A amiga de Leonardo da Vinci

A amiga de Leonardo da Vinci Antonio Cavanillas de Blas

Resenhas - A amiga de Leonardo da Vinci

adrianovinicius1976 11/03/2024

A amiga de Leonardo da Vinci é o relato de uma mulher extraordinária, que viveu em uma das épocas mais apaixonantes da História e foi próxima de um dos homens mais fascinantes de todos os tempos. Cecília Gallerani teve a coragem de desprezar um casamento arranjado, tornou-se amante do poderoso Duque de Milão, teve contato com reis, nobres, artistas, religiosos e inventores, presenciou ascensão e queda de reinos. A saga única de uma mulher livre em plena Itália Renascentista

Tatá 03/02/2024

Renascimento em ficção. História e imaginação.
O livro explora o período histórico do Renascimento Italiano, oferecendo uma visão da vida do renomado artista e inventor Leonardo Da Vinci.
A Trama, rica em detalhes históricos destaca não apenas a genialidade de Da Vinci mas também os desafios e as relações que mudaram sua jornada durante esse importante período na história.

No entanto, alguns leitores (como eu) podem sentir falta de uma abordagem mais aprofundada sobre a vida de Leonardo Da Vinci, considerando que o autor concentra grande parte da narrativa na personagem fictícia principal... Esse enfoque excessivo na ficção, me deixou com a sensação de 'aspectos cruciais da vida de Da Vinci foram minimizados' tornando a leitura menos satisfatória para quem busca uma abordagem mais centrada no protagonista histórico e na sua arte.
João Ninguém 03/02/2024minha estante
Tem uma biografia muito boa do da Vinci escrita pelo Walter Isaacson. Vale muito a pena!

Tatá 03/02/2024minha estante
Obrigada pela indicação, João. Com certeza irei procurar. Show!

Carla.Parreira 16/01/2024

Terminei de ler o livro A amiga de Leonardo da Vinci (Antonio Cavanillas de Blas). O livro foi publicado originalmente em 1998 e se concentra na vida e personalidade de Leonardo da Vinci, explorando sua relação com uma suposta amiga chamada Caterina. Embora o livro tenha sido questionado por alguns acadêmicos por sua precisão histórica e interpretação dos fatos, ele ainda oferece uma visão única e interessante do famoso polímata. Algumas citações importantes do livro: "Caterina era a alma-gêmea do polymath, uma presença constante em seu lado. Seu amor não era apenas uma fonte de placer, mas também um motor inesgotável de criação." - Esta citação destaca a importância de Caterina na vida de Leonardo, sugerindo que ela foi uma musa para seu trabalho e um apoio emocional.

"Leonardo observava a vida como um grande colecionador de maravilhas, uma série de desafios a serem enfrentados e desvendados, e Caterina era uma parceira perfeita nesta jornada." - Aqui, o autor sugere que a curiosidade de Leonardo pela vida e pela natureza foi alimentada pela relação com Caterina, que compartilhava de sua paixão pela exploração.

"Ele encontrou em Caterina uma amiga e confidente com quem ele podia compartilhar seus pensamentos, seus medos e suas ambições." - Esta citação destaca a natureza da relação entre Leonardo e Caterina, mostrando que eles eram não apenas amantes, mas também amigos e colegas.

"O amor por Caterina foi um dos pilares da vida e da obra de Leonardo, e sua presença na vida do artista foi fundamental para a evolução de sua personalidade e de sua obra." - Neste trecho, o autor enfatiza a importância da relação de Leonardo com Caterina não apenas para sua vida pessoal, mas também para sua obra e carreira como artista e cientista.

Embora os fatos exatos em torno da vida pessoal de Leonardo da Vinci possam nunca ser totalmente conhecidos, A amiga de Leonardo da Vinci oferece uma visão fascinante e única sobre a vida e personalidade do artista, explorando a relação entre ele e Caterina como um motor para sua criatividade e sua busca pelas maravilhas do mundo.

