A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

julia 17/04/2021

Resenha: A Poeta X
A Poeta X foi uma leitura complicada para mim. A escrita de Acevedo ainda era bonita e muito impactante com a forma como os poemas eram estruturados, mas o assunto relacionado à religião era difícil para mim ler. Foi uma leitura muito rápida e o ritmo estava no ponto ao longo de tudo, no entanto!

Sempre acho muito interessante quando os livro são escritos em versos e Acevedo sabe muito bem como usar isso para contar uma história envolvente. A voz de Xiomara era muito cativante e a narrativa não linear ajudou a desenvolver sua personagem e sua história. Não havia muitos personagens secundários, mas Acevedo também conseguiu desenvolvê-los muito bem dentro da perspectiva e impressões de Xiomara sobre eles.

A razão pela qual esta foi uma leitura complicada para mim foi a mãe de Xiomara. Eu só... Não sou uma pessoa que perdoa fácil? O modo como a religião entrou nisso e a maneira como ela tratou a própria filha por causa disso foram muito perturbadores para mim, pessoalmente. O mesmo acontecia com o pai de Xiomara, mas ele não ganhava muito tempo na página.

Por isso que eu não consegui aproveitar mais essa leitura. Esse é um assunto ao qual sou particularmente sensível e me deu muitos sentimentos negativos durante a leitura. Eu gostei do tom esperançoso para o final, no entanto, pois me deu a impressão de que Xiomara ficaria bem.

Isabella Pina 08/04/2021

simplesmente incrível
eu comecei a ler esse livro sem saber se ia gostar ou não, porque não sou a leitora mais assídua de poemas, tanto que nunca tinha lido uma história contada em versos. no entanto, a escrita da Acevedo me surpreendeu de imediato, me prendendo à história e curiosa para saber seu rumo. acho que o que mais me conquistou foi a forma como ela conseguia tratar de assuntos pesados, delicados, polêmicos, de uma maneira tão honesta e com palavras tão bem combinadas.

a história que guia os poemas dá um toque especial a eles, e foi um fator importante pra me manter querendo ler mais e mais - tanto que eu acabei lendo o livro todo em uma noite, passando por uma verdadeira montanha-russa de emoções. e olha, é impossível não se emocionar com a Xiomara: as pessoas da sua família, seu cotidiano, tudo o que vemos pelos seus olhos é abordado de maneira poética.

enfim, eu simplesmente adorei o livro, muito mais do que esperava, e me peguei com os olhos lacrimejando mais de uma vez durante a história (especialmente na terceira parte). recomendo pra todo mundo, gostando ou não de poesia, é uma aventura única. pretendo ler tudo o que essa autora escrever em breve, e quero que todos seus outros livros cheguem logo ao Brasil.

RATING: 5 poemas da Xiomara

bluesargent 30/03/2021

Realista e emocionante!
Ouvi o audiobook desse livro em inglês, e sinceramente, que experiência incrível! Só o formato em que a história é contada já foi uma surpresa por si só, achei muito inteligente e super apropriado à temática do livro.

A protagonista é maravilhosa, e vivenciar uma jornada tão vívida e realista como a dela foi ótimo. Elizabeth Acevedo serviu TUDO na escrita desse livro (fiquei chocada ao descobrir que esse foi o livro de estreia dela, visto que esse é um projeto super intimista)!

Inclusive preciso que a madame escreva mais livros, minha quantidade de livros não lidos dela só diminui, e eu pessoalmente aprecio muito o trabalho dela. Ela sempre nos trás protagonistas negras de diferentes nacionalidades e navega fundo no desenvolvimento de todos os dilemas que perseguem essas garotas. Nunca vou deixar de aclamar!

Michele @leituraeseuuniverso 23/03/2021

Muito bom esse livro uma história sobre descoberto do seu eu, em forma de poema amei conhecer cada personagem e essa história incrível.

