A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Natty 11/08/2020

Confesso que não é um livro que eu compraria para mim, pois nunca fui ligada à poesia, mas recebi A Poeta X pelo Turista Literário e resolvi dar uma chance. Apesar da minha opinião sobre poesia, tive muita dificuldade em parar de ler esse livro por ser uma história envolvente e importante de ser contada, não importa o formato.

Júbilck 29/12/2022

De tirar o fôlego!!
Eu DEVOREI esse livro!! A história de Xiomara é dolorida, mas também é linda. Eu amei demais ler sobre como as palavras foram a coisa que fazia ela se sentir segura, se sentir ouvida!! Seu escape. E eu acredito muito nisso, as palavras têm poder!

A poeta X é um livro forte, com temas fortes (os conflitos familiares de uma família imigrante são representados de maneira quase crua pela autora) e uma constante reflexão sobre religião, eu posso dizer que este livro foi uma grata surpresa!!! A maneira como ele é escrito (em formato de poemas) ajuda a leitura a ser fluída, e acredito que revisitarei a história de Xiomara e suas rimas mais vezes!

Gabriela4209 09/01/2022

pqp
esse livro é forte. foi a primeira vez que eu li um livro narrado em versos, e achei bem estranho no começo, mas me acostei depois. a escrita é muito incrível e alguns poemas me marcaram bastante. amei a experiência!
uma história forte, bonita, dolorosa e muito sensível. eu adorei!
quero muito reler um dia!

Ana Almeida 25/01/2022

Confesso que não sou fã de poemas e poesias, recebi esse livro por meio de um clube de leitura e fui supreendida, tanto pela escrita que deixa a leitura tão empolgante, que não parava de ler, e pelos assuntos abordados, tão significativos e presentes em nosso cotidiano.

Amanda1754 21/03/2023

Uma casa abusiva e uma sociedade doente
Xiomara é uma adolescente que descreve seus pensamentos e sentimentos em forma de poesias, retratando sua vida pessoal e suas relações com os pais, o irmão gêmeo, os amigos e seu primeiro amor. Mas, ainda mais profundo que isso, a poeta X também descreve em muitos poemas sua relação com seu próprio corpo, com a puberdade, com o fato de ser "desejada" desde muito nova e as consequências que isso trouxe para a sua vida e para a relação com sua mãe e com sua religião.

Foi triste de acompanhar a relação perturbada que a X tem com a mãe, uma mulher religiosa ao extremo e que torna-se cada vez mais tóxica em relação a filha, que queria tornar a Xiomara aquilo que ela mesma não se tornou. O fato da primeira menstruação da X em que a mãe bateu nela por usar OB em vez de absorvente externo, falando que aquilo não era para garotas direitas e perguntando se a Xiomara ? com onze anos ? estava se deitando com alguém; quando a mãe a força diversas vezes a ir para a igreja e ser crismada; quando a mãe a xinga de todos os nomes vulgares por ter dado o primeiro beijo; ou quando a mãe queimou o caderno da Xiomara quando leu os poemas dela, são algumas das várias violências físicas e psicológicas que a Xiomara sofreu ao longo da infância/adolescência.

O que é ainda mais triste é Xiomara ser desde sempre uma menina violenta por nunca ter ninguém para defendê-la, nem o pai, nem o irmão, nem ninguém por perto. Nunca a defenderam das violências e dos assédios que sofria constantemente.

A Xiomara é uma personagem incrível, forte, que cresceu em uma casa abusiva e em uma sociedade doente que sempre a fez sentir-se solitária. É uma personagem em que a gente consegue se identificar e se relacionar com as histórias que, em forma de poemas dos mais diversos tipos, conseguimos absorver toda a dor contida nas palavras.

A Poeta X é um livro muito bom, uma leitura de tirar o fôlego e que toca em algumas das feridas que ganhamos ao longo da vida.

Ana 04/09/2020

Um livro muito bom e intenso, eu gostei q ele é narrado em textinhos, a unica coisa que não me agradou é que o final me pareceu meio corrido mas fora isso foi sensacional

Letícia | @leiturasdale_ 07/02/2022

Encantador
Comecei a ler esse livro porque gostei do estilo de escrita da autora em "Agora que ele se foi" mas esse me ganhou complemente.

Os versos tornam a história rápida de ser lida (322 páginas em menos de 5 horas). Eu devorei o livro porque fiquei tão envolvida que precisava saber como iria acabar logo.

Já estou ansiosa pra ler o lançamento dela mas por enquanto esse é o meu favorito da autora.

Jew Reader 13/02/2021

AAAAA
Eu chorei que nem uma condenada, e é super necessário pra todos, acho necessário!