Larissa.@estantedalari22 12/06/2023

Amei !!
??UM ROMANCE HISTÓRICO AVASSALADOR!

? ?Tenho medo de olhar no espelho: do meu rosto, o mesmo que já tirou os homens do sério, só restam olhos apagados.?

A AMIGA DE LEONARDO DA VINCI é um romance histórico publicado pelo selo Marco Polo da editora Contexto, e nos trás a história de Cecília retratada na famosa pintura renascentista "Dama com arminho" de Leonardo da Vinci, exposta atualmente no Museu Nacional da Cracóvia, na Polônia.

Acompanhamos então a história de Cecília que aos 16 anos conseguiu se livrar de um casamento e acabou indo morar na corte a convite do próprio Ludovico Sforza ou mais conhecido como Ludovico il Moro. Encantado com a beleza e inteligência de Cecília, não demorou para que Moro a conquistasse e a tornasse sua amante, vivendo assim um romance intenso.

Vivendo na corte de Sforza Cecília teve a chance de fazer o que ela mais queria, ser poetiza e também teve a oportunidade de conhecer grandes nomes da época, sendo assim amiga próxima e tendo muito a admiração de Leonardo da Vinci, o qual também tem muito destaque aqui nesta obra, pois ele foi além de um grande pintor, engenheiro, cientistas e poeta e muito mais.

E em meio a tudo isso e ao romance proibido de Cecília, nós vemos um livro cheio de reviravoltas e referências históricas incríveis da época, pude ver como o autor Antonio Cavanillas de Bas teve um cuidado e como soube pesquisar todos os dados e fatos para então inserir nesta obra, eu amei demais. Foi uma viagem no tempo maravilhosa, mesmo sendo um romance meio simples, eu fiquei encantada com toda a beleza da época.

Para quem ama história esse livro é perfeito, e você pode adquri-lo pelo site da editora CONTEXTO, e ao usar o cupom ESTANTEDALARI20 você ganha 20% de desconto!

?Eai gostou ? Gosta de romances históricos ?

Marcela.Correia 21/05/2022

Cecília
Conhecer o pano de fundo da vida de Leonardo da Vinci e da época em que vivia é um pouco do que pode ter sido suas inspirações e ainda se envolver em histórias de casamentos arranjados, papados conturbados e guerras e mortes.
Delicioso livro.

13/01/2022

Leitura agradável, tendo como tema a vida da modelo desse famoso quadro de Da Vinci que ilustra a capa do livro. Interessante descrição de personagens da época , bem como de costumes e fundo histórico.

Maíra Marques | @literamai 28/12/2021

Me siga no instagram: @literamai
? ?(...) ninguém pode evitar sua própria morte ou prolongar seus dias por um momento. Todo o resto pode ser resolvido.?
??
?? "A Amiga de Leonardo da Vinci" foi uma grata surpresa, fechei o ano com chave de ouro! Antonio Cavanillas de Blas foi super cuidadoso na pesquisa que realizou e em sua escrita, uma ficção histórica digna de viagem no tempo aos leitores.
??
? USE O CUPOM "LITERAMAI30" NO SITE DA @EDITORACONTEXTO E GANHE 30% DE DESCONTO EM SUA COMPRA!
??
Cecília Gallerani é a "Dama com Arminho", retratada por Leonardo da Vinci em uma pintura exposta hoje no museu de Cracóvia, Polônia. Mas quem é de fato essa moça e o que fez para ter um retrato pintado por um dos melhores artistas da época?
??
Aos 16 anos, Cecília foi morar na corte de Ludovico Sforza, a convite do próprio homem. Encantado com a beleza da jovem, não demorou a conquistá-la e torná-la sua amante. Morando na corte de Sforza exercendo a função de poetiza, Cecília teve a oportunidade de conhecer grandes artistas da época, tornando-se assim, grande amiga e admiradora de Leonardo da Vinci.
??
A história de Cecília é repleta de reviravoltas! Ela conseguiu fugir de um casamento, amou Sforza e- ao finalmente se casar- não cedeu as tentações carnais e foi feliz. Dona de uma beleza que deixava todos aos seus pés, a "Dama com Arminho" ganhou diversos admiradores e cativava as pessoas por onde passava.
??
Muito além de Cecília, ganha destaque nessa história o próprio Leonardo da Vinci, sendo apresentado não apenas como um grande pintor, mas engenheiro, cientista e tantas outras habilidades que possuía. Para quem admira Da Vinci ou gostaria de conhecer mais sobre sua trajetória e descobertas, a leitura é super válida.
??
E se você, assim como eu, gosta de conhecer fatos históricos, a narrativa de Blas apresenta com detalhes a Itália da época (1473-1530 e poucos), das batalhas aos costumes.

