A memória do mar

A memória do mar Khaled Hosseini

Resenhas - A memória do mar

-Koraline 18/03/2022

Nem sei como explicar a forma que o autor transmite uma história tão triste de forma tão poética e bonita, ao mesmo tempo abordando um assusto extremamente sensível para sua própria cultura, que também é um relato de tantos refugiados que são invisíveis para o resto do mundo.

Janaina Edwiges 07/01/2021

"Todos nós à procura de um lar"
Lar é sinônimo de abrigo, refúgio, aconchego e as pessoas só abandonam suas casas quando não estão mais seguras, quando perdem as esperanças e se sentem totalmente desesperadas. Infelizmente, esse doloroso trauma é vivenciado por milhões de refugiados espalhados pelo mundo.

A memória do mar foi inspirado na história do garotinho refugiado sírio, Alan Kurdi, encontrado morto no litoral da Turquia, após o naufrágio do barco em que estava com seus pais e irmão. As palavras poéticas de Khaled Hosseini, ilustradas pelas belas imagens de Dan Willians, estão carregadas de sentimento e sensibilidade, que tocam profundamente o nosso coração.

Um trecho do livro, que me emocionou muito:

Ouvi dizer que somos indesejados.
Que não somos bem-vindos.
Que deveríamos levar nosso infortúnio à outra parte.
Mas ouço a voz de sua mãe,
por cima da maré,
e ela sussurra em meu ouvido:
"Ah, mas se eles pudessem ver, meu amor, só a metade do que vocês viram.
Se eles simplesmente pudessem ver.
Com certeza diriam coisas mais gentis".

Indiara_ 11/04/2021

Começou e já acabou!
Um livro curtinho, simples.
Mas de profundezas.

Leitura rápida, mas q nos deixa pensando no assunto muito depois de virar a última página.

Morgan 22/02/2020

Lindo e emocionante
Esse livro, teve a base do garotinho que foi encontrado morto na praia, e conta uma história dos Imigrantes e saíram de suas casas enfrentaram o mar para sobreviver, como muitos sendo fatal.
Indico muito

Thaís 17/05/2021

A memória do mar
"Mas ouço a voz de sua mãe,
por cima da maré,
e ela sussurra em meu ouvido:
?Ah, mas se eles pudessem ver, meu amor,
só a metade do que vocês viram.
Se eles simplesmente pudessem ver.
Com certeza diriam coisas mais gentis?.

Todos os livros do Khaled Hosseini me deixam impactada e talvez seja por isso que ele se tornou meu autor favorito.
A Memória do Mar tem um enredo fantástico, simples e delicado.
Meu novo livro queridinho ?

Léo 04/10/2022

Emoção do início ao fim. Li duas vezes para ter certeza que tinha entendido tudo e mergulhado na história.
Qdo alguém que vivencia outras realidades que nós não conhecemos temos que nos calar e prestar atenção para aprender o máximo que pudermos.
A forma poética e trágica, pq sabemos o fim da história desde o princípio, é incrível. Parabéns de novo ao autor!

Alessandra.Adams 14/11/2022

O livro, apesar de possuir poucas páginas, de forma poética apresenta um texto de grande significado.

A obra é inspirada na história de Alan Kurdi, o refugiado sírio de três anos de idade que se afogou no mar Mediterrâneo quando tentava chegar à segurança na Europa.

Pedro.Alves 22/05/2022

Curtíssimo
Não tenho muito coisa pra falar, os desenhos são belíssimos, mas a história podia ser maior, né? Pô, 64 páginas que dá pra ler em menos de 5 minutos, tô de olho em você Khaled, vamo se ligar hein ?

Vinho, Café e Livros 02/02/2022

Lindas ilustrações
Começando pela edição, este é um livro em capa dura, impresso em papel couché fosco de alta gramatura e contem um fitilho em azul-marinho, combinando com a folha de guarda.

Você lembra da imagem comovente de um garotinho refugiado da Síria que morreu afogado e seu corpo foi encontrado em uma praia na Turquia? Este poema é inspirado nesta história comovente que ocorreu em 2015.

Este é um livro poema, com lindas ilustrações de Dan Williams, é contado em primeira pessoa onde o personagem principal é o pai do garotinho e este está declamando este poema ao filho e contará a sua vida feliz em uma cidade pequena da Síria, onde toda família vivia feliz. Aos poucos o caos toma conta da cidade e eles se vem obrigados a sair de sua cidade natal em busca de proteção e melhoria de vida.

As ilustrações vão seguindo o poema e as imagens inicialmente em tons verdes vão tomando cores cinzas e em seguida azul.

Quando adquiri esta edição, esperava encontrar um livro e não um poema, confesso que isso me desanimou um pouco. O poema em si, é bonito e as ilustrações acompanham bem o ritmo, porém, esperava algo mais impactante ou que tivesse mais profundidade. Talvez não tenha me agradado muito, pois não sou muito de ler poemas, mas no geral, é um livro bonito.

