A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

discogodmother 04/08/2022

Incrível
Esse livro é bem levinho, me conquistou desde o começo, fez com que eu nao conseguisse largar por isso terminei tão rápido. No livro, tem algumas passagens muito profundas que me fez refletir em muitas coisas, e xiomara, xiomara é uma personagem guerreira, que sofreu muito e viu na poesia a forma de desabafar essa dor.

Biru e Tano 14/03/2024

Para ser lido em voz alta MESMO
Eu não sabia bem o que esperar ao começar a ler, não fazia ideia, inclusive, da forma como ele é construído. No início eu pensei que não seria interessante ler uma história que se desenvolve assim, mas na verdade, foi maravilhoso. São junções de palavras formando poesias nas quais só cabe a você querer ler mais e mais e mais. É um livro forte, potente.
Mesmo crescendo numa família católica, BEM PRATICANTE, a relação por aqui não chega nem perto de como era a de Xiomara com a sua mãe... Isso acabou me fazendo questionar o que eu achava de algumas atitudes dela. Discordo do que ela fez, mas será que vivendo na situação em que ela vivia eu faria diferente? Não sei dizer.

beatriz 16/10/2023

Grata surpresa
Sou o tipo de pessoa que pega o livro pra ler sem nem imaginar sobre o que se trata, pra mim faz parte da experiência da leitura, e fiquei receosa por ser um livro de poesias (nunca tive contato antes). Mas a real é que foi uma experiência incrível, senti junto com a protagonista.

Letícia @sereia_literaria 19/03/2023

As últimas 100 páginas me fizeram precisar de terapia
Demorei um pouco pra me conectar com a história (porque embora eu seja apaixonada por poema e poesia, li poucos livros nesse estilo, em que os poemas contam uma história linear) mas valeu a pena cada momento.

recomendo demais.

?Se eu estivesse em chamas, com quem poderia contar para me apagar?

Se eu fosse uma pilha de cinzas, com quem poderia contar para me recolher em um belo pote?

Se eu não fosse nada além de pó, haveria quem perseguisse os ventos tentando capturar cada pedaço de mim??

isa.fsgomes 30/11/2021

A Poeta X, Elizabeth Acevedo (2018)
lin-dís-si-mo

adjetivo
1. Belo; encantador.
2. Elegante; gentil, angélico.
3. Agradável, airoso, delicioso.
4. Belíssimo.
5. Leiam.

Lola 24/06/2022

demorei bem mais do que o necessário para terminar esse aqui, não por não gostar, mas por não me identificar tanto com a vivência da personagem e sentir que de alguma forma estava lendo algo muito pessoal. mesmo assim foi uma leitura linda sobre autoconhecimento, crescer sendo diferente e a força pra enfrentar o que for necessário pra ser você!

Byfeferreira 13/07/2023

Muito bom!
Não sou muito de ler livros em versos, mas esse já é o segundo que leio nesse ano que me conquista bastante.

Eu gostei muito desse livro, ele trata de questões bem sérias através do ponto de vista da protagonista, mas a escrita é tão boa e a narrativa tão fluída que você não sente passar as páginas até terminar o livro, o que dá certa leveza ao livro.

É incrível o quão maravilhosa é a escrita da Elizabeth que mesmo eu não tendo nada em comum com a Xiomara, consegui me conectar demais com a história e com a personagem. Me emocionei em várias partes e passei muita raiva junto da personagem.

Um livro muito bom e que eu recomendo!

JoAo366 14/01/2024

Salmos 119:130
A história dela Xiomara é cheia de desafios tentando se encaixar nos que os outros querem.
Uma história puramente sensível mostrando a vivência e como ela enfrenta sua jornada. Algo que quando você lê você é capaz de compreender ainda sou suspeito a dizer que nos latinos compreendemos mais. Como é desenvolvida a história é muito bom somos seu " diário " onde ela escreve suas confissões e segredos e desejos.
2,5 estrelas ( razoável ) apesar de todos os pontos positivos não consegui aproveitar totalmente a escrita nao é que eu não gostei mas simplesmente a leitura foi simplesmente " Razoável " não acredito que foi nada grandioso mas talvez essa seja a mensagem que coisas como essas que acontecem no livro não são grandiosoas e acontecem a todo momento e em todos os lugares retratando assim a vivência de uma maneira nua e crua.
Em suma o livro é ótimo e com certeza recomendaria ele a todos e aposto que ele tocaria muito mais outras pessoas doque me tocou, talvez seja isso que tenha me faltado para me sentir mais conectado, ter algo a me identificar profundamente com a protagonista que acredito que seja o caso de muitos aqui por isso leiam e se sintam tocados pela poesia.

Natty 11/08/2020

Confesso que não é um livro que eu compraria para mim, pois nunca fui ligada à poesia, mas recebi A Poeta X pelo Turista Literário e resolvi dar uma chance. Apesar da minha opinião sobre poesia, tive muita dificuldade em parar de ler esse livro por ser uma história envolvente e importante de ser contada, não importa o formato.

Shay 20/01/2023

Tapa na cara e soco no estômago!!
Esse vai ser complexo?
Com uma escrita fácil e envolvente, a autora aborda assuntos sensíveis como, sexualização de meninas principalmente pretas, o preconceito enraizado, o padrão estético, religião, relações familiares, imigrantes, pertencimento? é tanta coisa!!
Vale cada minuto!!

Helly 06/01/2023

Sensacional
Que livro sensacional. Que sentimentos incríveis. Eu me senti nessa família, nessa pele, nessa mulher. Com esse livro me senti poeta. X.

Noemi 04/04/2020

Uma história contada por meio de poesia.
O dia a dia de uma adolescente que está em busca de se encontrar em si mesma e na comunidade em que vive.
Um livro sobre fé, reflexão, e se encontrar no lugar mais importante, em si mesmo.

Vitória Susin 06/07/2023

Criei muita expectativa
Eu criei muita expectativa pois fiquei uns anos querendo ler e quando li eu gostei mas depois que terminei e fiquei pensando percebi que esperava mais.

Dei uma nota boa pq o livro realmente é bom mas....

gabyzinha 16/02/2020

Uau
Li esse livro em menos de 24 hrs por conta de como ele é escrito em si: em poesias. Resumidamente, o contexto se passa numa família fortemente religiosa e a protagonista, Xiomara, não está adapta a esse estilo de vida. Como forma de desabafo, ela cria poesias em seu diário. É um livro que, mesmo eu tenho dado 4 estrelas, está favoritado.