A Verdadeira Jane Austen

A Verdadeira Jane Austen Paula Byrne

Resenhas -

Juh Lira 26/07/2023

Uma biografia para fãs
Adorei a forma como a autora retratou Jane nessa biografia, mesmo ela não contendo muitas informações novas para quem já leu outras biografias da Jane. É muito bom de ler e fluída se você já tem um conhecimento prévio sobre a vida da Jane e sua família. Para quem nunca leu nada a respeito disso eu não recomendaria porque a biografia não é cronológica e foi escrita voltada realmente para os fãs da autora e não leitores casuais. Recomendo.

Estelia 01/03/2020

Prazer, Jane.
Jane Austen é uma das minhas autoras, inglesa a preferida. E a forma como ela descreve a sociedade da época em que viveu, as mulheres e a sua insatisfação com muitos pontos sempre me fascinou. Mas esse livro me permitiu conhecer a Jane como se estivesse tomando chá e ouvindo sobre ela. Recomendo a todos que gostam da obra dela.

Letícia | @mamaeliteraria 11/12/2021

estranhei mas amei
uma forma diferente de escrever uma biografia...
eu estranhei que a Paula tivesse pego elementos da vida de Jane e os colocou em cada capítulo. mas, no final, tudo fez sentido e se tornou uma das minhas biografias favoritas da escritora. e tão completa...
com ctz um livro para futuras consultas.

decidi que não faria mais uma resenha de skoob mas sim, colocaria minhas sensações para depois consultar.
caro leitor, se busca resenhas rebuscadas de minha parte, sinto muito te desapontar.

regifreitas 11/04/2023

A VERDADEIRA JANE AUSTEN: UMA BIOGRAFIA ÍNTIMA (The Real Jane Austen: A Life in Small Things, 2013), de Paula Byrne; tradução Rodrigo Breunig.

Biografias geralmente são textos "quadrados", que não fogem muito de um formato já pré-estabelecido e consagrado. São poucas as obras do gênero que conseguem escapar desse padrão ou trazer algo realmente novo. Paula Byrne, de certa forma, consegue inovar um pouco mais do que o usual, revelando uma Jane Austen (1775-1817) bem mais complexa do que as outras biografias sobre a romancista britânica já tinham mostrado.

Esta é a terceira biografia sobre Austen que leio, e, definitivamente, a mais interessante. Byrne não segue uma ordem propriamente cronológica ao ir montando o retrato da sua biografada. Principalmente, ela nos oferece novas e esclarecedoras perspectivas sobre a vida e a personalidade da autora de ORGULHO E PRECONCEITO.

Sempre quando eu lia sobre a vida de Austen, uma das justificativas de se ter tão poucas informações sobre ela residia no fato de que sua irmã, Cassandra, havia destruído boa parte da correspondência trocada entre as duas irmãs e seus familiares. Certamente os textos mais íntimos foram destruídos por algum motivo, mas os que nos chegaram mostram uma Jane Austen bem mais complexa e interessante do que o retrato que comumente fazem dela.

Jane Austen não pode ser reduzida a uma solteirona que viveu isolada no seio de sua família no interior da Inglaterra, escrevendo, mesmo que de forma inteligente, perspicaz e bem-humorada, sobre o mundinho restrito no qual vivia. Ela levou uma vida até bem agitada para os padrões da época. Frequentava grandes centros urbanos, fazia compras, participava de bailes e eventos sociais, viajava frequentemente, travando contato com pessoas e lugares muito diversos, que, sem dúvida, trouxeram-lhe dados e informações importantes para seus futuros romances.

Merecem destaque, também, na obra de Byrne, detalhes sobre o contexto histórico, que raramente aparecem em outras biografias sobre Austen. Nesse sentido, são importantes as discussões sobre questões culturais e sociais que moldaram a época na qual viveu e escreveu uma das mais importantes autoras em língua inglesa de todos os tempos.Em resumo, um dos melhores textos do gênero que já tive a oportunidade de ler. Para quem é fã de Jane Austen ou deseja conhecer a autora, trata-se de uma excelente e imperdível leitura.

Nidia Lysney 05/05/2023

Não sou de ler biografias, mas as de Jane são exceção, pois ela é minha autora favorita. Gostei muito do livro no geral, apesar de ter demorado a terminar. Há informações e reflexões interessantes sobre Austen.