Leonardo da Vinci - Edição de Luxo

Leonardo da Vinci - Edição de Luxo Walter Isaacson

Resenhas -

Danilo Vicente 15/07/2023

600 páginas que instigam
Walter Isaacson sabe como escrever uma biografia. Primeiramente, sabe escolher biografados. E depois transforma a leitura em um vira-página célere. O livro sobre Leonardo da Vinci é inspirador. Gênio. Este honra o adjetivo. Humano, e gênio. Um dos grandes da história. Para muitos (mesmo), o maior artista já nascido. Não só isso, é o que mostram as cerca de 600 páginas que instigam a mente do leitor. Ah, não é um livro perfeito, porque muitas vezes idolatra Leonardo até em erros. Para mim, as grandes partes são sobre suas pinturas - aí é de grudar os olhos nas páginas.

Vinicius 21/04/2021

Um gênio estupidamente humano
Quando ouvimos a palavra gênio, quase que automaticamente nos vem uma visão embargada de certos esteriótipos, criamos uma aura mística de que o gênio foi uma pessoa escolhida a dedo pelo universo, para ser como tal. Lendo a biografia incrível escrita por Walter Isaacson vemos um Leonardo que era genial, que faz jus a fama de ser sobrehumano, mas vemos também o Leonardo procrastinador, que comete erros de perspectiva, que deixou obras inacabadas por achar que não daria conta de fazer-las, que se sentia ameaçado por um jovem chamado Michelangelo, um Leonardo gente como a gente em certos pontos, que está passível a condição humana.
Assim como em suas pinturas, a genialidade sobrehumana do Leonardo e seu lado totalmente humano estão quase que divididas por uma tênue linha, um sfumato.
Giselaine 21/04/2021minha estante
Amo suas análises

Neto.Antonelli 26/10/2019

Vida de um Gênio cheio de falhas
Walter Isaacson conseguiu nos levar para passear com Leonardo da Vinci, tirando aquele véu de pessoa mística que veio ao mundo pronto, mostrando-o como ele realmente foi, curioso, falho, estudioso, protelador, mas acima de tudo, brilhante.

Não existe mágica, não existe sorte, houve sim uma pessoa que poderia viver uma vida medíocre, mas acabou aprendendo e se interessando e realizando aquilo que tinha vontade.

Foi prazeroso.

Edson Camara 30/04/2019

Leonardo da Vinci era um gênio e este livro prova isso a cada palavra
Se alguma vez você acreditou que aliens, de outros planetas, viveram ou vivem entre nós, acredite, Leonardo da Vinci era um deles.
O homem era um gênio no sentido mais literal da palavra, embora também tivesse vários defeitos humanos, talvez para disfarçar sua origem.
Ele experimentou tudo que uma pessoa, de sua época, poderia experimentar em nome da ciência e da arte.
Foi pintor, escultor, engenheiro, arquiteto, historiador, astrônomo, físico e anatomista.
Seus inventos eram tão avançados, que a tecnologia da época não conseguia realiza-los.
Não vou falar aqui da sua personalidade e comportamento para não dar spoiler, mas este livro conta detalhadamente, até onde se pode pesquisar a vida deste homem fantástico.
Sempre fui fã, agora, sou mais que fã, sou adepto do Leonardo da Vinci. Me interessei em me aprofundar mais ainda em sua historia, apoós a leitura deste trabalho do biografo Walter Isaacson, o autor nos oferece suas próprias reflexões em passagens onde há duvidas ou pouca base de esclarecimento sobre a vida de Leonardo, é um livro prazeiroso de se ler e a edição da editora Intrínseca é de primeiríssima qualidade, com papel brilhante e varias imagens da obra de Leonardo.
Para concluir extrai um trecho que descreve a Mona Lisa, obra máxima de Leonardo e expoente da arte universal:
"...E agora a Mona Lisa. A pièce de résistance de Leonardo ... O trabalho nela foi iniciado em 1503, quando Leonardo voltou a Florença após servir a César Bórgia. Entretanto, ele não a havia finalizado na época em que se mudou para Milão em 1506. Na verdade, levou-a consigo e continuou trabalhando nela ao longo de toda a segunda temporada em Milão, e depois durante os três anos passados em Roma. Ele a levou até para a França, sua última parada antes de morrer, onde acrescentou minúsculas pinceladas e finas camadas ao longo do ano de 1517. A tela estava em seu ateliê quando ele morreu. Dessa forma, faz sentido analisar a Mona Lisa perto do final de sua carreira, explorando-a como o apogeu de uma vida dedicada a aperfeiçoar a habilidade de buscar sempre um ponto de intersecção entre a arte e a natureza. O painel de álamo coberto por múltiplas camadas suaves, ou velaturas, aplicadas ao longo de muitos anos, é uma boa metáfora para as múltiplas camadas de talentos de Leonardo. O que teve início como o retrato da jovem esposa de um comerciante de seda se transformou em uma empreitada para retratar a complexidade das emoções humanas, imortalizada pelos mistérios escondidos na insinuação de um sorriso, e também um esforço para conectar nossa natureza à natureza do universo. As paisagens da alma da mulher e as da natureza estão interligadas.
Passe um tempo olhando a Mona Lisa, dedique-se a observar cada cantinho da obra, depois me diga como um home conseguiu com pincel e tinta sobre um painel de madeira representar a vida de forma tão realista e magica ao mesmo tempo.
E isso há mais de 500 anos atras

