Por que nós dormimos

Por que nós dormimos Matthew Walker

Resenhas - Por que nós dormimos

Cassio Kendi 03/06/2021

Minha mãe nos mandava para cama sem falha todos os dias as 20h00, logo após as novelas mexicanas do SBT. Havia dias em que eu não estava com tanto sono, e me ressentia um pouco por ter que ir para a cama tão cedo. Este ressentimento só crescia quando alguns amigos de escola contavam sobre os programas que costumavam assistir tarde da noite.

Lendo este livro pela terceira vez, reconheço que minha mãe estava certa.

Como o próprio título sugere, é um livro muito mais sobre os 'porquês' do sono do que sobre os 'comos'. Em resumo, o autor explica o que é o sono, porque dormir bem faz bem e porque dormir mal faz mal. Como são vários argumentos, cada leitor vai ser mais convencido por um subconjunto específico deles.

No meu caso, por exemplo, um argumento forte é o papel do sono em consolidar memórias, e como dormir mal nos dias anteriores e subsequentes ao aprendizado reduz a quantidade de informação que você retém. Para outras pessoas, o que pode convencer a prestar mais atenção ao sono pode ser como o sono regula a fome e aumenta a probabilidade de ganho de peso; como dormir bem te faz parecer mais atraente no dia seguinte; como dormir mal por um período prolongado aumenta as suas chances de ter doenças cardíacas, câncer, diabetes e Alzheimer.

Senti falta só de um capítulo que resumisse todas as dicas práticas, os motivos principais para cada e os principais argumentos a favor do sono. Há um apêndice ao final do livro reunindo doze recomendações, mas poderia ser mais extenso na minha opinião. Facilitaria bastante na hora de revisar o livro.

Abaixo, seguem as dicas passadas neste apêndice:

1 - Durma todos os dias no mesmo horário. Coloque um alarme para lembrar da hora de dormir, e não só de acordar.
2 - Exercite-se com regularidade, e de preferência, no mínimo de 2 a 3 horas antes de dormir.
3 - Evite cafeína e nicotina, que são substâncias que afetam negativamente o ciclo de sono. Se for beber café, prefira beber de manhã: como a meia-vida da cafeína é de 5-7 horas, seu corpo ainda conterá uma quantidade razoável dependendo da quantidade de café que você beber à tarde.
4 - Evite álcool de noite. Apesar de parecer te ajudar a dormir devido aos efeitos relaxantes da bebida, a qualidade do seu sono será prejudicada, particularmente o ciclo REM.
5 - Evite refeições pesadas ou muito líquido antes de dormir.
6 - Evite medicamentos que afetem o sono. Converse com seu médico para saber se um dos medicamentos que toma têm impacto no sono, e se poderiam ser tomados mais cedo no dia.
7 - Não tire sonecas depois das 3 da tarde.
8 - Relaxe antes de dormir. Exemplos de atividades relaxantes: ouvir música, ler um livro.
9 - Tome um banho quente antes de dormir. Ajuda a regular a temperatura corporal, o que influi na facilidade com que seu corpo dorme.
10 - Deixe seu quarto totalmente escuro, frio e sem aparelhos tecnológicos, como TVs e computadores.
11 - Procure estar ao ar livre no mínimo 30 minutos por dia. A luz solar é crítica para regular o ritmo circadiano. Tente acordar com luz solar, ou com luzes fortes no ambiente.
12 - Não fique na cama se não conseguir dormir. Após uns 20 minutos acordado na cama, levante e faça uma das atividades relaxantes do item 8.

Para finalizar, uma recomendação é digitar "Matthew Walker" no Youtube, há várias palestras muito boas do autor.
Aline ig @escape.abacharel 03/06/2021minha estante
Que legal, estou lendo esse livro! Muito bom!!

Liziane 03/06/2021minha estante
Já li e também recomendo, a gente aprende a valorizar mais o sono e a sua saúde agradece.
Vale muito a pena ler.

