Arte & Alma

Brittainy C. Cherry

Resenhas - Arte & Alma

Lina DC 19/01/2019

Arrebatador!
"Arte & Alma" é uma história emocionante sobre dois jovens protagonistas que possuem grandes obstáculos para ultrapassar. A história se passa em Wisconsin, em uma pequena cidade onde a população tem fortes opiniões sobre a vida alheia.
Aria é uma adolescente de 16 anos que sempre agiu como a boa filha. Não é uma garota popular, mas sempre foi uma aluna exemplar e uma artista admirável. Seu melhor e único amigo é Simon, um adolescente com suas próprias peculiaridades e dificuldades de socializar. Porém, sua vida muda completamente quando descobre que está grávida. Os pais transformam o lar em um silêncio frio e na escola, a jovem tem que lidar com as acusações e julgamentos dos demais alunos. Toda essa atmosfera opressiva está afetando Aria, que ainda precisa decidir sobre o seu futuro: criar um filho ou seguir os planos anteriores e cursar a Universidade.

"Eu precisava ser mais forte do que meus sentimentos, do que aquelas pessoas. Algumas vezes não há escolhas."

Levi mora no Alabama com a sua mãe, uma mulher protetora ao extremo que luta contra os seus próprios demônios. Sentindo-se sufocado, o adolescente decide ir estudar em Wisconsin e tentar passar um tempo com o seu pai, um homem que ele não vê há alguns anos. Porém, nada nessa mudança é fácil para o jovem. Suas preocupações com a mãe não vão embora e conectar-se emocionalmente com o pai é impossível. Ainda assim, ele acaba ganhando popularidade na escola e chamando a atenção de inúmeras garotas. Mas nenhuma delas realmente parece ter interesse em conhecer o que se passa na mente de Levi.

"O plano era tocar até parar de me preocupar com minha mãe lá longe, em casa. Eu queria tocar até meu pai voltar a ser meu pai."

Quando Aria e Levia se conhecem, temos a impressão de que as almas deles se reconhecem. Os dois acabam desenvolvendo uma linda amizade, repleta de sentimentos, compreensão e sensibilidade, algo extraordinário por se tratar de personagens tão jovens. Ambos são almas antigas que estão desesperados por essa conexão humana, pelo reconhecimento e companheirismo. É muito bonito de se ler.

“Às vezes, ficar de dedos mindinhos enroscados era o melhor tipo de carinho. Às vezes, beijos na testa eram o melhor tipo de beijo. E, às vezes, o amor temporário era o melhor tipo de amor.”

Os capítulos alternam a narrativa em primeira pessoa entre Aria e Levi, então o leitor fica extasiado ao perceber a profundidade desses personagens. Aria e Levi são intrigantes, complexos, amáveis e cheios de sonhos, mas também lidam com assuntos complicados e medo do que o futuro irá trazer.
"Arte & Alma" é um livro que sem dúvida irá acalentar o coração dos leitores. Trabalhando temáticas importantes como gravidez na adolescência e doenças como transtorno obsessivo compulsivo, câncer e outras, a autora escreve com sensibilidade a história desses jovens.

"Eu o amava.Eu o amava tanto,tanto.Eu o amava sem nenhum arrependimento do passado,nenhum medo do futuro. Eu o amava no presente, com tranquilidade, com sussurros secretos de amor que apenas os nossos espíritos jovens compreenderiam."

Taty Assis 05/02/2019

Gosto de livros que me impactam, e ler algo da Brittainy é ter a certeza que mais cedo ou mais tarde ela vai nos nocautear com suas histórias. E é claro que com Arte e Alma não foi diferente. Concluí a leitura completamente emocionada.

Talvez não fosse uma questão de consertar corações partidos.
Talvez fosse mais um questão de amar os pedaços partidos da maneira como eles eram.

Aria não é a mais popular, na verdade, na escola, pode contar nos dedos as pessoas que sabem seu nome. Mas tudo muda quando aos 16 anos ela descobre que está grávida. De repente, a menininha do papai virou a ovelha negra da família, desestabilizando a todos. É claro que engravidar não estava nos planos de Aria, e agora ela terá que lidar com as consequências de estar grávida, de não ter o apoio do pai da criança e nem de sua família.

