A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Joanne 25/09/2020

Sabe aquele livro que te conquista sem esforço? É esse livro! A autora soube usar com mestria as palavras, e acho que esse é o maior dom de um bom escritor. Um enredo simples mas que foi tão tão tão bem contado que nos faz ficar apaixonados.

Ele também tem representatividade dos imigrantes, LGBT e protagonismo negro, se você ainda não leu, leia! Tenho certeza que assim como eu, você se sentirá motivada a sair escrevendo seus pensamentos por aí
Rafaela 20/03/2021minha estante
Moça faço pra ler????

Joanne 24/03/2021minha estante
Ele está à venda na Amazon, como são poemas é ótimo ter o livro físico :)

Helena 08/09/2020

A vida de Xio por versos
Xiomara faz parte de uma rigorosa e religiosa família dominicana. Seus pais foram para os EUA e depois de anos tentando, finalmente conseguiram ter filhos e imagine a surpresa: gêmeos! De forma que Xio e Xavier (ou como ela o chama Gêmeo) são considerados milagres e mudaram a dinâmica da sua família.

Eu achei esse livro extremamente tocante. Terminei o livro com vontade de comprar vários exemplares e dar de presente pra amigos e bibliotecas (queria ter renda pra isso). Sendo que eu comecei esse livro BEEEEM com o pé atrás pelo seu formato incomum: versos. Isso, a história é contada em versos. E mesmo eu praticamente não lendo poesia, consegui ler o livro com tranquilidade, talvez não da forma como a autora gostaria, mas li (aqui vai uma dica a quem puder: o audiobook é narrado pela própria autora e dizem ser muito bom). E achei a história tão realista que eu realmente conseguia imaginar tudo aquilo acontecendo, conseguia sentir a frustração e a dor de Xio. Principalmente os dilemas quanto a ser uma mulher e ter cobranças e limitações unicamente por ser mulher.
Foi um livro plausível, uma história que não estranharia se alguém me contasse (sim, essa situação ainda acontece até no Brasil). Desde as cobranças religiosas a diferenciação de filhos em casa, a Xio tem que ajudar a limpar, enquanto o Gêmeo ajuda SE quiser e tá tudo bem. Eu vi a autora trazer questionamentos sobre a voz da protagonista, sobre quem ela é versus quem deveria ser ou o que esperavam dela. Questionar fé e obrigação. Percebi vários questionamentos importantes, em muitos me identifiquei.
Gostei muito de ver que foi trazido na narrativa um pouco da cultura latina, em especial dominicana, muitas vezes contrastando e comparando com a americana (o dia de ação de graças e natal em especial). E até mesmo frases e palavras em espanhol que davam mais veracidade a história.
A única coisa que eu poderia reclamar é que eu gostaria de saber mais dos personagens secundários, mas isso poderia até fazer perdermos a mensagem que a autoria queria passar.
E depois de uma leitura tão impactante, fluída e reflexiva favoritei esse livro. Sei que sempre vou me lembrar da história e dos pontos que trouxe.

Luiza 19/01/2021

Favorito pra vida toda!
Que livro emocionante, tocou minha alma de uma forma inexplicável. É um relato forte sobre encontrar quem você é, e sobre tudo o que envolve nós, mulheres, neste mundo repleto de assédio e de pessoas que tentam nos diminuir/limitar. Terminei a história com vontade de abraçar e estar ao lado de X, pois senti que viramos amigas durante a leitura ??

julia 17/04/2021

Resenha: A Poeta X
A Poeta X foi uma leitura complicada para mim. A escrita de Acevedo ainda era bonita e muito impactante com a forma como os poemas eram estruturados, mas o assunto relacionado à religião era difícil para mim ler. Foi uma leitura muito rápida e o ritmo estava no ponto ao longo de tudo, no entanto!

Sempre acho muito interessante quando os livro são escritos em versos e Acevedo sabe muito bem como usar isso para contar uma história envolvente. A voz de Xiomara era muito cativante e a narrativa não linear ajudou a desenvolver sua personagem e sua história. Não havia muitos personagens secundários, mas Acevedo também conseguiu desenvolvê-los muito bem dentro da perspectiva e impressões de Xiomara sobre eles.

A razão pela qual esta foi uma leitura complicada para mim foi a mãe de Xiomara. Eu só... Não sou uma pessoa que perdoa fácil? O modo como a religião entrou nisso e a maneira como ela tratou a própria filha por causa disso foram muito perturbadores para mim, pessoalmente. O mesmo acontecia com o pai de Xiomara, mas ele não ganhava muito tempo na página.

Por isso que eu não consegui aproveitar mais essa leitura. Esse é um assunto ao qual sou particularmente sensível e me deu muitos sentimentos negativos durante a leitura. Eu gostei do tom esperançoso para o final, no entanto, pois me deu a impressão de que Xiomara ficaria bem.

