A Natureza das Coisas

A Natureza das Coisas Marília Passos

Resenhas - A Natureza das Coisas

Juu Melo 17/05/2020

Um dos melhores livros que já li.
Leitura rápida, envolvente e leve. O final foi satisfatório apesar de que eu queria que houvesse uma continuação pois me envolvi muito com a protagonista.

Mick 24/08/2020

Não sei oq pensar do livro ainda. Gosto da forma q a escritora fez os personagens tão reais, seja sua vidinha tediosa e cheia de sonhos no Rio de Janeiro. Compreendo a Luísa e suas angústias, o medo de se tornar apenas o apoio do amor da sua vida, o mesmo que aconteceu com a mãe de Cássio. Ótimo livro mas não sei se entendi o final completamente.

Emi 27/07/2021

Uma leitura rápida.
Uma visão de uma vida comum brasileira com suas dificuldades e sonhos pra se alcançar, mesmo com uma escrita prática há citações que valem à pena.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/09/2022

"De saída abro um sorriso ao constatar com "A natureza das coisas" que a forma romanesca segue firme em sua vocação de deslocar, emocionar, e provocar o pensamento. O que, claro, tem a ver com o estilo de Marília Passos, que jamais é carregado ou excessivo. Sua história flui tensionada com ritmo admirável. Temos aqui um resultado bastante expressivo, capaz de manter nosso interesse do começo ao fim".

Por Luiz Felipe Leprevost

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788593058363

RUDY 01/11/2018

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
O livro traz uma leitura interessante porque aborda temas do cotidiano de um casal de níveis sociais diferentes, que sentem grande atração sexual um pelo outro, entretanto, não tem muito mais haver em sua relação.
A sensualidade transmitida no livro é algo sutil, embora tenha alguns trechos de sexo explícito, muita coisa fica subentendida através da beleza da protagonista e da forma simplista que ela percebe as coisas, sem grandes ambições.
O principal no enredo é o aspecto psicológico de uma mulher, seus sonhos, desejos e vontades, trazendo bem evidente, todo aspecto emocional e conflitivo dela, a profundidade de seus sentimentos, as escolhas que fez e suas consequências. As analogias relatadas no texto, fazem com que o leitor se identifique com as diversas situações.
É uma linguagem simples, de fácil entendimento e até certa profundidade. Trazendo reflexões sobre as relações e seu cotidiano.
Achei apenas que alguns aspectos poderiam ser melhores desenvolvidos, mas é um livro que recomendo muito para todos.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/08/resenha-49-natureza-das-coisas.html
Michelle 28/12/2021minha estante
achei interessante ainda que fuja do meu gosto

Angela Cunha 14/04/2022minha estante
Não me lembro de ter visto ou lido nada sobre esse livro antes, mas a temática me interessa muito, ainda mais por tratar de relações humanas, reais rs a parte psicológica e tudo mais!
Com certeza se puder, quero ler!!!
Beijo

Gabriela.Padora 30/03/2021

Natureza das coisas
A autora brasileira soube contar a escreve de forma poetica e bonita. Ela descreve sentimentos e desvaios dos personagens de forma envolvente. Livro curto mas marcante.

Pan 25/03/2020

Uma vida que pode acontecer
O livro traz uma narrativa de uma vida sem nada de especial; não temos poderes especiais, nao temos inteligência acima da média, não temos nada de especial em nenhum dos personagem. Chego a conclusão de ter lido uma história sobre uma mulher que tornou pequena a sua vida, alguém que seguiu marchando rumo a lugar nenhum.

Flavia Motta 17/05/2020

Rápido e ligeiro
Leitura boa, rápida e, acima de tudo, muito envolvente.
Luísa é sonhadora. Mas quem dera a vida fosse exatamente como sonhamos, né?!

Garotas Devorando Livros 19/12/2018

Resenha: Garotas Devorando Livros
[...] O livro é curtinho e a escrita é fluída, sendo os diálogos muito próximos do cotidiano, o que te faz ler com uma leveza maravilhosa e parece que você está sentado em um barzinho da Lapa vendo a história de Luísa se desenrolar diariamente na frente dos seus olhos enquanto você vai degustando uma bebida, mas mesmo sendo leve ele trás uma ideia profunda. [...]

Continue lendo no blog.

site: http://www.garotasdevorandolivros.com/2018/11/reseha-natureza-das-coisas-marilia.html

Ani 04/01/2019

Escrito por Marília Passos, A Natureza das Coisas foi lançado pela editora Labrador e traz a história do casal Luísa e Cassio. Ela resolveu se mudar para o Rio de Janeiro para seguir seus sonhos, queria ser atriz e participava de alguns eventos e peças que geralmente fracassavam. Já Cássio, fotógrafo de uma família rica e tradicional, trabalhava em grandes revistas e passava a maioria dos dias viajando a trabalho, o que mexia com a mente de sua amada.
Ao relembrar algumas cenas de seu passado, ela vai percebendo que foi se moldando a essência desse homem e esquecendo-se de quem ela era. A relação entre os dois era intensa, cheia de desejos e ciúmes, o que para Luísa era normal começou a se tornar um problema.
Essa descoberta é feita aos poucos, a autora fez com que a personagem crescesse lentamente para que nós, leitores, a conhecesse intimamente de maneira delicada e envolvente.
A edição da Labrador está linda, a capa traz algumas ilustrações maravilhosas e a revisão está muito bem feita, sem erros e com folhas amareladas, a única coisa que me incomodou foi fato de que os textos escritos na orelha e na contra-capa estão escrito em branco num fundo vermelho, o que torna a leitura cansativa.
A obra é narrada em terceira pessoa e a escrita da autora é fluída e envolvente, são cerca de 130 páginas apenas que você acompanha um romance cheio de representações. Parece ser uma história simples, mas na realidade possui uma complexidade incrível sobre os relacionamentos humanos.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2019/01/a-natureza-das-coisas-marilia-passos.html

Ana Beatriz.Alcantara 23/07/2019

Gostosinho
Leve, breve, ligeiramente instigante. O universo de Luísa é o centro da história, seus medos, dúvidas, suas percepções e incertezas em relação a Cássio e a vida. Há uma certa poesia sobre o viver em algumas descrições dos eventos que se passam com os personagens. Sucinto, a autora deixou um gosto de: e agora, Luísa? Poderia haver muito mais de Luísa, uma personagem riquíssima, profunda, de peito aberto para o mundo, experienciando seus achismos, vivendo e deixando viver. O livro deixa um gosto de introdução para uma sequência.

Marialba 23/05/2022

Narrativa interior
O começo não tinha me cativado, mas ao longo do livro a personagem Luisa se desenvolve e cativa o leitor. Com uma narrativa que mistura o mundo interior da personagem e as paisagens do Rio de Janeiro... Vale a pena! Mas, confesso que fiquei triste com o final melancólico

Hadjinha 15/06/2023

Diferente
Decidi ler pra mudar um pouco minhas leituras, sair da zona de conforto.
De começo o a história não me pegou, apesar de me conectar com os personagens não estava encontrando o rumo do livro, mas continuei e acho que em algum momento eu entendi e foi ai que as coisas começaram q andar. O livro conta a historia de Luisa, uma atriz desempregada que namora Cássio, um fotógrafo de pornografia, Luísa vive frustrada e infeliz já Cássio vive livre e intensamente.
O final pra mim foi meio confuso mas era o certo para a personagem, recomendo a todos que querem uma leitura profunda, nacional e diferente

deniferreira 18/08/2023

Um romance real e envolvente sobre uma mulher que tenta seguir carreira como atriz no Rio de Janeiro.