "novinha", e de uma CRIANÇA de 7 anos...
Eu tô horrorizada com isso

RNA 05/01/2024

Nota 8
Ótimo livro, mas se formos considerar o padrão de qualidade acima da média do Philip, esse não está entre os melhores, mas vale muito a pena ler, ótima história, personagens bem construidos, aborda questões de universos paralelos, que era inovador na época e continua sendo interessante hoje, e o final gostei, achei reflexivo e sutil.

jdelisiario 21/03/2022

Eric Sweetscent
Uma ficção científica que envolve viagens temporais, guerra interplanetária, novas criaturas convivendo em sociedade.

O médico Eric Sweetscent tem a missão de manter vivo o secretário geral Gino Molinari, figura principal na guerra.

Sua esposa Kathy acabará se viciando em uma potente droga que mudará a vida de todos.

#leituraTerapia

Lu Lobo 21/04/2021

ok
tem tudo pra ler um livrão, mas achei a história mal aproveitada, muita enrolação pra um final meio ble

Peterson15 02/03/2023

O ano passado não virá.
Muito mais que um sci-fi, encontrei uma história sobre destino, determinismo, vida, racismo.
Seguimos o dr. Eric em 2055, cirurgião de órgãos artificias, cuja esposa se deteriora ao se tornar dependente de uma nova droga criada como arma de guerra. Ele trabalha numa importante companhia que enriqueceu com a guerra, o dono influencia diretamente o governo e os rumos do conflito Terra-Lilistar-reegs. Os Starmens são parecidos conosco fisicamente, já os reegs são bem diferentes! Mas são infinitamente melhores.
Eric se torna o médico de Gino Molinari, líder da Terra e acaba se viciando na tal droga. E a partir daí, meus amigos, é só coisa boa: viagens no tempo, realidades paralelas, futuros possíveis, táxis voadores, naves, tecnologia, espionagem, manipulação da realidade.
Gostei do Eric, sua personalidade, seus conflitos internos, seu empenho.
Sempre acho curioso como os autores do passado escrevem o futuro e como a gente no meio do caminho pode perceber que não será bem assim, as vezes é engraçado.
Foi surpreendente entender o real sentido do livro.