Ana Lyra 01/11/2021

Um bom romance histórico
Cecília, é a moça retratada na famosa pintura do gênio do renascimento, Leonardo da Vinci: a dama com o Arminho. A qual estampa a capa do livro. Tem sua história romanceada no contexto histórico em meados de do século XV, de modo envolvente, interessante. Em vários momentos converge com pessoas famosas da época como as famílias : Sforza, Medici e Bórgia. Contando também suas histórias.

Caroline 16/08/2021

Acontecimentos históricos com ficção bem escrita.
? Em meio a acontecimentos históricos, disputas políticas, assassinatos e traições, o autor nos conta a vida de sua protagonista, mesclando bem acontecimentos históricos com romance e ficção bem escrita, que supre as lacunas deixadas pelo tempo. O livro possui linguagem acessível apesar de ter muitos termos no original italiano, é um relato apaixonante.

? Use o cupom Carol30 e ganhe 30% de desconto em todo o site da editora www.editoracontexto.com.br

Gigio 10/05/2021

A Dama com Arminho
Pra quem gosta de história e história da arte, é um prato cheio.
Muitas informações a cerca de Da Vinci e seus processos de criação, Bramante, pouco de Michelangelo, Ticiano, Rafael e muitos outros, mesclados com fatos históricos de disputas, guerras, assassitos, sucessões e tudo mais que aconteceu na Itália dos dias de Cecília.
Claro que a vida da Dama com Arminho descrita nessa obra muito rica é criada pelo autor, baseando-se, sim, em fatos históricos, mas preenchendo as lacunas com sua imaginação.

Lilian.Inoue 30/01/2021

Amantes de obras de artes e histórias
Adorei esta leitura, para amantes de obras de artes e histórias é uma delícia, aumentou a vontade de pegar um vôo e ver as obras pessoalmente ?

dafsss 07/06/2020

Um romance do que poderia ser a vida da Cecilia
É uma história romanceada, é perceptível que o autor teve uma pesquisa aprofundada, cita que contou com a ajuda de um medievalista especialista em renascimento italiano.
⠀⠀⠀⠀
O autor descreve detalhadamente todo a ambientação da Itália, as viagens da personagem por várias cidades, como Milão, Roma, Florença. Descreve interiores de palácios, jantares, as invenções de Da Vinci e o descobrimento do corpo de Cecília. A leitura se tornou cansativa em alguns momentos para mim, mas é a riqueza de detalhes que nos transportam para o fim da idade média e começo da idade moderna. Os costumes eram muito diferentes e fiquei surpresa com as particularidades narradas.

site: https://www.instagram.com/p/CAf6KF5jLyv/

Rachel.Soares 19/04/2020

Dama com arminho
É o quadro de Leonardo da Vinci que retrata a bela Cecília Gallenari. E é ela quem nos conta sua história e sua amizade com Leonardo. Um delicioso romance histórico sobre uma mulher livre na Itália renascentista.

mara sop 01/02/2019

Eternizada pelo Maestro
Cecilia, uma das mulheres mais belas da renascença italiana, conta sua história em forma de memórias, desde sua infância rica e feliz, aonde nasceu sua amizade com Leonardo da Vinci. Após a chegada do artista na suntuosa corte de Milão, ele indica a jovem como uma promissora poetisa fazendo surgir o convite de Ludovico Sforza para se mudar para lá.

