A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Jully.Suarez @jullysbookland 09/02/2019

Esse livro foi diferente de tudo que eu já havia lido. A proposta da autora de contar uma história narrativa em formato de poemas funcionou incrivelmente e deu um ritmo completamente diferente e único à leitura.
Além disso, ler o livro do jeito que a protagonista pensa, em poesia, nos aproxima ainda mais dela e nos torna mais empáticos a cada acontecimento.
A nossa protagonista, Xiomara, tem que lidar com muitos infortúnios desde muito nova. Logo que seu corpo começou a ganhar curvas, ela teve que aprender a lidar com isso de sua própria forma.
Além disso, sua mãe é extremamente religiosa e muitas vezes a priva de fazer suas próprias descobertas e viver suas próprias aventuras. Até mesmo seu tão amado caderno de poesias precisa viver escondido dos olhos da mãe.
Ao decorrer do livro, a gente acompanha o crescimento da Xiomara, a sua luta diária contra as gracinhas que ouve na rua, o relacionamento dela com seu irmão gêmeo (que também enfrenta suas próprias questões), a tentativa de se relacionar e flexibilizar um pouco as ideias da mãe, e principalmente, o processo de encontrar sua própria voz, que vira a maior arma que ela poderia ter.
É um belo livro cheio de questões atuais e cada vez mais discutidas.
Uma mistura de ficção com poesia feminista que eu tenho certeza que vai agradar fãs de ambos os gêneros. 🙋🏽‍♀️💪🏼

site: https://www.instagram.com/p/Btq05WggoMp/

Leo Oliveira 26/01/2019

Esse livro é simplesmente incrível! Foram tantas passagens lindas e emocionantes que fica difícil escolher uma só, mas com toda a certeza do mundo Elizabeth Acevedo entrou para a minha lista de autores favoritos. Se você ainda não leu "A Poeta X", por favor, leia! É o tipo de livro que deve ser lido e relido sempre que possível.

Estou apaixonado.

Cheiro de Livro 09/01/2019

A Poeta X
A Poeta X é o romance de estreia da autora novaiorquina de ascendência dominicana Elizabeth Acevedo. Publicado no Brasil no final de 2018 após estrondoso sucesso nos EUA, chegou inclusive a ganhar o National Book Award desse ano na categoria literatura juvenil. Conhecida por suas performances em poetry slams e já tendo publicado a coletânea de poemas folclóricos Beast Girl & Other Origin Myths, Acevedo se arrisca pela primeira vez com um romance e acerta em cheio. A edição brasileira é da Galera Record e conta com uma tradução primorosa de Giu Alonso.
Escrito em versos, o livro é dividido em três partes. Xiomara Batista é uma adolescente filha de pais dominicanos vivendo no Harlem, em Nova Iorque, que encontra na poesia uma forma de lidar com os conflitos e contradições de crescer e descobrir a própria identidade e sexualidade num ambiente extremamente castrador. Sempre ensinada a calar e a baixar a cabeça, Xiomara tenta encontrar a própria voz entre a religiosidade sufocante da mãe, a ausência emocional do pai e o machismo que permeia a cultura de sua comunidade.

Acevedo se revela uma contadora de histórias excepcional ao conseguir construir apenas com versos curtos e ritmo muito bem marcado a personalidade marcante de Xiomara e todo o universo que a cerca, com suas muitas relações carregadas de sentimentos antagônicos.

Pode-se dizer que as temáticas principais do livro são identidade e família, sendo a relação da protagonista com sua mãe a mais marcante em ambos os aspectos: como lidar com a ideia de que talvez sua mãe não seja o modelo feminino que você deseja seguir? E como desenvolver uma relação de amor e respeito com uma mãe que na maior parte do tempo só inspira medo e revolta?

Os personagens secundários também são muito bem construídos com destaque para o irmão gêmeo genial de Xiomara – a quem ela se refere simplesmente como “Gêmeo” – que revela como a masculinidade tóxica também causa dano aos meninos, sobretudo aqueles que divergem do padrão estabelecido de alguma forma.

Há muitos elementos da cultura dominicana no livro, mas alguns se mostram tão semelhantes à brasileira que provavelmente são universais em toda a América Latina, tais como o machismo onipresente (cantadas de rua, objetificação de meninas, expectativas e cobranças diferentes para os filhos de acordo com o gênero) e a influência do cristianismo (particularmente do catolicismo no livro) em praticamente todos os aspectos da vida cotidiana.

