J

J'accuse! Émile Zola

Resenhas - J'accuse! - Eu acuso!

EduardoCDias 04/06/2020

Uma história que sempre atraiu minha curiosidade. Esse caso se mantém muito comentado e discutido na França até hoje, depois de mais d3 100 anos. A condenação injusta do militar Dreyfus por um caso de espionagem envolvendo a Alemanha dividiu a França, levantando a questão do anti-semitismo.

Fernanda Sleiman 22/07/2021

não tem como não fazer uma ligação entre a indignação em que padeceu Zola com que padecemos hoje, nessa estrutura injusta l, falida, em que se faz política e não justiça

Maitê 31/01/2022

Leitura essencial para ler Proust, Em Busca do Tempo Perdido, e também para refletir no mundo em que vivemos agora, mais de um século depois, voltamos as mesmas questões, disfarçadamente diferentes. Um apelo a juventude para acordar.

pedro villar 31/07/2022

Não tenho dúvida da importância de alguém do peso do Zola se envolver com tanta vontade em um caso como esse. É admirável e corajoso do ponto de vista político e social para a época.

Agora, de um ponto de vista estritamente literário, repete muito os mesmos argumentos, até por ser um apanhado de artigos escritos em diversas fases do processo, tornando a leitura maçante em muitos momentos.

Pateta 05/01/2016

A BOA LUTA
Este livro nos ensina que a justiça nem sempre é como a água da chuva, que a natureza nos concede sem esforço. Muitas vezes, ela é como a água de um poço muito profundo, à qual só temos acesso após árduo trabalho.

Leila.Cavalcante 27/04/2021

Só faz sentido se a pessoa tiver alguma ideia do que é/foi o caso Dreyfus (resumidamente um erro da justiça francesa que condenou um inocente acusado de traição). Proust fala tanto desse caso na Recherche que eu fiquei curiosa pra saber mais sobre ele. Interessante a defesa que Zola faz, com uma argumentação exemplar, além de ser bastante corajoso de expor alguns figurões do exército da época.