A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Biru e Tano 14/03/2024

Para ser lido em voz alta MESMO
Eu não sabia bem o que esperar ao começar a ler, não fazia ideia, inclusive, da forma como ele é construído. No início eu pensei que não seria interessante ler uma história que se desenvolve assim, mas na verdade, foi maravilhoso. São junções de palavras formando poesias nas quais só cabe a você querer ler mais e mais e mais. É um livro forte, potente.
Mesmo crescendo numa família católica, BEM PRATICANTE, a relação por aqui não chega nem perto de como era a de Xiomara com a sua mãe... Isso acabou me fazendo questionar o que eu achava de algumas atitudes dela. Discordo do que ela fez, mas será que vivendo na situação em que ela vivia eu faria diferente? Não sei dizer.

Deise117 24/02/2024

Um texto de leitura fácil e envolvente. Retrata os dramas familiares de uma adolescente tentando se achar na vida e encontra na escrita de poemas uma forma de desabafo de todos os seus sentimentos contraditórios. Pode conter alguns gatilhos!

imdanie 28/01/2024

Uma leitura fluída e cativante
A forma como a história da Xiomara com a poesia é contada, justamente com poesia, faz o livro ser fluido e impactante ao mesmo tempo. Li em menos de um dia (apesar de ter enrolado por muito tempo pra ler) e matei a saudade de livros escritos desse jeito. Adoraria ler mais sobre o Gêmeo e a aceitação dos pais em relação a ele, mesmo entendendo que nesse livro, a protagonista é e precisa ser a Xiomara.

nico.angelis 27/01/2024

Uma leitura forte e marcante!

obra feita em versos, acompanhos a vida conturbada de xiomara, filha de um pai emocionalmente ausente e de uma mãe fundamentalista religiosa.

apaixonada por poesia, a nossa poeta X escreve todos os acontecimentos de sua vida, derrama todos os seus sentimentos em um caderninho. por conta do silenciamento que sofre na sua vida, é onde ela pode realmente FALAR.

a leitura é bem rapidinha e fluida, chorei em algumas partes. recomendo! :)

Maria 19/01/2024

"Mas, mesmo correndo risco de arder, a mariposa sempre busca a luz".
Uau. Só. Uau.
Eu decidi ler esse livro depois de ler "Agora que ele se foi", da mesma autora. Por ter gostado tanto desse, pensei que gostaria igualmente deste e eu estava correta, porque adorei "A Poeta X". Gostei mais do primeiro que li, claro, mas esse também é incrível.
É muito legal como a Elizabeth Acevedo usa as palavras e como ela é uma escritora incrível. Eu fico de cara. Amei demais.

JoAo366 14/01/2024

Salmos 119:130
A história dela Xiomara é cheia de desafios tentando se encaixar nos que os outros querem.
Uma história puramente sensível mostrando a vivência e como ela enfrenta sua jornada. Algo que quando você lê você é capaz de compreender ainda sou suspeito a dizer que nos latinos compreendemos mais. Como é desenvolvida a história é muito bom somos seu " diário " onde ela escreve suas confissões e segredos e desejos.
2,5 estrelas ( razoável ) apesar de todos os pontos positivos não consegui aproveitar totalmente a escrita nao é que eu não gostei mas simplesmente a leitura foi simplesmente " Razoável " não acredito que foi nada grandioso mas talvez essa seja a mensagem que coisas como essas que acontecem no livro não são grandiosoas e acontecem a todo momento e em todos os lugares retratando assim a vivência de uma maneira nua e crua.
Em suma o livro é ótimo e com certeza recomendaria ele a todos e aposto que ele tocaria muito mais outras pessoas doque me tocou, talvez seja isso que tenha me faltado para me sentir mais conectado, ter algo a me identificar profundamente com a protagonista que acredito que seja o caso de muitos aqui por isso leiam e se sintam tocados pela poesia.

beatriz 16/10/2023

Grata surpresa
Sou o tipo de pessoa que pega o livro pra ler sem nem imaginar sobre o que se trata, pra mim faz parte da experiência da leitura, e fiquei receosa por ser um livro de poesias (nunca tive contato antes). Mas a real é que foi uma experiência incrível, senti junto com a protagonista.

Ãtila 25/09/2023

Com uma poesia linda e cativante, A poetisa X nos conta sua história de vida de forma tão íntima que manipula nossos sentimentos a cada página. Alegrias, angústias, medos e sonhos que permeiam a adolescência de uma menina negra são expostas para que o leitor as sintam junto. Ao final do livro, difícil resistir às lágrimas virem.

