Os Novos Titãs Vol. 1

Os Novos Titãs Vol. 1

Resenhas - Lendas do Universo DC: Os Novos Titãs

Dumbo2.0 22/07/2023

Trigon
Esse arco é mais focado no Trigon e mostra a formação dos novos titãs, nós já nos apegamos a eles e ficamos investidos nos mistérios que a Ravena traz para nós, ficamos investidos também em todas as evoluções de personagens que são apresentadas.
O Robin deixando de ser uma criança e virando um líder, a Moça maravilha crescendo como pessoa e heroína, o Mutano parando de ser só um trapalhão e virando um verdadeiro herói, o Cyborg entendendo o seu valor e os seus poderes, a Estelar ganhando um novo lar e confiando em outros seres, o Kid flash deixando sua vida para salvar o mundo e compreendendo seu amor e por último a Ravena deixando de ser uma voz guia para se tornar uma verdadeira titã.
Sem mais spoilers, deixarei vocês lerem por conta própria essas revistas clássicas, espero que consigam apreciar e se encantar com elas tanto quanto eu.

Davi.Pontes 16/06/2023

Como construir um super grupo de adolescentes e faze-los enfrentar grandes ameaças
Marv Wolfman e George Perez explicam, aprofundamento de personagens, estabelecimento de galeria de vilões e construção de relações humanas tudo isso em 8 edições sabendo o tamanho da página e o número
Me ganhou mais uma vez

Hitalo3 09/04/2023

O carisma dos Titãs ultrapassa qualquer mídia.
Pouco tempo atrás eu comecei a assitir "Justiça Jovem", que conta com alguns personagens que fazem parte do grupo dos Novos Titãs, o que me despertou interesse em adquirir as HQs. Sem dúvidas, essa foi uma das melhores decisões que tomei!
O sentimento que percorre toda a leitura é de vivenciar um momento histórico, pois foi aqui que surgiram pela primeira vez grandes inimigos da equipe: o Exterminador e Trigon; que hoje são de extrema importância no seu enredo.
Nesta primeira edição, vimos um pouco sobre os membros e o passado de alguns. Amei saber mais sobre a vida pregressa da Estelar, que teve sua primeira aparição nesse quadrinho e com certeza, é um dos grandes acertos da DC Comics. Um pouco sobre Ravena (outra personagem original), seu passado e suas relações familiares; além dos sentimentos do Ciborgue, que não aceita ser o que ele é hoje, gerando um grande atrito e rancor para com seu pai.
Claro que o desenvolvimento dos personagens deve ser exaltado, mas o que falar dos visuais??? São simplesmente fantásticos. A primeira aparência da Ravena é fascinante, dando a ela um ar de mistério e ocultismo, bem diferente da visão que a sua representação atual nos dá, que lembra mais uma jovem gótica. O da Estelar eu não preciso nem comentar, É UM DOS MAIS BEM DESENHADOS, exala um charme e ao mesmo tempo um ar de guerreira sem igual (não quero falar do cabelão dela que é muito lindo, porque se não ficaria aqui horas e horas).
Bom enredo, equipe carismática, belos visuais e um humor muito sutil, mas hilário (Ciborgue e mutano exercem muito bem esse papel).
Se você sempre quis começar a ler HQs e não sabe por onde, tenho absoluta certeza de que essa é uma das melhores portas de entrada.

Não 10/03/2023

Vamo la
Ent n achei de tdo ruim, é o primeiro gibi de herói q eu leio e n achei q ia ser desse jeito, começa com eles em DOR descrevendo "ho meu Deus q dor" n é algo. Que gosto mas eu n sei c tdo gibi de ação é assim, tbm o fato de eles terem insistindo na lore do ciborgue SEM MOTIVO NENHUM
Mas com certeza oq fez eu n dar 3 estrelas ou até 3,5 foi o fato de ter umas "" propagandas"" de outros gibis DO NADA q me faziam cortar totalmente a imersão q é algo q eu respeito mto em um livro

