A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Joanne.G.P. 25/09/2020

Sabe aquele livro que te conquista sem esforço? É esse livro! A autora soube usar com mestria as palavras, e acho que esse é o maior dom de um bom escritor. Um enredo simples mas que foi tão tão tão bem contado que nos faz ficar apaixonados.

Ele também tem representatividade dos imigrantes, LGBT e protagonismo negro, se você ainda não leu, leia! Tenho certeza que assim como eu, você se sentirá motivada a sair escrevendo seus pensamentos por aí
Rafaela 20/03/2021minha estante
Moça faço pra ler????

Joanne.G.P. 24/03/2021minha estante
Ele está à venda na Amazon, como são poemas é ótimo ter o livro físico :)

Cami 13/11/2021

Chorei pra car4lho lendo.
O melhor livro de poesia que já li na vida com certeza.
A escrita da autora é única, as palavras dela são impactantes, eu me senti tocada e emocionada de diversas formas durante a leitura.
A protagonista Xiomara vai contar a sua história através de poesias, seus problemas familiares, a forma como a religiosidade compulsiva da mãe interfere na sua vida, o seu primeiro amor, a autodescoberta do seu próprio poder nas suas palavras e a superação dos seus problemas.
É uma história sensível, complexa e incrível, não queria parar de ler momento nenhum e fiquei decepcionada quando acabei, porque eu queria mais mil páginas dessas poesias maravilhosas.

Aione 09/01/2023

A Poeta X é o romance de estreia de Elizabeth Acevedo. Escrito em versos, é um livro para “ser lido em voz alta”, como sugere a capa da edição brasileira pela Galera Record, cuja tradução é de Giu Alonso.

Xiomara é uma jovem que vive no Harlem e não tem voz em meio à família muito religiosa e conservadora, especialmente depois que seu corpo passou pelas mudanças da puberdade e ela é constantemente assediada pelos homens do bairro. Enquanto tenta entender quem é, ela despeja as emoções em um caderno por meio de suas poesias.

A narrativa em versos potencializa a emoção de cada frase, o que torna também a leitura mais ágil. É muito fácil se envolver com as emoções da protagonista, assim como entrar no ritmo narrativo, muito bem mantido na tradução de Giu Alonso.
Elizabeth Acevedo explora com maestria os sentimentos confusos próprios da adolescência, intensificados pelas questões de gênero, raça e classe social. Esse aspecto, talvez, seja o que mais chama minha atenção em obras como essa — a citar Agora Que Ele Se Foi, também da autora, e Daqui Pra Baixo, de Jason Reynolds — : a capacidade de contextualizar o leitor e desenvolver cenários e personagens mesmo com uma narrativa não convencional para romances.

Outro ponto que muito me agradou em A Poeta X é a homenagem às palavras e ao poder de conexão proporcionado por elas. É na escrita que Xiomara organiza suas emoções. É através dos versos que Xiomara demonstra seu potencial. É por meio da poesia que a protagonista encontra uma voz.

Agora Que Ele Se Foi, o outro romance de Elizabeth Acevedo, ainda é meu favorito, mas A Poeta X consolidou minha admiração por seu trabalho. Com sensibilidade, a autora entrega leituras potentes e acolhedoras, notáveis pela qualidade e pelo que representam em termos de representatividade e de discussão de temas significativos.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/12/09/resenha-a-poeta-x-elizabeth-acevedo/

Isis Costa 12/07/2023

Versos potentes de pura emoção
Confesso que desde que vi a capa desse livro e li a sinopse sabia que iria me apaixonar por ele, mas nunca pensei que ficaria tão impactada com essa leitura e que me emocionaria tanto.

É muito fácil se envolver com as emoções de Xiomara, assim como entrar no ritmo narrativo. A cada poema vamos acompanhando a vida da poeta X. Essa forma de contar a história de Xiomara foi totalmente encantadora, para mim, os poemas geralmente são considerados a expressão da alma.

A autora explora os sentimentos confusos próprios da adolescência, intensificados pelas questões de gênero, raça e classe social. Em suas poesias Xiomara nos fala sobre o corpo feminino, sobre a relação com o corpo, sobre aceitação, e aborda temas sobre representatividade negra. Para completar o pack, ainda vai falar sobre sua batalha mais cruel: contra relacionamentos abusivos praticados não só pela sociedade, mas por quem está próxima à ela.

Outro ponto que muito me agradou em A Poeta X é a homenagem às palavras e ao poder de conexão proporcionado por elas. É na escrita que Xiomara organiza suas emoções. É através dos versos que demonstra seu potencial. É por meio da poesia que a protagonista encontra uma voz.

Não tem como não se emocionar durante a leitura, na medida em que A Poeta X traz temas tão fortes e pesados, na medida em que expõem questionamentos, dúvidas, sonhos que muitas mulheres já tiveram.

