Como as democracias morrem

Como as democracias morrem Steven Levitsky

Resenhas - Como as Democracias Morrem

Tomás Lahoz 19/04/2024

Como as democracias respiram por aparelhos
Livro extremamente importante para entender o cenário político mundial presente desde 2018 até os dias atuais.

Krishna.Nunes 16/04/2024

Viés excessivamente americanizado
Esta á uma obra vendida como uma profunda análise dos mecanismos para proteger as democracias das influências de líderes autoritários; mas na maior parte do tempo é uma exaltação da democracia estadunidense como a mais sólida do mundo (na opinião dos autores), a despeito da sua situação excessivamente polarizada, que nunca teve espaço para políticas de centro e de esquerda, e que na prática só representa a parcela branca e cristã da população.

Os autores também louvam a constituição política de países como Chile e Colômbia que, apesar de terem transitado com sucesso do autoritarismo para a democracia, falharam miseravelmente no âmbito social. Parece que, para eles, é mais admirável quanto mais esses países tenham imitado o modelo estadunidense, independente das falhas evidentes que esses sistemas apresentam.

Além disso, se abstêm completamente de mencionar que os Estados Unidos financiaram, com ajuda financeira, política, logística e militar todos as tomadas ilegais de poder e os consequentes regimes totalitários na America Latina no século XX. Por fim, ainda sofrem do delírio de grandeza que os EUA seriam os defensores da democracia no mundo desde os anos 90.

Enfim, não é bem o que se espera, traz um texto fortemente enviesado e uma visão tipicamente norte-americana dos problemas do mundo. Talvez fosse mais interessante em 2018, mas hoje está datado.

Polianny Martins 09/04/2024

Assim, não sei o que achei. Esperava bem mais desse livro. Uma coisa estranha foi que da metade para o final, parecia que eu estava lendo o livro do início novamente. Talvez foi porque peguei um PDF.

Agnaldo 09/04/2024

Livro necessário
Escrita necessária para todos. Os autores trazem uma introdução repleta de detalhes sobre governos autoritários pelo mundo e desenvolvem a temática com foco nos Estados Unidos. Porém, se um brasileiro ler o livro, verá muitas semelhanças com o nosso cenário político.
Os autores escrevem de uma forma fluida, de fácil compreensão. E conseguem tornar o livro em um "ciclo perfeito" com início, meio e fim interligados, sempre com citações e referências bibliográficas riquíssimas.

L 03/04/2024

Leitura indispensável!
Apesar dos autores focarem na democracia americana, o paralelo com a democracia brasileira é inevitável tornando o livro uma leitura fundamental para todos que querem compreender um pouco da complexidade que é o ambiente político de qualquer nação democrática.

duda 31/03/2024

One of the great ironies of how democracies die is that the very defense of democracy is often used as a pretext for its subversion. Would-be autocrats often use economic crises, natural disasters, and especially security threats?wars, armed insurgencies, or terrorist attacks?to justify antidemocratic measures.

Juliara.Hoffmann 22/03/2024

O que é democracia hoje?
"Aos poucos, democratas e republicanos foram aprendendo a conviver. No entanto, não foi apenas o tempo que cicatrizou as feridas sectárias. A tolerância mútua só se estabeleceu depois que a questão da igualdade racial foi retirada da agenda política. [...] portanto, as normas que mais tarde serviriam como fundação para a democracia norte-mericana emergiram de um arranjo profundamente anti-democrático: a exclusão racial".

Um livro que além de nos ajudar a compreender quais mecanismos protegem a democracia de autoritaristas (ou não, como no nosso caso), tbm nos faz refletir profundamente sobre o que entendemos sobre democracia, ou dito de outra forma, entendermos que tipo de democracia desejamos, de fato, defender.

#recomendo #leituracompartilhada #racismoestrutural

Paola 21/03/2024

Radicalismo e autoritarismo político
Como as democracias morrem de forma democrática, o livro sobre o autoritarismo que chega aos poucos e o radicalismo que se transforma, podemos perceber que sempre acontece um padrão em todos os governos que se tornam autoritários ou quase.

