A Certeza da Fé

A Certeza da Fé Herman Bavinck

Resenhas - A Certeza da Fé

Leonardo910 14/02/2024

Magnífico
Um achado para mim, e recomendo para todos. A fé é base para todas as nossas crenças, é dom dado por Deus.

Vitoria293 02/02/2023

Fenomenal
Uma linguagem acessível, compreensível. Entra em temas concernentes a fé e como a partir delas podemos começar um diálogo em defesa da mesma.
O livro eu diria é introdutório mas não perde seu caráter fenomenal. Eu recomendo muito!

Rodrigo.Dias 04/04/2022

Ótimo livro!
Um livro pequeno com um conteúdo poderoso. Repleto de percepções bíblicas sobre a história, filosofia, Deus e a certeza da fé.

A fé, sendo uma questão pessoal, gera um reatamento dos vínculos que ligam a alma a Deus. Com isso produz uma ?renúncia de todas as coisas criadas para depositar toda a confiança em Deus, seja na vida ou na morte. A fé é uma desatenção às coisas que se vê a fim de levar em conta aquelas que são invisíveis, porém eternas e imperecíveis? (p. 89).

Para Bavinck a certeza é uma característica essencial da fé, ela não pode ser separada e pertence a própria natureza da fé. Essa certeza, também, precisa estar firmada na Palavra de Deus que ?é sempre o firme fundamento no qual o crente apoia-se, a rocha à qual se apega, o ponto de partida de seu pensamento, a fonte de seu conhecimento, a regra de sua vida, a luz para o caminho e lâmpada para seus pés? (p. 93).

A fé baseada na confiança e conhecimento na Palavra de Deus faz com que o cristão entenda que é um filho de Deus. Não com base em alguma experiência interna, mas sim com base nas promessas de Deus. Confiante disso, ?ele pode então olhar ao seu redor e gozar de todas as boas dádivas e do dom perfeito que desce do Pai das luzes. Tudo é dele, pois ele é de Cristo, e Cristo, de Deus. O mundo inteiro torna-se material para seu dever? (p. 102-103).

?A história de todas as coisas procede de acordo com seu conselho no tocante à redenção da igreja como a nova humanidade; para com a libertação do mundo num sentido orgânico; em relação ao novo céu e à nova terra. Mesmo agora, por direito, tudo em princípio pertence à igreja, porque ela é de Cristo, e Cristo, de Deus. Como um sacerdote no templo do Senhor, aquele que acredita nisso é rei sobre toda a terra. Porque é um cristão, é um humano no sentido pleno, verdadeiro. Ele ama as flores que crescem a seus pés e admira as estrelas que brilham no firmamento. Ele não desdenha as artes, que são para ele um dom precioso de Deus. Nem menospreza as ciências, pois estas, também, são um dom do Pai das luzes. O cristão acredita que tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável. Ele luta não pelo sucesso e não trabalha por recompensas, mas realiza aquilo que lhe chega às mãos, vendo claramente, por meio dos mandamentos de Deus, embora ignorando aquilo que o futuro possa trazer. Ele faz boas obras sem pensar duas vezes e gera fruto antes que o perceba. Ele é como uma flor que espalha sua fragrância sem percebê-lo. Ele é, numa palavra, um homem de Deus, perfeitamente habilitado para toda boa obra. E embora para ele o viver seja Cristo, no final o morrer é lucro.?

J.v 01/02/2022

Belíssimo
Neste ensaio de introdução a leitura de Bavinck, o autor nos mostra um conhecimento profundo sobre Deus e a própria escritura, mostrando que a certeza da fé é essencial para a fé cristã, quebrando diversos paradigmas e outros pontos da atual interpretação de fé.

João Vitor 15/02/2021

O livro perfeito sobre a natureza e a certeza da fé!
Esse livro é perfeito em todos os sentidos. Bavinck é, talvez, o meu teólogo preferido, mesmo tendo lido pouca coisa dele (ainda). Sua escrita é invejavelmente clara, sua argumentação é muito convincente, sua fidelidade à narrativa bíblica é marcante, e seu apelo emocional e volitivo não é ?apelativo?, pois é totalmente pautado pelas promessas de Deus.

Além disso, o livro trata de forma muito completa sobre o assunto específico dele: o que é a certeza que vem pela fé e como a alcançamos. Como o assunto é específico, o livro é curto, mas é um trabalho quase definitivo sobre o tópico que ele busca tratar.

Por fim, a tradução da Monergismo ficou excelente. Embora o estilo de Bavinck facilite a fluidez da leitura, não deve ser fácil traduzir um teólogo de sua estirpe, reproduzindo com fidelidade a qualidade da escrita e da argumentação. Mas isso foi feito maravilhosamente bem.

Para todos que querem entender sobre a fé de uma perspectiva teológica, espiritual e devocional, esse livro é indispensável!