Não consigo nem me expressar direito quando se trata desse livro, só sei sentir. Eu recomendo esta leitura para todas as mulheres que já se sentiram sem voz, que já tiveram relacionamentos abusivos, que já sofreram assédio, preconceito, falta de liberdade e que lutam diariamente para se aceitarem e terem sua voz ouvida.

juandbooks 30/06/2020

não sou dominicana, não tenho pais religiosos, nunca cheguei muito perto das coisas da igreja, não sou negra e nem cheia de curvas, não tenho irmãos, não tenho uma relação dificil com a minha mãe, abandonei a poesia faz mais de dois anos mas eu senti cada palavra desse livro pulsando dentro de mim. obrigada elizabeth acevedo.

Helena 08/09/2020

A vida de Xio por versos
Xiomara faz parte de uma rigorosa e religiosa família dominicana. Seus pais foram para os EUA e depois de anos tentando, finalmente conseguiram ter filhos e imagine a surpresa: gêmeos! De forma que Xio e Xavier (ou como ela o chama Gêmeo) são considerados milagres e mudaram a dinâmica da sua família.

Eu achei esse livro extremamente tocante. Terminei o livro com vontade de comprar vários exemplares e dar de presente pra amigos e bibliotecas (queria ter renda pra isso). Sendo que eu comecei esse livro BEEEEM com o pé atrás pelo seu formato incomum: versos. Isso, a história é contada em versos. E mesmo eu praticamente não lendo poesia, consegui ler o livro com tranquilidade, talvez não da forma como a autora gostaria, mas li (aqui vai uma dica a quem puder: o audiobook é narrado pela própria autora e dizem ser muito bom). E achei a história tão realista que eu realmente conseguia imaginar tudo aquilo acontecendo, conseguia sentir a frustração e a dor de Xio. Principalmente os dilemas quanto a ser uma mulher e ter cobranças e limitações unicamente por ser mulher.
Foi um livro plausível, uma história que não estranharia se alguém me contasse (sim, essa situação ainda acontece até no Brasil). Desde as cobranças religiosas a diferenciação de filhos em casa, a Xio tem que ajudar a limpar, enquanto o Gêmeo ajuda SE quiser e tá tudo bem. Eu vi a autora trazer questionamentos sobre a voz da protagonista, sobre quem ela é versus quem deveria ser ou o que esperavam dela. Questionar fé e obrigação. Percebi vários questionamentos importantes, em muitos me identifiquei.
Gostei muito de ver que foi trazido na narrativa um pouco da cultura latina, em especial dominicana, muitas vezes contrastando e comparando com a americana (o dia de ação de graças e natal em especial). E até mesmo frases e palavras em espanhol que davam mais veracidade a história.
A única coisa que eu poderia reclamar é que eu gostaria de saber mais dos personagens secundários, mas isso poderia até fazer perdermos a mensagem que a autoria queria passar.
E depois de uma leitura tão impactante, fluída e reflexiva favoritei esse livro. Sei que sempre vou me lembrar da história e dos pontos que trouxe.

Alana N. 16/05/2022

"[...] eu penso em todas as coisas que poderíamos ser/ se ninguém tivesse dito que nossos corpos não foram feitos para isso."
"A poeta X" foi uma leitura muito rápida e intensa.
O formato narrativo ajuda muito quanto a velocidade de leitura, já que existem poemas que não chegam ao fim da página, mas, de forma alguma, isso faz com que haja menos desenvolvimento de trama.
Sei que algumas pessoas podem pensar que, por não ser narrado em forma de romance, o livro não tem "conteúdo", mas posso garantir que dá para ter uma visão muito completa de tudo.
Além disso, esse formato nos permite entrar mais nos sentimentos da protagonista, o que é uma coisa MUITO positiva. Sério. A solidão, as dúvidas, os desejos... Tudo fica tão exposto que consegue verdadeiramente nos tocar. Sem falar que os assuntos abordados são muito pertinentes e precisam de mais espaço para discussão.
Enfim, é o tipo de livro que merece uma chance. Fica aí mais essa indicação.

luizadelamare 19/01/2021

Favorito pra vida toda!
Que livro emocionante, tocou minha alma de uma forma inexplicável. É um relato forte sobre encontrar quem você é, e sobre tudo o que envolve nós, mulheres, neste mundo repleto de assédio e de pessoas que tentam nos diminuir/limitar. Terminei a história com vontade de abraçar e estar ao lado de X, pois senti que viramos amigas durante a leitura ??

Duda 27/05/2021

Poeta X
A escritora sabe escrever, uma história que te prende do início ao fim, além de ser em formato de poema que facilita mais ainda.

julia 17/04/2021

Resenha: A Poeta X
A Poeta X foi uma leitura complicada para mim. A escrita de Acevedo ainda era bonita e muito impactante com a forma como os poemas eram estruturados, mas o assunto relacionado à religião era difícil para mim ler. Foi uma leitura muito rápida e o ritmo estava no ponto ao longo de tudo, no entanto!