Lorrany 09/01/2021

"E eu penso em todas as coisas / que poderíamos ser / se ninguém tivesse dito que nossos corpos não foram feitos para isso."
Não sei nem se estou preparada para escrever essa resenha. Nunca me senti tão abraçada por um livro de poesias quanto me senti lendo nesse. Talvez seja por que eu nunca consegui gostar da poesia que me era apresentada na escola e na faculdade, por não conseguir entender nem me relacionar com esse tipo de obra. Mas com esse livro, foi diferente. Eu já li "Daqui pra baixo", do Jason Reynolds e também gostei muito, mas com "A Poeta X" eu senti algo diferente que nem sei explicar muito bem o que é. Nas poucas horas que eu precisei para terminar a leitura, eu tive um mix de emoções sendo despertas dentro de mim, ria e chorava ao mesmo tempo e, o mais importante, eu entendia. Nunca tive problema com a minha mãe e sempre tive a liberdade de expressar como queria, mas alguma coisa na Xiomara me fez entender, entender quem ela era e os motivos de ela ser assim. Fico muito feliz de ter colocado esse livro na minha meta de leitura desse ano, queria conhecer a escrita da autora e sinto que comecei pelo caminho certo.

Ale 21/10/2020

Somos apenas histórias
Estava plena um dia navegando pela minha lista da Amazon e me deparei com esse livro por um preço camarada, história interessante contada por poemas, com uma protagonista que escreve poemas, fui obrigada a comprar a Poeta X, da poeta e escritora Elizabeth Acevedo. O livro acompanha a vida de Xiomara Batista, uma guria afro-latina, frustrada com a sua família, com seus relacionamentos, com o mundo sempre tentando a pôr em uma caixa fechada repleta de rótulos. Ela joga suas palavras em um caderno de couro preto dado por seu irmão gêmeo, o mantém escondido de sua mãe extremamente religiosa que a força a se reprimir constantemente. A seguir seus passos na Igreja, a ser pura e aprisionar seus pensamentos em sua própria mente. A narração é inteiramente em forma de poemas e haikus, o que me levou a procurar mais sobre essa forma poética milenar japonesa. Ao ler a história de Xio, eu me senti representada, senti que poderia atravessar a barreira do papel e abraçá-la. Posso não ser uma dominicana que imigrou para os EUA, com uma vida cheia de regras e deveres, que sofre com assédio na escola por ter curvas ?perfeitas?, mas isso tudo são características de uma vida e eu possuo uma com alguns traços diferentes como todo mundo que têm coisas em comum com alguém. O que me conectou foi a escrita reclusa que ela domina, um confidente que a acolhe nos momentos difíceis, seja para desabafar sobre um dia ruim na escola ou para expressar o que a incomoda no mundo. Eu faço o mesmo, poderia fazer parte do clube de poetas com ela, tudo que me impede de abraçá-la e trocar prosas é um pedaço de papel.
Logo esse livro me marcou por mostrar a luta de uma guria presa em seu próprio mundo, só com a escrita para lhe dar liberdade, só com o tempo ao seu lado para a ajudar a proclamar suas poesias às pessoas ao seu redor. Uma força maior me dominou, como a dominou, algo que só os que falam com as palavras verdadeiramente entendem. Aqueles que suam ao falar em público, mas fazem um show espetacular em algumas linhas. Aqueles que lutam contra um mundo machista e retrógrado, que tenta esmagar um poeta, que tudo que faz é aliviar o peso da realidade e da vida, que sopra um vento no rosto de cada pessoa que para para escutar um poema. Afinal, somos apenas histórias.

@beatrizprad_ 15/04/2020

Poesia que toca lá na alma
O livro trata muitas questões extremamente importantes com personagens de origem afro-latina, com questões de autoaceitação, religião, representatidade, sobre ser mulher e muitas outras coisas.

Mas não esse post não é uma resenha, é só pra dizer o quanto a relação com a escrita da personagem me envolveu. Me fez chorar inúmeras vezes, encarar a mim mesma, ver o quanto é importante se derramar em palavras.

Além de ter achado lindo a relação entre a protagonista e o seu irmão gêmeo. Foi tudo tão real, tão brutal sabe? Que eu não podia não falar sobre esse livro.

O livro é escrito em forma de versos, poemas, parece uma coisa muito intima, como ler de fato o diário de alguém. Enfim, eu amei, muito, muito.

Juliana.Ferreira 02/04/2020

Não sei bem o que dizer desse livro. Acredito que é um romance em forma de poesias, de uma garota negra, pobre, latina que está descobrindo em que lugar ela quer estar no mundo, seus medos, angústias e sua força, principalmente através da palavra.

Beatriz 17/01/2021

Profundo
Favoritado. Foi uma viagem profunda ao sentimento de Xiomara que mexeu com meus sentimentos e tocou profundo em meu coração.

luuh_hs 24/01/2021

Necessário
Não tenho palavras direito para descrever esse livro então vamos de trechinho:

"E foi assim que Xiomara,
de mãos nuas, lutou com o mundo
para que a chamassem pelo nome certo,
para que não esperassem que fosse santa,
para que a respeitassem como mulher.

Ela soube desde pequena
que o mundo não cantaria seus triunfos,
mas pegou todos os estereótipos
e os prendeu entre os braços
até que a verdade fosse sua última respiração.

