Azul Instantâneo

Azul Instantâneo Pedro Vale

Resenhas - Azul Instantâneo

LB Farias 21/07/2023

Nesta semana tive uma surpresa agradável: o livro Azul instantâneo, trabalho do poeta e escritor português Pedro Vale.

A obra foi lançada em 2018 e trata-se de um apanhado de textos coletados da página do autor no Facebook, entre os anos de 2016 e 2017.

Confesso que continuo a ler o livro, mesmo tendo terminado de lê-lo.

Este é o primeiro trabalho de Pedro Vale. Nele, o poeta apresenta uma série de poesias e alguns contos em 63 páginas, o tipo de leitura rápida ideal para se ter no ônibus ou em outros momentos de ociosidade.

O livro não fica na mesmice, se destacando tanto pela poesia visual e poemas em versos, tanto pela prosa, ambos alternando entre a filosofia e o emocional.

Esta variação, que é bem sutil, mantém um ritmo ideal na obra, a tornando uma boa leitura, daquelas de passar sem se sentir.

Por isto mesmo, Azul instantâneo é um bom livro para quem quer ou está começando a apreciar poesias. O que não exclui os fãs do gênero, pois o trabalho em si se faz rico pela margem de interpretação que ele deixa ao leitor, sendo assim um exercício gostoso à consciência.

Hellaa 28/05/2023

Fascinante!
Pedro Vale nos presenteia com seu trabalho impecável, texto maravilhoso que encanta com seus sentimentos, e com detalhes que são frutos da dedicação, do carinho e capricho do autor para com o leitor. Eu me senti realmente fascinada, a cada nova linha, nova onda, rsrsrsrses. E o mar é... Um universo de sensações.

Ana Pettres 27/05/2023

Azul profundo e intenso
As poesias me fizeram viajar, tanto pelo jeito em que foi escrita, como pela maneira inusitada que o autor montou o layout de seus texto, como na intensidade das textos.
Consigo me refugiar em algumas estrofes enquanto outras aguçam minha vontade de vivenciar mais.
Adorei a experiência! Meu primeiro livro de poemas! Recomendo a leitura para acalmar o coração e vislumbrar novos horizontes.

Lady v 02/05/2023

Esse é o terceiro livro de poesia que leio... E cada vez mas gosto desse gênero. "Azul Instantâneo" não é só um livro para se ler mais para se olhar.

Renata503 02/04/2023

Este livro esbanja criatividade e profundidade, onde sua escrita é bem intrigante. Um ótimo trabalho!

Bernal 05/03/2023

As poesias são muito diferentes entre si, bem como as tonalidades da cor azul. Em alguns momentos, tive a sensação de boiar na superfície de uma água rasa, com clareza dos significados. Já em outros, era como se eu mergulhasse nas profundezas de um imenso oceano, nos mais obscuros sentimentos e emoções. É fácil e ao mesmo tempo complexo.

Resenha completa no IG @be.thereader

Gabi 02/02/2023

Azul Instantâneo
Um livro de poemas incríveis. O Autor do livro, Pedro, possui um potencial e um domínio imenso sobre as palavras. É um livro super fácil e rápido de ler e com um conteúdo excelente. A leitura é muito fluída e divertida e o autor ainda brinca com as palavras e espalha as letras dos poemas e os poemas também possuem formatos diferentes o que deixa o livro ainda mais legal.
Gostei de todos os poemas igualmente mas o que mais me tocou foi "Diving into the story".
Espero que esse livro alcance mais pessoas o autor merece demais. Esse livro merece ser conhecido.
Pedro Vale 22/02/2023minha estante
Olá amigos, tudo bem? Aqui vos deixo o ebook do meu primeiro livro de poesia. Espero que apreciem a leitura. Depois digam-me o que acharam. Um abraço, com poesia, do Pedro Vale:

Eloah 27/10/2022

Uns dos melhores livros de poesia que já li??
azul instantáneo é um livro de poesia que reúne alguns textos que autor publicou na sua página do Facebook entre março de 2016 e setembro de 2017, tendo sido recolhidos e trabalhado posteriormente.

