Beleza Negra (eBook)

Beleza Negra (eBook) Anna Sewell

Resenhas - Beleza Negra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maria14598 25/01/2023

Beleza Negra, como o título secundário já indica, é uma narrativa antropomórfica, e foi a primeira narrativa feita por um narrador-personagem animal, no caso, o nosso protagonista Beleza Negra, um corcel negro belíssimo, apelidado carinhosamente com esse nome, não só por sua aparência elegante, mas também por seu comportamento nobre e gentil com humanos.

A escritora britânica, Anna Sewell, pioneira desse subgênero tão popular de histórias narradas por animais, por conta de um acidente quando jovem, precisou do auxílio constante de cavalos para se locomover, criando um laço forte de simpatia e proximidade com esses animais, além de um vasto conhecimento relacionado à eles. Isso a inspirou a escrever essa "biografia", denunciando os maus tratos e a insensatez que os humanos cometem com os cavalos e outros animais, na esperança de um tratamento digno e justo para os bichinhos que foram tão importantes em sua vida e na vida de outras pessoas.

Como toda biografia, essa começa com o nascimento do nosso "protagonista" e narrador, o cavalo Beleza Negra, que nos mostra como era a vida com sua mãe e outros cavalos em uma fazenda tranquila. No início de sua vida, Beleza tem ótimas experiências com os humanos que cuidavam dele, muita liberdade, e, apesar de ver outras pessoas maltratando os cavalos durante uma caçada, era uma boa vida. Nesse pasto, ele foi treinado de uma forma gentil e paciente. O treinador respeitou seus limites e sempre tratou Beleza Negra bem, até que ele se acostumasse com os equipamentos e com o peso extra que teria de carregar. Depois, Beleza foi vendido e sua vida longe da mãe se inicia.

Em sua nova casa, Beleza Negra conhece outros cavalos, como Gengibre, uma égua que foi maltratada ao longo da vida que, por conta dos maus tratos, apresenta um temperamento difícil, e Passoleve, um pônei animado e simpático. Eles contam suas vivências, e apresentam um outro ponto de vista sobre os humanos para Beleza Negra.

O livro segue, mostrando as diversas casas pelas quais Beleza Negra passou, sendo vendido ou alugado, e os muitos tipos de seres humanos que acabaram cruzando seu caminho. Desde homens cuidadosos e gentis, que tratavam Beleza com respeito e afeto, até ignorantes ganananciosos, que usavam do cavalo como se fosse uma máquina sem sentimentos ou necessidades, maltratando e desprezando o pobre animal. Uma "biografia" cheia de altos e baixos, que mostra uma realidade sofrida e palpável para o leitor.

Falando sobre bondade e bom senso, a narrativa delicada e sensivel tenta, de forma sutil, ensinar a lidar com o próximo. É um livro sobre empatia e respeito.

Gostei muito da leitura. A escritora não poupa esforços para escrever uma narrativa "crível". Os cavalos no livro não são caricaturas super humanizadas, continuam sendo animais, mas dessa vezes, vemos o mundo como eles. Vemos os sofrimentos e os pequenos prazeres desses animais. É fofo e doloroso ao mesmo tempo.

O livro também mostra com detalhes as formas corretas de lidar com cavalos. Eu, que tive pouco contato com esses animais ao longo da vida, saí da leitura me sentindo uma especialista! Piadas a parte, isso ajudou muito. A forma como Sewell descreve o dia-a-dia de Beleza Negra é incrível, é tão detalhado e com tanto conhecimento sobre o tratamento dos animais, mas ao mesmo tempo leve e mundano que nos faz acreditar realmente que o próprio animal está narrando o história.

Cada mudança de lar de Beleza Negra é acompanhada por muita angústia e medo. Medo dele ir parar nas mãos de uma pessoa ruim, medo dos maus tratos, medo de ser a última casa do pobre cavalo. Eu senti na pele o que esses animais sentiam, e mesmo assim, nosso protagonista parecia confiante, esperançoso e resiliente. Lidava com maus tratos, ainda que terríveis, com a cabeça erguida, sempre mostrando gentileza e lealdade.

