A Morte da verdade

A Morte da verdade Michiko Kakutani

Resenhas - A Morte da Verdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Diogo 30/06/2020

O livro, escrito por Michiko Kakutani, se propõe a fazer uma análise sobre o momento político-social atual com a ascensão da extrema direita e direita alternativa a partir da manipulação do clima social utilizando artifícios como as fake news e a polarização de discursos.

Dentre as falhas argumentativas, a que ficou mais evidente foi uma contradição no discurso que baseou o livro inteiro. Num momento, a autora diz que a grande massa populacional sabe que os líderes demagogos e populistas, como Trump, mentem para consegui e se elegerem e se manterem nos cargos. Porém, a grande solução proposta, rasa e simplista, é educar a população e fortalecer a imprensa séria, que checa os fatos antes de publicá-los. Ora, se o povo, nas palavras da autora, tem ciência das fakes news e preferem virar o rosto, e, quando confrontados (ainda segundo a autora), dizem que é uma excelente estratégia do governante mentir, não é através da imprensa que vamos mudar essa realidade.

Educar é, sim, essencial, mas para dar à população a base para o pensamento crítico. A imprensa é fundamental, mas não como solução para o problema exposto.

Outro ponto é o amor dela, não pela democracia pura, mas pela democracia no sistema capitalista. O sonho americano inalcançável e inabalável faz parte do problema uma vez que, quando se vende esse ideal e grande parte da população não tem acesso, causa revolta. Ela, ao invés, joga culpa na Rússia, nos trolls da Internet, nos bots, em Lenin (que ela ainda joga no mesmo saco de Hitler) e, por fim, no pensamento pós-moderno.

Sim, é preciso blindar a ciência (sem deixar de fora os conhecimentos ancestrais de culturas não-europeias) e também é necessário haver uma base em comum para os fatos de modo que "fatos alternativos" e "pseudociências" percam a força alcançada atualmente. Mas Trump e similares usarem desses artifícios escusos e imorais não tem como precursores os movimentos feministas e de esquerda quando trouxeram à tona outras vozes e outras histórias. Nesse caso, tais movimentos tentavam reparar erros históricos em histórias eurocêntricas, patriarcas, machistas, racistas e lgbtfóbicas. O cinismo e a negação do pós-modernismo pouco tem a ver com os líderes de hoje.

De fato, deve-se ir a fundo na interferência russa em eleições ao redor do mundo (algo que os EUA já fizeram menos sutilmente, diga-se de passagem), porém jogar boa parte da culpa em uma nação estrangeira é mais fácil, mais palatável. Sem perceber, ela alimenta o mesmo discurso de ódio que tanto refuta. Digo isso porque outros pontos como a era do egocentrismo das selfies e o racismo ficam relegados a poucas páginas da discussão. Este último, inclusive, Kakutani ainda arruma um jeito de botar na conta dos russos por eles terem usado de artifícios para aumentar essa divisão e incitar o ódio.

Por fim, é um livro repetitivo. Da primeira à última página, ela repete os mesmos argumentos e chega às mesmas conclusões.
Fabricio 09/09/2020minha estante
Que droga, acabei de comprar esse livro e como não domino muito o assunto tenho medo de me deixar levar pelas opiniões da autora. Só pra ver se eu entendi, o seu grande problema com a leitura foi que a autora propõe uma solução rasa e contraditória para o problema das fake news e você diz que não é apenas fortalecendo a impressa que irá se fazer esse combate, então qual seria a solução que você daria? Só para eu ter um parâmetro e ler esse livro com maiores perspectivas em mente. Outro problema foi ela ter jogado a culpa em países estrangeiros? Acho que preciso ler para entender isso melhor mesmo

AndersonEduardo93 20/08/2023minha estante
Falta imparcialidade, a autora só exprime o seu ponto de vista, nada mais.

jade martins 03/08/2021

A autora traz diversos dados muito importantes como alguns relatos sobre a interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016, trazendo além disso análises interessantes de diversos autores, porém para quem diz ser simplista algumas falas de Lênin, equipará-lo com Hitler e colocar a esquerda e a direita na mesma moeda é para dizer no mínimo, bem simplista, além de que chega a ser cômico achar que o Trump seria anti o status-quo. Simplista também achar que a democracia liberal capitalista poderia ser salva apenas educando as pessoas e recolocando a confiança na imprensa, sem levar em conta que esse é apenas um efeito do capitalismo e não a destruição dele. Além de ser extramente repetitivo, já nas primeiras páginas a autora chega à conclusão da culpabilização da Rússia e do movimento pós-mordenista para a aceitação geral e estagnação frente a essa enxurrada de notícias falsas todos os dias, porém repetir isso em literalmente todos os capítulos, mais de uma vez, é cansativo.
Filipe Otuka 09/08/2021minha estante
arraso vida

jade martins 12/08/2021minha estante
gostou amor

julia 30/04/2020

2,5

A maior parte do livro é bem interessante, consegue fazer um bom panorama da eleição do Trump e a tese da autora, de uma apropriação por parte da extrema direita das teses relativistas dos anos 1970 e 1980, é interessante. Mas aí chega aí chega no penúltimo capítulo do livro e durante várias páginas o texto é só uma profusão de anticomunismo. Equiparar o Lenin ao HITLER? Sério? Estragou a leitura pra mim, honestamente.