Levi perdeu o contato com o pai aos 11 anos e, depois de anos sem se verem, Levi decide ir morar com ele pensando ser o melhor; tanto para si mesmo, quanto para sua mãe. Mas sua presença parece não ser nem notada pelo pai que decide viver em "seu mundinho" ignorando completamente o filho. Voltar para a casa não é uma possibilidade no momento, já que ele acaba de descobrir que seu pai está com câncer, e mesmo sabendo que sua mãe também não está nada bem, ele decide ficar para, quem sabe, aproveitar o tempo perdido. E tudo isso machuca Levi, mas ele faz o possível para mascarar sua dor com um belo sorriso.

Levi é novo na cidade, e logo se vê interessado em conhecer Aria. Ele conhece a dor de perto e sabe identificar quando alguém não está nada bem, e talvez por isso ele tenha se aproximado dela. Mesmo que no inicio Aria esteja relutante e tente afastá-lo por causa do momento que está passando, eles acabam se aproximando e se identificando, já que ambos são apaixonados pela arte. Enquanto Aria se expressa através de sua pintura, Levi usa a música como sua "salvação".

(...) Levi me olhava de um jeito que me deixava constrangida, como se ele conseguisse me enxergar por dentro. Eu preferia ser a fantasma do colégio.

Aria e Levi são dois jovens com suas próprias dores e que estão sofrendo pelas escolhas que precisam fazer; enquanto Aria precisa decidir sobre o bebê, Levi precisa decidir quem é sua prioridade no momento: seu pai ou sua mãe.

Estava cansado do pesadelo que era minha vida, e tudo o que eu queria era acordar.

Não sei se uma alma machucada é capaz de encontrar a outra, mas mesmo passando por tudo o que estão passando, eles se tornam a força um do outro. A Arte e a Alma.

O mundo costumava ser feio e doloroso, cheio de ódio, tristeza e desespero. Mas Aria? Ela fazia sentindo em um mundo sem sentindo.
Ela era o arco-íris nas minhas tempestades intermináveis.

Eu amei esse livro de tantas formas, que fica difícil colocar em palavras. Aria e Levi são tão jovens e estão passando por tanta coisa, que fica impossível não se emocionar com o desfecho de suas vidas.

Confesso que senti um aperto no coração por Aria ter que tomar uma decisão tão difícil em relação ao filho. Acho que por também estar grávida acabei me identificando, não que minha história seja parecida com a dela, longe disso, mas acredito que é por saber que quando descobrimos que vamos ser mãe, queremos desde o inicio o melhor para o bebê, e muita das vezes as decisões que precisamos tomar para que eles tenham o melhor, possam nos machucar.

Levi é um exemplo de força, porque mesmo não entendendo a dependência de sua mãe e o afastamento de seu pai, em nenhum momento ele deixou de ser a âncora de Aria, aquele com que ela sempre poderia contar.

O livro é lindo e emocionante! É impossível não se compadecer da dor dos personagens e torcer para que mesmo que suas almas estejam em frangalhos, eles possam se tornar a mais bela obra de arte.

(...) às vezes, as obras de arte mais lindas eram criadas pelas almas mais sombrias.

A escrita de Brittaniny continua sensível o que me fez chorar copiosamente rs. E é claro que Arte e Alma se tornou um preferido. Amei tudo, desde a história, a capa e o título, que, além de lindos, condizem muito bem com os personagens.

Recomendo muitíssimo!

site: http://www.aculpaedosleitores.com.br/2019/02/resenha-arte-e-alma.html

Stelinha5 04/09/2019

Muito drama, arte e poesia
O livro é narrado pela Ária e pelo Levi, a Arte e a Alma deste livro,dois jovens talentosos e adolescentes que tem a missão de desenvolver um trabalho de arte e música para o Colégio que estudam.Ambos vivem seus próprios dramas, enquanto Ária está grávida aos 16, Levi está passando um tempo com o Pai que está com câncer.Senti falta de um epílogo.

Kelly.Luciano 06/02/2019

Toda vez que leio um livro da Brittainy C Cherry me apaixono por cada página, embora esse tenha um enredo diferente dos outros o amor foi o mesmo...Queria muito mais do final...

Kelly Reis 13/02/2019

Arte & Alma
Não há muito a acrescentar após tantas resenhas lindas sobre esse livro.
É uma leitura muito linda, especial e sobre vida e morte. Sobre perda e ganho.
A Ária foi uma personagem de muita coragem. Passou por momentos de muitas angústias, mas por diversos motivos precisou amadurecer antes da hora. Já o Levi é um vencedor. Um guerreiro lindo e apaixonante.
Super indico esse livro para aqueles que amam e não tem medo de superação.

dleitores 23/02/2019

ARTE & ALMA
Aria não é como as outras garotas do colégio, ela ama a arte com todo seu coração e mesmo com seu estilo descolado, ela costumava passar despercebida e invisível diante de todos. Até que um dia tudo muda e todo mundo parece notá-la. Infelizmente, de uma maneira não muito boa.

