As últimas testemunhas

As últimas testemunhas Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - As Últimas Testemunhas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

V ROSA 21/04/2024

Que livro incrível e impactante, que conseguiu mexer com todas as minhas emoções. É como estar em uma montanha russa, e quando paramos para perceber que todos os relatos são de crianças entre 3 e 10 anos de idade, é profundamente doloroso. Essas crianças testemunharam situações terríveis, tiveram que deixar suas casas e seus países, presenciaram seus familiares sofrendo abusos e sendo mortos. Este livro deixa uma marca duradoura em nós.

Bruna3810 01/02/2024

"nossas palavras serão as últimas"
"Somos as últimas testemunhas. Nosso tempo está acabando. Devemos falar...
Nossas palavras serão as últimas"

Primeiro livro que leio sobre a guerra por livre e espontânea vontade. Sinto que é o primeiro de muitos.

Tamires 31/01/2024

?Passei muito tempo esperando papai. Toda a minha vida??
?Quando eu conto, mordo a mão até sangrar para não chorar??

?Ai está, contei? Isso é tudo? Tudo o que sobrou daquele horror? Algumas dezenas de palavras??

?Somos as últimas testemunhas. Nosso tempo está acabando. Devemos falar? Nossas palavras serão as últimas??

Sa 24/08/2023

É um relato brutal e do qual não conseguimos nem dimensionar o real sofrimento vivido, assim como a trauma que essas crianças carregam até os dias de hoje. Gosto muito desse trabalho que a autora faz, essa coletânea de relatos. É um livro muito necessário.

Caroline 28/06/2023

Chorei pra 🤬 #$%!&
Eu me emociono relativamente pouco mas esse livro não teve uma história que eu não sofri, e chorei em quase todas, mesmo você sabendo que a história contada foi por um sobrevivente não tem como não temer que ele morra até o final. Li em um dia e me acabei emocionalmente para sempre, e o pior de tudo é abrir à internet e ver que pessoas tem a capacidade e relativizar o nazismo.
Não entra na minha cabeça que eram CRIANÇAS, sem dúvida nenhuma o livro mais pesado que eu já li e acho difícil que algum supere. Se você tem estômago fraco, não leia.
Eu vou comprar esse livro e andar com ele, o dia que algum maldito fizer apologia sobre nazismo perto de mim eu literalmente vou fazer essa pessoa comer esse livro e depois vou dar uma bicuda.

VdeVeruska 29/03/2023

Triste demais!
Como sempre, os livros dessa autora são mais que perfeitos.
Conseguem te fazer se sentir lá, é muito sofrimento, mas são historias que merecem ser contadas para não cair no esquecimento.
Difícil não se emocionar.

Adegilson.Alves 21/01/2023

Não precisa de avaliação
Bem, vou explicar. Esse livro trata da vida de crianças que conheceram a guerra, por isso elas tem visões diferentes do mundo. Tem valores diferentes. Gosto até de trazer essa fala de um personagem( doflamingo) de uma animação japonesa que diz: ?Crianças que não sabem o que é paz.... Crianças que nunca viram uma guerra... seus valores são completamente diferentes. Quem quer que esteja no topo pode decidir o que é certo e o que é errado!" Essa frase é bem icônica. Não vejo como dar estrelas, porque esse livro vai muito além da minha nota. Absorvi a história devagarinho para não me sobrecarregar, até porque( não posso deixar de mencionar) , tem muitos gatilhos como: morte, estupro, violência explícita etc. Em fim , foi um livro que roubou muitas lágrimas e que eu me conectei em alguns aspectos. Não leia se estiver numa fase ruim da vida, pois é um livro que suga muito o seu emocional.

Robin 12/01/2023

relatos da guerra na visão de crianças
Mais um trabalho surpreendente de Svetlana Aleksiévitch, que é famosíssima por conta dos seus livros e trabalhos jornalísticos que relatam guerras do ponto de vista da União Soviética e das pessoas que residiam nesses países. Sendo o segundo livro que eu li dela, esse livro tem muitas histórias tocantes, principalmente porque os narradores delas eram crianças no momento que começara a guerra, o que deixa tudo mais triste. Recomendo mesmo para as pessoas mais sensíveis como eu, porque apesar de tudo é um ótimo livro para entender mais como a segunda guerra afetou a União Soviética, saindo um pouco do eixo Alemanha/Estados Unidos.

Luiza.Carmo 28/12/2022

Que livro bom.
Que livro necessário.
Que livro triste.
Esse é o tipo de leitura que todos deveriam ler.
É tão difícil ver a realidade dessas crianças, sendo a minha tão diferente.
É um livro complexo, que não recomendo ler rápido, pra você conseguir absorver o impacto desse livro

brunadaguarda 10/11/2022

as últimas testemunhas
Foi tão difícil ler esse livro que fiquei adiando falar sobre ele aqui também. Quando vi o título já sabia que não ia ser fácil, e eu estava certa, o grau de dificuldade só foi aumentando a cada relato, porque cada um era mais pesado que o outro, alguns mais amenos, mas por fim todos foram difíceis de ler. Esse não é o tipo de livro que você lê 50 páginas por dia, pelo contrário, só conseguia ler um ou dois relatos sem engasgar, é um bom livro para te deixar na ressaca literária.

