Beleza Negra Anna Sewell

Resenhas - Beleza Negra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thay'OSF 07/03/2024

Uma obra que toca no fundo da alma e revela duas coisas: a inocência das especies e a maldade inerente a raca humana.

Obra necessária.

m.cIara 14/02/2024

Bondade, simpatia e respeito.
O livro Beleza Negra é único porque foi contado do ponto de vista de um cavalo décadas antes de se tornar popular escrever livros com protagonistas animais. Sewell captura com sucesso as prováveis ??emoções de um cavalo e ajuda o leitor a ver através dos olhos do animal, e o amor da autora pelos cavalos é evidente em sua escrita. Os detalhes da história são muito específicos e a história é genuína. O livro fornece ao leitor moderno uma janela para as dificuldades passadas dos cavalos de trabalho, da mesma forma que os romances de Charles Dickens fornecem uma visão da situação das pessoas da classe trabalhadora, e o tom geral é muito semelhante. No entanto, a história de Beleza Negra parece muito repetitiva, e o relato por diferentes cavalos do que são, em alguns casos, agonias e queixas muito semelhantes torna-se enfadonho depois de um tempo. A intenção do autor de chamar a atenção para a crueldade que era galopante contra os cavalos na época em que o livro foi escrito é clara e significativa, mas não torna o livro uma leitura fácil.

Paula 09/01/2024

História triste sobre uma dura realidade
A história é toda sob o ponto de vista do cavalo oq.ue foi bem curioso gostei muito pois geralmente gosto de livro do pinto do personagem
Apesar de hoje vermos bem menos este tipo de maus tratos aos cavalos a história de Beleza Negra me fez refletor muito sobre como as pessoas tratam os cavalos e os animais de carga em geral
Todo dono de cavalos e animais de carga deveriam ler este livro
Apesar da história triste a muitos momentos alegres e fim foi merecido
Indico a leitura

Rejane 01/01/2024

Tocante
História muito bem escrita que te prende, pena que o bom final de vida desse cavalo, não é o mesmo de vários animais por aí. Falta a eles um pouco de sorte e a nós, muita vergonha na cara.

@diariodeumaletrologa 31/12/2023

O que me chamou a atenção nesse livro foi o fato dele ser narrado por um cavalo, e mais, ele contando a sua própria história, ou seja, tal produção ser a autobiografia de um cavalo.

A obra é um clássico, tem uma história linda e inspiradora para crianças, adolescentes, adultos, sendo uma leitura atemporal. A história é cheia de informações acerca de cavalos e de detalhes do universo equino, fazendo-nos viajar com Beleza Negra, passando pelos lugares pelos quais ele transita e sofrendo com ele também os açoites.

Recomendo a leitura

Erica 16/09/2023

Gentileza gera gentileza...
"Cedendo à tamanha paixão, você machuca sua própria figura, da mesma forma como machuca seu cavalo; e lembre-se: todos devemos ser julgados de acordo com nossas atitudes, quer sejam em relação aos homens ou aos animais."

"Animais mudos" é como os chamamos já que não podem falar e dizer o que sentem. Mas isso não nos dar a liberdade de tratarmos as criaturas de Deus com tal crueldade, são seres vivos não máquinas a vapor.

O humano de certa forma é narcisista, pensando em seu próprio bem estar, mas ignorando a natureza e seres que completam esse lindo planeta chamado Terra. Tentam de sua maneira humano de ser, "melhorar" o mundo com suas tecnologias inovadoras.

Quão cruel é o homem que deixa seu cavalo esgotar suas forças sem um dia se quer de descanso, pensando apenas no seu sustento financeiro.

Aprendamos a tratar tudo e todos com gentileza, afinal, gentileza gera gentileza.

icynight. 29/08/2023

Beleza Negra
"Em um mundo no qual mesmo quem é capaz de falar não é ouvido, o que acontece com os animais? O lucro, o cansaço corrompido em crueldade e uma violência natural de alguns humanos transformaram este planeta tão afortunado em um inferno para grande parte de seus habitantes."