Cláudio Jr. 12/06/2021minha estante
Rapaz que resumo ótimo, li faz pouco tempo mas somente uma vez. É uma pena que hoje o sono ainda é visto como empecilho para algumas pessoas e sem falar que não existem políticas públicas voltadas para a qualidade do sono.

Cassio Kendi 14/06/2021minha estante
Cláudio, concordo totalmente. Também espero que o sono passe a ser mais enfatizado na educação da mesma forma que dieta e exercícios físicos. No médio, longo prazo, isso ajudaria a reverter esta visão viciada de que quanto menos uma pessoa dorme, mais 'produtiva' ela é.

Leomarques.Oliveir 16/06/2021minha estante
Muito bom a resenha. Amei a leitura desse livro

Leticia.Nunes 10/07/2021minha estante
legal. comprei recentemente. quero. ler logo

Deyse M. 14/12/2022minha estante
Poxa, muito obrigada pelo seu resumo! Agora eu realmente fiquei bem interessada na leitura! Já está na minba lista!

Henrique.Nora 12/02/2023minha estante
Um livro necessário para todos que dormem

Mila 27/02/2024minha estante
Que resenha incrível! Muito obrigada pelo resumo

Rodrigo Silvestre 17/02/2020

Excelente! O cara consegue explicar tudo (até demais) de uma forma simples e completa.
Nunca me senti tão bem representado como quando ele falou do experimento com a aranha viciada em cafeína que fazia tudo errado.

gcaldas2 24/04/2021

Leitura obrigatória para quem se preocupa com a saúde
Nunca pensei que o sono fosse tão importante e influente em tantos processos em nosso corpo e este livro demonstra isso com muito zelo e leveza indo direto ao ponto. A leitura foi um divisor de águas para eu começar a me importar com a qualidade e regulação do meu sono assim para outras pessoas.

Igor Almeida 23/10/2020

Poucos livros mudaram tanto minha visão de mundo sobre determinado assunto quanto esse, mesmo tendo lido tão pouco (um único livro). Desde os capítulos iniciais explicando a fisiologia do sono natural, passando pelos capítulos subsequentes mostrando os estudos científicos sobre o sono, além de um raciocínio e uma lógica irrefutável, tudo me levou a repensar o modo de organizar meu tempo de trabalho/estudo/sono e alguns hábitos e pensamentos equivocados que temos como senso comum. A quem porventura estiver lendo essas palavras, dê uma chance a este livro, recomendo demais.
Eduardo 24/10/2020minha estante
Eu tinha una certa vontade de ler esse livro, mas nunca saía disso. Agora que você comentou, fiquei bem curioso haha.

Thiago 24/10/2020minha estante
Esse livro é fenomenal!

Igor Almeida 24/10/2020minha estante
Fura a fila da lista de leitura e bota ele na frente haha

Eduardo 25/10/2020minha estante
Já até botei definitivamente na wishlist, inclusive haha

Henrique_ 25/08/2023

Valioso
Vejo este livro como um alerta de saúde pública e uma chamada para refletirmos mais a respeito do sono e das razões de ele existir em nossas vidas e ainda assim ser tão negligenciado. Ultimamente tudo está muito negligenciado. Muitas vezes abrimos mão de uma comida saudável para comer um fast-food e terminarmos um trabalho a tempo, e ficamos até tarde da noite grudados em nossos smartphones para “relaxarmos” depois de um dia exaustivo, sem nos darmos conta que a melhor maneira de nos recuperarmos é pela via do sono. Sempre gostei de dormir, mas depois de ler esse livro pude observar que posso investir ainda mais na minha qualidade de sono e ter um dia mais produtivo e com saúde. Para os que estão comprometidos ou precisam estabelecer novos padrões de sono, o livro será uma fonte de informação valiosa que traz alertas, dentre tantos, sobre remédios para dormir, sobre os ciclos do sono, o papel de cada ciclo, a relação entre sono e saúde e os riscos que corremos quando um motorista não dorme o suficiente e pega a estrada ou um médico com poucas horas de sono vai operar um paciente.
edu basílio 25/08/2023minha estante
amo dormir, sempre amei e, após sua resenha, eu sei que esse amor será eterno rsrs...