Apesar disso tudo acho que é um livro necessário, porque muitas vezes só estudamos superficialmente a Segunda Guerra Mundial e achamos que compreenfemos o suficiente o que foi a guerra e quem foi atingido. Mas nesses relatos vemos através da história, começamos a entender o que as vítimas sentiam, e o mais doloroso é que tudo é contado na visão de crianças inocentes, que muitas vezes não entendiam porque estavam sendo atacadas e mortas.

É inevitável ler tudo isso e não se colocar no lugar dessas crianças, que foram tão corajosas e bravas. Esse com certeza é um livro que eu recomendo, pois como já disse, acho muito necessário. Contudo eu não conseguiria reler, acho que uma única experiência já foi o suficiente. kkkkk

@aprendilendo_ 23/10/2022

Resenha de As Últimas Testemunhas
Grande Guerra Patriótica, este é o nome dado pelos russos ao conflito ocorrido entre a URSS e a Alemanha, o qual teve início com a invasão das forças nazistas ao território soviético em 22 de julho de 1941. Os historiadores estimam mais de 20 milhões de vítimas bolcheviques durante o confronto entre as duas grandes potências mundiais. No entanto, ao abordar os números, pouco se tem noção da tragédia individual de cada uma das pessoas afetadas pelos ataques diários envolvendo fuzilamentos, torturas e incêndios. Dessa forma, com a intenção de apresentar o sofrimento dos cidadãos durante a guerra, Svetlana Aleksiévitch, jornalista e ganhadora do Nobel de Literatura, compilou mais de 100 relatos de pessoas vitimadas pela 2ª Guerra Mundial no livro As Últimas Testemunhas. O grande diferencial da obra, no entanto, consiste no fato de as testemunhas terem sido, à época dos fatos, crianças.

Publicado pela primeira vez em 1985, o livro traz uma diversidade incrível de relatos sobre vítimas da 2ª Guerra Mundial, mais especificamente as afetadas pelos confrontos entre a URSS e a Alemanha nazista. Nesse sentido, com uma abordagem direta e no formato de curtos relatos documentados, os quais tem no máximo duas páginas cada, o livro corre muito bem com uma escrita relativamente simples e fácil de imergir o leitor nas tristes memórias contadas. Assim, por meio dos testemunhos, é-nos exposto toda uma estrutura miserável de uma sociedade afetada pela guerra, enquanto conhecemos a fundo os medos e terrores sofridos pelas vítimas quando ainda crianças, as quais envolviam o convívio com a morte, tortura, fome e situação de desabrigo.

Com uma escrita simples e direta, mas um conteúdo denso e impactante, As Últimas Testemunhas consegue entregar uma experiência literária singular para o leitor enquanto apresenta com vivacidade todo o ambiente e drama vivenciado por pessoas que eram crianças à época dos fatos acontecidos na 2ª Guerra Mundial.
Nota: 9,6
Thais.Batalha 26/10/2022minha estante
Quero muito ler esse livro ?

Bruno.Santos 19/08/2022

Devastador!
Os livros da Svetlana Aleksiévicth, não dão sossego para a alma, é um soco no estômago após o outro, sem descanso.

Demorei muito para ler, por ser difícil ler por muito tempo sem se emocionar.

Iara 13/08/2022

As Últimas Testemunhas.
Ver a guerra através dos olhos de uma criança é tão brutal que não cabe em palavras a dor de cada relato, foram crianças entre seus 4 a 14 anos que tiveram suas vidas marcadas para sempre não só pela guerra e a violência presenciadas, mas também, pela fome, pela desolação, pela perda das suas infâncias e suas famílias. Até onde vai a maldade humana e seu sadismo? Essa foi uma leitura que doeu no fundo da minha alma, que por vários momentos me vi desesperada lendo o que essas crianças passaram. Svetlana reúne relatos que ficarão eternizados nessa obra para que seus leitores nunca se esqueçam de todo o sofrimento vivido e que não permitam que nada nem minimamente parecido volte a acontecer nunca mais.
"A guerra é meu livro de história. Minha solidão... Perdi a época da minha infância, ela fugiu da minha vida. Sou uma pessoa sem infância, em vez de infância eu tenho a guerra."

Fabiana 24/07/2022

Últimas testemunhas
"Nós percebemos, sentimos na hora que éramos as últimas [...] Somos as últimas testemunhas. Nosso tempo está acabando. Devemos falar... Nossas palavras serão as últimas..." Eu "gosto" de livros referente ao período de guerra, pois acho importante lembrarmos sempre. Esse foi o primeiro livro que li com a perspectiva russa, um relato é mais marcante que o outro, primeira obra da autora que li e espero para conhecer as próximas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5