A Civilização Chinesa

A Civilização Chinesa Marcel Granet

Resenhas - A Civilização Chinesa

Drakomanth 18/04/2021

RECOMENDADÍSSIMO
Mesmo sem os registros fundamentais para se compreender a evolução da sociedade chinesa. A obra tenta resgatar ao máximo toda a cultura que podemos extrair dos "cânticos míticos populares". A história recusou-se a registrar os fatos e não sabemos nada dos elementos feudais da vida social desde a queimada dos livros por Ts’in Che Houang-ti. Sendo assim a obra se apoia nas narrativas proposta pelos Han de resgate a ancestralidade (o que uniu o empírico ao celestial). A história, enfim, informa muito pouco sobre a evolução dos costumes nos novos centros urbanos onde se criou uma moral própria. Pode-se presumir que sua influência sobre a vida chinesa não foi negligenciável, entretanto, a respeito do período antigo, não sabemos quase nada sobre a vida real das classes industriais, sobre a vida real das classes industriais, sobre o papel das cidades economia geral, sobre a evolução jurídica e moral dos centros urbanos. Digamos que: mediante aos fatos atualizados na década de 60 do século XX, a obra não deixa nada a desejar.