Dias Febris

Dias Febris Francis Graciotto

Resenhas - Dias Febris

Juh - @dosedafelicidade 09/10/2018

A febre vermelha se espalha rapidamente por todo o Brasil... Um banho de sangue, pouca ajuda, cada um lutando pela sobrevivência.
Dias Febris reúne 8 contos paralelos da história do primeiro livro (Febre Vermelha).
c1-LUCY:
Em pleno caos, Alex só consegue pensar em uma coisa: Lucy. Logo, Alex começa uma longa corrida enfrentando os mais difíceis obstáculos. Antes de salvar Lucy, Alex precisa salvar a si mesmo.
c2-O JOGO:
Dois amigos brincam em um jogo de tabuleiro de zumbis em um dia aparentemente normal, até que as coisas fogem do controle e o que antes era fictício acaba se tornando real.
c3-ERA UMA VEZ OSASCO: A confusão ambiciosa realizada por traficantes é deixada de lado quando vários infectados da febre vermelha são atraídos até alí pelo barulho. Às vezes a sede de vingança pode se igualar a sede de sangue.
c4-O ÚLTIMO ANDAR: Segunda-feira, mais um dia de trabalho intenso.. Enquanto quatro colegas se dirigiam à uma importante reunião o elevador para entre um andar e outro. Algo horrível acontece entre eles, e apenas uma pessoa sai viva do elevador.. Todo o esforço de se manter vivo até então valeria a pena?
c5-DIA DO TOURO: Dois amigos tentam sobreviver da melhor maneira possível à febre vermelha. Um deles morre deixando o outro totalmente solitário e atormentado por relembra das coisas horríveis que fizeram, e que hoje, apenas um faz.. e da pior e mais dolorosa forma.
c6- ASSASSINO EM MARAGOGI: Lucas está viajando após dias incessante de trabalho para passar férias. Ninguém imaginaria que um pequeno mal-estar seria algo tão grave capaz de acabar com qualquer "férias felizes".
c7-CASULO: Três maneiras de começar o dia.. Três maneiras de arruinar seu dia. Às vezes não importa o que se faça, o fim sempre será o mesmo. Você pode fugir, mas depois que abandona seu casulo, toda a sua segurança é deixada para trás.
c8- O DIÁRIO DE PIETRO: Pietro guarda consigo informações e confidências da atual epidemia. O que pode ter dado início a febre vermelha? Este é apenas o começo do fim. .
Mesmo sendo um livro curto, Dias Febris causa tanto impacto quanto Febre Vermelha. O cenário de caos e destruição continua, além de páginas recheadas de MUITO SANGUE numa edição perfeita! Minha opinião sobre a escrita do Francis continua a mesma: simples e objetiva, fluida e viciante. Meus contos favoritos foram Lucy, Dia de Touro e O último andar - o único que não me agradou foi Era uma vez em Osasco. Recomendo muitíssimo aos apaixonados por zumbis ou aos que querem se aventurar.. Aliás, é uma boa leitura para esse mês de Outubro!

Vanessa Boedermann 16/11/2018

Dias Febris | Blog Corredora Literária
A resenha de hoje é do livro de contos de terror Dias Febris do autor Francis Graciotto! Traga seu kit apocalíptico e prepare-se.

Francis é autor do livro Febre Vermelha, participou das antologias Das Trevas e Do Terror ao Horror (podem conferir a resenha de ambos que já entraram aqui no Blog Corredora Literária), e hoje venho indicar seu livro de contos  chamado Dias Febris, que pode ser lido antes ou depois do livro Febre Vermelha sem atrapalhar em nada o andamento da leitura.

Primeiramente não posso deixar de agradecer ao autor por ter colocado meu nome nos agradecimentos no prefácio do seu livro. É muito gratificante saber que posso contribuir de alguma maneira para o nascimento de um livro e incentivar nossa literatura nacional, e principalmente o gênero terror, que ainda não é tão bem disseminado aqui no Brasil. Muito obrigada e pode contar comigo sempre! Quero fazer parte do seu time quando houver um apocalipse zumbi!

Este livro possui oito contos: Lucy (já tem resenha aqui no blog é só clicar aí no link); O Jogo; Era Uma Vez em Osasco; O Último Andar; Dia do Touro; Assassinato em Maragogi; Casulo e O Diário de Pietro.

Quem já me acompanha sabe que contos são o meu tipo preferido de narrativa e não me cansarei jamais de dizer isso, contos de terror sempre serão os meus preferidos.

Cada início de conto possui uma ilustração, que faz referencia é claro, ao tema de cada um deles.