Xiomara pode ser lembrada
como muitas coisas: estudante,
milagre, irmã protetora,
filha incompreendida,

mas o mais importante é que
deve ser lembrada pela
luta constante para se tornar
a lutadora que queria ser."

Preciso começar dizendo que ler esse livro na live da @pronomeint foi incrível, não só pelas companhias mas por todas as vivências compartilhadas e perpectivas incríveis. (E todo mundo chorando junto, claro!)

A escrita poética da @acevedowrites contribui para o impacto surreal que cada página desse livro trás, a autora nos faz sentir na pele, ainda que fora da realidade de Xiomara, cada sentimento que ela passa num nível que não tenho palavras para explicar.

Esse livro é essencial para pessoas brancas, porque mostra uma realidade que nós não só não vivemos, como as vezes esquecemos que existe do auge de nosso privilégio. E embora apresente gatilhos (racismo, machismo, intolerância religiosa, lgbtfobia), é uma experiência importante a se passar.

Se puder, leia com o vídeo da live (que ficou salva) lá no canal da @pronomeint e aproveite as discussões RIQUÍSSIMAS que tivemos lá! O livro foi lido inteiro de uma vez e foi doloroso, a pesar de curto mas com certeza já é o melhor livro do ano!

????? ?

Luh (@luakelly_) 18/01/2021

O Poder da palavra!
Esse livro é SEN-SA-CIO-NAL!
A Elizabeth Acevedo tem uma escrita potente em A poeta X.
Esse é o meu primeiro livro da autora e só li por conta de uma leitura coletiva que aconteceu no canal da Thaís do Pronome Interrogativo, se não fosse isso não passaria pela minha cabeça iniciar essa leitura.
Pois bem... Sobre a leitura: Simplesmente FANTÁSTICA! Primeiro a forma como a autora escreve deixa a leitura dinâmica e muitas vezes rítmica. A sugestão na capa do livro onde diz que é PARA SER LIDO EM VOZ ALTA, faz total sentido quando você começa a ler. De forma poética a autora traz temas interessantes de uma forma nova e leve. Temas como conflitos familiares, a influência da religião e a utilização dessa como válvula de escape e a alienação advinda dessas instituições que deveriam prezar e pregar o amor ao próximo.
Pra mim o tema principal envolve o autoconhecimento e crescimento da Xiomara (personagem principal) enquanto mulher numa sociedade que sempre tenta diminuí-la e silenciá-la.
Com temáticas importantes , interessantes e instigantes, a autora nos faz refletir sobre as relações e como se desenvolve essas relações sobre o pretexto de "estou te machucando para te proteger" ou "Você tem que sofrer para alcançar o paraíso". Qual a relação que pode se desenvolver quando o que predomina nela é o sentimento de medo e raiva?

Super, ultra, mega recomendo! Uma leitura super fluída, em um dia você consegue acabar e ser acabada por esse livro.

bluesargent 30/03/2021

Realista e emocionante!
Ouvi o audiobook desse livro em inglês, e sinceramente, que experiência incrível! Só o formato em que a história é contada já foi uma surpresa por si só, achei muito inteligente e super apropriado à temática do livro.

A protagonista é maravilhosa, e vivenciar uma jornada tão vívida e realista como a dela foi ótimo. Elizabeth Acevedo serviu TUDO na escrita desse livro (fiquei chocada ao descobrir que esse foi o livro de estreia dela, visto que esse é um projeto super intimista)!

Inclusive preciso que a madame escreva mais livros, minha quantidade de livros não lidos dela só diminui, e eu pessoalmente aprecio muito o trabalho dela. Ela sempre nos trás protagonistas negras de diferentes nacionalidades e navega fundo no desenvolvimento de todos os dilemas que perseguem essas garotas. Nunca vou deixar de aclamar!

Vanessa.Carla 14/06/2020

A força de Xiomara
Um dos melhoras livros da minha vida. A história de X é tão bem pensada que as vezes eu tinha certeza que a personagem existe real. Mas a vdd é que ela existe, cada pedaço da história da Xio existe em várias pessoas inclusive em mim. Incluse na autora. Por isso eu digo e repito. Ler autoras negras é um ato revolucionário.

Júlia | @umgirassolliterario 14/09/2020

“E quanto mais eu escrevo, mais corajosa me sinto”
Xiomara vive no Harlem com a família e, conforme seu corpo vai se desenvolvendo, ela sente que não tem mais voz. Pelos olhares dos outros moradores do bairro e de sua própria mãe, ela se sente culpada por essas transformações físicas. É quando ganha um caderno de seu irmão gêmeo que começa a escrever seus sentimentos em forma de versos.
“Tarde da noite eu escrevo, e
as páginas do caderno incham
com todas as palavras que gravei nelas.
É quase como se
quanto mais machuco as páginas,
mais rápido algo se cura em mim”
Uma leitura rápida, mas muito forte e impactante. Aborda temas como religião, amizade, amor, respeito, autoestima, empoderamento e esperança.
“Esperança é uma coisa com asas
Embora eu duvide dela,
a espeança voa
para cada canto de mim.”

site: https://www.instagram.com/p/CBO3f1CjLrC/