A Morte da verdade

A Morte da verdade Michiko Kakutani

Resenhas - A Morte da Verdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Raiane 31/03/2024

Fui obrigada a ler em um dia pra fazer uma prova. Acho que se tivesse mais tempo teria aproveitado melhor o conteúdo.

Sem dúvidas muito rico em referências e fontes, que deixa o livro bem interessante. Porém, achei um pouco repetitivo na temática de prender-se tanto ao pós-modernismo e perder muito tempo em teses já bem definidas pela autora já nos primeiros capítulos, como a interferência da Rússia nas eleições estadunidenses, por exemplo.

Acho que faltou aprofundamento em algumas questões importantes e senti que deixou a entender que somente a Rússia teve papel na vitória de Trump. Não achei justa a comparação de Hitler com Lenin, a abordagem é pouco desenvolvida e pode ser mal interpretada por leitores não tão preparados para o texto.

De qualquer forma, valeu a leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/03/2024

Dois regimes mais abomináveis da história da humanidade chegaram ao poder no século XX
E ambos se estabeleceram com base na violação e no esfacelamento da verdade . cientes de que o cinismo .O cansaço e o medo podem tornar s pessoas suscetíveis a mentiras e falsas promessas de líderes determinados a alcançar o poder incondicional.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551003640

André 08/02/2024

Fake news
O livro aborda a manipulação das massas através das fake News e da descredibilização das instituições como meio para se alçar ao poder.

eurenato 01/01/2024

As mil faces da mentira
A mentira vem acompanhada do declínio da linguagem, situação onde as palavras declaradas não possuem o mesmo sentido das ações realizadas. E essa combinação é o cerne da instabilidade política de nossa sociedade.
Na era Trump a mentira mostrou seu potencial devastador quando usada como recurso de tomada de decisão em questões de política global. Pelo mundo, quando a mentira invade as instituições democráticas o único efeito possível é o derretimento e a precarização. Aliada ao cinismo, ao cansaço e ao medo incessantemente pulverizados no cotidiano, a mentira se propaga como promessa de salvação. A corrosão provocada pela mentira é crescente e aumenta enquanto perdurar.
O que distingue a mentira do delírio é a intencionalidade de sua ação. Quem mente compreende o desvio que está promovendo. Este desvio não raro encontra como obstáculos os fatos, o que exige emendas e costuras, aumentando o custo e ao mesmo tempo, impossibilitando que quem mente volte atrás. Mentir torna-se um investimento irreversível.
O antídoto da mentira é tomar ciência dos fatos, dos contextos e dos interesses por trás de quem mente. Pois nenhuma coletividade prospera diante da mentira.

jtreze 05/10/2023

O livro funciona enquanto compilação de algumas das mentiras da Era Trump, porém fracassa ao tentar explicá-las. Os argumentos da autora são um emaranhado de ideias pouco fundamentadas - como a tentativa de aproximar pós-modernismo e extrema-direita ou comunismo e nazismo -.
A tese de Michiko não convence, soa absurda ao ligar momentos históricos desconectados e torna o livro totalmente dispensável para aqueles que buscam aprofundamento teórico sobre o tema.

MF (Blog Terminei de Ler) 17/09/2023

Um bom livro sobre fake news influenciando os rumos políticos, mas que se perde, em momentos pontuais, na repetição e em analogias equivocadas
Livro “A morte da verdade: notas sobre a mentira na era Trump” escrito pela jornalista e crítica literária estadunidense Michiko Kakutani, que anos antes venceu o Prêmio Pulitzer. Originalmente publicado em meados de 2018, o livro mostra uma preocupação sobre o declínio da verdade e da objetividade na política e na sociedade contemporâneas, especialmente durante o contexto que levou Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

Kakutani argumenta que a disseminação de informações falsas e a rejeição da verdade objetiva por parte de figuras políticas de alto escalão e da mídia estão minando a confiança na realidade compartilhada. Ela examina como a era digital e as redes sociais contribuíram para a polarização e a disseminação de desinformação.