A escrita de Francis é brutal, visceral e objetiva, em meio ao caos, destruição de várias cidades e a disseminação do vírus acompanhamos personagens que poderiam sim ser reais, que nos cativam e que nos fazem torcer por eles (nem sempre eles se dão bem).

Não consegui parar de ler, as cento e vinte e oito páginas foram devoradas assim como as vísceras de alguns de seus personagens!

Os livros do Francis sempre me fazem ficar aflita, prender a respiração e suar... Se você é aficionado por tema zumbi tem que ter todos esses títulos em sua estante!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Scariot 17/05/2019

Ótimo Spin Off
Algum tempo atrás fiz resenha do ótimo Febre Vermelha do Francis. Agora tive a oportunidade de ler Dias Febris, que são contos sobre diferentes pontos de vistas, em diferentes cidades brasileiras, sobre a febre e seus acontecimentos. São contos ágeis, rápidos, muito bem escritos e que dão o gosto de ?quero mais? para a continuação de Febre Vermelha.
A coletânea começa com Lucy, onde em um jogo de futebol entre turmas de uma Universidade as torcidas começam a brigar entre si, mas não uma briga normal. Nesse conto, um dos jogadores que se chama Alex, faz de tudo para ir correndo para casa, para sua Lucy. Logo em seguida temos O Jogo. Miguel, uma criança que está jogando um RPG de zumbis enquanto a febre toma sua mãe. Estaria Miguel, depois de tantos anos jogando RPGS, preparado para a realidade? Depois temos Era Uma Vez Em Osasco, que durante uma briga entre mafiosos e traficantes, infectados começam a aparecer por todo os cantos. O Último Andar vem na sequência. Esse é meu favorito. Tássia achou que seria mais um dia normal no serviço, mas não foi, seu prédio foi completamente infestado e apenas uma pessoa estava disposta a ajudar. Dia Do Touro conta em primeira pessoa tudo o que um jovem passou e passa para tentar sobreviver no meio desse caos. Assassinato Em Maragogi também é excelente. Um policial, logo após começar o surto de epidemia, vai para a casa de seu irmão e de sua cunhada que está grávida. Depois temos Casulo, que conta o desespero da protagonista em um suposto looping infinito. Por fim, encerramos com o Diário De Pietro, que da uma baita vontade de reler Febre Vermelha.
Disse na outra resenha e repito nessa, Febre Vermelha é muito melhor que Walking Dead.

Gárgula 07/08/2019

Dias Febris, de Francis Graciotto
Todos já ouvimos falar de apocalipses zumbis. Somos bombardeados com, talvez, um dos maiores expoentes, dentre as criaturas que permeiam o terror, que são os mortos-vivos.

Já os vimos se arrastar, balbuciar “cérebros”, se levantar do nada e até mesmo correr! Neste momento pensamos: é um tema esgotado, saturado e, até mesmo, cansativo. Mas Francis Graciotto vem nos mostrar que estamos redondamente ou, deveria dizer, febrilmente enganados?

Primeira grande sacada do autor foi criar contos que permeiam sua história principal. Dias Febris não é a história principal. O livro que originou tudo foi Febre Vermelha, o qual ainda não li, mas pretendo, muito em breve. Dias Febris nos traz olhares interessantes sobre o acontecimento que se deu no livro principal, sem que mesmo tenhamos lido o primeiro livro. Uma aposta ousada e que deu certo, pois, agora, estou curioso com o primeiro livro. A leitura deste não necessita que este você leia o anterior. Fica aquela dúvida sobre o que diabos está acontecendo? Verdadeira semente do mal esta dúvida! rs

Segunda grande sacada foi ambientar no Brasil. Ficou muito próximo do leitor a ideia de que o incidente poderia estar afetando seu vizinho de porta ou mesmo o jornaleiro da esquina. Acabamos sendo agraciados com a intimidade da vida brasileira sendo assolada pelos problemas de uma epidemia insana que transforma seus conterrâneos em máquinas famintas de matar.

Terceira grande sacada foi mostrar que durante a hipotética ocorrência de um apocalipse desta natureza, onde as estruturas sociais se esfacelam por completo, junto são perdidas todas as amarras morais e éticas do indivíduo. Ok, já vimos isso várias vezes em filmes e séries, mas, quando falamos de nossa nação, a questão é colocada em perspectiva. Apesar de todo dia tratar meus semelhantes bem, será que isso teria valor quando não existe mais tecido social algum? Teríamos então aberto a Caixa de Pandora das culpas e mesquinharias revelando assim nossa pior faceta?

Não existe como ler Dias Febris e não pensar em pequenas coisas cotidianas. A reflexão automática nos coloca em torpor ao percebermos quão frágil são os laços que nos unem. Exatamente nesse momento percebemos que os zumbis sempre irão nos assombrar, não porque são perigosos, mas sim por eles encarnarem nossa pior imagem.