Carol 11/03/2024

Os autores buscam mostrar como a democracia é frequentemente subvertida pelas mãos de líderes de tendências autoritárias que, navegando através de suas mesmas instituições e poderes, terminam por transformá-la em um regime distinto e autocrático, sem necessariamente precisar utilizar das forças armadas ou de um golpe de Estado clássico.
A subversão democrática na maioria das vezes ocorre através de medidas graduais e se inicia por de medidas simbólicas e discursos polarizadores que buscam construir a ideia de ilegitimidade dos opositores.
O autores aludem de forma clara e objetiva que não há exclusividade de tais comportamentos virem da esquerda ou direita, o "curso do rio" é sempre o mesmo. Portanto, para mantermos a democracia viva se faz necessário formar seres pensantes e não apenas reprodutores de comportamento que levam as ideologias partidárias a beira da idolatria.

Gabriel.Merli 06/03/2024

Um alerta importante, mesmo que banalizado
O livro pode ter sido visionário quando foi publicado, mas perdeu parte de sua força pois os mecanismos de ruptura da democracia contra os quais ele alerta foram tornados lugar-comum e banais. A ameaça trumpista/bolsonarista continua fértil, mantendo a obra relevante.

thali 19/02/2024

Salvar a democracia exige.
Um (re)leitura demorada, com nuances e acontecimentos ao longo do caminho, mas muito gostosa. saio cheia de referências e esperanças. é possível salvar a democracia.

Mario.Marianno 13/02/2024

Tolerância Mútua
Se a democracia é a soberania do desejo popular, a possível morte, ou vida, também passa pelas mãos do povo. Tantas vezes citada no livro, a Tolerância Mútua, é a chave para um sociedade democrática e melhor. Hoje, vejo uma sociedade dividida em bolhas que não interagem. Andamos aos pares na nossa classe social, seguimos apenas quem concordamos nas redes sociais e julgamos os opostos. Julgamos não! Sentenciamos o oposto como ERRADO! em muitos casos, não há diálogo. Ou quando há, existe a disputa de "quem tem razão" ou "quero te provar que eu tô certo!" Quando a conversa chega nesse nível, prefiro sair de cena.
Pontes podem/devem ser construídas na divergência! Compartilhar opiniões e conhecimentos não devem ser momentos de catequização! Todos podemos ser felizes com nossos valores e respeitando o do outro. Tolerância Mútua!

Natane 13/02/2024

Essencial
Livro essencial para entender as bases de um regime democrático, mas, principalmente, as singelas aparições do autoritarismo nos mais diversos governos, que podem culminar no abalo da democracia. A tabela estabelecida pelos escritores é fantástica para entender quais governantes podem ser uma ameaça a democracia, e pode facilmente ser posta a prova.

Thorio 11/02/2024

Útil para entender um pouco sobre a onda Trumpista
Finalmente terminei de ler um bom livro que mostra como a democracia de um país pode ser corroída ou até mesmo destruída por ações de presidentes e pessoas antidemocráticos. Além disso, o livro debruça em discutir afundo sobre a vitória de Trump e os malefícios do Trumpismo nos EUA.

@literaturaemfoco84 06/02/2024

Como as Democracias Morrem
MINHAS CONSIDERAÇÕES: Esse livro cujo tema central são as democracias, nos mostra como a política sectária e as polarizações podem afetar democracias no mundo todo, desde países de menor expressão, como Venezuela, aos países considerados de primeiro mundo, como os Estados Unidos. Mostra também como a mudança na forma de tomada de poder na atualidade por líderes autoritários podem ter uma aparência de legalidade quase imperceptíveis. As artimanhas usadas por esses homens, para conquistar apoio público, capturar as instituições que deveriam atuar de forma independente, fazendo das mesmas armas para serem usadas em sua defesa, e até para atacar opositores. Steven Levitsky e Daniel Ziblatt mostram também como democracias conseguiram vencer potenciais autocratas. E como à então sólida e exemplar democracia norte-americana não parece ser tão sólida assim, trazendo em detalhes ao longo dos capítulos desse livro suas fragilidades, principalmente por causa de sua polarização extrema entre Democratas e Republicanos.
Um livro bastante útil para aqueles que querem adquirir informações sobre o assunto, e principalmente, para repensarmos o rumo que estamos dando as democracias.