A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Ana Sara 29/05/2021

Completamente incrível.
A história escrita em versos torna a leitura muito rápida e fluida. É uma história sofrida emocionante e muito tocante. A escrita da Elizabeth é extraordinária

Coruja Leitora 28/05/2021

QUE LIVRO!!
Eu fiquei completamente impactada. Vi tanto de mim aqui. Esse livro meu roubou o ar, me arrancou lágrimas. Me fez voltar e ver de fora a Bruna de 12, 13, 14 anos, sendo sexualizada, marginalizada, violentada e violada como quase todas nós somos desde que nascemos no corpo feminino. Esse livro é uma obra de arte que machuca mas ao mesmo tempo liberta.

Duda 27/05/2021

Poeta X
A escritora sabe escrever, uma história que te prende do início ao fim, além de ser em formato de poema que facilita mais ainda.

Nah 07/05/2021

Para criar empatia
Sentir na pele as dificuldades e limitações de ser mulher numa sociedade machista e com uma mãe ultra religiosa, faz com que a protagonista vá aos poucos se rebelando contra as amarras que a vida a impôs

gabriellamoreira 25/04/2021

eu amo a escrita dessa autora, já li o outro dela e quero ler tudo que ela escreve, ouvi esse livro em um dia por audiobook.
a linguagem poética dela é tão linda que me faz gostar de poesia, algo que eu geralmente não sou muito fã.

Nailan 21/04/2021

Uma histórias em versos viscerais
Essa história precisava ser contada e a autora não poderia ter escolhido forma melhor de passar cada sentimento e pensamento da personagem principal. Eu me identifiquei com tantos traços dessa narrativa, me senti imerso não só pela profundidade da escrita, mas como pela identificação com os temas que autora traz, desde religião à sexualidade.

julia 17/04/2021

Resenha: A Poeta X
A Poeta X foi uma leitura complicada para mim. A escrita de Acevedo ainda era bonita e muito impactante com a forma como os poemas eram estruturados, mas o assunto relacionado à religião era difícil para mim ler. Foi uma leitura muito rápida e o ritmo estava no ponto ao longo de tudo, no entanto!

Sempre acho muito interessante quando os livro são escritos em versos e Acevedo sabe muito bem como usar isso para contar uma história envolvente. A voz de Xiomara era muito cativante e a narrativa não linear ajudou a desenvolver sua personagem e sua história. Não havia muitos personagens secundários, mas Acevedo também conseguiu desenvolvê-los muito bem dentro da perspectiva e impressões de Xiomara sobre eles.

A razão pela qual esta foi uma leitura complicada para mim foi a mãe de Xiomara. Eu só... Não sou uma pessoa que perdoa fácil? O modo como a religião entrou nisso e a maneira como ela tratou a própria filha por causa disso foram muito perturbadores para mim, pessoalmente. O mesmo acontecia com o pai de Xiomara, mas ele não ganhava muito tempo na página.

Por isso que eu não consegui aproveitar mais essa leitura. Esse é um assunto ao qual sou particularmente sensível e me deu muitos sentimentos negativos durante a leitura. Eu gostei do tom esperançoso para o final, no entanto, pois me deu a impressão de que Xiomara ficaria bem.

Isabella Pina 08/04/2021

simplesmente incrível
eu comecei a ler esse livro sem saber se ia gostar ou não, porque não sou a leitora mais assídua de poemas, tanto que nunca tinha lido uma história contada em versos. no entanto, a escrita da Acevedo me surpreendeu de imediato, me prendendo à história e curiosa para saber seu rumo. acho que o que mais me conquistou foi a forma como ela conseguia tratar de assuntos pesados, delicados, polêmicos, de uma maneira tão honesta e com palavras tão bem combinadas.

a história que guia os poemas dá um toque especial a eles, e foi um fator importante pra me manter querendo ler mais e mais - tanto que eu acabei lendo o livro todo em uma noite, passando por uma verdadeira montanha-russa de emoções. e olha, é impossível não se emocionar com a Xiomara: as pessoas da sua família, seu cotidiano, tudo o que vemos pelos seus olhos é abordado de maneira poética.

enfim, eu simplesmente adorei o livro, muito mais do que esperava, e me peguei com os olhos lacrimejando mais de uma vez durante a história (especialmente na terceira parte). recomendo pra todo mundo, gostando ou não de poesia, é uma aventura única. pretendo ler tudo o que essa autora escrever em breve, e quero que todos seus outros livros cheguem logo ao Brasil.

RATING: 5 poemas da Xiomara

bluesargent 30/03/2021

Realista e emocionante!
Ouvi o audiobook desse livro em inglês, e sinceramente, que experiência incrível! Só o formato em que a história é contada já foi uma surpresa por si só, achei muito inteligente e super apropriado à temática do livro.

A protagonista é maravilhosa, e vivenciar uma jornada tão vívida e realista como a dela foi ótimo. Elizabeth Acevedo serviu TUDO na escrita desse livro (fiquei chocada ao descobrir que esse foi o livro de estreia dela, visto que esse é um projeto super intimista)!

Inclusive preciso que a madame escreva mais livros, minha quantidade de livros não lidos dela só diminui, e eu pessoalmente aprecio muito o trabalho dela. Ela sempre nos trás protagonistas negras de diferentes nacionalidades e navega fundo no desenvolvimento de todos os dilemas que perseguem essas garotas. Nunca vou deixar de aclamar!

Michele.GaviAo 23/03/2021

Muito bom esse livro uma história sobre descoberto do seu eu, em forma de poema amei conhecer cada personagem e essa história incrível.

gi. 23/02/2021

Um livro muito necessário por trazer questões feministas com uma personagem "oprimida" pela religião. Leitura fácil e com reflexões profundas.

Lia Janice 14/02/2021

Esse livro é tão amor que não dá pra não dizer que a recomendação dele é o mínimo.
Normalmente obras com essa narrativa não linear e tradicional me acertam em cheio. É um texto tocante, profundo e lindo.

Jew Reader 13/02/2021

AAAAA
Eu chorei que nem uma condenada, e é super necessário pra todos, acho necessário!