Agora me conta, já tinha lido este livro? Gosta de poemas? Conhece a história de Alan Kurdi?

site: https://www.instagram.com/p/CZZ1tl6tPQr/?utm_source=ig_web_copy_link

Lucio 19/04/2021

Curto, porém tocante
Eu sou suspeito para falar de Khaled Hosseini, sou fã de carteirinha mesmo. A insipiracao de A memória do mar vem do da história de Alan Kurdi, um menino de 3 anos que morreu afogado tentando atravessar o mar mediterrâneo e chegar a Europa. O livro é um poema de um pai narrando as memórias que tinha com o filho, parece que cada trecho é uma facada no estômago de tão tocante que é. Nós faz refletir muito sobre a vida de pessoas em situaçãode refúgio, quando precisam encarar tudo para lutar pela sobrevivência.

Yasmim 13/12/2022

"Se eles pudessem ver, com certeza diriam coisas mais gentis."
O autor, na minha opinião, apresentou a história de uma forma leve mas sem deixar de lado a importância da retratação do tema abordado. Foi triste saber que é sim uma realidade, porém também foi uma leitura limpa, bonita e poética.

"Todos nós ansiosos pelo nascer do sol, todos nós com medo desse mesmo momento. Todos nós à procura de um lar."

Débora 26/07/2021

Forte...
Tocante como tudo que ele escreve. Khaled tem ligação direta com o coração. Acho que por ser tão dolorosamente real que é impossível ficar alheio, imune aos sentimentos que suas palavras e histórias transmitem. Oro por dias melhores e por mais finais felizes. Esse foi mais um que me fez chorar.

Tamirez | @resenhandosonhos 10/01/2019

A Memória do Mar - Khaled Hosseini
Minha relação com esse autor é bem controversa. Enquanto muitas pessoas o amam por suas histórias que previamente já haviam sido publicadas no Brasil e que conquistou milhões de leitores mundo à fora, o sentimento que eu tenho de quando tentei lê-lo foi de simplesmente não ter funcionado bem comigo. Como já fazem muitos e muitos anos desde que isso aconteceu, gosto de pensar que é porque não foi a hora certa e que, talvez, se eu reencontrar suas obras, possa ter uma experiência diferente.

Porém, enquanto isso não acontece, resolvi me aventurar nessa outra história que vem acompanhada de ilustrações belíssimas de Dan Williams, que parecem verdadeiras pinturas e obras de arte em cada página. O que temos aqui é, sem dúvidas, uma narrativa tocante e emocionante, sobre a jornada de alguém inocente que sequer sabia direito o que acontecia ao seu redor.

Encontrado morto na costa turca em 2015, Kurdi fez com que os olhos do mundo se virassem na direção desse odioso conflito que assola a vida de muita gente por anos a fio, separando famílias e marcando a história daqueles que são tocados, seja da forma que for, pela guerra.

É claro que o autor toma suas liberdades, renomeia as peças e usa o acontecimento como ponto de partida para sua obra. Com pequenos textos, escritos como uma declaração de amor, Hosseini nos presenteia com um retrato íntimo desses acontecimentos, em uma visão sentimental de um pai que acredita estar se dirigindo a um lugar onde poderá dar uma vida melhor a sua família, e, acima de tudo talvez, a sobrevivência. Infelizmente, como não é isso que aconteceu na realidade, percebemos uma carga pesada em tudo o que é dito, exatamente por esse desfecho que deveria ter sido de esperança e reconstrução, se vivêssemos em um mundo mais gentil.

Com a união das palavras com a arte, em pouquíssimas páginas temos o desenrolar de algo belo, tocante e real, numa narrativa muito mais simplista do que as outras histórias do autor que tive contato e, para mim, com uma sensação muito diferente também, que despertou a vontade de reencontrar seus demais títulos e fazer a prova de fogo da releitura.

A edição que a editora Globo Livros nos apresenta é primorosa, com capa dura e folhas internas coloridas em um papel mais rebuscado. Com tradução de Pedro Bial, nome que aparece na capa com mais destaque que o ilustrador, o que não me pareceu muito justo, bem como um perfil do jornalista que é apresentado também à frente de Dan Williams no fim da edição. Em tempos onde os tradutores lutam tanto por reconhecimento, ver ele dado a alguém que já é famoso, apenas porque ele é famoso me causou certo incômodo. Porém, essa é uma escolha da editora e não se relaciona diretamente com minhas impressões do livro enquanto história, que foram super positivas.

Para quem é fã do autor ou tem interesse pela história de Kurdi ou sua conexão com a guerra na Síria, certamente vale à pena a leitura e a reflexão de porque é necessário arruinar a vida de tanta gente inocente com tanta violência e desesperança.

site: http://resenhandosonhos.com/a-memoria-do-mar-khaled-hosseini/
Rosiviti 11/01/2019minha estante
Tá na minha lista.

leticia2037 09/02/2022

memória do mar
um livro extremamente curto mas que deixa uma reflexão enorme...

sinto não ter conhecimento suficiente para falar sobre isso sem se tornar um clichê de frases prontas.
ArthurAlves 13/02/2022minha estante
Ué, quando lesse esse que não vi?