deborauni 20/10/2019

Leonardo Da Vinci
Obra riquíssima, muito bem escrita e instigante. O maior empecilho, além do tempo, foi o peso do volume de capa dura, apesar das reproduções maravilhosas das obras e estudos que fazem desta, uma edição primorosa.
Se Leonardo Da Vinci foi um gênio, seu biógrafo não fica atrás na capacidade de pesquisa, descrição e relação minuciosa da vida e obra a partir de inúmeras publicações. Além de ter uma visão crítica do momento histórico, inserindo o biografado na geografia e história, complementa o comparando aos seus outros biografados: Einstein e Steve Jobs.
Excelente leitura!
Algumas citações:

?O que fez de Leonardo um gênio e o diferenciou do restante das pessoas que são apenas extraordinariamente inteligentes foi a criatividade, a habilidade de aplicar a imaginação ao intelecto.? p. 549.

Aprendendo com Leonardo

Seja curioso, incansavelmente curioso.
Busque o conhecimento pelo simples prazer da busca.
Conserve a capacidade das crianças de se maravilhar.
Observe.
Comece pelos detalhes.
Veja o que está invisível.
Mergulhe no desconhecido.
Distraia-se.
Respeite os fatos.
Procrastine.
Faça com que o perfeito seja inimigo do bom.
Pense visualmente.
Evite fechar horizontes.
Faça com que seu alcance seja maior do que sua compreensão.
Alimente a sua fantasia.
Crie para você, não só para os patronos.
Trabalhe em conjunto.
Faça listas.
Faça anotações - no papel.
Esteja aberto ao mistério. Resumo de tópicos das páginas 550 a 555.

Vinicius Borges Martins 22/12/2019

Walter Isaacson é o cara
É inegável que Leonardo da Vince foi uma pessoa fora de série, mas Walter Isaacson nos leva a sermos mais íntimos desse gênio em uma obra que exigiu muito estudo e imaginação para buscar pensar como Leonardo e entregar essa obra prima.

Walter relata histórias do nascimento a morte, de forma cronológica e retrata as dificuldades, as glórias, as frustrações, a busca incessante pela perfeição, a curiosidade única... enfim, a vida complexa e rica de Leonardo da Vince repleta de histórias e mistérios.

Renan 23/12/2019

Walter Isaacson merece um Pulitzer
Este livro é simplesmente uma "obra de arte". Leonardo Da Vinci foi muito mais do que um mero pintor. Leonardo se mostrou como um dos homens mais versáteis que o mundo já vira. Além dos quadros, Leonardo possuía conhecimentos em Engenharia, Física, Anatomia, Esculpimento, dentre diversas outras áreas.

Leonardo era um homem extremamente perfeccionista e detalhista. Ele não devolvia seus quadros, mesmo quando ele era pago para tal, em certos momentos, devido ao fato de achar que os quadros não estavam de fato prontos.

Além disso, Leonardo envolveu-se em diversos momentos históricos, dentre a tomada de Milão pelo Rei Francês, o Reinado dos Médico em Florença, a sua pequena disputa com Michelangelo pelo título de maior artista de Florença, dentre outros casos extremamente relevantes para a história. E, o mais interessante, é que a genialidade de Leonardo ficou mais conhecida mundialmente do que esses grandiosos fatos históricos.

Leonardo inventou técnicas de pintura que até hoje são suas características e que dificilmente são plagiadas.

No mais, Leonardo foi um homem sem palavras e esse livro é uma peça essencial para aqueles apaixonados por história e por biografias enriquecedoras.
Aconselho também, àqueles que tem interesse, ler o Livro "Benjamin Franklin: uma vida americana" do mesmo autor (outra obra de arte literária).

Samuel 02/06/2020

Inspirador
Se há algo que eu aprendi lendo os livros do Walter Isaacson é que os grandes gênios eram pessoas apaixonadas pelos seus objetivos. Ao ler Leonardo Da Vinci percebemos que Walter também é um apaixonado em biografar, a leitura é inspiradora, instigante.
Da Vinci é com certeza um dos mais brilhantes homens a terem pisado na Terra, e o Livro nos faz admira-lo, nos aponta os motivos e nos mostra o caminho que levam ao reconhecimento de tal brilhantismo.