Este livro é necessário. Eu fiquei a par mais profundamente do quanto é cruel a exploração dos cavalos. Ele é tocante principalmente por ser narrado pelo próprio Animal, o nosso querido Beleza Negra.
Uma ideia de que gostei muito nesse livro foi a retratação dos tipos de pessoas quanto a sua classe social e as modas:

"? Claro que é. Na minha opinião, a moda é uma das coisas mais perversas do mundo".

"? Não é melhor ser pioneiro de uma moda boa do que seguir uma moda ruim? Hoje em dia, muitos cavalheiros não usam a gamarra. Nossos cavalos de carruagem não as usam há quinze anos e ficam muito menos fatigados do que aqueles que as usam. Além disso ? acrescentou ela com voz séria ?, não temos o direito de molestar nenhuma das criaturas de Deus sem um bom motivo. Nós os chamamos de animais, e é o que são, pois não conseguem nos contar o que sentem, mas isso não significa que não sofram [...]".

A lição dele não serve apenas para os cavalos, e sim para todos os animais e até nós.

Geisi.Ferla 25/05/2023

Sob a ótica do animal
Muito interessante a história de uma vida contada sob a ótica de um cavalo. Em primeira pessoa conta do sobre suas dores, alegrias e sentimentos, esta autobiografia contada por Beleza Negra é bem interessante.

Julia.Jennrich 17/05/2023

Apenas leiam!
Eu não tenho nem palavras para descrever essa leitura!

Beleza Negra passou por inúmeros lares, teve inúmeros nomes, foi bem tratado e também maltratado, viveu inúmeras experiências e aventuras, pensar que, apesar desse ser um cavalo fictício, conta a história de muitos outros cavalos ao redor do mundo e séculos, dói o coração!
Esse livro mostra como existem pessoas horríveis no mundo e pessoas gananciosas que só se importam com elas mesmas e não ligam para os animais que fazem tanto por elas. Há sim pessoas maravilhosas, que se esforçam o máximo que podem sem possuir uma boa qualidade de vida para elas mesmas, pessoas à frente que pensam na saúde e na qualidade de vida de um cavalo, temos que ser essas pessoas, não importa com qual animal seja!

Apesar de ser uma estória arrastada em alguns pontos, nunca foi repetitiva, cada lar que Beleza passou foi único, alguns de um jeito bom, e outros de um jeito ruim, mas vale muito apena a leitura (principalmente se você ama cavalos)! Cinco estrelas sem sombra de dúvidas! ??

Lu 06/03/2023

Esse livro me trouxe uma nostalgia tão grande, me lembro de assistir muitas e muitas vezes o filme de animação infantil quando eu era criança. A história é muito sensível e em alguns momentos me trouxe lágrimas, mas também provoca uma sensação boa nos momentos que Beleza Negra está sendo bem tratado, como todos os animais deveriam ser. É uma leitura que eu acho que deveria passar por gerações

Andre.Pithon 26/02/2023

Huh

Eu tava jogando RPG, percebi que tava me atrasando na lista do Goodreads, perguntei aleatoriamente para alguém me falar um livro pois nada na minha lista de leitura tava me chamando a atenção e gosto da aleatoriedade de recomendações estranhas.

Aleatoriedade realmente.

A auto biografia de um cavalo, obrigado Coelho, realmente.

Nem sei muito o que dizer. É um cavalo. Ele galopa por aí. É vendido, comprado, revendido, vai vivendo, contando a história dele. Todo capítulo é meu contido e moral, normalmente resumido a "seja legal com seu cavalo", "não maltrate os animais", "vá na igreja", "acorde cedo", "todos os partidos políticos britânicos são lixo".

O fato do cavalo realmente ter consciência e conversar com outros cavalos torna a história muito mais questionável, e os personagens que é pra você considerar perfeitos ainda são escravistas, se você der consciência pro bicho, o que entra no grande problema de pokémon em que qualquer narrativa ética envolvendo pokémons conscientes resulta unicamente numa tentativa de revolução.

Sei lá.
É a auto biografia de um cavalo.

Julyane Polycarpo 26/02/2023

Beleza Negra
Beleza Negra é um cavalo, e esse livro é a história de vida dele, narrada por ele.

É incrível como a Anna Sewell tornou o livro profundo, trouxe assuntos importantes a serem debatidos referentes a maus tratos com animais e ainda assim o livro continuou extremamente interessante e bom para se ler.