Larissa 24/12/2020

Leitura necessária
O autor consegue explicar a necessidade do sono e de todas as suas fases de maneira exemplar.

Gustavo Aranha 30/01/2022

Um livro necessário
O autor do livro é Matthew Paul Walker um neurocientista inglês e professor da Universidade da Califórnia. Ele estudou o sono durante mais de duas décadas, e trouxe o livro que tem boa parte de uma matéria que ele leciona na universidade.
Os primeiros capítulos do livro o autor já chega com uma voadora de duas pernas sobre um mito comum, que certamente você já ouviu alguém falando, que dormi pouco e se sente bem. O autor diz que é um mito, que os humanos necessitam de 7 a 9 horas de sono por noite.
Mas a modernidade, com as luzes de led, os aparelhos, e a necessidade de acordar cedo, acabaram fazendo com todos nós durmamos menos, e ele vai citando vários estudos, fazendo uma relação entre a privação de sono e doenças psíquicas em cada um de nós.
Mas claro que o mais me choca é o estudo que ele cita sobre a direção e o sono. Mostra que em estudo comparativo privar-se de sono por mais de 16 horas torna-se tão perigoso quanto beber e dirigir. E beber, dirigir se privando do sono? É o pior claro.
Ele faz um questionamento que nos faz refletir sobre a forma que trabalhamos com alguns tipos de profissionais, como médicos, e policiais, que constantemente precisam fazer plantões exaustivos, e portanto, não estão com suas capacidades de tomar decisões em melhor estado. Se precisar de serviços médicos torça para que seu médico esteja descansado, como ele demonstra mais de 1/3 dos erros médicos que causam morte, são provados por médicos em privação de sono. Claro, nos EUA.
E por fim, conta uma história bizarra de um homem que foi absorvido no seu julgamento, de ter tipo culpa no assassinato de sua sogra e sogro. Ele era sonâmbulo. Dormindo, foi a casa dos sogros e os matou a paulada, voltou para casa e só acordou depois. A defesa conseguiu demonstrar que ele fez isso num estado que não estava consciente.
Um último e mais importante conselho que o autor deixa para nós é: durma e acorde sempre no mesmo horário, tenha essa rotina.

Moises.Bauer 29/12/2020

Recomendado
Walker explora os mistérios do sono e dos sonhos, divulgando essa área da Ciência com uma linguagem muito acessível. Com inúmeras dicas para um sono saudável, recomendo fortemente a todos.

Matheus 17/10/2020

Essencial
Um livro essencial. A população em geral sabe muito pouco sobre o sono. Praticamente não somos orientados sobre o sono e sua importância para a saúde mental e física. Os benefícios de boas noites de sono são infindáveis e essa resenha ficaria enorme. Minha recomendação é: LEIA. Leia e compartilhe. Dê esse livro para seus amigos e familiares. É essencial.

Vinicius.Pedrosa 03/04/2021

Interessante
O livro é muito interessante pois nós faz pensar a respeito de um assunto que se fala muito pouco que é o sono, nós traz muitos detalhes de sua importância e através de pesquisas e estudos prova cada uma de suas explicações, fazendo a gente pensar melhor sobre o nosso próprio sono e o que achamos muitas vezes de outras pessoas que gostam de dormir.

Dani 29/04/2020

Excelente!!! Todo mundo deveria ler esse livro em algum momento .
Leitura fácil, didática e muito informativa.