Paulo 22/12/2022

Se formos buscar fases icônicas no universo DC algumas figuras vão surgir em muitas listas: Neil Gaiman e Mike Dringenberg no Sandman, Alan Moore e um conjunto de artistas em O Monstro do Pântano, John Byrne no Superman, Dennis O'Neill e Neal Adams no Lanterna Verde. Mas talvez poucos tiveram o poder de mudar o próprio processo editorial de uma empresa quanto Marv Wolfman e George Perez nos Novos Titãs. Através de Novos Titãs e Crise nas Infinitas Terras, Perez conseguiu o estrelato em uma editora e se tornar uma unanimidade. Wolfman, por sua vez, teve uma longeva fase no grupo e conseguiu transformar meros sidekicks de heróis como o Robin, o Kid Flash e a Moça-Maravilha em personagens extraordinários por si sós. Por exemplo, poucos pensam hoje no Dick Grayson voltando a ser o Robin. Ele é o Asa Noturna e ponto final. Neste primeiro volume, as bases desse grupo são construídas e serão desenvolvidas lentamente nas próximas edições.

Ao enfrentar uma situação perigosa em Nova York, o Robin começa a ter estranhas visões onde ele é levado até outro lugar onde está liderando uma equipe com pessoas que ele mal conhece. Algumas delas ele já havia tido contato como Wally West e Donna Troy, mas outros ele sequer reconhece. Ao final dessas visões, ele vê uma estranha mulher usando uma roupa azulada e um aspecto sombrio dizendo para ele confiar nela que tudo acontecerá no futuro. Essa mulher não é ninguém menos do que Ravena, que dá um jeito de fazer os membros deste futuro grupo serem arrastados para um lugar em comum onde ela avisará a eles sobre o perigo de um ser extradimensional chamado Trigon. Mas, Ravena é envolvida em muitos mistérios e tudo ao seu redor parece frágil como areia. Suas informações são enigmáticas, Wally parece ter uma estranha fascinação por ela e o grupo ainda não é coeso com cada um tendo suas próprias motivações. Só que Trigon se aproxima perigosamente de nossa dimensão e ele é uma força tão poderosa que faria a própria Liga da Justiça dobrar os seus joelhos ante seu poder. Poderá então um grupo de ajudantes de heróis recém unidos fazer alguma coisa contra um adversário tão sinistro?

Na arte temos uma dupla imbatível: Perez nos desenhos e Dick Giordano na arte-final. Ainda vai nascer alguma dupla de artista com esse nível de qualidade em uma época em que não havia nenhum recurso digital. É tudo na pena, na arte e na coragem. Este ainda não é o George Perez de daqui a alguns anos, cujos traços se encontram em outro nível de qualidade. Como Marv Wolfman é um roteirista das antigas, que gostava de uma narrativa carregada de textos, a arte acaba ficando mais contida. Vemos algumas experimentações vez ou outra do Perez, mas ele acaba adotando um enquadramento mais padrão com 6 a 8 quadros. Temos algumas splash pages espalhadas entre os capítulos, inclusive algumas no templo de Azurath que são simplesmente de cair o queixo. Quando Perez quer, ele pira completamente nos cenários. E só posso dizer que a arte do Perez está mais contida porque li trabalhos posteriores dele como a própria Crise nas Infinitas Terras e sua fase na Mulher-Maravilha. Dick Giordano consegue dar ainda mais vida aos traços precisos de Perez fazendo as formas mais arredondas ou destacando elementos de cenário. A remasterização dessa fase que vi em outra coleção tirou esse aspecto do toque do Giordano. O nosso olhar é guiado por Giordano a algum ponto de destaque no quadro, ou ele consegue dar mais tridimensionalidade à composição de Perez. Um bom arte-finalista potencializa aspectos artísticos do desenhista e ele faz isso com perfeição.

