A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Aione 09/01/2023

A Poeta X é o romance de estreia de Elizabeth Acevedo. Escrito em versos, é um livro para “ser lido em voz alta”, como sugere a capa da edição brasileira pela Galera Record, cuja tradução é de Giu Alonso.

Xiomara é uma jovem que vive no Harlem e não tem voz em meio à família muito religiosa e conservadora, especialmente depois que seu corpo passou pelas mudanças da puberdade e ela é constantemente assediada pelos homens do bairro. Enquanto tenta entender quem é, ela despeja as emoções em um caderno por meio de suas poesias.

A narrativa em versos potencializa a emoção de cada frase, o que torna também a leitura mais ágil. É muito fácil se envolver com as emoções da protagonista, assim como entrar no ritmo narrativo, muito bem mantido na tradução de Giu Alonso.
Elizabeth Acevedo explora com maestria os sentimentos confusos próprios da adolescência, intensificados pelas questões de gênero, raça e classe social. Esse aspecto, talvez, seja o que mais chama minha atenção em obras como essa — a citar Agora Que Ele Se Foi, também da autora, e Daqui Pra Baixo, de Jason Reynolds — : a capacidade de contextualizar o leitor e desenvolver cenários e personagens mesmo com uma narrativa não convencional para romances.

Outro ponto que muito me agradou em A Poeta X é a homenagem às palavras e ao poder de conexão proporcionado por elas. É na escrita que Xiomara organiza suas emoções. É através dos versos que Xiomara demonstra seu potencial. É por meio da poesia que a protagonista encontra uma voz.

Agora Que Ele Se Foi, o outro romance de Elizabeth Acevedo, ainda é meu favorito, mas A Poeta X consolidou minha admiração por seu trabalho. Com sensibilidade, a autora entrega leituras potentes e acolhedoras, notáveis pela qualidade e pelo que representam em termos de representatividade e de discussão de temas significativos.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/12/09/resenha-a-poeta-x-elizabeth-acevedo/

Helly 06/01/2023

Sensacional
Que livro sensacional. Que sentimentos incríveis. Eu me senti nessa família, nessa pele, nessa mulher. Com esse livro me senti poeta. X.

Júbilck 29/12/2022

De tirar o fôlego!!
Eu DEVOREI esse livro!! A história de Xiomara é dolorida, mas também é linda. Eu amei demais ler sobre como as palavras foram a coisa que fazia ela se sentir segura, se sentir ouvida!! Seu escape. E eu acredito muito nisso, as palavras têm poder!

A poeta X é um livro forte, com temas fortes (os conflitos familiares de uma família imigrante são representados de maneira quase crua pela autora) e uma constante reflexão sobre religião, eu posso dizer que este livro foi uma grata surpresa!!! A maneira como ele é escrito (em formato de poemas) ajuda a leitura a ser fluída, e acredito que revisitarei a história de Xiomara e suas rimas mais vezes!

kkkkk4yl4 04/12/2022

marcante, profundo, sensível, pessoal e delicado.
suas palavras me encontram de uma maneira que nenhuma outra faz. conhecer seus escritos me fez conhecer melhor a mim mesma.

Thalia 10/10/2022

Não julgo mais pela capa
Confesso que quando recebi o livro da Vaixa do Turista Literário, fiquei meio sem vontade de ler. Poesia nunca foi o meu forte. Porém quando decidi ler esse livro, amei d+.
A escritora conta a história de uma maneira linda, em alguns momentos bem explícita, porém muito metáfora a maior parte do tempo.
Também confesso que no início não me cativou tanto, mas acho q isso seria uma coisa mais minha mesmo.
Chorei algumas vezes, umas por sentir a dor dela, outras por sentir orgulho dela.
Recomendo muito a leitura, me fez passar e repassar minha adolescência novamente, e mais importante, repensar algumas coisas.

discogodmother 04/08/2022

Incrível
Esse livro é bem levinho, me conquistou desde o começo, fez com que eu nao conseguisse largar por isso terminei tão rápido. No livro, tem algumas passagens muito profundas que me fez refletir em muitas coisas, e xiomara, xiomara é uma personagem guerreira, que sofreu muito e viu na poesia a forma de desabafar essa dor.

danda 26/07/2022

Comecei não acreditando muito na história,mas queria dar uma chance. Um drama que conseguia sentir sentir a tristeza da personagem.

julia 20/07/2022

eu senti tantas emoções lendo esse livro, fui tomada por tantos pensamentos e reflexões, que chega a ser difícil escrever algo sobre ele. é o tipo de experiência que você só entende vivendo e, nesse caso, lendo.
o jeito como a história é contada, toda através de poesias extrememante potentes, gera uma conexão e apego ainda maior pela Xiomara.
mais uma leitura obrigatória e sensacional.