Achei que faltou uma análise das estruturas que perpetuam a profusão de mentiras no debate público dos EUA. O capitalismo, no caso. E às vezes a própria autora cai no conto da carochinha de que o Trump é anti o status-quo. Não, ele é um dos lados do status-quo. Ele é um empresário podre de rico e só foi eleito porque os interesses dele se alinham com os outros empresários podres de ricos do mundo. A disputa da hegemonia política nos EUA é entre dois grupos da mesma elite dominante.

Enfim, minha conclusão é que tem dados interessantes, mas uma conclusão ruim. Então, assim, ele tem seu mérito. Mas eu sou comunista demais pra esse livro, essa é a verdade.

Anoca Freitas 24/11/2018

Um ensaio "comunista"
Sabe aquela leitura "de uma sentada só"? É esta. Comecei ainda em outubro, mas acabei deixando de lado para priorizar algumas leituras técnicas. Hoje, entretanto, como falei nos stories, resolvi recomeçar do zero e concluí o livro ainda de manhã, porque a escrita é muito, muito fluida, e as dimensões das páginas também são menores que o formato padrão dos livros impressos.

Em "A morte da verdade", Michiko Kakutani, ex-crítica literária do The New York Times e vencedora do Pulitzer, reúne uma série de ricas referências que suportam sua opinião sobre o retrocesso do descaso com as "realidades objetivas", atribuído pela autora à hipervalorização pós-moderna da subjetividade. Quanto ao conteúdo, então, apesar de muito óbvio: é um livro contra o atual presidente estadunidense, Donald Trump, e todos os indivíduos, esquemas e sistemas que se apoiam em práticas de manipulação dos fatos para manipulação das massas. (Como vivemos um momento muito caro no tocante às questões de seletividade e de interpretação de texto, achei válido frisar. A carapuça poderá servir, afinal, a outras pessoas não mencionadas na obra.)

Apesar de a autora não ter como fugir daquilo que critica (subjetividade e viés de confirmação), este livro me pareceu bastante lúcido, mas, provavelmente, só deverá impactar aqueles que partilham de suas ideias. Aos demais, poderá soar como implausível, "mimizento" e/ou, como está na moda dizer, "comunista" (🤷🏻‍♀️).

site: https://www.instagram.com/p/BqkfBbmg38K/
Franciele 20/02/2019minha estante
Eita, mas que síntese boa! Ainda estou lendo, mas já estou com as mesmas opiniões que você, infelizmente muita gente vai achar o livro tendencioso ... Mas poxa, que livrão!

LuisfelipeBN 23/10/2020

Leitura essencial para entender o comportamento desse século
Quando lemos o subtítulo não devemos subestimar, realmente há muitas notas sobre a era Trump, a autora fez um enorme compilado com muitas notas de rodapé para todos aqueles que desejarem verificar a veracidade das informações e isso com certeza deixa o pequeno livro bem encorpado e com firmeza de um grande estudo científico e social. Para todos os que assim como eu buscam entender um pouco, minimamente, do que se passa com a sociedade e as transformações políticas e midiáticas da última década, esse é um excelente começo, talvez não o mais esperançoso, nem pesaroso, já que não foi essa a sensação que a autora me passou, mas como o trabalho de uma excelente jornalista, expôs os fatos, a verdade nua e crua (crua figurativamente, já que ela não poupou elucidações e referências). Mas, acima de tudo, vejo essa obra como um registro histórico inestimável, que precisa ser guardado e repassado para uma futura geração de eleitores e cidadãos.

Alex 18/10/2020

Bom, mas com ressalvas...
A semelhança entre o Modus Operandi de Trump e Bolsonaro é absurda. Parece que estamos lendo um relato sobre o Brasil.

A autora faz alertas importantes, mas acaba cometendo alguns pecados dos quais acusa no livro. Em determinado momento, por exemplo, ela faz uma crítica às falácias das falsas equivalências, mas insiste em colocar esquerda e direita como dois lados da mesma moeda, compara Lênin a Hitler e chama as ideias do primeiro de simplista, o que é um comentário extremamente... simplista.

A autora pontua bem as consequências do relativismo pós-moderno, mas falha em propor soluções. Além de, em momento nenhum do livro, criticar a principal estrutura que fomenta a banalização da verdade: o capitalismo.

Fora isso, é uma boa leitura pra quem busca uma crítica política mais light.

