A origem dos sentimentos morais

A origem dos sentimentos morais Paul Rée

Resenhas - A origem dos sentimentos morais

Léo 26/07/2020

Paul Rée, um moralista liberal.
A origem dos sentimentos morais, obra escrita pelo filósofo Paul Rée em 1877 tem como ênfase entender a moral e seus pormenores a partir da negação da metafísica. Para tal, o Rée utiliza como base as teorias evolutivas de Darwin e Lamarck, além do utilitarismo do John Stuart Mill.
A ideia central do Rée hora em torno de dois impulsos presentes nos seres humanos devido à evolução: o altruísmo e o egoísmo. Estes, quando se manifestam, a partir das ações, na sociedade, são denominados bom e mau. A partir daí, o Rée vai discutir sobre a liberdade, o castigo, o senso de justiça, a vaidade, a ambição, a honra, a felicidade e o progresso moral.
A importância da obra tem dois aspectos. O primeiro, sem sombra de dúvidas, é a relação desta obra com o pensamento nietzscheano, principalmente com o livro "Genealogia da moral". O segundo, é o estudo da ética a partir de um evidente defensor da sociedade de mercado.