Não vou falar tanto da arte porque ainda prefiro deixar para comentar nos próximos volumes. Quero me concentrar no motivo que fez o que Wolfman entregou ser tão icônico (embora ainda tenha vários problemas aqui). E é preciso antes pontuar que se trata de um estilo narrativo clássico, com um certo quê de inocência embora já exista aquele estilo mais "sassy", mais irreverente que vai dar uma identidade própria aos Titãs. Wolfman partiu de três heróis que são ajudantes de grandes heróis do universo DC para dar a eles uma oportunidade de brilhar. Junto a eles, criou ou resgatou outros para formar uma super-equipe que ainda precisava se conhecer. Nos três iniciais temos de um lado um Dick Grayson que deseja se descolar a qualquer custo da figura de Bruce Wayne que tem seu próprio legado e forma de agir. Se desvincular dele significa conseguir se tornar um adulto, realizar coisas à sua própria forma. Dick sabe que vai errar, mas ele precisa aprender sozinho o significado de ser um líder.

De outro lado temos um Wally West que deseja apenas ter uma vida normal. Ser um super-herói envolve sacrifícios demais. Tudo o que ele deseja é frequentar uma faculdade, seguir uma vida adulta e ser responsável. De alguma forma, a bruxa Ravena acabou trazendo-o de volta a esse mundo, mesmo contra a sua vontade. E Donna? Neste primeiro momento, Wolfman ainda não trabalha muito a sua personalidade. Apenas que existe um histórico entre o Robin e ela da época da Turma Titã, um grupo que não deu certo. Um grupo que faltava aquele senso de união que nesse grupo parece ter mais. Só sabemos da origem de Donna, como alguém que foi criada entre as amazonas da Ilha Paraíso, tendo sigo resgatada pela Mulher-Maravilha de um terrível incêndio.

Para formar os Titãs, vai ser preciso reunir gente nova para completar o time. Victor Stone foi transformado em um híbrido de homem e máquina por seu pai. Ainda não sabemos ao certo como tudo se sucedeu, mas essa transformação aconteceu contra a vontade do personagem. Ele culpa o seu pai por aquilo que aconteceu, algo que vai guiar suas escolhas. Parece que seu pai sente remorso pelo que teve de fazer, mas existem mais coisas nessa relação entre pai e filho que só veremos daqui a algumas edições. Chegando à Terra após se libertar de seus captores, Estelar aparece quase como uma estrela cadente no planeta, chegando ferida e sem saber falar o idioma. Vinda de Tamaran, uma cultura que forja guerreiros pragmáticos e desprovidos de emoções, sua violência incomoda um pouco os demais membros do grupo. Mas, essas diferenças vão sendo compreendidas pouco a pouco e um lugar comum entre eles vai sendo estabelecido. O que destaca Estelar é o seu fogo interior, manifestado em sua forma de agir e de demonstrar suas emoções, como Dick Grayson rapidamente vai descobrir. Estelar é a epítome da bombshell dos anos 1980. Mas, Perez e Wolfman tomam cuidado para não sexualizá-la demais (achei que outras encarnações da Estelar eram bem mais sexualizadas). Algumas questões foram deixadas no ar como o fato de Koriand'r ter sido escrava por dois anos e isso causar vários traumas a ela. Pelo que parece isso deixou marcas físicas e emocionais nela. Imaginem que ela é uma guerreira e ter de ser submetida não é pouca coisa.

Não tenho lá muito o que falar do Mutano neste momento porque ele é usado mais como alívio cômico do que qualquer outra coisa. E cabe reiterar o quanto essa HQ é fruto de sua época porque mesmo ela trabalhando algumas temáticas mais pesadas. Mesmo assim estamos diante de adolescentes, quase adultos se tornando heróis e encarando o amadurecimento necessário para se tornarem heróis. Convenhamos que esse primeiro arco de histórias não é nem um pouco gentil com eles já que eles encaram de cara Slade Wilson, o Exterminador, e Trigon, um poderoso deus extra-dimensional. As surras que eles levam do Trigon são homéricas e o vilão faz gato e sapato dos heróis. Existe toda a questão com a Ravena, que já comento abaixo, e mesmo assim a história tem seus momentos divertidos. Gar e Vic formam uma ótima dupla com Gar sendo o engraçadinho e Vic sendo o carrancudo. A gente tem a dinâmica do Robin com a Estelar, com a Estelar tomando o protagonismo da relação, invertendo clichês tão comuns em quadrinhos. Pensem que Robin é carregado no colo igual uma dama em apuros por Estelar e pela Moça-Maravilha, o que dá uma pista do que virá a seguir. Não é o herói que carrega a princesa nos braços, mas o oposto. Para a década de 1980, isso é fora da curva.