Fica a questão no ar – somos nós que temos a sorte de estarmos vivos ou eles por estarem libertos?

Acho que estou com febre depois de pensar estas coisas…

Esta resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula em 06/08/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/08/06/dias-febris-de-francis-graciotto/

@livrodores 21/04/2020

Dias Febris
Essa leitura me fez matar um pouco a curiosidade em saber como foi o contágio do vírus que aconteceu em Febre Vermelha. Dias Febris é composto por contos que transitam entre o exato momento do contágio até meses depois, onde é possível encontrar o mundo em caos!

Foi sensacional poder conhecer outros pontos de vistas, pessoas diferentes com suas rotinas e de uma hora para outra se deparam com essa doença assustadora que se espalha rapidamente, é possível acompanhar o impacto de descobrir aos poucos o que estava acontecendo, algumas pessoas piram, outras tentam sobreviver da maneira que dá, mesmo que seja matando outras, eles tentam sobreviver!

Aqui o autor soube mostrar que sabe prender o leitor, já que nenhum conto cai no comodismo de apenas relatar os acontecimentos, cada pequena história tem uma revelação final de deixar o queixo caído, sempre há alguma mensagem por trás de cada uma delas!

Foi assustador ler sobre a disseminação avassaladora nesse exato momento em que estamos vivenciando o contágio do Coronavírus e que está causando muitas mortes no mundo. Quer mais um detalhe assustador? Tudo acontece nessa época de início de ano!

A leitura desse volume pode ser feita antes, durante ou depois de Febre Vermelha que logo contará com sua continuação, para a minha sorte, pois quero saber tudo que irá acontecer, os contos não interferem na trama principal, mas nos dão um pouco mais de respostas e nos faz conhecer mais a humanidade doentia que sobra!

@leitoradassombras 16/05/2020

Muito bom!
Já tinha lido febre vermelha e amei, estou super ansiosa pela continuação. Logo depois decidi ler dias febris e não consegui parar, terminei em um dia! Senti que essa coletânea me deu muito mais nervoso e muito mais aflição que febre vermelha. O conto o último andar me deixou apavorada e nem foi por conta dos zumbis! A maldade humana que tem naquele conto ainda me apavora...

WinterNogs 23/12/2020

Melhor que Febre Vermelha
Esse merece 5 estrelas, não porque se passa no Brasil, ou por ser um livro nacional, ou até mesmo pelo autor, mas sim porque é bem escrito, faz sentido e os contos que aqui estão presentes nos fazem relacionar com pessoas normais, tentando viver dias normais quando tudo dá errado e o apocalipse surge. Francis Graciotto mostra que sabe conduzir histórias pequenas, com menos personagens e com um clímax mais rápido, o que não ocorre com seu livro Febre Vermelha, que nos apresenta vários personagens e demora pra engrenar. Em suma, é uma ótima coleção de contos, com alguns surpreendentes e outros meio assim, mas que independentemente não perdem o brilho de estarmos tentando sobreviver de forma simples, sendo pessoas simples, quando algo extremo acontece.

Fábbio (@omeninoquele) 13/08/2021

Uma ótima dica pra uma sexta-feira 13
#OMeninoResenhando
?Na varanda do chalé, manchas de sangue tingiam os tacos do chão em pequenas pegadas vermelhas, indicando que alguém tinha saído em direção à praia. A porta da frente estava aberta.?
Depois que um vírus surgiu e se alastrou pelo país, a sociedade rui em questão de dias, e essa Febre Vermelha como ficou conhecida a doença que deixa seus infectados insaciáveis por carne humana e os olhos vermelhos, transformou todo o país em um caos bem digno de apocalipse. E o que conhecemos passou a não existir mais, todas as classes que gerenciam as cidades sucumbiram ao poderoso vírus, a lei de agora em diante era manter sua sobrevivência quanto mais puder. Esses são os Dias Febris, um mundo apocalíptico onde todos estão por contra própria.
E é sob esse pano de fundo que conhecemos oito histórias que se passam em diversos locais onde acompanhamos personagens tentando se manter vivos em meio a esse apocalipse zumbi que chegou sem explicação, pra mudar tudo o que conheciam. São histórias individuais que podem ser lidas separadamente, antes do primeiro livro inclusive, e nessas histórias podemos acompanhar de perto o quão difícil é se manter firme num mundo a beira do fim, algumas histórias são bem sangrentas que podem impactar um leitor mais sensível, mas é um algo a mais pra quem acompanhou o primeiro livro, e assim como eu, queria saber um pouco mais de como surgiu esse vírus. Recomendo também pra quem está procurando uma história de zumbis super original, com uma escrita super fluida.
Enquanto lia esses contos, ficava a pensar o quanto somos despreparados pra esse tipo de situação, e que se ocorresse na vida real, agiriamos bem dessa maneira, e sucumbiriamos logo logo. Os contos que mais gostei foram Lucy, Assassinato em Maragogi e O diário de Pietro. O terror escrito por Francis Graciotto é super real e acessível, com personagens de facil identificação por isso. Esse livro é uma ótima pedida também pra se ler numa sexta feira 13, pois é bem rápido de ler, mas te impacta da mesma medida que o dia pede. Recomendo demais!
Vale a pena lembrar que esse livro também está disponível no formato e-book, pelo Kindle Unlimited e em breve o segundo volume de Febre Vermelha estará entre nós e eu já estou mega curioso pro que vai vir.
#DiasFebris #FebreVermelha #FrancisGraciotto #CulturaEmLetrasEdicoes

