A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A trança

Dine (Lendo com Dine) 16/01/2022

Fios que se cruzamn
Ao ler A Trança nós deparamos com histórias de mulheres fortes que lutam para conseguir sobreviver aos desafios, cada uma do seu jeito, com sua dor, com sua força e com sua esperança de continuar simplesmente vivendo.

Carol Fogaça 12/05/2021

História sensacional.
O livro conta a história de três mulheres; Smita é uma dalit casta mais inferior da Índia. Ela não aceita viver nas condições imposta pela sociedade indiana e resolve ir em buscar de uma vida melhor para ela e sua filha.
Sarah é uma advogada reconhecida que mora no Canadá,trabalhou anos para ser promovida no escritório em que trabalha, até descobrir uma doença grave que muda todos seus planos.
Giulia, vive na Sicília e ajuda seu pai em um ateliê, quando seu ele sofre um acidente Giulia descobre que o negócio está á beira da falência e precisar fazer alguma coisa para reverter essa situação.
As três mulheres vão totalmente contra o seu destino mostrando toda sua força e dedicação para alcançar seus objetivos.
O livro trouxe bastante ensinamento para a minha vida.Recomendo para que todos, impossível não ficar emocionado com a história de vida de cada uma delas.
Lisandra Sousa 12/05/2021minha estante
Parece muito interessante. Gostei da resenha!

Carol Fogaça 13/05/2021minha estante
Obrigada, Lis ?

Vanessa.Cidade 13/05/2021minha estante
Que legal! Gostei! Me interessei pela história ?

Carol Fogaça 14/05/2021minha estante
Obrigada, Vanessa ??super recomendo a leitura.

Vanessa.Cidade 14/05/2021minha estante
??????

Lisandra Sousa 14/05/2021minha estante
??

Miah.Kan-Po 07/03/2021

Incrível! Simplesmente incrível!
Esse livro estava na minha lista há muito tempo. Agora, após o término da leitura, estou a perguntar-me por que não o li antes. Mas, como disse minha companheira de leitura, Nathy, não o lemos agora por acaso.

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, essa não poderia deixar de ser uma excelente leitura para lembrarmos as lutas que nós, mulheres, enfrentamos ao longo de nossas vidas.

Três mulheres,
três vidas,
três continentes.
Uma mesma sede de liberdade.

Atualmente somos milhões de mulheres, com vidas diferentes, de continentes diferentes e com a mesma ânsia de liberdade. E essa liberdade pode ser analisada sob vários ângulos e prismas.

O livro narra a história de Smita, uma dalit indiana, uma intocável, segundo a cultura do país. Uma mulher cheia de garra, que se revoltou contra o seu destino e foi em busca de uma vida justa para ela e para a filha, tornando-se, assim, uma mulher obstinada.

Giulia, italiana, cristã, em busca de se livrar de um casamento por conveniência só para salvar os negócios da família. Uma leitora insaciável, cheia de sonhos ofuscados por seus temores. De habiituamennte, sensata, ponderada, a uma mulher obstinada.

Sarah, uma workaholic obstinada e implacável. Presa a uma profissão que julgava ser sua vida. Sempre pondo o trabalho acima de tudo, família, amigos; viu-se abatida por algo inesperado. Quando percebe, sua obstinação muda de forma e ela se liberta.

"Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro."

Três mulheres com vidas diferentes, enfrentando lutas diferentes e que no final têm suas vidas ligadas como um fio de cabelo, tão fino e tênue, invisível aos olhos humanos. Três vidas ligadas uma à outra como uma trança.

E me passou algo tão bom, de ter coragem, ter fé, determinação ? assim disse a Nathy.

E eu reitero sua fala: Que possamos sempre ter coragem para lutar pelos nossos sonhos, fé para não desanimar no meio do caminho, independente de sua crença, e determinação para alcançar nossos objetivos.

UM FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS NÓS!
QUE NUNCA DEIXEMOS QUE CALEM NOSSAS VOZES POR SERMOS MULHERES, MAS QUE NOS OUÇAM POR SERMOS MULERES OBSTINADAS.

Lívia 25/02/2021

A trança
A história de três mulheres em diferentes partes do mundo se entrelaça através do destino de seus cabelos.
Fraco e previsível. Não recomendo.

ritita 24/05/2020

Nunca julgue o livro pela capa ou título.
Três mulheres em diferentes situações e momentos de vida em três países distantes têm suas histórias entrelaçadas pelos delicados laços de um dos itens que melhor define a feminilidade no mundo. O cabelo.

Smita - paupérrima, dalit (os que vieram da poeira debaixo do pé de Brahma, ou seja, os que são nada), uma filha pequena e que vive de limpar as latrinas de outras castas; a despeito de sua crença em "carma", quer que a filha estude - coisa proibida aos dalit.

Giulia, jovem de classe média que vive na Sicília - Itália e trabalha no antigo atelier do pai fazendo perucas de cabelos naturais, que vendem às italianas.

Sarah, mulher de meia idade, vive no Canadá, e para quem o trabalho como sócia de uma empresa de renomados advogados é seu deus, sua vida e seu alimento.
Com este mote poderia parecer uma história superficial, mas não.

A narrativa é feita em capítulos e cada um dá voz a uma destas mulheres em primeira pessoa, identificando as reais necessidades de sobrevivência em momentos diferentes de suas vidas.
A autora não faz, nem permite ao leitor nenhum juízo de valor, vai direto e reto no cerne das questões. Gosto disto!
O final? Não, não tem final, mas deixa a ideia que as coisas deram certo para as três.
O que eu entendi do livro? Apesar de todas as diferenças raciais, culturais e financeiras, podemos, ainda sem saber, estar beneficiando o outro em qualquer lugar do mundo.