A Poeta X é uma leitura rápida porém nem um pouco leve. É o tipo de livro em que dá vontade de parar e marcar várias passagens a cada duas ou três páginas. É um livro em que você se pega pensando durante dias. É um livro que dá vontade de ler em voz alta.

site: https://cheirodelivro.com/a-poeta-x/

Uinayara 08/01/2019

Recebi esse livro na malinha de outubro do Turista literário. E assim que chegou já comecei a ler e me envolvi totalmente com a leitura dos poemas que, escritos em primeira pessoa contam a vida de Xiomara Batista, uma jovem cuja família saiu da República Dominicana e se estabeleceu no Queens. Ao longo de cada poema vamos conhecendo como cada membro da família de Xio é (mãe, pai e irmão gêmeo), seus amigos, sua vida na escola e na igreja e seus pensamentos mais íntimos.?????????
Nada melhor do que um livro sobre uma jovem com descendência afro-latina para comemorar o Dia da Consciência Negra. O livro não fala de preconceito ou discriminação, mas mostra a cultura e a tentativa de uma jovem de se descobrir e fazer valer sua voz. Foi uma leitura maravilhosa e surpreendente, totalmente fora do comum. Recomendo a todos que adoram expressar em palavras seus mais profundos sentimentos.
?Tarde da noite eu escrevo, e as páginas do caderno incham com todas as palavras que gravei nelas. É quase como se quanto mais machuco as páginas, mais rápido algo em mim se cura.?

50livros 29/12/2018

Livro bom para se apaixonar
Que livro emocionante! Não só pela trama, mas também pela estética da escrita.

Você já conhece a poesia Slam? É uma intervenção poética de caráter competitivo onde o autor tem um determinado tempo para declamar sua poesia, de maneira crua, para um público e jurados. Ela já é bem conhecida nos Estados Unidos, mas já ganhou bastante espaço no Brasil graças às filmagens de apresentações feitas em São Paulo.

​​E é nesse formato em que o livro é escrito: em poesias curtas, feitas para serem não só sentidas, mas também lidas em voz alta. Apesar de nem todas terem um apelo diretamente político, tudo que é contado pela protagonista mostra o quanto determinadas camadas sociais sofrem mais com os preconceitos e a estereotipação. É tocante de forma geral, mas muito do que eu li reflete o machismo e me tocou intimamente.

Apesar da autora ser uma norte-americana de ascendência dominicana, tal qual a personagem, o livro não é auto-biográfico. Todo o mundo é bem colocado, a trama é excelente e as poesias em si são incríveis, de uma qualidade ímpar. Confesso que a personagem principal tem uma personalidade que não combina muito com a minha, já que ela toma as mesmas atitudes esperando resultados diferentes e isso me enerva um pouco. Mas nada que influenciasse diretamente a minha experiência de leitura.

A autora consegue trazer à tona muitas questões sociais importantes, como religiosidade, machismo, famílias disfuncionais, mas consegue fazer isso de maneira fluida, mesmo que não consiga deixá-las leves. Só que esse é o objetivo do formato em poesia slam: incomodar, tocar fundo e fazer o leitor pensar nem que seja na marra. É, com certeza, uma forma necessária.

"A Poeta X" é leitura indispensável para todas as idades, gêneros e realidades sociais, não pode faltar na wishlist de ninguém.

site: www.50livros.com/single-post/2018/11/15/RESENHA-de-A-Poeta-X-de-Elizabeth-Acevedo---TURISTALITERARIO

LG 27/12/2018

Forte e escrito de uma forma diferente ao que estamos acostumados a ver A Poeta X e um manifesto maravilhoso sobre o Feminismo, mas nao o feminismo branco, mas sim o negro do subúrbio e das minorias aquele que além de tudo ainda e reprimido pela formação religiosa das famílias onde a mulher e objetificada como uma coisa que nada pode fazer sem um Homem que seja seu marido.

Recomendo a leitura e se surpreendo com as palavras de Xiomara Batista, nossa protagonista.

Nana 25/12/2018

Impactada
Completamente impactada com esse livro. Esta foi a primeira vez que li um livro narrado em forma de poema é a experiência não podia ter sido mais incrível! Você sente o impacto de cada poema e a mensagem dela é tão forte e poderosa que dá pra sentir mexendo no fundo da sua alma. Estou completamente apaixonada por esse livro é por essa autora! Mal posso esperar para ler mais coisas dela!

Aline Marques 11/12/2018

Encontre sua voz! [IG @ousejalivros]
Sem imposições e limites, quem você seria?

Xiomara é uma adolescente que teme que a sua personalidade, sentimentos e escolhas a transformem em uma filha/mulher inadequada. Com um corpo que se destaca e que, segundo sua mãe, causa todo tipo de problema, Xio se esforça em permanecer inacessível, silenciando a própria voz, desejos e individualidade.

Sempre observando, torcendo para não ser observada de volta.

Seus diários a mantém em movimento, aceitando suas palavras e emoções, sem julgamentos. Sua poesia é sua alma e liberdade, e é através dela que o leitor se aproxima e aprende sobre a prisão dos esteriótipos e das expectativas.

