A Morte da Verdade

A Morte da Verdade Michiko Kakutani

Resenhas - A Morte da Verdade

Marta__A 12/01/2023

No livro o autor fala sobre como, através de mentiras e distorções, ocorre a manipulação das massas, dando como exemplo a ascensão de Trump e seus discursos. Um livro bem interessante, mostrando com as redes sociais e a internet tem tido um impacto pouco positivo, na questão política e de expor informações verídicas e de confiança.

Achei bom o livro, vale a leitura para quem é curioso por estas questões.

um trechinho:
Você pode influenciar mais rápido mil homens se apelar para os seus preconceitos do que se tentar convencer apenas um pela lógica." - Robert A. Heinlein.

Tuyl 29/09/2021

Para quem gosta de política - ou ao menos tem interesse pelo que está acontecendo no nosso tempo - esse livro é fundamental.

Thiago 03/06/2021

Mentiras no contexto político.
O livro aborda de forma muito objetiva e profunda as questões referentes às mentiras e como isso é utilizado no contexto político, para a conquista e a manutenção do poder.

Como o próprio título já delimita, o livro é focado no período do governo Trump, principal exemplo dessa forma de controle das massas para conquista de poder, através de mentiras, sectarismo, fake News, teorias da conspiração; além do uso da internet para catalisar todo esse método.

O assunto é enriquecido com momentos históricos, citações a diversos políticos, cientistas sociais/políticos, filósofos e obras importantes sobre o assunto. Assim, o conhecimento adquirido pode ser aplicado em diversas outras situações.

Para quem tem interesse na política atual, é uma leitura indispensável e surpreendente.

Ricardo.Borges 27/02/2021

Outra leitura obrigatória
O livro escancarou o quanto somos alienados pelas mídias sociais (trolls russos) com dados capturados e usados contra nós pela manutenção do poder através de coeficientes nos sistemas.

Caroline 25/01/2021

Resenha - A Morte da Verdade
De modo atual e crítico, o livro destaca pontos relevantes a respeito da Era Trump vivenciada nos Estados Unidos, desde o ano de 2016. O ponto de partida do livro é como o ex- presidente dos EUA conseguiu manipular a verdade e permanecer no poder por 4 anos, apesar de polêmicas. A autora cria de modo claro uma abordagem a respeito de como a interferência russa nas eleições americanas, o fenômeno das fake news auxiliariam a permanência de um líder narcisista, demagogo e hóstil em uma nação que, outrora, era o símbolo da democracia no continente americano. Diante de argumentos racistas, xenofóbicos, Trump manipulava a verdade para o seu bel prazer. Apesar do livro se voltar para a realidade norte americana, os traços explorados pela autora nos revela a semelhança com o atual governo brasileiro. Outro fato legal que a autora explorou foi relacionar a Era Trump com as famosas distopias "1984" do George Orwell e "Admirável Mundo Novo" do Aldoux Huxley. Apesar de ser assustador pensar que essas distopias estão tão próximas de nós, é necessário que enfatizemos a busca pela verdade, acima de qualquer outra coisa.