MLI: 3/6.

vaneperola 10/07/2022

Potência!
?E, da próxima vez, en voz alta, Xiomara.?

QUE LIVRO POTENTE! Não sei como demorei tanto para lê-lo. Fiquei presa nas últimas páginas entre choros, risos e reflexões importantíssimas. Altamente necessário

Lola 24/06/2022

demorei bem mais do que o necessário para terminar esse aqui, não por não gostar, mas por não me identificar tanto com a vivência da personagem e sentir que de alguma forma estava lendo algo muito pessoal. mesmo assim foi uma leitura linda sobre autoconhecimento, crescer sendo diferente e a força pra enfrentar o que for necessário pra ser você!

Alana N. 16/05/2022

"[...] eu penso em todas as coisas que poderíamos ser/ se ninguém tivesse dito que nossos corpos não foram feitos para isso."
"A poeta X" foi uma leitura muito rápida e intensa.
O formato narrativo ajuda muito quanto a velocidade de leitura, já que existem poemas que não chegam ao fim da página, mas, de forma alguma, isso faz com que haja menos desenvolvimento de trama.
Sei que algumas pessoas podem pensar que, por não ser narrado em forma de romance, o livro não tem "conteúdo", mas posso garantir que dá para ter uma visão muito completa de tudo.
Além disso, esse formato nos permite entrar mais nos sentimentos da protagonista, o que é uma coisa MUITO positiva. Sério. A solidão, as dúvidas, os desejos... Tudo fica tão exposto que consegue verdadeiramente nos tocar. Sem falar que os assuntos abordados são muito pertinentes e precisam de mais espaço para discussão.
Enfim, é o tipo de livro que merece uma chance. Fica aí mais essa indicação.

Alessandra Leandro 08/05/2022

Poesia intensa
Não costumo ler poesia, então no começo a história não me prendeu muito, mas a medida que a escrita da autora era desenvolvida, os fatos eram descritos, a história me prendeu de forma especial. A autora nos conta a história de Xiomara, uma jovem que não consegue segurar a língua e os punhos na escola em que estuda. Temas como religiosidade, autoaceitção, diferenças culturais, relaciommento mãe e filha (que foi o que mais me chamou atençao) permeiam toda a história.

Zé Guilherme 24/04/2022

Palavras tem força? e sonhos também.
Meu primeiro contato com a Elizabeth Acevedo que já chega com os dois pés no nosso peito. Xiomara é uma protagonista real e apaixonante. Ler sobre cultura latina nos EUA, sempre me deixa meio cabreiro, mas da pra sentir que o empenho de Acevedo aqui é quase auto-biográfico. Terminei torcendo para X ser uma artista com um alcance tão grande quanto o da Cardi B/Nick Minaj. Acreditei em tudo e todos. Lindo demais encontrar personagens tão vivos em versos tão fortes. Sensacional!

Letícia | @leiturasdale_ 07/02/2022

Encantador
Comecei a ler esse livro porque gostei do estilo de escrita da autora em "Agora que ele se foi" mas esse me ganhou complemente.

Os versos tornam a história rápida de ser lida (322 páginas em menos de 5 horas). Eu devorei o livro porque fiquei tão envolvida que precisava saber como iria acabar logo.

Já estou ansiosa pra ler o lançamento dela mas por enquanto esse é o meu favorito da autora.

Ana Almeida 25/01/2022

Confesso que não sou fã de poemas e poesias, recebi esse livro por meio de um clube de leitura e fui supreendida, tanto pela escrita que deixa a leitura tão empolgante, que não parava de ler, e pelos assuntos abordados, tão significativos e presentes em nosso cotidiano.