Com uma formatação inusitada e atrativa, formada pelos registros escritos em seus cadernos, mensagens e trabalhos escolares, Xio expõe dúvidas, dores e alegrias que não são exclusivamente suas, destacando a importância da representatividade e das perguntas que devem ser respondidas, exclusivamente, por nós mesmos.
Ao escrever sobre a jornada de sua personagem, Acevedo debate sobre identidade, cultura, machismo, empoderamento, homofobia, fanatismo e arte, de forma dinâmica e acessível.
A imersão na cultura dominicana é muito mais do que um bônus, permitindo que o leitor reflita, também, sobre imigração e se posicione ao lado da empatia e humanidade.

Uma história que acolhe, ouvindo aquilo que, obstinadamente, insistimos em calar. Desnudando aquilo que negamos a enxergar. Afinal, quem você quer ser? Fale, porque as palavras têm poder.

Mila F. @delivroemlivro_ 08/12/2018

Não consigo expressar no quanto essa leitura me transformou
A Poeta X (The Poet X) é uma narrativa contada através de poesias; foi escrito pela dominicana-americana Elizabeth Acevedo, trata-se também do livro de estreia da mesma. Além disso este volume figura na lista de best-seller do New York Times e é finalista do National Book Award.

Confesso que desde que vi a capa desse livro e li a sinopse sabia que iria me apaixonar por ele, mas nunca pensei que ficaria tão impactada com essa leitura e que me emocionaria tanto.

Listei 5 Motivos para você ler A Poeta X:
1º É bem mais que um livro de poesia
Apesar de ter sido escrito nesse formato, a cada poema vamos acompanhando a vida da poeta X ou Xiomara. Essa forma de contar a história de Xiomara foi totalmente encantadora, para mim, os poemas geralmente são considerados a expressão da alma, então todo o volume é arrebatador e um verdadeiro tapa na cara ao se deparar com todos os sentimentos de Xiomara, todas as suas revelações.

Há muito tempo não li nenhum livro que contasse uma história através de poemas, os que geralmente li nesse formato foram os clássicos: Ilíada, Odisseia, Os Lusíadas, entre outros. Obviamente A Poeta X traz um tema mais atual, e uma leitura mais contemporânea que prende o leitor.

2º É empoderador
Em suas poesias Xiomara nos fala sobre o corpo feminino, sobre a relação com o corpo, sobre aceitação, e aborda temas sobre representatividade negra. Para completar o pack, ainda vai falar sobre sua batalha mais cruel: contra relacionamentos abusivos praticados não só pela sociedade, mas por quem está próxima à ela.

3º Tem relacionamentos familiares conflituosos
Um dos assuntos mais abordados em A Poeta X é sobre a relação que Xiomara tem com sua família e através dos poemas ficamos a par das nuances de como era realmente essas relações: Com sua mãe absolutamente religiosa tentando fazer com que Xiomara seguisse à rica tudo o que acreditava ser o correto em relação a religião, de forma a tornar a vida de Xiomara sufocante e fazê-la questionar o "Deus" de sua mãe que parecia não estar interessado em escutar a voz de uma menina como ela; Com seu pai que só estava de corpo presente, mas que na realidade era como se nem existisse na sua família; Como era a relação com o irmão gêmeo que parecia ter todos os privilégios só por ser homem, mas que também tinha seus medos e suas próprias questões pessoais.

4º Traz questionamentos sobre religião
Xiomara é uma adolescente e tenta ao máximo entender o mundo a sua volta e através de seus poemas ela solta sua voz e seus pensamentos sobre questionamentos religiosos, pois não consegue entender Deus da forma como sua mãe tão extremista o apresentou a ela. Por conta disso ela vive se questionando se é ou não uma boa pessoa, vive esses conflitos tão fortes dentro de si e só tem suas poesias para poder desabafar.

5º É um grito de liberdade
É evidente que a escritora, na voz de sua personagem Xiomara fala sobre todos os tipos de liberdade para todas as mulheres: sejam crianças, jovens ou adultas que já se sentiram amordaçadas, sem a possibilidade de falar o que queriam, que foram injustiçadas, e as que se tornaram apenas uma sombra do que deveriam ser porque tinham que seguir regras e convenções sociais, ela fala para as pessoas que deixaram de ser o que queriam ser para seguir o plano que outras pessoas traçaram para suas vidas.

Bônus
Não tem como não se emocionar durante a leitura, na medida em que A Poeta X traz temas tão fortes e pesados, na medida em que expõem questionamentos, dúvidas, sonhos que muitas mulheres já tiveram. É obvio que em vários momentos haverá identificação com o que está sendo contado e mesmo que não haja, haverá a emoção que os poemas trazem e a certeza de que essa é ainda a realidade muitas meninas.