É impossível, durante a leitura, não fazer uma relação constante com o conceito de pós-verdade. Esse termo refere-se a uma situação em que as emoções e crenças pessoais têm mais influência na formação da opinião pública do que os fatos objetivos. Essa ideia está intimamente ligada à disseminação de desinformação e à manipulação da verdade para atender a objetivos políticos ou pessoais.

Pode-se, portanto, afirmar que “o modo como é dito” é mais importante do que “o que é realmente dito”. Isso favorece o discurso populista, particularmente no fenômeno recente da atual guinada à Direita no espectro político global, com vários líderes conservadores e, algumas vezes, com posições retrógradas e nocivas, que vem assumindo protagonismo nos últimos anos.

Há falhas no discurso de Kakutani. Em certo momento, ela coloca no mesmo pote figuras como Lênin e Hitler, como exemplos de líderes populistas que usariam de estratégias que culminariam, décadas depois, no fenômeno moderno da pós-verdade. É natural que Lênin utilizava a propaganda como ferramenta de consolidação do poder, divulgando a ideologia marxista. É totalmente diferente da postura de Hitler que, no regime nazista, utilizava de ampla política antissemita, disseminando racismo, que influenciou no cometimento de todo tipo de atrocidades. Por sua vez, Trump e outros líderes de Direita modernos, se aproveitam de fake news como fake news como uma forma de pavimentar um núcleo fiel de seguidores, que se mantém atrelados por meio de valores, construídos em pensamentos intolerantes, selecionados em algoritmos das redes sociais.

No geral, a obra funciona como um alerta sobre os desafios enfrentados pela sociedade em um ambiente político em que a verdade se tornou uma vítima da polarização e da manipulação, destacando a importância da busca pelos fatos e o combate à disseminação de informação falsa. Contudo, a autora, em dados momentos, se perde na repetição de discursos e opiniões, embora a leitura seja fluída, e em analogias pontuais equivocadas.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2020/09/09/a-morte-da-verdade-michiko-kakutani/

Wesley 11/07/2023

Dois dos regimes mais abomináveis da história da humanidade chegaram ao poder no século xx, e ambos se estabeleceram com base na violação.

Isabela.Araujo 29/06/2023

Muito bom, mas quase idealista
Foi a primeira vez que li um livro de não-ficção mais voltado para os assuntos ligados à modernidade, e ele é uma ótima opção pra quem está começando a se aventurar nesse gênero.
Michiko aqui, faz uma reflexão acerca dos motivos que geraram a eleição do Presidente Trump, além de motivos pelos quais o tornam a pessoa que ele é. "A Morte da Verdade" é um livro que trata sobre pós-modernidade, linguagem, redes sociais e vai nos explicando como o mundo se tornou e se perpetua como é hoje: efêmero, passageiro, raso, e sem preocupação com a apuração dos fatos como conhecimentos concretos.

O livro tem vários méritos que me fizeram gostar bastante de seus argumentos. A mídia social como ferramenta maximizadora das bolhas sociais, o autocentrismo de achar-se o centro do seu universo particular, e tomar atitudes para que o mesmo não seja influenciado são valores mantidos na sociedade atual, além do descaso completo por coisas óbvias que podem trazer malefícios a sociedade como um todo.

O que me fez tirar uma estrela do livro, foi a autora ficar um pouco presa a narrativa de que os "trolls" russos foram grande parte do motivo para que o Trump se elegesse. A forma como esse argumento foi construído pareceu que as fake news envolvendo a sua adversária "Hillary", foram criadas apenas pelos russos, e que eles foram grande parte do problema para que ruíssem os valores da sociedade americana...

Além disso, a confusão de alguns conceitos históricos e a confusão também de ideologias ao citar que Trump poderia ser considerado um "neo-bolchevique" por suas políticas populistas, quando na verdade o bolchevismo diz respeito a crença de que o meio de produção capitalista é falho, coisa que vai de encontro a toda e qualquer crença do ex-presidente estadunidense.

Num geral é um ótimo livro. Rápido e de leitura fluída, mas como todo e qualquer livro, precisa do leitor um senso crítico para entender que nem sempre você concordará com o que o autor diz, está tudo bem.

