De cócoras

De cócoras Silviano Santiago

Resenhas - De cócoras

Helder 13/03/2023

A solidão na velhice
Há tempos ouço falar de Silviano Santiago, mas até agora não tinha conseguido ler nada do autor.
De Cócoras foi minha primeira experiencia e achei um texto bem enxuto e interessante.
O livro é dividido em 3 partes: Na Cozinha, No Alpendre e NO Quarto de Dormir e é nestes cômodos que acompanhamos Antônio relembrando sua vida.
Antônio sempre teve uma vida regrada, trabalhando como funcionário público, casou-se e nunca teve filhos
Porem agora ele se aposentou e ficou viúvo, e isso faz com que ele fique sem saber o que fazer de sua vida.
Para mim, este livro exala solidão, mas muitas vezes me perguntei se eu na idade de Antônio não agirei da mesma maneira.
Aqui, o irmão mais velho de Antônio fica viúvo logo após ele, e para este irmão é obvio que a melhor opção agora é que eles morem juntos. Menos custo, menos solidão.
Mas não é isso que Antônio deseja para si. Ele simplesmente não quer mais se preocupar. A solidão parece ser seu real objetivo. Ele não quer ouvir estórias ou ter responsabilidades e assim vamos acompanhando suas reminiscências, que pode ser através de uma conversa com uma maçã, que lhe lembra o momento que decidiu usar dentadura ou conversando com o cão velho que foi abandonado pelos vizinhos que cresceram e deixaram a mãe sozinha e que hoje decide ficar com Antônio no alpendre de sua casa até que este lhe dê alguma comida.
É incrível o talento do autor em nos trazer metáforas para a velhice, e nos mostrar que não existem receitas nesta vida. Antônio trilhou um caminho que o levou a solidão, mas a vida da vizinha que teve 3 filhos, ou do velho cachorro ou até de seu irmão que sempre teve bastante dinheiro, não foi tão diferente da sua.
No fim, nem de um anjo ele precisa de ajuda, pois acha que tem tudo aquilo que precisa.
Um bom livro para refletir.
Vale a leitura