Arte & Alma Brittainy Cherry
Brittainy C. Cherry

Resenhas - Arte & Alma

Fernanda631 31/07/2023

Arte & Alma
Arte & Alma foi escrito por Brittainy C. Cherry e publicado em 17 de setembro de 2018.
Arte & Alma conta a história de dois adolescentes, Aria Watson e Levi Myers, ambos enfrentando momentos difíceis: Aria está grávida, o que causa um grande distúrbio em sua família; já Levi tem uma mãe com distúrbio esquizoafetivo enquanto o pai está fazendo o possível para que ele não se aproxime. E é em meio a esse turbilhão de problemas que os dois adolescentes se conhecem em uma aula conjunta que mistura pintura e música.
Nesta aula conjunta, Aria se torna Arte e seu amor por coisas abstratas e seu jeito introspectivos chamam a atenção de Levi, que se torna Alma, que encontra na música e em seu violino o refúgio para fugir dos problemas dos pais e tentar não afundar com eles. A atração acontece sem enrolação! Os dois se apaixonam quase que à primeira vista e isso só faz com que entrem cada vez mais na vida um do outro.
Aria tem 16 anos sempre foi a filha perfeita, com um comportamento irrepreensível e notas impecáveis. Na escola, ela era invisível para a maioria dos colegas, mas estava feliz com a amizade de seu amigo de infância, Simon. Porém, tudo estava prestes a mudar e ela sabia que se tornaria alvo da hostilidade dos outros alunos, além de decepcionar seus pais.
Aria é uma jovem artista brilhante, porém protegida pelo manto da invisibilidade que sua impopularidade na escola proporciona. Até que um erro faz com que ela, pela primeira vez, esteja sob os holofotes dos comentários maldosos de seus colegas. Levi sempre estudou com a mãe e viveu afastado de outras pessoas, até decidir morar com o pai por um ano em uma tentativa de recriar a relação interrompida entre eles anos atrás. Em seu primeiro dia de aula, o jovem se torna popular, mesmo não desejando essa atenção. Por traz de uma fachada sorridente e alegre, ele escondia um peso e uma tristeza grandes demais para alguém ainda tão jovem.
Quando Aria e Levi se conhecem, passam a descobrir muito mais em comum do que a paixão que ambos nutrem, respectivamente, por arte abstrata e música. Quando os caminhos de Aria e Levi se cruzam, suas coisas os aproximam: o reconhecimento de alguém que também está com o coração cheio de marcas e inseguranças, e o amor pela arte. Aria se encontra quando está pintando, e Levi se expressa através das músicas. Surge, então, uma amizade baseada na compreensão, companheirismo e amor pela arte. Mas quando outro sentimento começa a surgir, eles se perguntam se daria certo se apaixonar quando tudo à volta deles está desmoronando.
A escrita da autora é a que todos já estão acostumados: linguagem simples e fluida. A narrativa está em primeira pessoa, mas o ponto de vista alterna entre Aria e Levi; rola um clichê básico e muito, muito drama. Intercalando as narrativas de Aria e Levi em primeira pessoa, a escrita se constrói em uma mescla de sensibilidade, poesia e leveza. Ainda que o livro traga, sim, muitas passagens com uma forte carga dramática, essa sensação é minimizada pela escrita leve, especialmente pelas muitas passagens divertidas que compõem os diálogos da trama. Também, como Aria é muito ligada à arte plástica e, Levi, à música, esses dois aspectos aparecem inundando suas narrativas, carregadas pelas paixões e maneiras artísticas de interpretar o mundo. Outra característica que faz da escrita da autora mais poética são os diversos verbetes que aparecem ao longo da história, uma vez que Levi e Aria são obcecados por definições das palavras, além das muitas referências musicais tornarem a leitura mais interessante, especialmente se acompanhada das músicas mencionadas.
E não pensem que apenas os personagens principais carregam duzias de problemas; os secundários também! Simon, melhor amigo de Aria, é um NERD com TOC (sua "mania" é o número 4) e não é muito bom em fazer amigos. Já Abigail, a garota mais esquisita do colégio, só passa alguns minutos por dia com eles e sempre acaba trazendo uma citação diferente. Ambos se unem ao grupo para agregar um pouco mais de drama ao enredo.
Um dos pontos que mais me agradou na leitura foi a forma de como Arte e Alma contrapõem situações similares, mas com desdobramentos opostos. Dessa maneira, Brittainy C. Cherry demonstra as inúmeras possibilidades que constituem o viver e como a interpretação de cada fato vai depender da subjetividade e vivência de cada um que o enfrentar.

Aline221 22/07/2023

Gostei muito desse livro, a Brittainy consegue trazer sensibilidade como sempre traz nos seus livros.