E precisamos falar da Ravena. Porque parte dela juntar figuras tão dissonantes como os membros do grupo. Só que ela usa bases muito frágeis nas quais fundamentar seu discurso. Por mais que ela tivesse boas intenções, partir da manipulação e da mentira jamais iria dar certo. Omitindo informações, usando seus poderes empáticos nos membros da equipe. Era óbvio que o elemento da desconfiança iria brotar no seio da equipe. Isso me faz pensar imediatamente no arco do Contrato de Judas que está há anos de distância, mas imaginar que o grupo nasceu de uma manipulação da Ravena complica tudo. Lógico que Wolfman simplifica bastante a trama (até demais para o meu gosto) e o hurrah heróico acaba sobrepujando as pequenas verdades e as grandes omissões. Os sacrifícios de Ravena acabam prevalecendo no final. Só que é bastante compreensível o grupo se separar logo que se formou. Fico pensando na cabeça dos leitores da época explodindo porque não havia internet ou redes sociais, então eles podem ter imaginado que a revista seria uma série limitada ou algo do gênero. Os motivos para a separação eram muito gritantes. Provavelmente toda essa manipulação da Ravena vai ser abordado nas próximas edições, principalmente se pensarmos no Wally West que foi o mais afetado por isso.

É um bom começo de história, embora tenha achado algumas soluções do Wolfman convenientes demais e uns buracos na história que são inexplicáveis. Aquelas lacunas que são explicadas na base do "porque sim". Mesmo assim, a história rompe paradigmas de época e entrega um grupo que os leitores mais jovens podem se identificar devido aos problemas de cada um deles. Não apenas isso, mas é inegável o apelo e a novidade da época de um grupo formado por ajudantes de heróis. É aquele velho plot do underdog, do indivíduo menor que você deseja ver vencendo e se tornando cada vez melhor. O grupo não poderia ter caído em melhores mãos do que nessa dupla. Ainda tem a melhorar bastante nas próximas edições, mas os Novos Titãs são um daqueles grupos queridos entre os fãs de quadrinhos.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Aidan.Paim 28/11/2022

Embora Titãs, jovens comuns. Graças a Deus
Não é possível descrever George Perez com outras palavras a não ser gênio. A maneira como reformulou os Titãs deu de verdade vida a suas histórias e colocou o grupo no patamar de um dos melhores já vistos. Aqui acompanhamos as primeiras histórias do que se considera os clássicos dos Novos Titãs. Com uma proposta de tirar desses personagens o peso de serem ajudantes, Perez os coloca como heróis de verdade e com personalidade própria, conseguindo inclusive já nesse primeiro arco bater de frente com a liga, mostrando que seus "filhotes" são plenamente capazes de se virar. O que mais chama atenção é a jovialidade dos personagens. Diferente do que se via até então (e sendo sincero, até mais do que hoje em dia) os personagens agem como jovens normais e tem discussões da vida como pessoas da sua idade. É muito agradável ver entre planos de como derrotar um inimigo um papo sobre que festa ir no fim de semana, atualizações do sistema de segurança e os rapazes falando sobre qual menina eles gostam mais, as garotas treinando e discutindo se deveriam ou não ir no shopping. É isso que faz dessa versão de Titãs tão especial, a identificação com o público e principalmente, o jovem sendo o que ele é no seu dia a dia.

Joaozii 01/07/2022

Lendas do universo DC:Novos titãs
Simplesmente perfeito,toda a história e personagens são muito bem escritos,não fiquei cansado de ler mesmo sendo muito texto por causa da época,gostei de todos os personagens. A melhor história da DC

nanda356 26/03/2022

Uma palavra: perfeição
Demorei a começar a ler pois sempre travava no começo; não sou acostumada a ler HQ física, então com essa eu tentava ler as primeiras páginas mas sempre parava parava, até que finalmente me forcei a ir além e consegui pegar um ótimo ritmo de leitura, e uau, que bom!!!!

