Contos De Amor Dos Cinco Continentes

Contos De Amor Dos Cinco Continentes Rogerio Andrade Barbosa

Resenhas -

Deyse Sales 05/07/2022

Adorei!
Esse livro é muuuuito fofo. Eu amei cada conto e super indico a leitura,muito leve e fluída, em um dia você consegue ler facilmente.

? Nerida e Birwain (Oceania)

?Meu coração é mais forte do que a morte - respondeu Birwain, não se conformando com a perda de Nerida. - O demônio das águas afogou a minha amada, mas o meu amor irá trazer ela de volta - anunciou, com firmeza.?

? Yennenga, a mulher-soldado (África)

?A mulher é como a terra fértil, meu pai. Ela precisa ser adubada para gerar grãos.?

? Os pássaros do arroz e a flor de lótus (Ásia)

?(?) Desde o momento que pois meus olhos em você, uma voz invisível me dizia que havíamos nascido um para o outro.?

? Flor de Salgueiro e nuvem branca (América)

?Eles tinham motivos de sobra para ser felizes até a velhice. Mas não foram.?

? Os pinheiros de Ugerup (Europa)

? (?) não há força no mundo maior do que o amor.?

Milena @albumdeleitura 17/12/2018

Contos De Amor Dos Cinco Continentes
Ah, as histórias de amor... Como não se encantar por elas? Sempre presentes entre os mais diversos povos, de diversas localidades e diversas línguas, este sentimento tão puro em comum prevalece: o amor.

Neste livro, embarcamos em uma viagem pelos cinco continentes (África, América, Ásia, Europa e Oceania) e somos apresentados a cinco contos, narrados de boca em boca, de geração em geração e recontados por Rogério Andrade Barbosa, preservando os traços marcantes destas histórias mágicas e trágicas, nas quais homens e mulheres enfrentam monstros, tradições, diferenças sociais e até mesmo a própria morte em nome do amor.

Iniciamos a nossa viagem pela Oceania, com o conto Nerida e Birwain, uma história de amor de dois grandes amigos de infância que desafiaram o poder do monstro submerso Wahwee, um anfíbio com cabeça de sapo e corpo de serpente, e morreram abraçados, dando origem aos lírios e juncos dos lagos australianos.

Seguimos viagem para a África, com o conto Yennenga, a mulher-soldado, criada como um menino pelo pai, o imperador Nedega, que sempre teve o sonho de ter um filho homem para ser o seu sucessor no trono. Educada na arte da guerra, a moça de personalidade forte ansiava por ser mãe, contrariando as vontades do pai e sendo expulsa do reino, porém, encontra sua realização e amor verdadeiro nos braços de Riale, um humilde caçador de elefantes que lhe deu seu maior presente: o filho, Uidraogo. E esse fruto de amor dos dois foi o elo que reconectou os laços entre a princesa-guerreira e seu pai imperador.

Somos apresentados na sequência ao conto Os pássaros do arroz e a flor de lótus, que tem sua origem na Ásia, mais precisamente na Tailândia, país budista e com forte crença na reencarnação, que narra a história da princesa e do colhedor de arroz que se reencontram em outra vida, após terem sido separados quando eram pássaros em um incêndio em que morreram com os filhos.

O quarto conto, Flor de Salgueiro e Nuvem Branca, originado em terras americanas, narra a história de um casal separado pela morte, na qual Nuvem Branca desafia as regras mortuárias de seu povo, tentando trazer sua amada, Flor de Salgueiro, de volta à vida. É quando um xamã decide ajudá-los, enviando-os aos céus para que pudessem viver seu amor na eternidade, por isso, segundo a lenda, até hoje, nas noites com muitas estrelas, é possível ver que as duas mais próximas representam Nuvem Branca e Flor de Salgueiro.

O último conto, Os pinheiros de Ugerup, dedicado ao continente europeu, conta a história de amor de Arild e Thale, separados pela condenação do rapaz à prisão, mas graças a sua sagacidade e esperteza, consegue livrar-se do cárcere e viver feliz ao lado de sua amada.

Sempre gostei muito de folclore e foi uma surpresa gratificante conhecer um pouquinho mais sobre as lendas e mistérios de cada continente, ainda mais tendo o amor como protagonista de cada um desses contos maravilhosos. Achei interessante o fato de que as ilustrações foram feitas por profissionais dos respectivos continentes, dando maior prestígio às histórias aqui narradas. Creio que Contos de amor dos cinco continentes seja um livro extremamente interessante tanto para crianças, jovens ou adultos, pois tem muito a agregar em nossa formação cultural. Muito obrigada, Editora do Brasil, por me proporcionar conhecer uma obra tão sensível e fascinante quanto esta.

site: https://albumdeleitura.blogspot.com/2018/11/dica-de-leitura-186.html