Mesmo recomendando o livro a todos, tenham cuidado. Talvez ative alguns gatilhos em algumas pessoas, devido aos maus tratos com os cavalos que são narrados no livro.

"Deus deu aos homens a razão para que descobrissem as coisas sozinhos, mas deu aos animais um conhecimento que não depende da razão, muito mais imediato e perfeito em seu caminho, por meio só qual já salvaram muitas vidas humanas".

Lu 07/02/2023

Muito delicado.
Quem conta a história é o cavalo.
Conta sobre adestramento, amizades, trabalho, respeito, cuidado e abuso.
Gostei. Muito tocante.

Elaine Cristina 31/01/2023

Mensagem de Amor Universal!!!
? Beleza Negra, um clássico escrito por Anna Sewell em 1877, além de comovente, traduz com veracidade,  a crueldade que nossos irmãozinhos eram tratados. Um livro pioneiro para a época, onde o narrador é o próprio Beleza Negra, um cavalo, que descreve toda a sua trajetória e a vida dos seus amigos. Então podemos entender toda a  perspectiva de vida,  desde um cavalo bem criado e tratado numa fazenda, até os cavalos que eram usados como transportadores de cargas, de pessoas, e até os utilizados na guerra.

? Eram poucos os ?mestres? que tinham um olhar amoroso e empático para com estes lindos animais, e evitavam ao máximo, usar qualquer artificio que em prol da ?elegância? pudesse machucá-los e muitas vezes levá-los inclusive ao óbito. Artefatos como o uso das gamarras, uma espécie de correia que era utilizada para direcionar a altura que a cabeça do cavalo poderia levantar, verdadeiro objeto de tortura, pois forçava o pescoço, machucava a boca, um verdadeiro horror. Além do próprio questionamento a sociedade, da necessidade de usar antolhos, peças colocadas na lateral dos olhos e que impediam a visão lateral.

? Anna para a época tinha uma visão muito amorosa e que auxiliou grandes mudanças. Ela sofreu um acidente na adolescência e usava muitas carruagens para sua mobilidade, dai o amor, empatia e paixão por estes animais.

? Este livro nos leva à reflexões profundas, um livro atemporal, que traduz com maestria e simplicidade, uma mensagem de amor universal.

? Eram raros os profissionais que cuidavam do seu animalzinho com carinho...Esta frase se refere aos cuidados passados por um cuidador, utilizando "bolas imaginárias".....?eram feitas de paciência e gentileza, firmeza e carinho, meio quilo de cada uma misturado com meio litro de bom senso, e dadas ao cavalo todos os dias....?

? Um livro arrebatador, que todos deveriam ler....com certeza vai aquecer o seu coração e te ajudar a refletir. Li a edição da Wish e amei!

? Me segue no insta:

@elaineosvilarinho
EntreLan&Livros

Maria14598 25/01/2023

Beleza Negra, como o título secundário já indica, é uma narrativa antropomórfica, e foi a primeira narrativa feita por um narrador-personagem animal, no caso, o nosso protagonista Beleza Negra, um corcel negro belíssimo, apelidado carinhosamente com esse nome, não só por sua aparência elegante, mas também por seu comportamento nobre e gentil com humanos.

A escritora britânica, Anna Sewell, pioneira desse subgênero tão popular de histórias narradas por animais, por conta de um acidente quando jovem, precisou do auxílio constante de cavalos para se locomover, criando um laço forte de simpatia e proximidade com esses animais, além de um vasto conhecimento relacionado à eles. Isso a inspirou a escrever essa "biografia", denunciando os maus tratos e a insensatez que os humanos cometem com os cavalos e outros animais, na esperança de um tratamento digno e justo para os bichinhos que foram tão importantes em sua vida e na vida de outras pessoas.

Como toda biografia, essa começa com o nascimento do nosso "protagonista" e narrador, o cavalo Beleza Negra, que nos mostra como era a vida com sua mãe e outros cavalos em uma fazenda tranquila. No início de sua vida, Beleza tem ótimas experiências com os humanos que cuidavam dele, muita liberdade, e, apesar de ver outras pessoas maltratando os cavalos durante uma caçada, era uma boa vida. Nesse pasto, ele foi treinado de uma forma gentil e paciente. O treinador respeitou seus limites e sempre tratou Beleza Negra bem, até que ele se acostumasse com os equipamentos e com o peso extra que teria de carregar. Depois, Beleza foi vendido e sua vida longe da mãe se inicia.