A HQ é uma completa perfeição, sério. Ótimas introduções e ótimos personagens, além de uma escrita incrível e cativante pelo jeito meio poético! Não é atoa que fez tanto sucesso, enfim, sei nem mais o que comentar além de vários elogios, é isso, eu amei.

Maria Bia 05/02/2022

Primeiro contato com os Titãs
Eu conhecia muito pouco dos Titãs, vi alguns episódios da série clássica animada mas nem sonhava com a Moça Maravilha e o Kid Flash.

Tem que ler essa HQ com a consciência de que ela é dos anos 80 e muita coisa, se fosse hoje, não seria feita da forma que foi, mas apesar disso foi bem bacana conhecer o (re)começo deles.

Só acho que a Ravena ficou de muito segredinho e apesar do enredo ter insinuado que ela não podia contar, parecia que muitas vezes ela omitia até as informações que podia compartilhar. Robin teve muita paciência, hahaha.
Por falar em Robin, shippei demais ele e a Estelar. Fofos.
Eu sempre fico com muita dó do Cyborg, mas o Mutuno foi quem cortou o meu coração dessa vez, tadinho. Kid Flash foi meio chatao HUAHSUAHSUA
Aidan.Paim 28/11/2022minha estante
A cara eu fiquei com muita pena do Kid. Imagina tu não saber se gosta de alguém de verdade ou se foi só magia? Eu acho que a Ravena tava muito preocupada por nunca interagir com humanos fora de Azarate. Acho que com o decorrer dos quadrinhos ela se abre mais.

Maria Bia 29/11/2022minha estante
Hmmmmmmmm, interessante a perspectiva sobre a Ravena. Não tinha considerado, obrigada.

Bia⨠13/08/2021

Uma história antiga
Sempre amei os titãs e sempre fui interessada nas histórias originais dos anos 80, quando descobri que estavam sendo relançado comprei na hora.
A edição número 1 trás mais sobre quem são e para que são os novos titãs.
Amei muito

João 21/07/2021

Melhor HQ para quem busca se iniciar no mundo dos quadrinhos.
Além de uma leitura fácil, ela te aproxima de todos os personagens e de todos os problemas que cada um têm e como se intercala ao longo das edições e nesse primeiro volume já é instigante devido a uma personagem que é totalmente carismática sem precisar ser que é a Ravena.
É muito interessante ler cada página, não se compara a nada que envolva a algo feito com os personagens tanto nas séries, desenhos e até em outras estórias.
Para quem quiser começar a ler quadrinhos, está aí uma ótima pedida kkk

AliceLand 28/05/2020

Um começo promissor, mas um pouco decepcionante
Eu decidi começar a ler essa coleção por ter me apaixonado pela equipe dos Jovens Titãs nos filmes animados do DCAU (universo compartilhado dos filmes animados da DC, recomendo muito!). Daí, resolvi investir nos quadrinhos da equipe, comprei a coleção quase toda e quando de fato comecei a ler, fui com muita "sede ao pote", me deparando com uma narrativa diferente de tudo o que eu já havia lido em termo de quadrinhos. Eu queria muito gostar, mas ainda estava me habituando, aos poucos, ao ritmo da história, à dinâmica dos personagens e ao funcionamento da trama como um todo, pois é preciso lembrar que essa é uma história escrita e desenhada nos anos 80.

Um dos aspectos que me incomodou foi o fato da personagem Ravena não deixar claro ao resto da equipe, desde o início, o que realmente estava acontecendo e os motivos para ela ter reunido a equipe. A trama até se justifica, nos mostrando que foi tudo muito rápido para os próprios personagens e que não houve tempo suficiente para grandes conversas entre eles. Contudo, ainda acho que a Ravena poderia ter utilizado 15 minutos para contar toda a situação ou mesmo ter usado seus poderes para isso. A omissão dela, inclusive, atrapalha o seu próprio plano e faz seus recentes companheiros não confiarem nela. (Poxa, amiga, aí não da pra te defender!) O fato da Ravena desaparecer nos momentos de combate também foi irritante, chegando a ser cômico (eu compartilhava do mesmo sentimento de indignação do Robin kkk).