Entre críticas aos maus tratos e momentos de derreter o coração, esse livro merece o sucesso que teve. A narrativa é fofa e me surpreendeu com as partes dramáticas, sendo bem emocionante. É um livro que se leva a sério, sem perder o tom encantador. A leitura também foi dinâmica a maior parte do tempo, pelos capítulos curtos. As vezes a histótia fica um pouquinho repetitiva, mas não é um problema.

Acho que todos deveria ler esse livro pelo menos uma vez. É uma história atual, com diversos questionamentos sobre moralidade , que estimula nosso lado mais humano e que me deu vontade de comprar um cavalo, ter uma fazenda e bater em quem maltrata animais .

Sewell deu voz e ajudou a melhorar a condição de vida de muitos animais com esse livro, mostrando que empatia e cuidado pode ser aprendida. Infelizmente, muitos animais ainda sofrem maus tratos de tutores negligentes... o que so me faz aceditar que o livro Beleza Negra ainda é extremamente necessario. Muito tempo se passou desde a publicação desse livro na Inglaterra e... é triste perceber que nós, seres humanos, ainda temos tanta dificuldade de tratar o próximo com respeito e cuidado (seja ele um bichinho, ou mesmo outra pessoa). Ainda nos vemos como superiores e ignoramos o bem-estar, as necessidades e a personalidade do outro. Em meio ao egoísmo e a ganância , Anna Sewell aparece para nos mostrar o outro lado da história e aquecer nossos corações, dando esperança de um futuro mais gentil.

site: https://mariagabi16906.wixsite.com/ponto-a-ponto/post/resenha-belezanegra-aautobiografiadeumcavalo

Lobinha Sincera 18/01/2023

Não tenho palavras a não ser dizer que esse livro é uma verdadeira aula de que o ser humano pode ser bom, mas horrível também...

vasilisamorozko 07/01/2023

Uma Historia Sobre A Necessidade Dos Direitos Dos Animais
"Muitas vezes, eles se machucam, machucam bons cavalos e destroem os campos, e tudo por causa de uma lebre, raposa ou veado que poderiam apanhar mais facilmente de outro modo. Mas somos apenas cavalos e não entendemos."

"Parece que os cavalos não tem parentes, pelo menos eles nunca se reconhecem depois de serem vendidos."

"Ora, se tratando de crueldade e opressão, é dever de todos interferir ao se ver diante delas."

"Agora, minha vida era tão angustiante que, assim como Gengibre, gostaria de poder cair morto no trabalho e me libertar do sofrimento."

#6 - Um tema que ainda é muito atual retratado pela perspectiva certa.

Horrível perceber que os seres humanos com toda a sua "superioridade mental" conseguem ser tão ruins e inúteis para com todo o resto do planeta.
A vida de beleza Negra começa até quer bem mas depois que ele se muda pro seu segundo dono as coisas começam a ir de mal a pior. Ele sofre todos os tipos de maus tratos e desrespeito apenas por ser um animal.

É muito triste ver como Beleza Negra, Gengibre e tantos outros animais são tratados e como isso ainda acontece hoje em dia, ou como Beleza Negra era um cavalo tão feliz e alegre e depois de tanto sofrer estava cansado de continuar vivendo, essa parte em si é muito comovente e angustiante.
Eu realmente gostei desse livro, ele é bonito e tem uma leitura muito fácil e simples, além de encantar o leitor mesmo falando de um tema tão complicado e cruel.

Dienefer e Stefene 30/12/2022

um clássico necessário
Conhecemos o cavalo chamado beleza negra e acompanhamos a vida dele ao longo dos anos, fala sobre como os cavalos eram tratados na época, a crueldade que existe com os animais, mas também acompanhamos um pouco as histórias de alguns donos do cavalo e de seus amigos de estábulo.

Jô Santos 25/11/2022

Uma lição de empatia para com os animais
Quando vemos belos cavalos em torneios, ou em carroças e vaquejadas, não costumamos pensar no bem estar desses animais, em como são tratados. Esse livro busca por meio dos exemplos da narrativa mostrar a realidade do tratamento com cavalos na época, e as alternativas mudar isso. Aprecio muito a iniciativa da autora e acredito que se tivesse vivido mais teria escrito outros bons livros.
Só não acho o livro melhor porque depois da segunda parte começa um seguimento de situações ruins que me deixou com mal estar. Entendo bem o motivo dessas situações estarem no livro, mas mesmo assim isso fez está ser uma leitura dolorosa.