Wicca 21/10/2021

Este é um livro de contos, que narra acontecimentos com outras pessoas dentro do mundo de Febre Vermelha.
Cada conto tem uma pegada diferente e acontecem em momentos diferentes do surto da febre... Dá para ler rapidamente, mas é interessante parar para pensar um pouco em cada situação.
Reli o livro, mas é a nova edição que inclui um novo conto, e este conto passou a ser o meu prederido. Muito bem feito e bem o estilo dos dois livros Febre Vermelha, impossível advinhar que surpresa o autor nos preparou para o fim.

Larissa.Ohana 12/11/2021

Passada...chocada.
Essa é a expressão que mais usei lendo esses contos, fiquei chocada como senti medo e angustia, lendo as histórias de pessoas aleatórias sobrevivendo (ou tentando) a epidemia da febre vermelha, e passada em achar o conto muito melhor que a história principal, Recomendo.

Pedro Picoli 16/12/2021

Contos da pandemia (de febre vermelha)
São uma coletânea contando com 8 contos que se passam durante a pandemia da febre vermelha, com histórias que se passam antes e durante a pandemia. Mesmo o autor falando que pode ser lido tanto antes, quanto depois dos dois livros da febre vermelha, recomendo primeiro a leitura da parte 1, para depois ler este e em seguida a parte 2. Gostei da leitura e recomendo. Meus contos favoritos foram o primeiro (Lucy) e o último (dias febris).

AriAri0 15/02/2022

Um compilado de contos de vários momentos entre a Epidemia até Pandemia da Febre Vermelha!
Eu adorei! Gosto muito histórias de zumbis com desenvolvimento além do gore, isso é principalmente quando envolve a questão de sobrevivência e até que ponto realmente vale a pena seguir em um mundo nessa situação tão desesperançosa e cruel.

Nat Nat 04/03/2022

Na medida certa
Eu particularmente, sou meio ressabiada com compilados de contos.

No entanto, esse livro me prendeu muito.

Basicamente, ele narra o momento em que acontece o apocalipse em diversas perspectivas diferentes. Cada conto representa um personagem e suas características.

O que um louco sádico faria num apocalipse?

Ana Elsa 03/11/2022

Contos
Gostei de acompanhar o ponto de vista de diferentes pessoas na pandemia, tendo destinos e reações diferentes. E gostei de rever alguns personagens da história principal.

Keven Lobo 13/06/2023

Contos incríveis!
QUE LIVRO BOM!!!

Francis trouxe contos no universo de Febre Vermelha que não só funcionam muito bem como histórias separadas como também são ótimos para ter uma expansão desse universo apocalíptico.

Eu amei os contos desse livro. Em especial o conto "O Dia do Touro", que é um dos contos mais inteligentes que já li e tem um final muito bom! Adorei toda a sacada que o autor teve de igualar a história com a piada contada no começo do conto, traçando um paralelo que fazem as duas serem a mesma, só que em outras realidades. Realmente é um conto bom demais.

Também quero destacar o conto "O Jogo", que tem, de longe, uma das melhores narrações que já vi. O autor te insere na trama como um personagem e vc lê tendo a impressão de que está de fato passando por aquela situação. Sem contar, é claro, no desfecho bruto que o conto tem. Sem dúvidas, um dos melhores dessa antologia.

Além desses dois, tem também o ótimo plot twist sufocante e desolador no final de "O Último Andar" que tornam esse mais um grande destaque positivo na antologia.

Vale ressaltar que o livro deve ser lido logo após a leitura da primeira parte pois, apesar de serem contos independentes, alguns personagens e continuações de eventos marcam presença na segunda parte, e lendo os livros nessa ordem a experiência fica ainda mais prazerosa.

Recomendo muito!