Em sua nova casa, Beleza Negra conhece outros cavalos, como Gengibre, uma égua que foi maltratada ao longo da vida que, por conta dos maus tratos, apresenta um temperamento difícil, e Passoleve, um pônei animado e simpático. Eles contam suas vivências, e apresentam um outro ponto de vista sobre os humanos para Beleza Negra.

O livro segue, mostrando as diversas casas pelas quais Beleza Negra passou, sendo vendido ou alugado, e os muitos tipos de seres humanos que acabaram cruzando seu caminho. Desde homens cuidadosos e gentis, que tratavam Beleza com respeito e afeto, até ignorantes ganananciosos, que usavam do cavalo como se fosse uma máquina sem sentimentos ou necessidades, maltratando e desprezando o pobre animal. Uma "biografia" cheia de altos e baixos, que mostra uma realidade sofrida e palpável para o leitor.

Falando sobre bondade e bom senso, a narrativa delicada e sensivel tenta, de forma sutil, ensinar a lidar com o próximo. É um livro sobre empatia e respeito.

Gostei muito da leitura. A escritora não poupa esforços para escrever uma narrativa "crível". Os cavalos no livro não são caricaturas super humanizadas, continuam sendo animais, mas dessa vezes, vemos o mundo como eles. Vemos os sofrimentos e os pequenos prazeres desses animais. É fofo e doloroso ao mesmo tempo.

O livro também mostra com detalhes as formas corretas de lidar com cavalos. Eu, que tive pouco contato com esses animais ao longo da vida, saí da leitura me sentindo uma especialista! Piadas a parte, isso ajudou muito. A forma como Sewell descreve o dia-a-dia de Beleza Negra é incrível, é tão detalhado e com tanto conhecimento sobre o tratamento dos animais, mas ao mesmo tempo leve e mundano que nos faz acreditar realmente que o próprio animal está narrando o história.

Cada mudança de lar de Beleza Negra é acompanhada por muita angústia e medo. Medo dele ir parar nas mãos de uma pessoa ruim, medo dos maus tratos, medo de ser a última casa do pobre cavalo. Eu senti na pele o que esses animais sentiam, e mesmo assim, nosso protagonista parecia confiante, esperançoso e resiliente. Lidava com maus tratos, ainda que terríveis, com a cabeça erguida, sempre mostrando gentileza e lealdade.

Entre críticas aos maus tratos e momentos de derreter o coração, esse livro merece o sucesso que teve. A narrativa é fofa e me surpreendeu com as partes dramáticas, sendo bem emocionante. É um livro que se leva a sério, sem perder o tom encantador. A leitura também foi dinâmica a maior parte do tempo, pelos capítulos curtos. As vezes a histótia fica um pouquinho repetitiva, mas não é um problema.

Acho que todos deveria ler esse livro pelo menos uma vez. É uma história atual, com diversos questionamentos sobre moralidade , que estimula nosso lado mais humano e que me deu vontade de comprar um cavalo, ter uma fazenda e bater em quem maltrata animais .

Sewell deu voz e ajudou a melhorar a condição de vida de muitos animais com esse livro, mostrando que empatia e cuidado pode ser aprendida. Infelizmente, muitos animais ainda sofrem maus tratos de tutores negligentes... o que so me faz aceditar que o livro Beleza Negra ainda é extremamente necessario. Muito tempo se passou desde a publicação desse livro na Inglaterra e... é triste perceber que nós, seres humanos, ainda temos tanta dificuldade de tratar o próximo com respeito e cuidado (seja ele um bichinho, ou mesmo outra pessoa). Ainda nos vemos como superiores e ignoramos o bem-estar, as necessidades e a personalidade do outro. Em meio ao egoísmo e a ganância , Anna Sewell aparece para nos mostrar o outro lado da história e aquecer nossos corações, dando esperança de um futuro mais gentil.

site: https://mariagabi16906.wixsite.com/ponto-a-ponto/post/resenha-belezanegra-aautobiografiadeumcavalo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6