Fascinado bela beleza da jovem, Ludovico a toma como sua amante. Através de um tórrido romance, a influência da poetisa cresce substancialmente, e mesmo com o casamento do duque estando cada vez mais próximo, Ludovico não consegue pensar em outra mulher sem ser a bela Cecília.

Cecília ficou historicamente famosa por ter sido retratada por Leonardo da Vinci no quadro Dama com Arminho, e sua história de vida ficou ricamente detalhada neste livro, aonde também aparecem inúmeros grandes nomes da história como os Bórgias, os Médici, artistas e pensadores da Renascença Italiana. Uma ótima pedida para os amantes dessa época!

site: https://goo.gl/2aaCsb

Michelle Trevisani 25/01/2019

Um romance histórico muito atraente
Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje a resenha que trago é desse romance histórico que me fisgou desde a primeira página. Com um título que agrada e que nos convida a conhecer mais sobre uma amizade de uma das musas inspiradoras de Leonardo da Vinci, A amiga de Leonardo da Vinci será narrada pela dona da beleza de um dos quadros mais importantes do autor: Dama com arminho. Cecília Gallerani, a inspiração para essa obra, nos narrará em primeira pessoa parte de sua vida, e junto com ela acontecimentos curiosos que envolveram o mestre Da Vinci.
Gosto de livros assim porque: fiquei muito absorta na narrativa, já que o autor de maneira alguma deixa a narrativa pesada, por se tratar de uma época mais antiga, afinal o livro acontece entre os anos de 1473-1536. Fiquei preocupada quando começasse a ler de não me conectar com a leitura, mas foi totalmente o contrário, pois o autor nos deixa muito à vontade, acompanhados de Cecília nossa narradora irreverente.

Cecília sempre foi uma jovem bela. Era cobiçada pela maioria dos homens por onde passava. E antigamente os casamentos eram arranjados muito cedo para as mulheres - fiquei chocada com isso. A mulher mal menstruava e já estava se casando, logo Cecília escondeu sua menarca, com ajuda de sua escrava, por mais de um ano, para não precisar se casar tão cedo, já que menstruou aos doze anos. Muitas jovens naquela época se casavam nessa idade, e já mantinham vida sexual ativa, inclusive engravidando.

Quando seu pai resolveu a unir com um velho rabugento e asqueroso para firmar uma aliança conveniente, ela se recusou, fez greve de fome e conseguiu se livrar do que seria um casamento entre uma garota de 13 anos e um velhote de quase sessenta. Cecília além de audaciosa, tinha um dom: era poetisa e isso chamou a atenção dos maiores apreciadores de arte. Foi em um destes encontros com artistas renomados que ela conheceu uma das pessoas que seria seu melhor amigo: Leonardo da Vinci.

Leonardo da Vinci era um tipo fascinante aos olhos da garota. Durante a evolução da narrativa do livro, vamos acompanhar diversos encontros entre os dois, e em cada um deles ficamos sabendo através de diálogos espirituosos entre ambos no que Da Vinci estava trabalhando. Essa construção histórica de suas obras e inventos narradas em forma de história foi um deleite para mim, porque tornou o descobrimento desse artista leve e interessante. Os encontros entre os dois eram sempre permeados por obras inteligentes e fascinantes e assim conseguimos entender a mente pitoresca que Da Vinci tinha para sua época.

Além dessa conexão de amizade que vamos acompanhar, junto com Cecília vamos conhecer duques e reinados, guerras e acontecimentos trágicos, em uma Itália Renascentista, recheada de artistas conceituados. Neste livro vamos fazer uma viagem linda pelo mundo artístico, sob a perspectiva de uma mulher interessantíssima que fazia o que lhe convinha.

Leia o restante da resenha no meu blog >> LIVRO DOCE LIVRO

site: https://meulivrodocelivro.blogspot.com/2019/01/resenha-amiga-de-leonardo-da-vinci-de.html