No livro nós encontramos poesia concretas e em versos que a meu ver são simplesmente belíssimos. Ao decorrer do livro nós encontramos também alguns poemas em inglês e italiano.

Pra quem curte poesia eu super recomendo.????

Jessica 26/10/2022

Azul Instantâneo é um livro de poesia, uma leitura com textos curtos e rápidos que te faz refletir e mergulhar nas palavras.

Encontrará alguns textos com palavras soltas e com formatação diferenciada em que o autor nos presenteia e brinca com a poesia visual.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor, e posso dizer que gostei, que ele tem uma escrita espontânea.

Alguns trechos do livro:

"A escrita rompe com o hábito e cursa uma boleia
sensata para a infância dominical, desfazendo
o equívoco e cruzando a luz invisível"

"Não te movas, nem te inquietes,
nem traias o que
ainda não
és."

"O rio não corre,
Só o pensamento"

Marcio 05/10/2022

Impressão
Este livro é poesia em estado bruto. Sensibilidade a flor da pele. Poemas para todos os gostos, de todas as formas. Sem sombra de dúvidas um livro especial e de muito bom gosto.

Mayara.Deveza 17/09/2022

Azul Instantâneo - Pedro Vale
Eu amei a escrita do autor, a forma como ele estruturou os poemas de forma diferente, deixou a leitura além de fluida, divertida.

E o fato de eu ter pego gosto me impressionou, já que eu não sou habituada ao gênero. O livro me trouxe vontade de ler mais poemas, o que gostei muito.

"Azul Instantâneo" é uma obra linda. É uma leitura fluida, rápida e divertida, principalmente se você já gostar do gênero.

Com vários trechos lindos, o que mais gostei foi: "Deitada na praia, fecho meus olhos e recordo tudo aquilo que ainda não vi". Mas, a obra traz outros trechos lindos e também em outras línguas.

Recomendo muito!

Tempo de leitura 10/08/2022

Azul instantâneo é uma coletânea de poesias escritas por Pedro Vale, os textos foram escritos originalmente no Facebook, que após um tempo resolveu
trabalhar neles e formar o livro.
O livro não tem um tema específico, então ele reúne vários poemas
e reflexões sobre diversos assuntos.
Em suas 76 páginas podemos sentir que não se trata apenas de um livro de poemas, ele nos faz refletir e traz muitas inspirações e ensinamentos.

Com certeza cada leitor terá uma experiência diferente ao ler um livro de poemas, tudo depende do que a pessoa que está lendo está sentindo no momento da leitura.
É recomendado ler em um ambiente tranquilo para poder ler em voz alta, pois você irá imergir mais profundamente.

Uma ótima leitura para os amantes da poesia ou para quem quer sair da zona de conforto e se arriscar em um novo gênero literário.
O livro me proporcionou um misto de sensações, esse é o sublime espetáculo que o poema nos possibilita.
Uma leitura leve, fluída, reflexiva, profunda e emocionante.

??O rio não corre,
Só o pensamento.??

??Procuro
nas ventrechas das frases sem fim
o nexo algum do início do pensamento.??

bibliogreyce 24/07/2022

Poesia é uma literatura atemporal...
Azul Instantâneo é um livro de poemas-poesias escrito por Pedro Vale. Contém 76 páginas que apresentam um compilado de seus textos escritos no ano de 2016 em sua página do Facebook.

Devo dizer que não consigo mais ter o "hype" por literatura poética, porém esse livro foi me conquistando aos poucos porque cada texto fala por si sem precisar de ter um contexto fixo; consegui me ver como a protagonista e não como uma mera espectadora... Acredito que é isso o que o autor quis, tornar um livro atemporal e que funcione para todas as pessoas.

Fiz um experimento com umas amigas, enviei um poema no grupo e perguntei o que elas achavam do significado, e a contextualização foi diversa, cada uma opinou e nenhuma das observações foram iguais... É daí que tirei a ideia de atemporal!

Indico para quem curte poemas e poesias