Jacques.Bourlegat 12/11/2020

A morte da verdade
Michiko Kakutani traz-nos uma obra que nos faz refletir sobre as razões que levam pessoas a crer em informações sem fundamento ou sem o devido lastro em fatos que envenenam os relacionamentos sociais. A "verdade" está deixando de ser referenciada por padrões e procedimentos específicos que demonstrem sua veracidade. Os fatos já não são mais suficientes para demonstrarem o vínculo entre verdade e realidade. As emoções ou percepções sobre qualquer assunto tomaram conta de grande parte do público no mundo todo. Um movimento de negacionismo, apesar das provas e dos fatos, leva uma massa considerável de pessoas a achar que não existe aquecimento global ou, que se existe, não é causado pela atividade humana, achar que a terra é plana, achar que brancos são superiores a outras etnias, achar que o mundo foi feito em 7 dias (6 pois no sétimo houve o descanso...), Achar que as mulher são submissas aos homens por terem sido criadas de uma das costelas de Adão, achar que vacinas causam doenças, achar que existe uma conspiração global de pedófilos, achar que um comunista é qualquer um que não concorde com ele, entre outros achismos sem parâmetros ou conceitos. Para onde caminha o mundo com essa corrosão da verdade em favor de "achismos"? A morte da verdade enuncia as falas mentirosas de políticos autoritários e populistas e também nos faz refletir sobre um paradoxo ligado às redes sociais. Elas favoreceram a disseminação em massa de ideologias radicais nas redes sociais por um processo de isolamento e acesso a informações limitadas, fazendo com que versões e visões "fora da bolha" sejam desacreditadas, polarizadas, aumentando o viés de confirmação e pertencimento ao grupo. Grupos de extrema direita e extrema esquerda autoritários têm se apropriado perfeitamente dessas ferramentas, assim como instaurando medo e provocando ódio, para orientação em massa. Apresentando uma "versão" da realidade que lhes convém com uma rejeição sistemática dos fatos e à ciência, que é uma das principais características desses adeptos da "pós-verdade", pretendem reescrever a história e remodelar o mundo fazendo apelo a sentimentos patrióticos ou nacionalistas para sustentar ações vis e mesquinhas, quando não são simplesmente cruéis. Muitas vezes dando predominância para uma meritocracia desigual, misoginia arcaica, moralismo patriarcal hipócrita, eugenia étnico-racial acientífico, desprezando os conceitos básicos de uma constituição democrática e dos valores da democracia. Deturpando os conceitos do pós-modernismo sobre verdades pessoais que são percepções moldadas pelas forças sociais e culturais de um indivíduo, esses totalitaristas da "pós-verdade" inventaram uma ficção para que a sua "verdade" tenha eco em uma boa parte da população que se deixa encantar por tais discursos populistas sem vínculos com a realidade, sem apreço às palavras proferidas, com descaso a uma outra parte da população, gerando mais divisão e discórdia. Há quem diga que só há uma verdade absoluta e há quem defenda uma verdade relativa. De qualquer forma sempre existirá a verdade dos fatos...essa nunca poderá morrer ou deixaremos de existir enquanto sociedade cultural.
Nando Borges 12/11/2020minha estante
Excelente livro!

Ricardo 05/11/2020

Simples e direto
Um livro necessário.
Foi interessante lê-lo neste período de eleições. Independente de quem ganhe, o problema é mais profundo.
Um livro curto, de linguagem acessível sobre um efeito mundial e perigoso na política. Recomendo.

Andressa.gr 04/11/2020

A morte da verdade
Quando comecei a leitura não sabia o que esperar e foi uma incrível coincidência ler a obra logo após a conclusão do livro 1984.
Ao longo das páginas é possível identificar situações que remetem a realidade brasileira.
De todo modo é uma leitura que vale muito a pena ser realizada.

Rodrigo.Romanus 18/10/2020

Boa leitura e reflexão
A leitura é agradável, bem objetivo nas proposições, mesmo o tema abordado sendo complexo.

Juca Fardin 13/09/2020

A Verdade acima de tudo
Impossível ler essa grande obra sem vinculá-la ao Brasil, pois o encaixe é perfeito. Kakutani faz um estudo profundo das técnicas fascistas para matar a verdade. Trolls, bots, fakenews etc são munições potentes usadas por esses políticos de zerda que nós muito bem conhecemos. É urgente essa leitura àqueles que não querem se deixar enganar. Boa dica!!!!

Mada 11/05/2020

Recomendo
Pensar um mundo pós-verdade é mais fácil que viver nele mas... Já que estamos nele precisamos pensar e procurar modos de viver e agir para permitir a vida. É uma leitura bem enriquecedora e rápida, achei a linguagem acessível também.

Elo 17/11/2019

Necessário pro contexto político atual, porém não apenas norte americano

Fernanda Melo 13/06/2019

Leitura obrigatória!
Michiko Kakutani escreve sobre a era Trump e o caminho tortuoso que ele traçou para alcançar a casa Branca, mas bem que poderia ser sobre o nosso país e o presidente que hora temos, o livro parece que descreve o nosso cenário atual e toda sorte de articulação mentirosa que envolve o atual DESgoverno.
Erika 05/08/2019minha estante
Realmente, ainda não terminei a leitura e já tenho a mesma impressão!

alex 29/04/2019

A morte da verdade
Leitura mais que necessária. Recomendo.

Gui 12/02/2019

Verdadeiro, porém fraco
Faltou mais profundidade nos argumentos, talvez comparar com outros governos, afinal tenho a impressão que a relativização da verdade sempre foi usado por quase todos que deteram o poder, as pessoas sempre acreditam apenas no que queriam, com a diferença brutal da internet