Lais Cera 27/02/2021

Transformou meus pensamentos em poesia...
Eu tendo a ter problemas com livros em que os protagonistas são adolescentes, pois geralmente são retratados de forma irritante e inverossímil. Mas, apesar de esse ser um livro em que a protagonista está na fase da adolescência, eu gostei bastante da leitura, e acredito que foi pela forma como ela parecia real e palpável. Tanto que pude associar alguns detalhes apresentados ali à coisas que eu também passei em minha adolescência. Assim, imagino que esse livro pode ser bastante proveitoso para leitores adolescentes. Aliás, foi para isso mesmo que ele foi criado... A autora é professora e decidiu escrever esse livro ao constatar que seus alunos (em sua maioria latino-americanos) não gostavam de ler porque nunca se viam retratados nas histórias.
A trama aborda uma variedade de assuntos como: ausência de lugar de fala, sexualidade, machismo, fanatismo religioso e autodescoberta. Sendo que os principais temas do livro são a busca pela própria identidade e o relacionamento familiar. E todos esses assuntos são abordados de forma leve e bastante responsável.
Desde o início do livro, a autora vai colocando algumas dicas do que vai ser a trama central da história, mas é só a partir de 35% que isso realmente se desenvolve e podemos ver o processo da protagonista em busca da própria identidade. Esse é um processo doloroso, intenso e único, ainda mais por ser uma garota que está passando pela adolescência, fase da explosão de emoções. Xiomara só queria experimentar relacionamentos, conhecer meninos, escrever e ser livre, sem ser julgada ou castigada por isso. Mas ao invés disso, ela é obrigada a seguir dogmas religiosos impostos à ela sem nenhuma oportunidade de diálogo ou questionamento. Por causa dessa abordagem, muitas pessoas falam que o livro critica a religião, mas eu discordo. A crítica é sobre o fanatismo, o fundamentalismo, a intolerância, e como isso afeta as pessoas ao redor.
Outro ponto do qual eu discordo de vários leitores é que dizem que ?no final foi tudo resolvido muito rápido? ou que ?tudo se resolveu com um abraço?. A resolução do grande problema é descrita em poucos poemas sim, mas esses poemas dizem respeito à um processo pelo qual os personagens passaram, um período de tempo através do qual os personagens fizeram um certo tipo de terapia. Então não, não foi uma resolução rápida. Foi uma descrição rápida de um longo processo, que por sinal, ainda não terminou, já que o relacionamento dos personagens ainda não está completamente ?curado?. E apesar, de ser feito em poucos poemas, não acho que foi um final ruim. Este livro mostra que conversas podem sim melhorar nossos relacionamentos e mostra que nossas vozes importam, de qualquer, sejam como gritos ou sejam na forma de arte.
Só senti falta de um aprofundamento maior na história da mãe, uma mulher muito cristã, que teve um casamento arranjado, quando o sonho dela era ser freira. Mas acho que, pelo ponto de vista da história ser através da Xiomara e de suas vivências adolescentes, isso não seria possível.
Foi minha primeira experiência com uma história escrita em versos e consegui aproveitar bastante. Porém, acho que por ser um livro de poemas, deve ser muito mais incrível ler na versão original, já que, ao meu ver, muito do ritmo das poesias é perdido na tradução. Também é interessante destacar que, já na capa do livro, é dito que é para ser lido em voz alta. Assim, acredito que seria mais proveitoso ser ouvido em um audiobook, só que infelizmente ainda não temos audiobook dele em português. Quando eu estiver mais confiante com meu inglês, pretendo reler (e ouvir o audiobook) desse livro na versão original.

gi. 23/02/2021

Um livro muito necessário por trazer questões feministas com uma personagem "oprimida" pela religião. Leitura fácil e com reflexões profundas.

Janice 14/02/2021

Esse livro é tão amor que não dá pra não dizer que a recomendação dele é o mínimo.
Normalmente obras com essa narrativa não linear e tradicional me acertam em cheio. É um texto tocante, profundo e lindo.

Jew Reader 13/02/2021

AAAAA
Eu chorei que nem uma condenada, e é super necessário pra todos, acho necessário!

lav 10/02/2021

Inexplicável
A vida de Xiomara é tão intensa e tão profunda... Muitas vezes me vi nela, me senti como ela. Não tenho palavras para descrever o que senti do início ao fim dessa trajetória imensa que ela vivência com sua família e amigos.

É apenas inexplicável a forma como isso tudo termina, a forma como ela consegue dizer em palavras situações tão complexas e grandiosas. Xiomara é, realmente, minha poeta favorita.

A poeta X veio com tudo e espero que mais pessoas conheçam a imensidão que é esse livro e essa história.

Vik 03/02/2021

Relevante
Acho que não li esse livro no momento certo, porém isso não diminuiu o que ele quer repassar. Gostei da forma como a autora escreve esse livro e tenho certeza que a maior parte do público jovem se identificaria muito com os receios da personagem principal. Fiquei muito encantada com a força de Xiomara e com o fato da autora dar voz ao que muitas meninas também passam, o contanste assédio imposto pela sociedade.

luuh_hs 24/01/2021

Necessário
Não tenho palavras direito para descrever esse livro então vamos de trechinho:

"E foi assim que Xiomara,
de mãos nuas, lutou com o mundo
para que a chamassem pelo nome certo,
para que não esperassem que fosse santa,
para que a respeitassem como mulher.

Ela soube desde pequena
que o mundo não cantaria seus triunfos,
mas pegou todos os estereótipos
e os prendeu entre os braços
até que a verdade fosse sua última respiração.

Xiomara pode ser lembrada
como muitas coisas: estudante,
milagre, irmã protetora,
filha incompreendida,

mas o mais importante é que
deve ser lembrada pela
luta constante para se tornar
a lutadora que queria ser."

Preciso começar dizendo que ler esse livro na live da @pronomeint foi incrível, não só pelas companhias mas por todas as vivências compartilhadas e perpectivas incríveis. (E todo mundo chorando junto, claro!)

A escrita poética da @acevedowrites contribui para o impacto surreal que cada página desse livro trás, a autora nos faz sentir na pele, ainda que fora da realidade de Xiomara, cada sentimento que ela passa num nível que não tenho palavras para explicar.

Esse livro é essencial para pessoas brancas, porque mostra uma realidade que nós não só não vivemos, como as vezes esquecemos que existe do auge de nosso privilégio. E embora apresente gatilhos (racismo, machismo, intolerância religiosa, lgbtfobia), é uma experiência importante a se passar.

Se puder, leia com o vídeo da live (que ficou salva) lá no canal da @pronomeint e aproveite as discussões RIQUÍSSIMAS que tivemos lá! O livro foi lido inteiro de uma vez e foi doloroso, a pesar de curto mas com certeza já é o melhor livro do ano!

????? ?

Luiza 19/01/2021

Favorito pra vida toda!
Que livro emocionante, tocou minha alma de uma forma inexplicável. É um relato forte sobre encontrar quem você é, e sobre tudo o que envolve nós, mulheres, neste mundo repleto de assédio e de pessoas que tentam nos diminuir/limitar. Terminei a história com vontade de abraçar e estar ao lado de X, pois senti que viramos amigas durante a leitura ??