Vale ressaltar que o volume reúne as seis primeiras edições da revista "Os Novos Titãs", e pra mim, as duas últimas edições foram as mais interessantes. O final deixa um "gostinho de quero mais", me levando a pensar que a história estava apenas começando, que os personagens têm várias camadas e iriam passar por várias situações e desenvolvimentos, enfim... muitas coisas ainda iriam acontecer.

No mais, esse primeiro volume pode não conquistar muitos novos leitores, tampouco convencê-los a continuar acompanhando essa fase dos Titãs que é tão aclamada pelos fãs saudosistas de quadrinhos. Entretanto, acredito que vale à pena passar por esse início mediano para acompanhar uma equipe de jovens heróis bastante promissora.

PS: Donna Troy, a Moça-maravilha, é uma mulher incrível que precisa ser enaltecida!

Maurício / @moc_livrosehqs 27/11/2019

Leitura agradável
Neste primeiro volume roteirizado por Marv Wolfman e desenhado por George Perez, temos a apresentação e união dos Novos Titãs, equipe formada por Robin, Estelar, Mutano, Moça-Maravilha, Ciborgue, Kid Flash e Ravena, sendo esta última a principal peça para reunir a equipe. Ravena precisa dessa equipe pois descobre que um mal gigantesco está prestes a atacar a Terra, e este mal se chama Trigon. A saga do demônio vermelho, demora algumas edições para ser o foco, sendo que de início, temos uma introdução para cada personagem, seguida pela primeira aparição do grande anti-herói Exterminador (que já nos deixa com vontade de conhecer mais o personagem).
O roteiro é muito bom, boas tiradas cômicas (algumas um pouco datas), os personagens são legais e a maneira que a história avança é empolgante.
Sei que tenho que relevar algumas coisas, devido a época em que foi feito esta HQ, mas os uniformes do Robin e do Ciborgue são de doer os olhos! Tirando isso e algumas soluções meio bizarras (quem ler, vai notar), é um ótimo volume, e com certeza eu seguirei lendo os seguintes.

Léo 31/03/2019

Maravilhoso
Sou sujeito a falar de Jovens Titãs, pois quem me conhece sabe que o grupo são meus personagens favoritos da vida desde a infância e eu sempre estou buscando conhecer mais a respeito deles. Após conferir os desenhos animados e a recente série em live-action, fiquei bastante empolgado em conhecer os Titãs em sua forma original, os quadrinhos.
O encadernado conta com 7 das primeiras histórias dos Titãs publicadas na década de 1980. O foco principal aqui é a formação do grupo.
A edição é simplesmente perfeita, linda em todos os quesitos. As primeiras histórias focam em Ravena, representada aqui como uma jovem bastante misteriosa e sombria, reunindo cada um dos heróis com o intuito de formar um time sem apresentar suas verdadeiras intenções.
Aqui conhecemos um pouco da personalidade de cada um dos Titãs. Dick (Robin) e seu conflito de não seguir uma vida independente sempre sendo controlado pelo Batman, Victor (Cyborg) e sua vida amargurada e o tremendo rancor que guarda do pai, Wally (Kid Flash) que vive o conflito pessoal de decidir se quer ser um herói ou um simples jovem normal, e Koriand'r (Estelar), tentando se adaptar ao novo mundo em que vive, oscilando entre uma personalidade doce e ingênua e uma violenta e poderosa.
O grupo também conta aqui com Garfield (Mutano) sempre com suas piadas divertidas, e Donna (Moça-Maravilha). O mesmo também apresenta alguns dos vilões mais clássicos do universo dos Titãs como O Exterminador, a Colméia, o Quinteto Mortal e o demônio Trigon, além de um trecho com a participação da Liga da Justiça.
Eu recomendaria a leitura para todo e qualquer fã de Titãs, a edição é muito caprichada e para quem gosta de HQs, com longos diálogos e aventuras, é um prato cheio. A leitura vale muito a pena.