Sempre acho muito interessante quando os livro são escritos em versos e Acevedo sabe muito bem como usar isso para contar uma história envolvente. A voz de Xiomara era muito cativante e a narrativa não linear ajudou a desenvolver sua personagem e sua história. Não havia muitos personagens secundários, mas Acevedo também conseguiu desenvolvê-los muito bem dentro da perspectiva e impressões de Xiomara sobre eles.

A razão pela qual esta foi uma leitura complicada para mim foi a mãe de Xiomara. Eu só... Não sou uma pessoa que perdoa fácil? O modo como a religião entrou nisso e a maneira como ela tratou a própria filha por causa disso foram muito perturbadores para mim, pessoalmente. O mesmo acontecia com o pai de Xiomara, mas ele não ganhava muito tempo na página.

Por isso que eu não consegui aproveitar mais essa leitura. Esse é um assunto ao qual sou particularmente sensível e me deu muitos sentimentos negativos durante a leitura. Eu gostei do tom esperançoso para o final, no entanto, pois me deu a impressão de que Xiomara ficaria bem.

amanda2268 25/04/2023

O começo nao prende muito mas dps é um misto de emoções tão grande que é impossivel não se emocionar slk fiquei ate meio mal lendo algumas partes, é o tipo de livro q eu chego a duvidar ser só ficção... so dando 4,5 pq achei o final com uma reviravolta meio forçada pra ter um final feliz, mas de resto amei, é um livro mto forte e pesado

Lais Duanne 20/11/2021

Que sensibilidade
Essa coletânea de poemas me aproximou de uma menina que parece comigo em vários momentos.

É um mergulho na realidade de uma menina preta que quer ser livre e gozar da vida dentro do que considera correto, sem se prender ao que a impõem.

Kaah 16/04/2023

Tocante!
Esse é o segundo livro que leio da autora e não surpreende ninguém o quanto eu continuo gostando da escrita dela.

Sim, é mais um livro escrito em forma de poesia e que a cada verso você vai se identificar com qualquer palavra da Xiomara em algum momento.

É um livro que fala sobre sexualização, sobre família, amizade, preconceito, religião e sobre a dificuldade que é se encaixar no mundo e enxergar qual é o verdadeiro sentido de você estar onde quer estar. É sobre diferenças, é sobre descobrir quem você realmente é, é sobre descobrir que o outro talvez não seja tão igual a você, mas que merece ser respeitado tanto quanto.

É uma leitura rápida, fácil de entender e repleta de sentimentos! Vale a pena!

Ale 21/10/2020

Somos apenas histórias
Estava plena um dia navegando pela minha lista da Amazon e me deparei com esse livro por um preço camarada, história interessante contada por poemas, com uma protagonista que escreve poemas, fui obrigada a comprar a Poeta X, da poeta e escritora Elizabeth Acevedo. O livro acompanha a vida de Xiomara Batista, uma guria afro-latina, frustrada com a sua família, com seus relacionamentos, com o mundo sempre tentando a pôr em uma caixa fechada repleta de rótulos. Ela joga suas palavras em um caderno de couro preto dado por seu irmão gêmeo, o mantém escondido de sua mãe extremamente religiosa que a força a se reprimir constantemente. A seguir seus passos na Igreja, a ser pura e aprisionar seus pensamentos em sua própria mente. A narração é inteiramente em forma de poemas e haikus, o que me levou a procurar mais sobre essa forma poética milenar japonesa. Ao ler a história de Xio, eu me senti representada, senti que poderia atravessar a barreira do papel e abraçá-la. Posso não ser uma dominicana que imigrou para os EUA, com uma vida cheia de regras e deveres, que sofre com assédio na escola por ter curvas ?perfeitas?, mas isso tudo são características de uma vida e eu possuo uma com alguns traços diferentes como todo mundo que têm coisas em comum com alguém. O que me conectou foi a escrita reclusa que ela domina, um confidente que a acolhe nos momentos difíceis, seja para desabafar sobre um dia ruim na escola ou para expressar o que a incomoda no mundo. Eu faço o mesmo, poderia fazer parte do clube de poetas com ela, tudo que me impede de abraçá-la e trocar prosas é um pedaço de papel.
Logo esse livro me marcou por mostrar a luta de uma guria presa em seu próprio mundo, só com a escrita para lhe dar liberdade, só com o tempo ao seu lado para a ajudar a proclamar suas poesias às pessoas ao seu redor. Uma força maior me dominou, como a dominou, algo que só os que falam com as palavras verdadeiramente entendem. Aqueles que suam ao falar em público, mas fazem um show espetacular em algumas linhas. Aqueles que lutam contra um mundo machista e retrógrado, que tenta esmagar um poeta, que tudo que faz é aliviar o peso da realidade e da vida, que sopra um vento no rosto de cada pessoa que para para escutar um poema. Afinal, somos apenas histórias.

vaneperola 10/07/2022

Potência!
?E, da próxima vez, en voz alta, Xiomara.?

QUE LIVRO POTENTE! Não sei como demorei tanto para lê-lo. Fiquei presa nas últimas páginas entre choros, risos e reflexões importantíssimas. Altamente necessário