Tally 27/05/2023

Esse livro parece ser um tcc. Um dos bons. Bem escrito, com uma excelente base e fontes confiáveis. O triste é ver que a frase do filho de um senhor aí é correta ?o que acontece nos EUA, acontece aqui? afinal eles importaram tudo do Trump para o Brasil. A cada página, era só nosso que eu pensava.

O mais triste é ver que essa gente não está nem aí pro mundo ou pra sociedade. Eles só se importam com o poder, com moldar a história com o que eles querem mesmo que isso seja uma mentira. E tudo isso para manterem o status de governantes.

Carlos Quintino 27/05/2023

Trump e Bolsonaro são a escória da humanidade
Impressionante que tudo que aconteceu na era Trump, aconteceu aqui nos 4 anos de governo Bolsonaro.

Tô com a Michiko Kakutani, que dedica o livro para os jornalistas em todo mundo que trabalham para noticiar fatos.

Angelica75 10/05/2023

Nota 3, com pé atrás.
Aquele livro que vc vai ler mas que, em 2023, vc já sabe bem do que se trata. Estamos chafurdando na pós verdade, em mentiras pelo poder. Assustador e deprimente.

Lixos como trump e bozolixo são produtos dessa porqueira toda, tudo em nome do $$$$$$$$$$$$$$$$ e do poder em si. Nojo.

Agora a nossa amiga autora torna-se repetitiva em alguns fatos através das páginas e, cagada maior, comprar Lenin à Hitler (!!). Demais para o meu coraçãozinho.

Aqui, uma aulinha sobre, de quem entende:

Angelica75 10/05/2023minha estante
comparar***

Marcos5813 10/05/2023minha estante
Há extrema direita é amoral!

Mireille 10/05/2023minha estante
????

Marcos5813 10/05/2023minha estante
há?? rsrs *A

Angelica75 11/05/2023minha estante
E cada vez mais em alta em diversos países né? Socorro.

Isagerada 02/05/2023

Grifei tanta coisa em indignação e identificação.
como pode todos os fascistas serem apenas produtos reproduzidos em série e as pessoas ainda caírem?
leitura sensacional. ia dar 4/5 mas não pensei em nenhum motivo pra não dar um 5 então tome uma nota cheia.

Eitalizandra 17/02/2023

Gostei muito da leitura e principalmente porque eu consegui conhecer várias obras que tratam do ?mesmo assunto? e com certeza vou procurar ler e me aprofundar mais. Só achei q o livro poderia ser menor, por vezes foi muito repetitivo.

Maria1290 01/12/2022

A verdade morreu ou nunca existiu?
Durante a pandemia, principalmente, muito se falou sobre desinformação, contudo, ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, o termo não nos remete tão somente às ?fake News?, mas também ao uso de dados, muitas vezes verdadeiros, para embasar conclusões inverídicas.

A mídia e os detentores de voz dentro dela podem, de forma fácil e impune, partir de situações reais, mensuráveis, para chegar a resultados parciais, combinados, intencionais, pré-estabelecidos que atendam a interesses, muitas vezes, diferentes dos democráticos.

Com isso, pergunta-se: a verdade morreu ou nunca existiu? Como, em meio a todo esse caos, conseguir diferenciar aquilo que nos é imposto daquilo que realmente acontece? Até quando a ciência será refutada, através de uma suposta reinterpretação da realidade, para atender às necessidades dos governos ? ou sabe-se lá quem?

A morte da verdade é um livro curto, lido por mim em 2021, que indico para todos que, assim como eu, não gostam de estar acomodados frente à era da desinformação e buscam a emancipação das ideias.

ohanagi 29/04/2022

Leitura MUITO necessária!
O livro faz uma análise do governo trump, mostrando a atuação da manipulação das informações e como vem sendo uma FORTE agravante na problemática da fake news na era do fácil acesso à informação. Todas as apresentações são surpreendentes por ?abrir os olhos? (daqueles que desconheciam, como eu) de como essa estratégia de ?informação? beneficia os autores. Achei fantástico e muito necessário!

1 | 2 | 3 | 4 | 5