Luiz Amaro 18/10/2020

ERA DA POLARIZAÇÃO
Um livro polêmico para abrir rodas de debates por todo mundo. Michiko Kakutani põe o dedo na ferida e revela assuntos importantes para sociedade, temas atuais que geram discussões em nosso cotidiano

Sua principal ideia é nos provocar com a morte da verdade, ou seja, como as verdades estão sendo reinterpretadas a benefício do governo, mesmo que isso refute a ciência. Como o ditado diz: uma mentira contada várias vezes se torna uma verdade.

Um livro importante para todos. Para essa leitura esqueça seus ideais políticos, seja você conservador ou liberal. Porque esse livro é para aqueles que se importam pela denominação política mundial

Angelica75 10/05/2023

Nota 3, com pé atrás.
Aquele livro que vc vai ler mas que, em 2023, vc já sabe bem do que se trata. Estamos chafurdando na pós verdade, em mentiras pelo poder. Assustador e deprimente.

Lixos como trump e bozolixo são produtos dessa porqueira toda, tudo em nome do $$$$$$$$$$$$$$$$ e do poder em si. Nojo.

Agora a nossa amiga autora torna-se repetitiva em alguns fatos através das páginas e, cagada maior, comprar Lenin à Hitler (!!). Demais para o meu coraçãozinho.

Aqui, uma aulinha sobre, de quem entende:

Angelica75 10/05/2023minha estante
comparar***

Marcos5813 10/05/2023minha estante
Há extrema direita é amoral!

Mireille 10/05/2023minha estante
????

Marcos5813 10/05/2023minha estante
há?? rsrs *A

Angelica75 11/05/2023minha estante
E cada vez mais em alta em diversos países né? Socorro.

Gois 17/06/2021

Uma leitura necessária para entender a atualidade
Vivemos tempos em que as coisas e fatos mudam muito rápido e estamos vendo ascensão de pessoas e ideologias que achávamos ultrapassadas. Esse livro tenta trazer um olhar sobre esse fenômeno. Fala de história, do crescimento dos movimentos de direita, de fake News, Internet, política. Fala da mistura dessas várias questões que formam a realidade atual e faz refletir. Livro curto, escrito de maneira clara, com muitas referências a outros livros e notícias. Vale a pena a leitura.

Paulo Henrique 18/05/2020

Feito para Trump, mas serve para o Brasil
Esse livro foi escrito para tratar da era Trump, das eleições e da maneira que esse personagem caricato chegou ao cargo da mais poderosa potência mundial. A autora traz logo no início um pouco de teoria, que torna a leitura mais cansativa, mas a intenção é demonstrar o modelo utilizado por Trump para assumir a presidência e para governar.
O livro tem tudo a ver com as mídias sociais e o papel que estas passaram a ter na definição da vida política dos EUA, mas você irá perceber que isso vale para o Brasil da era Bolsonaro. Todo o livro pode ser estendido para o Brasil, pois fica claro que Bolsonaro copiou o modelo de Trump e vem copiando na maneira de governar, na base da mentira e da truculência.
A principal ação é mentir, mentir e mentir, e demonstrar que todos mentem o tempo todo, menos eles. Essa maneira de governar pode existir porque as mídias sociais permitem que você direcione notícias de acordo com o perfil de seu público, portanto você fica isolado na bolha de suas crenças e esses governantes criam o seu mundo ideal. Por isso você é capaz de juntar um bando de pessoas protestando contra não se sabe o que e gritam palavras de amor a políticos, algo realmente estranho. Esse modelo não se preocupa com diplomas pois o mundo criado é o que você sonha, por isso você irá rasgar seu diploma por esse mundo.
Um dos pontos mais interessantes é o tal combate ao establishment, que na verdade esses políticos fazem parte mas fazem você acreditar que não e que todos os demais poderes estão ali para te prejudicar, e ele somente ele pode te salvar.
Leitura fácil e rápida sobre esse mundo maluco que estamos vivendo e que a pandemia de COVID permitiu desnudar com mais força esse modelo louco e sem sentido.

Ailauany 05/07/2021

Isto é uma maçã.
Algumas pessoas vão tentar dizer que é uma banana.
Talvez elas gritem repetidas vezes "banana, banana, banana".
Talvez elas escrevam BANANA em letras maiúsculas.
Talvez você até mesmo comece a acreditar que isto é uma banana.
Mas não é.
Isto é uma maçã

Tuts 29/09/2020

Quem mandou matar a verdade?
Esse livro é fantástico.Me acrescentou em muito no mundo que vivemos de relativização dos fatos e da negação da verdade.

A autora explica muito bem toda a sua opinião e visão acerca de vários aspectos dos dias atuais,um livro muito importante.

O que aconteceu com a verdade? De repente tudo é aceitável como opinião? Tudo,por mais que absurdo é uma verdade própria? O que são trolls? Como a negação da verdade atua? O que está por trás do assassinato da verdade?

Essas são algumas das perguntas que a autora irá responder no livro.

mdudalivros 26/03/2020

fuck trump