Andréia 17/07/2023

Gostei tanto que li em dois dias
Doses de momentos fofos, depois de umas doses de drama.
Muito bem feita a abordagem de gravidez na adolescência, todas as inseguranças da Aria e de como isso foi afetando sua família. E no fim, a melhor decisão que ela poderia ter tomado, achei lindo e sensível.
E toda a história do Levi? Ficar dividido entre o pai e a mãe em situações tão distintas deve ser arrasador.
No mais, amei o pano de fundo como um todo. As citações a Jogos Vorazes, a vários artistas mencionados, as músicas.
Leitura forte, encantadora, viciante.
" Eu o amava no presente, com tranquilidade, com sussurros secretos de amor que apenas os nossos espíritos jovens compreenderiam. " ?

Ana Carolina 12/07/2023

"Arte & Alma"
QUE LIVRO PERFEITO!!!

A trama da história de Levi e Aria prende de um jeito que você não consegue parar de ler para saber o que acontecerá com a relação dos dois.

A cada acontecimento que acontecia envolvendo-os era perfeito, mesmo tendo as partes tristes.

A insistência de Levi em Aria, mesmo ela estando grávida, mostra como o amor verdadeiro não tem barreiras.

Amei do início ao fim e recomendo muito que leiam, para quem gosta de romance.

Não vão se arrepender!

Amor
Dor
Ódio
Ansiedade

Vc sente tudo isso, esse livro te deixa com sentimentos inexplicáveis, é maravilhoso ?

karolinekelly 27/06/2023

Que perfeição!
Foi uma leitura bem fácil e que eu gostei bastante, quando comecei a ler fiquei doida para terminar, me envolvi com a história de Aria e Levi. Entrou para os meus favoritos e recomendo demais!

Clarissa 21/06/2023

Só leiam.
Não sei se foi meu estado emocional, mas simplesmente amei este livro, chorei horrores. Achei logo no início que não iria gostar pq eram adolescentes, mas me surpreendi.

Rafaele.Pospiesz 18/06/2023

Lindo
A Brittainy é de longe minha autora favorita deste estilo, e esse livro me surpreendeu de todas as formas.
Abordou temas tão pesados, mas de formas delicadas me emocionou em diversos momentos.
Vivo para ler os livros desta mulher ?

Clara.Gusman 15/06/2023

Arte & Alma
Simplesmente lindo!Esse é o terceiro livro que leio da Brittainy Cherry e como em todos,não me decepcionei.Ela tem uma forma de escrever que te prende do inicio ao fim.

Arte & Alma é um livro que trata de assuntos pesados mas de uma forma tão leve e bonita!É um livro sobre música,arte,superação,doenças e coragem.

Eu adorei os protagonistas.Levi foi um menino incrível do início ao fim.Se existissem meninos iguais ele o mundo tava salvo kkkkk.Aria foi corajosa o livro inteiro,mantendo suas decisões em relação ao bebê,mesmo com toda a reprovação de seu pai e o bullying na escola.

Recomendo demaisss!!

Thalia Plaine 06/06/2023

?A alma se tinge com a cor dos seus pensamentos.?

Esse livro foi um misto de emoções. Eu ri, chorei, fique put* com alguns personagens, mas como todo livro da Brittainy, no final eu só queria guardar todos num potinho.
O assunto de gravidez na adolescência, se não tratado com sutileza e conhecimento, acaba se tornando uma coisa chata de se ler nos livros, mas não é o caso aqui.
Desde o início fica claro o quanto a Aria é madura pra sua idade. Tanto ela quanto o Levi são adolescentes com uma bagagem pesada. E poder ver os dois se encontrando, e encontro conforto e força um no outro desde o início foi lindo.
Como sempre a Brittainy tratou de assuntos muito importantes com estremo cuidado e de uma forma leve.
Um dos meus favoritos do ano! ??
Tamy 06/06/2023minha estante
Esse livro é tão? S2

Thalia Plaine 06/06/2023minha estante
eu amei muitoooo

Kennya 01/06/2023

?Amo você, Arte. Amo tanto você. Deixe eu ser forte por nós dois? Deixe eu abraçá-la enquanto você desmorona.?
Livro incrível, lindo, me fez derramar muitas lágrimas. Brittainy nunca erra.

Helô ⨠25/05/2023

Acabou comigo
Muito lindo. Muito muito muito muito lindo. Eu já esperava que seria pela capa, pelo enredo história, mas é tão bonito... Não me aguento quando tem referência de pintores e obras, música e romance no mesmo livro.

Me apaixonei e agora irei maratonar todos os livros da autora numa fase obsessiva.

Autora MG Araújo 09/05/2023

Legalzinho
Amo a escrita de Brittainy, mas esse foi difícil digerir, não que seja ruim, mas também não é dos melhores.
Recomendo para quem gosta de história de adolescentes, eu não curto.
Paula.Soares 09/05/2023minha estante
Tbm não curto histórias de adolescente eu abandonei o livro não rolou, como outros dos livros da Brittany tbm

y4s. 29/04/2023

Arte & Alma
Amei o livro, amei a Arte e amei o Alma.

Fico feliz pela mãe da Aria ter aceitado a gravidez dela e ter apoiado, e muito fofo como os dois protagonistas mesmo com seus problemas pessoais não deixaram de se apoiarem e se ajudarem