?Curiosidades ?
* esse é o único livro da autora
* Ela morreu 5 meses depois de pública-lo
* Foi o primeiro livro em inglês a ser escrito da pespectiva de um animal
* Hoje ele é conhecido como um clássico infantojuvenil
* Mas ela escreveu pensando nos profissionais que cuidam de cavalos. Pra despertar a empatia deles.
* E o livro influenciou para que o uso de gamarras fosse abandonado
StarTiny 25/11/2022minha estante
Nossa, achei interessante. Vou colocar na lista.

Jô Santos 28/11/2022minha estante
Eu gostei bastante

Jon Miranda 21/11/2022

Beleza Negra
Este é um livro muito bonito e aconchegante, onde você consegue terminar muito rápido, pois por mas que o protagonista não seja um humano, e sim um cavalo, você logo se acostuma com ele narrando a sua história e por tudo que ele teve que passar...
O cavalo Beleza Negra (SIM, esse é o nome dele ou dela), teve que passar por muitas dificuldades durante toda a sua vida, e é muito bom ler a história dele, pois você senti felicidade pelos pontos altos que ele conseguiu, e pelos pontos fracos. Logo, este livro é uma crítica sobre o tratamento que esses animaizinhos recebem de certas pessoas, como muitos maltrato!
A história envolve o/a Beleza Negra, e todas as famílias que ele teve que viver e conviver para conseguir ter uma vida e um dono, algumas dessas famílias eram muito boas e tratavam ele como um membro da família, mas outros só o utilizaram para trabalhar 24 horas por dia.
É um livro muito gostosinho de se ler, que te faz pensar direto no assunto de maltrato contra esses animais, e por mais que você não possa abraçar o/a Beleza Negra, você se senti no DEVER de começar a tratar melhor esses animais, até por que, eles também tendem a ter sentimentos.

Lua_Carito 19/11/2022

Perfeito
Um clássico que me surpreendeu, uma história que eu assumo não esperar nada mas quando li me APAIXONEI PERDIDAMENTE.

Eduardo Ogalves 19/11/2022

Beleza Negra A Autobiografia de um cavalo
Beleza Negra foi publicado pela primeira vez em 1877 e de lá para cá tem emocionado milhões de leitores em todo o mundo.Beleza Negra é a autobiografia de um cavalo, um livro dotado de pureza e simplicidade e que passa uma mensagem universal de amor pelos animais.Inicialmente catalogado como um livro infantojuvenil, logo atingiu leitores de todas as idades e de todas as nacionalidades, sendo traduzido para várias línguas.

Alessandra.Adams 11/11/2022

Narrado pelo cavalo Beleza Negra, o livro conta como é estar a serviço do homem e ilustra as crueldades pelas quais esses animais passavam na Inglaterra do Século 19.

Alessandra Coutinho 16/10/2022

Esse livro é muito nostálgico para mim, pois lembro dele e da coleção da editora Abril Cultural antes mesmo de aprender a ler. Sempre amei histórias com animais e esse livro conta a história do ponto de vista do cavalo, as percepções dele sobre as coisas, então é lindo porque ele é muito inocente e não vê maldade em nada, porém podemos ver como o ser humano é cruel com os animais. Difícil não se emocionar... tão triste quando a vida das pessoas sofre mudanças e elas passam os animais para frente, como se não fossem parte da família...

Erica 04/10/2022

Lindo
Uma leitura leve e cativante, a história é bem fofa, mas nada de extraordinário. Ótima pra relaxar e se distrair.

May 16/08/2022

Que linda história ?
Que final reflexivo! A história que mostra todas as dificuldades ao longo da vida de Beleza Negra, também nos mostra que as pessoas podem aprender com os erros e se redimir ? uma história infantil que nos faz refletir?

Carol.Camargo 12/08/2022

Lindo
Maravilhoso do início ao fim, nos faz refletir sobre como tratamos os animais e também as pessoas, foi uma ótima experiência

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6