O Quebra-Nozes (eBook)

O Quebra-Nozes (eBook) Alexandre Dumas
E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Julia Borges 09/04/2023

Cada vez fico mais encantada com a coleção bolso de luxo da Zahar. Os livros apresentam a história e os desenhos originais, o que torna a leitura mais interessante.
Nesse livro, em específico, são apresentadas duas versões da mesma história, a do Quebra-Nozes, a história original e a outra a mais conhecida.
O mais interessante é você conseguir fazer o paralelo entre as histórias e perceber como cada autor tem sua maneira única de contar o mesmo conto.
Não conhecia a história do Quebra-Nozes, mas agora que li fiquei encantada por esse conto leve e cheio de reviravoltas.

11/03/2023

História muito boa
Gostei bastante da história, mas a edição com duas versões tão parecidas fez com que a leitura fosse mais arrastada. Gostei mais da versão do Alexandre Dumas

Priscila 10/03/2023

??
Já tinha assistido desenhos e filmes do quebra nozes, mas não conhecia a história por trás dos filmes. Adoro contos de natal e adorei esse! Só essa edição que ficou um pouco cansativa pois tem duas versões do quebra nozes, com poucas diferenças de uma pra outra; mas não tira o mérito do livro. Achei encantadora a história.

Rayssa Oliveira 07/02/2023

Que livro quentinho! Ele é ótimo pra você sair daquela ressaca literária, as ilustrações são tão lindas ?? Me fez lembrar da minha infância, quando eu assistia Barbie e o Quebra-Nozes.

Beatriz.Queiroz 06/02/2023

Alice no País das Maravilhas versão estendida
O Quebra-Nozes é um conto muito conhecido atualmente por suas versões cinematográficas e o clássico ballet. Porém, ao ler o livro, identificamos sua origem russa com E.T.A. Hoffmann, traduzida e globalizada pelo francês Alexandre Dumas.

O conto se passa na véspera de Natal, e percebe-se algumas singelas diferenças ao longo das duas versões. A história gira em torno dos irmãos Marie e Fritz, onde o foco se torna a menina ao descobrir o boneco de madeira. Marie vai fazendo várias descobertas no mundo mágico do Quebra-Nozes e seus bonequinhos ao encarar o Rei dos Camundongos, passando por muitos desafios e mistérios.

O Quebra-Nozes é uma leitura relativamente rápida, onde o enredo nos laça e traz a curiosidade como gancho para querermos saber mais da história. Como as versões de Hoffmann e Dumas são muito parecidas, foi como reler o conto duas vezes, o que deixou a leitura desinteressante no final. Mas ler de primeira foi uma delícia!

arthur1249 04/02/2023

Esperava mais
O ponto alto do livro é definitivamente as ilustrações. Uma mais bonita do que a outra,mas a história...
A história é bonitinhas mas eu fiquei o livro inteiro esperando alguma coisa acontecer para no último capítulo ter o pior plot twist possível.

Vicente 31/01/2023

O quebra-expectativas
Não dá pra dizer que um clássico é ruim, se o fosse não teria se tornado um classico, mas posso dizer que não gostei.
O Quebra-nozes é uma leitura entediante, terminei por mais por uma questão de honra que por gosto. O que chama a atenção é o fato de ter sido concebido como literatura infantil, como as crianças da época liam coisas rebuscadas... Mas acredito que vale conhecer por ser um clássico. Recomendaria mais a versão de Dumas do que a original de Hoffman, pois apesar das diferenças serem poucas, Dumas consegue mexer na cadência da história, deixando-a mais ritmada.

Isabelle333 24/01/2023

Magnífico
Além de lindas ilustrações o livro é impresso em capa dura e a gramática é perfeita, amei cada detalhe dele, além da história ser uma fofura e super rapidinha, ótima para sair da ressaca literária. Recomendo muito!

Lari 21/01/2023

Esperava mais
Sendo a história de Alexandre Dumas uma tradução já esperava que seriam parecidas,mas como a editora colocou as duas edições esperava encontrar maiores diferenças, coisa que não ocorreu.
Quanto a história em si também esperava mais.

estherdeos 20/01/2023

O livro é bom mas pra mim acabou ficando cansativo terem as duas versões, é interessante conhecer as duas mas também acaba sendo cansativo na segunda por ser a mesma história kk
Mas de forma geral gostei das duas histórias, as diferenças são mais nos detalhes, o enredo geral é o mesmo e gostei de conhecer a história do clássico que é O Quebra-Nozes.
A primeira acabou sendo mais interessante pra mim justamente pela novidade..
Mas vale a leitura

Karina 20/01/2023

Minhas impressões
A edição que li tinha tanto o texto original do E.T.A Hoffmann quanto a versão do Alexandre Dumas. Li a de Hoffmann, mas comparei com o de Dumas e não vi quase nenhuma diferença. Não foi uma leitura que me prendeu, ainda prefiro o ballet. Mas é um conto elegante e juvenil, bem agradável pra ler no período de natal.

Rafael 17/01/2023

Eu certamente não fui capaz de compreender a grandiosidade dessa obra. O Quebra-Nozes é um clássico e resolvi aproveitar a época natalina para tirar essa leitura das pendências. Mas sabe quando você esperava algo totalmente diferente pelo tanto que já ouviu falar sobre adaptações? Então… O erro foi meu nesse caso.
Eu fui surpreendido pelos aspectos sombrios e perturbadores que Hoffmann trouxe para esse conto. E foi uma surpresa boa, por sinal. Parece muito um anti conto de fadas.
A versão de Dumas apresenta mais floreios e traz uma certa leveza para chegar ao mesmo ponto que Hoffmann, o qual foi mais direto em seu texto. Mas Dumas certamente pesou a mão em certos floreios e nos diálogos, estejam preparados.
Mesmo assim, vale muito a pena conhecer.

mirrorballgio 15/01/2023

Divertido
Eu sinceramente gostei do livro. É muito diferente do que eu esperava, mas a história é bem original e interessante.
A respeito das versões dos dois autores, eu gostei muito mais da versão original de E.T.A Hoffmann. A leitura é muito mais fluída e fácil. Agora na versão de Alexandre Dumas, foi uma leitura um pouco mais cansativa que exigiu mais concentração, o vocabulário era mais complexo, e por algum motivo a história ficou muito mais extensa.
Mas é um bom livro, eu curti muito a história e recomendo pra quem quer começar a ler clássicos.