Fé Cidadã. Quando a Espiritualidade e a Política Se Encontram

Fé Cidadã. Quando a Espiritualidade e a Política Se Encontram Carlos Bezerra Jr.

Resenhas -

João Burti 06/12/2021

Muito bom!
O livro é um verdadeiro convite ao cristão ser um participante ativo de uma fé pública, o que implica necessariamente ser um agente de serviço em favor da sociedade como um todo, mas principalmente daqueles que menos favorecidos.

Deixo duas citações que dão uma ideia legal do que trata o autor:

"Do que adianta os evangélicos crescerem estatisticamente se os frutos que damos não chegam a quem tem fome?"

"Por que, quando se trata de pautas moralistas, a bancada evangélica é rápida na atuação, mas quando se trata de justiça social ela se cala?"

Um livro que vale a pena ser lido.

joaoaranha 10/11/2018

Reflexão. Escuta. Esperança. Incômodo.
Essas foram as quatro palavras que resumem bem "Fé cidadã - quando a espiritualidade e a política se encontram". Em poucas páginas, é mostrado como, de maneira puramente cristã, o Evangelho e a política podem se coadunar, sem se corromperem.
Leitura fácil, porém, com ótimo nível de reflexão. Deveria ser leitura obrigatória nos discipulados, para nos dar alguma esperança nas próximas eleições. Recomendado.

Haralan 24/10/2021

Um testemunho e um apelo
O livro expõe as ideias do autor com relação ao engajamento de cristãos na esfera política. Como o próprio autor afirma, o objetivo do livro é " [levar o leitor] a perceber como é possível uma pessoa ou comunidade exercer sua cidadania de forma plena, seja nas esferas político-partidárias, seja na vida cidadã na polis, tendo sempre como foco os valores da espiritualidade cristã."

Fica claro que o livro é uma tentativa de apontar um caminho possível para o engajamento cristão na sociedade a partir da própria trajetória do autor que, além de pastor, é médico, ativista e foi vereador e deputado estadual em São Paulo.

O livro passa por vários tópicos importantes no debate histórico sobre o envolvimento de cristãos com questões políticas e sociais. É evidente a preferência do autor por usar "os filtros" da Teologia da Missão Integral para relatar sua trajetória e fazer sugestões de abordagem e conduta aos seus leitores, inclusive com citações à obra de René Padilla e amplo uso de terminologias específicas dessa corrente teológica.

As pautas básicas dos direitos humanos são enfaticamente defendidas a partir da justificativa de que o ser humano preserva, intrinsecamente, a imago-dei e que nos leva à conclusão de que toda vida é sagrada e este pensamento deve moldar a ação política em qualquer esfera.

O texto trás propostas interessantes com relação aos principais problemas existentes nesse diálogo. Embora seja escrito de forma acessível, senti falta de um certa sistematização das ideias, o que daria mais clareza às propostas. Também senti falta de uma posição mais explícita do autor com relação à questão do aborto, uma vez que o mesmo é médico obstetra e relata que seu "chamado" para atuar na esfera pública aconteceu após a dura experiência com a perda de uma criança devido a falhas do sistema de saúde durante o período gestacional.

De qualquer forma, é uma boa e instigante leitura.

_agraciele 01/03/2020

Um alerta edificante!
Comecei a leitura esperando por esclarecimento sobre religião x política, mas o livro na realidade é um alerta sobre o quanto nós, cristãos, ainda precisamos aprender sobre o que é ser político, estar inserido na sociedade e impactá-la com a nossa fé em Cristo. Realmente um chamado a voltar para o desejo do Senhor de que devemos cuidar e amar os mais vulneráveis.

Luciano Caldas 28/07/2020

Transformação de Consciência
Gostaria de resumir esta incrível obra do Carlos Bezerra com apenas um trecho: ?Se eu sou liberal demais para os conservadores e muito conservador para os liberais, eu devo estar exatamente onde Deus quer que eu esteja. Quem se define ou define o outro segundo as categorias ideológicas que aí estão se limita. É preciso resistir, subverter e pensar fora dessas caixinhas.?

Roberta 14/06/2021

O título diz tudo
Um livro escrito por um cristão, médico e político a quem admiro muito. E gostei muito de conhecer mais a fundo o que ele fala sobre a importância de uma fé cidadã. A importância das bancadas (embora muitas vezes não concordemos com elas) para a democracia e para a construção de políticas públicas. Também faz uma crítica bastante contundente ao político cristão que está apenas se aproveitando do sistema para beneficiar seu próprio círculo e não a população em geral.
Um livro necessário que fortaleceu um pouco a minha fé na política feita da forma correta. Principalmente porque foi escrito por um político reconhecido por seu trabalho com direitos humanos.

tray 06/07/2020

LEIA
"Um livro provocador, e como é bom ler livros assim, que nos provoca, que o autor expõe feridas que precisam ser saradas, uma leitura que traz inquietações e esperança de mudança, excelente."

nanat.rosa 18/07/2023

Sensacional e necessário
Livro extremamente necessário para os dias atuais, principalmente para aqueles que dizem que a luta pelos direitos humanos é pura tolice, ou "militância".
É incrível ver o Carlos falando com tanta autoridade e nos chamar, como Igreja, a não permanecemos com os braços cruzados diante da atual situação dos direitos humanos em nosso país. Impossível permanente da mesma forma depois de ler esse livro cirúrgico. ??

"De que adianta os evangélicos crescerem estatisticamente se os frutos que damos não chegam a quem tem fome?" ? Carlos Bezerra Jr.