Não consigo nem me expressar direito quando se trata desse livro, só sei sentir. Eu recomendo esta leitura para todas as mulheres que já se sentiram sem voz, que já tiveram relacionamentos abusivos, que já sofreram assédio, preconceito, falta de liberdade e que lutam diariamente para se aceitarem e terem sua voz ouvida.

site: www.delivroemlivro.com.br

Rafa Hitomi 30/11/2018

A Poeta X
“Ela (Mami) diz que passa o tempo lendo versículos, se preparando para a missa da noite, e eu sei que ela não está mentindo, mas se fosse eu, eu encostaria a cabeça na parede de metal do trem, apertaria bem a bolsa junto ao colo, fecharia os olhos com o balanço, e tentaria muito sonhar”.

Xiomara Batista é negra, tem corpo com muitas curvas, boca carnuda e mão pesada pronta para socar homens quando é cutucada. Ela é uma garota quieta, que se expressa poeticamente no caderno que ganhara do Gêmeo (seu irmão, alguns minutos, mais velho).

O maior amor de Mami é a Igreja, que foi ampliado após o nascimento dos gêmeos, “os grandes milagres de sua vida”. Mas os conflitos surgem quando X entra na adolescência e seu corpo muda. Mami insiste em torná-la freira e seguir os caminhos escritos na bíblia.

X, precisa lidar com o assédio na escola, no local onde mora e até mesmo na Igreja. O único local que isso não ocorre são nas aulas da professora Galiano, onde X expressa suas emoções e aflições. Questões como o amor é abordado na história, e é preciso entender se é apenas mais um que quer assediá-la ou simplesmente amá-la.

site: https://rasgaapagina.com/?p=78

Eliane 19/11/2018

Intenso
O Livro "A poeta X" foi uma surpresa para mim. Embarquei na poesia da autora e mergulhei em sua história de vida, suas opiniões e experiências. Fascinante, envolvente!!! Amei.

maria @mariandonoslivros 19/11/2018

Para ser lido em voz alta.
A Poeta X é a voz silenciada de Xiomara Batista, uma garota poeta - moradora do Harlem e com ascendência da República Dominicana - que sente-se presa e ignorada em um local onde a religião e seus preceitos são a primeira e última palavra. Com o coração e mente revoltos e destemidos, Xiomara nos emociona e engradece com seus poemas. Um grito de socorro e por paz que somente Elizabeth Acevedo poderia nos presentar.

“Eu só sei que aprender a acreditar no poder das minhas próprias palavras tem sido a experiência mais libertadora da minha vida. Isso me trouxe mais luz. E não é isso que um poema é? Uma lanterna brilhando no escuro...”

SOMENTE O LEIAM!
Beijos de luz, Maria ノ゚ο゚)ノミ★゜*。・+☆
Blog: mariandonoslivros.blogspot.com.br
Twitter: twitter.com/mariandolivros
Facebook: facebook/mariandonoslivros
Instagram: instagram.com/mariandonoslivros

Bruna.Kelly 29/10/2018

A poeta x
Os sentimentos que essa história me provocou foi de tristeza, agonia e depois muita felicidade. A primeira impressão que tive era de um livro com poesias aleatórias da escritora e o que aconteceu caiu meu queixo.
O livro conta sobre a história de Hiomara que para os íntimos é X ou nossa grande Poeta X, que mostra sua vida em forma de poesia, todos obstáculos da adolescência, da sua religião é principalmente a mãe que coloca toda sua frustração na X.
No decorrer do livro ela escreve uma frase que impacta de uma forma surreal, a frase é ? "Porque ninguém além de mim mesma nunca vai cuidar de mim.
As vezes as pessoas esperam que alguém irá salva-la igual a Xiomara, mas quem melhor que você mesmo pra te salvar, ninguém sabe sua história ou obstáculos melhor que você mesmo.
Então leia essa história sem medo porque a Poeta X vai mexer com você de um jeito que sua mente nunca esperou.

ferrarijessie 23/10/2018

Inspirador
Uma leitura leve e intuitiva. Uma narrativa em forma de poesia que te coloca pra pensar e questionar valores antigos e ultrapassados.
Em mim despertou uma onda de inspiração que eu espero que nunca acabe.
Recomendo demais ?

Camis 18/10/2018

A poeta X
Quem diria que ao folhear suas páginas, logo de cara iria amar, sentir um grito de súplica e derramar suas palavras em minha alma..
Xiomara é uma garota como muitas de nós, que sente sua liberdade aprisionada, não tendo como se libertar, derrama palavras no papel, poesias tocantes que chega na alma...
Obrigada ao Turista Literária por ter escolhido esse livro para o mês, por e fazer ler um livro bem diferente do meu comum e eu simplesmente amei esse livro!