Análise de textos literários: poesia

Análise de textos literários: poesia Silvana Oliveira

Resenhas -

Paulo Silas 07/10/2021

A obra tem como proposta apresentar a importância da poesia em seu conteúdo e em sua/ forma, fornecendo elementos e subsídios para que uma abordagem mais profunda sobre o texto poético possa ser procedida pelo leitor. Por mais a poesia acarrete num prazer e consiga por si só, pela leitura atenta do texto em que se manifesta, atingir o âmago do bom leitor, fato é que, como bem evidencia a autora da obra, "a profundidade de uma análise pode revelar as camadas internas de um texto poético e potencializar a beleza que, inicialmente, era apenas intuída na primeira leitura". Daí o livro servir como esse amparo que fornece ao leitor o instrumental para uma abordagem teórica da poesia.

O livro é dividido em seis capítulos, sendo que nos quatro primeiros há a exposição de conceitos teóricos, formas e escolas poéticas, enquanto que nos dois últimos capítulos são realizadas análises e interpretações sobre alguns textos poéticos. Assim, nos capítulos um a quatro questões como a diferença entre poesia e prosa, aspectos formais para a análise do texto poético, o lirismo na tradição e na modernidade e os aspectos de conteúdo e escolhas formais para a análise do texto poético são trabalhados. Já nos capítulos cinco e seis a poesia de autores brasileiros, bem como autores da literatura portuguesa e africana, é apresentada como espécie de exercícios práticos de análise e interpretação do texto poético, tendo-se assim uma abordagem teórica e prática presente na obra.

Silvana Oliveira conceitua o poeta como sendo "o sujeito capaz de colher da observação do mundo e da experiência humana aquilo que merece ganhar expressão em um poema", cabendo àquele que lê o texto em que a poesia se faz presente compartilhar daquilo que o poeta colocou em palavras mediante o processo de leitura e interpretação. Muito mais que um livro acadêmico, "Análise de Textos Literários: poesia" fornece a todo e qualquer leitor boas diretrizes que possibilitam captar melhor o texto poético.

Jon O'Brien 23/09/2021

Apesar de introdutório e rápido, "completo"
Faz pouquíssimo tempo que terminei o livro Análise de textos literários: poesia, material didático obrigatório para a disciplina de mesmo nome na faculdade em que estudo. O livro, escrito pela Silvana Oliveira, mesma professora das videoaulas da matéria na Uninter, surge com o propósito de complementar o conteúdo das videoaulas. Vem saber o que eu achei!
Eu, como poeta (procure no Skoob por "Cara Melancolia,"), me interesso muito pela poesia de um modo geral, pois considero uma ferramenta potente para expressar emoções e dialogar com o mundo, com pessoas que compartilham um mesmo sentimento. O que mais me atraiu nesta obra não foi o ler poesia, mas o aprender a ler poesia, levando em conta critérios que eu não sabia analisar e que, agora que os compreendo, possibilitam que a leitura da poesia também evoque uma análise dessa arte tão rica.
Alguns dos temas tratados no livro: diferença entre poema e poesia; a poesia na Antiguidade; o avanço da poesia pelo mundo; o contexto poético do Brasil nos tempos passados (evidenciando os momentos históricos de suas mudanças, uma vez que a poesia está atrelada ao período histórico no qual foi produzida) e no avançar dos tempos; a poesia em Portugal; a poesia na África, apresentando autores de Angola e de Moçambique.
Sendo sincero, não é grande o número de autores analisados, mas isso não é um (grande) problema. No âmbito brasileiro, foram analisados poemas famosos dos mais conhecidos poetas, os que contam com algum destaque na escrita ou que têm uma contribuição marcante. A cultura poética de Portugal foi um pouco menos abordada, mas trouxe informações importantes para se compreender de maneira geral. E, quanto à poesia africana, a autora trouxe pouquíssimos exemplos de autores, o que talvez seja um problema para quem não foi fisgado por essa parte do livro; eu, no entanto, me interessei tanto pela poesia africana que já comecei a pesquisar sobre os autores citados, para conhecer mais de suas obras.
Por fim, é um livro que propõe o básico e entrega de tudo um pouco, sem grandes aprofundamentos, mas com uma profundidade geral interessante e com uma didática acessível e que contribui para o aprendizado. Recomendo mais ainda àqueles que não se contentam com um livro e partem para outro para complementá-lo. Para mim foi excelente.

Ana Carolina 23/09/2021

Análise de textos literários poesia
É um livro que nós trás um geral da teoria da poesia de forma clara e objetiva, leitura rápida e bem construída.