Edil2 15/02/2020

Desmistificação do sono e reavailiação de sua importância.
Por que nós dormimos é um livro completamente científico, todos os argumentos nele encontrado, são reforçados pelo estudo científico e comprovados pelo mesmo. Mudou completamente a minha relação com o sono e acho que a de qualquer pessoa que o ler. Ele arranca da cabeça do indivíduo a ideia disseminada de sono como uma mera "recarga de energias" nesse livro você verá que o sono vai muito além disso(muito mesmo) e que você não deveria trocar suas oito horas de sono por nada. Abaixo irei listar apenas alguns dos grandes benefícios do sono que o Matthew Walker descreve ao decorrer do livro.
- É no sono que levamos as informações do hipocampo(curto prazo) para o córtex(longo prazo). Logo se você não dorme você não aprende!!!
- Dormir rotineiramente menos de 6 ou 7 horas por noite destrói o sistema imunológico e mais do que dobra o risco de câncer
- Quando temos quantidades indevidas de sono ficamos mais descontrolados emocionalmente(Mais suscetíveis a oscilações de humor e afins)
- Ficamos extremamente inclinados a cometer erros de todas as formas possíveis, pois o nosso cérebro falha ao decorrer das atividades.
- Dirigir com sono é mais perigoso e causa mais acidentes do que dirigir embriagado.
- Dormir 8 horas por noite reduz a chance de problemas psiquiátricos (ansiedade, depressão, esquizofrenia, etc.) e pacientes que já têm esses problemas se beneficiam com boas noites de sono;
- É MITO que a frase "o importante é qualidade e não quantidade", quando se trata de sono quanto mais você dorme maior a qualidade do seu sono.
- Álcool é um assassino do processo do aprendizado, fazendo você sofrer até 60% de amnésia sobre o conteúdo estudado.

Ninguém está excluído desses efeitos, pessoas que se privam de sono se acostumam com um padrão de funcionamento precário Como diz o autor "pessoas que dormem pouco se acostumam a um novo padrão de vida que nivela as coisas por baixo, e passam a achar que é natural não conseguir se concentrar, ter problemas de memorização, sentir cansaços inexplicáveis durante o dia, ter pensamentos ruins, lidar com alterações drásticas de humor, etc."

Marta278 28/05/2023

Assunto muito importante
Esse livro é um divisor de águas. Para quem quer entender sobre o sono, esse é o guia. A gente subestima o valor de dormir bem até entender os impactos de subtrair esse aspecto em nossas vidas. Depois que regulei meu sono, me tornei outra pessoa. Passei a me sentir melhor, mais capaz. E esse livro é muito instrutivo. Décadas de pesquisa condensados em explicações muito boas e interessantes. É fascinante como a gente pode aprender tanto sobre um momento em que não estamos acordados. E saber que ele é tão fundamental quanto respirar. Temos que aprender muito com isso e divulgar, incentivar o sono de qualidade.

Zaqueu 19/04/2023

Dormir é essencial
Vivemos em dias onde o que está em jogo mesmo é quanto somos e devemos ser produtivos.As pessoas não possuem uma rotina fixa por causa da loucura do dia dia,onde cada um tem que correr atrás dos seus objetivos e muitos fazem metas e planos e para conquistar cada uma delas é necessário muito foco e dedicação. Até certo ponto é saudável todos essas etapas mais na grande maioria estamos simplesmente sacrificando nossa saúde em nome de algo passageiro e supérfluo que cedo ou tarde irá passar.

Lendo essa obra pude perceber o quanto preciso melhorar em meus hábitos durante o dia e como devo orientar minha vida para que todos os meus planos do futuro seja alcançado sem eu precisar sacrificar minha saúde. Nada é mais doloroso do que chegar a idade avançada e descobrir o quão as coisas poderiam ser diferente,se simplesmente parasse com os maus hábitos e cuidasse da nossa saúde.

Obra mais do que indicada para todos os atarefados, estudantes e os jovens que em nome de objetivos,festas e trabalho acabam sacrificando o que pode ser nosso maior aliado contra as maiores doenças desse século.

Beth 24/08/2020

Por que nós dormimos - Matthew walker
Ótimo livro, só lendo pra entender a real importância do sono na nossa vida e para a sociedade.
Ótimo Pará se ler em qualquer fase da vida e ele ira dar dicas para melhorar a sua qualidade de vida com o sono. Dedico a importancia principal da leituras para pais e mães que possam educar seus filhos, a terem a saúde do sono.