Jéssica @DivaLiteraria 27/06/2019

Minhas impressões
Oi gente linda, como vcs estão?
🌻 Li este livro por recomendação da maravicherry @FalaRosa e amei cada página. O enredo tem poder e se torna envolvente pelas temáticas tão recorrentes na vida dos jovens. A linguagem deste livro é universal. Em formato de poesia, a autora apresenta a vida de Xiomara, uma adolescente que está se descobrindo e que possui um talento enorme com as palavras, mas que não se sente confortável em compartilhar este dom com a família, por não enxergar um lugar de fala. .
🌻 Ao longo da narrativa, Xiomara vai descobrindo sua voz, registrando suas palavras em forma de poemas no caderno de capa de couro que ganhou do irmão gêmeo. Tanto ele quanto sua melhor amiga Caridad, são pontos de apoio de Xio neste processo de descoberta. Ela também conhece Aman, que desperta um sentimento novo. Não posso deixar de mencionar a Sra. Galiano, professora, que identifica e incentiva a escrita da personagem principal. Esta nova fase não é recebida com bons olhos pelos pais dela, o que gera alguns conflitos, quebras, feridas. Como reconectar uma família que há muito não é unida, mesmo vivendo no mesmo teto?
🌻 É um livro que aborda dificuldade de se relacionar com a figura materna, ausência de lugar de fala, castigos, obediência cega, pressão para seguir uma determinada religião, curiosidade de conhecer o sexo oposto e incertezas da adolescência. Por isso, para mim, foi uma leitura que mexeu com nos meus sentimentos, principalmente na parte de aplicar uma ideologia religiosa à força, sem deixar espaço para discussão. Confesso que fiquei com raiva da mãe dela quase o livro todo. Queremos que nossos jovens sejam críticos, mas não dentro de nossas casas. .
🌻Sem dúvida entrou na lista dos melhores livros lidos do ano. Você já leu?
Aquele abraço de hobbit 💗

site: https://www.instagram.com/p/ByV2ec1jmx1/

ana janga 24/04/2023

Muito lindo por favor leiam
Livro muito forte, muito bom, retrata diversos temas ?problema? na sociedade, não de uma visão superficial mas bem descrita em cada frase , cuidado para não entrar tanto no livro kkkkkkkkkkk, teve hora q eu tava lendo tão focada q achei q ia entrar no livro

Eliana 31/08/2019

. "Palavras dão às pessoas a permissão de serem elas mesmas."
A poeta x : 《#resenhadaeli 》
Autora: Elizabeth Acevedo
Nota: 4
Editora: Galera/ Record.
"Você vai me queimar também?. A Poeta X é um livro em formato de poesia, diferentes dos livros de poesia que estamos acostumados a ler esse é contando como uma história. .ENREDO: Xiomara é uma adolescente de 16 anos que mora no Harlem com sua família.
Logo que seu corpo começou a ganhar curvas, ela teve que aprender a lidar com isso de sua própria forma.
Além disso, sua mãe é extremamente religiosa e muitas vezes a priva de fazer suas próprias escolhas e viver suas próprias aventuras. Até mesmo seu tão amado caderno de poesias precisa viver escondido dos olhos da mãe.
Ao decorrer do livro, a gente acompanha o crescimento da Xiomara, a sua luta diária contra o assédio que sofre na rua, o relacionamento dela com seu irmão gêmeo (que também enfrenta seus próprios conflitos. .
✏️Opinião: Comecei esse livro com as expectativas lá em cima
No começo do livro a personagem se mostrava uma menina bem empoderada e ao decorrer da história se mostrou outra coisa bem diferente. Não Achei o livro ruim só que poderia ter sido um livro melhor se a autora tivesse aprofundado mais a história da mãe e seu fanatismo com a igreja e outras coisas que deixaram a desejar. Outra coisa que me incomodou bastante foi a forma que autora terminou o livro desde o começo do livro os pais eram extremamente religiosos e no passe de mágica isso muda.
Obs: A mãe da Xio me lembrou muito a mãe da Carrie a estranha. .
🌻 É um livro que aborda sobre vários assuntos sexualidade, machismo, ausência de lugar de fala, e principalmente de como a religião pode cegar uma pessoa a ponto de achar que tudo é maldição e não deixar o outro fazer suas próprias escolhas.
. . 🌻 O livro tem uma narrativa bem rápida e apesar das minhas críticas eu recomendo, até porque minha opinião não significa que você não vá amar o livro pelo contrário todos nós podemos interpretar a leitura de modos diferentes.

Maria4735 17/01/2021

Tocante
"A Poeta X" é contado em "poemas", e só fiquei sabendo quando de fato comecei a ler ele... mas isso é tão importante e coerente com a história. Faz ela fluir mais, faz ser mais tocante, mais bonito, mais tudo.
É um livro importante, que toca em pontos importantes como sexualidade, amadurecimento, família, cor, e encontrar o seu lugar no mundo.

Nina 17/01/2021

É doloroso desde o início, as questões abordadas podem trazer outras questões e outras depois, mesmo sem que essas sejam a sua realidade de vida, é impossível não se colocar no lugar de cada ser humano que vive isso, se colocar no lugar a Xiomara e desejar por mudanças, lágrimas necessárias e mais um favorito pra lista!

laura 17/01/2021

Poesia necessaria
Eu particularmente nunca li muito poesia e não conseguia me conectar com os personagens porque muitas vezes não entendia. Mas esse livro é muito necessário para entender sobre como uma adolescente se sente em meio a descobertas da sua idade que são condenadas pela sociedade ao seu redor. A protagonista se sente culpada pelo o que é, o que sente e o que deseja, e esse livro é uma reflexão muito profunda sobre isso.