Maxwell.Leal 01/09/2023

A canetada aqui foi forte
Imagina você publicar o seu primeiro livro e ele ser essa obra-prima aqui? A autora conseguiu isso.

Adoro livros nesse formato de versos, pois só intensificam o poder do que está escrito em tão poucas palavras. Achei a Xiomara uma personagem muito bem construída e real, quase palpável, parecia até que eu conhecia ela. Eu sentia suas angústias e questionamentos e tinha momentos que eu dava uma pausa, pois a ansiedade dela chegava em mim kkkk.

Quero muito ler os outros livros da autora, já percebi que coisa ruim não tem como sair da cabeça dela, ela já conquistou esse posto.

@julia_inbookland 27/07/2023

A poeta X
Não esperava que esse livro fosse me pegar tanto quanto ele pegou? até chorei! Adorei a forma que o livro foi contada porque foi rápido e mesmo assim cheio de sentimentos. Amei muitas das pautas da história e recomendo demais para quem ainda está aprendendo a gostar de ler! Com certeza irei ler outros livros da autora!

yurifelima 25/07/2023

Simplesmente incrível!
Uma leitura pra vida, uma de obra de arte dita como livro, merecia muito mais reconhecimento de todos

Robert 16/07/2023

X
Uma escrita diferenciada, uma história interessante com ritmo de poesia.
(Pelo ?X? esperava algo relacionado ao Malcom)

Byfeferreira 13/07/2023

Muito bom!
Não sou muito de ler livros em versos, mas esse já é o segundo que leio nesse ano que me conquista bastante.

Eu gostei muito desse livro, ele trata de questões bem sérias através do ponto de vista da protagonista, mas a escrita é tão boa e a narrativa tão fluída que você não sente passar as páginas até terminar o livro, o que dá certa leveza ao livro.

É incrível o quão maravilhosa é a escrita da Elizabeth que mesmo eu não tendo nada em comum com a Xiomara, consegui me conectar demais com a história e com a personagem. Me emocionei em várias partes e passei muita raiva junto da personagem.

Um livro muito bom e que eu recomendo!

Mari.cf 12/07/2023

Mais um livro de poesia INCRÍVEL
É o segundo contato que tenho com a autora, e já estava confiante que ia gostar! Eu acredito que seja bem difícil criar uma história com um enredo e personagens profundos, que retratem a realidade, que você para e pensa: "Isso com certeza aconteceria na vida real". Ainda mais sendo em poemas. É maravilhoso! A autora tem o dom de te emocionar e prender sua atenção a cada página, fazer você sentir tudo o que os personagens sentem. Xiomara é uma personagem linda, inteligente, forte. Eu adorei a leitura. Leiam!

Isis Costa 12/07/2023

Versos potentes de pura emoção
Confesso que desde que vi a capa desse livro e li a sinopse sabia que iria me apaixonar por ele, mas nunca pensei que ficaria tão impactada com essa leitura e que me emocionaria tanto.

É muito fácil se envolver com as emoções de Xiomara, assim como entrar no ritmo narrativo. A cada poema vamos acompanhando a vida da poeta X. Essa forma de contar a história de Xiomara foi totalmente encantadora, para mim, os poemas geralmente são considerados a expressão da alma.

A autora explora os sentimentos confusos próprios da adolescência, intensificados pelas questões de gênero, raça e classe social. Em suas poesias Xiomara nos fala sobre o corpo feminino, sobre a relação com o corpo, sobre aceitação, e aborda temas sobre representatividade negra. Para completar o pack, ainda vai falar sobre sua batalha mais cruel: contra relacionamentos abusivos praticados não só pela sociedade, mas por quem está próxima à ela.

Outro ponto que muito me agradou em A Poeta X é a homenagem às palavras e ao poder de conexão proporcionado por elas. É na escrita que Xiomara organiza suas emoções. É através dos versos que demonstra seu potencial. É por meio da poesia que a protagonista encontra uma voz.

Não tem como não se emocionar durante a leitura, na medida em que A Poeta X traz temas tão fortes e pesados, na medida em que expõem questionamentos, dúvidas, sonhos que muitas mulheres já tiveram.

Não consigo nem me expressar direito quando se trata desse livro, só sei sentir. Eu recomendo esta leitura para todas as mulheres que já se sentiram sem voz, que já tiveram relacionamentos abusivos, que já sofreram assédio, preconceito, falta de liberdade e que lutam diariamente para se aceitarem e terem sua voz ouvida.