Levi é o garoto novo da escola e tornou-se popular no primeiro dia de aula. Mas, isso não preenche e nem acalma seu coração. Sob certas circunstâncias, ele teve que se mudar do Alabama para Wisconsin. Ele viveu toda a sua vida com sua mãe, que o ensinou como amar a música. Para ele, música significa tudo. Até que conhece Aria ...

Dois adolescentes passando por momentos difíceis e que, sem querer, encontram um no outro alguém que compreenda o que estão sentindo. Despedaçados, encontram na amizade a esperança de um futuro melhor. Só que se apaixonar não era o plano. Como controlar esse sentimento?

Arte & Alma é um romance para jovens adultos, onde Brittainy conta de maneira singular a história de Levi e Aria. A leitura foi como uma montanha russa de emoções para mim, me tocou o coração, me trouxe momentos doces, de dor, tristeza e um final diferente que me encheu de alegria.

Levi é um daqueles personagens que a gente quer que seja real. Ele é gentil, doce, carinhoso, se importa com as pessoas e isso fez dele um grande personagem! Aria é outro personagem fantástico e seu olhar sobre a vida não é o mesmo que o de Levi.

Ela é a personificação da arte, mas tem perdido suas cores e inspiração, diante de tudo que tem passado. Ela precisa de um Levi em sua vida, e ele vai ser exatamente esse cara, que estará lá por ela. Não importa o quanto ela tente afastá-lo, há algo em Levi Meyers que sempre a atrai de volta.

Eu amei o modo como eles se comunicavam, eles se complementavam como nenhum outro casal. Somando tudo isso, este livro me apresentou uma história maravilhosa e única sobre a vida, amor, amizade, arte e música.

Não há sentimento maior do que terminar um livro com um sorriso no rosto e sentir-se feliz. Foram momentos emocionantes e não há palavras minhas que realmente façam jus ao brilho desta história!

Roqueline.Ferreira 25/02/2019

Leve
Romance bem leve, ótimo para curar uma ressaca literária!

Estante.da.lee 06/03/2019

Arte e Alma
Resenha: Olá leitores 💕 Não é novidade que eu AMO a Brittainy, TODOS, literalmente TODOS os livros que eu li dela, eu simplesmente AMEI! Essa mulher realmente sabe escrever. Com Arte e Alma não foi diferente, foi um dos melhores livros da autora que eu li. É um livro que fala sobre as surpresas das vidas, desafios, decepções, medo, coragem, amizade e amor. Conta a história de Aria e Levi. Aria sempre foi uma filha bem tranquila, até que ... ela fica grávida, a notícia desestabiliza a família dela toda, o pai dela não consegue aceitar e a mãe tenta apoia-la ao máximo. Para piorar o pai do bebê dela, é o maior babaca do mundo. Aria se vê com apenas duas coisas que salvavam a sua vida naquele momento: A Arte e Simon, seu melhor amigo. Até a chegada de Levi na cidade. Um garoto bonito, que chegou na cidade causando boas impressões, todos os meninos queriam ser seus amigos, e todas as meninas suas namoradas... Um garoto que por fora aparentava estar tudo bem, mas por dentro estava indo tudo muito mal. Mas a única pessoa que enxergava que ele não estava bem, era Aria. Os dois acabam criando uma amizade, onde eles eram verdadeiros um com o outro, e falar até dos sentimentos ruins. Levi se torna a Alma de Aria, e Aria se torna a Arte para Levi.

site: https://www.instagram.com/p/BuqzbtbAznU/

Maria :) 21/04/2024

Uma tempestade calma, verdadeiro oximoro
Nunca tinha lido nada da autora, adorei como ela te envolve na história dos personagens. Eu nunca gostei de plot de gravidez mas esse foi muito bem desenvolvido e fundamental pra história.

O choro é inevitável, a sensibilidade que a autora traz é incrível, um livro sobre dor e amadurecimento. Um livro sentimental e artístico, maravilhoso. muito obg pela indicação.

Gabriela.Ferracini 08/04/2019

"Tínhamos nos tornado as obras-primas das almas mais solitárias do mundo. As cores em nossos olhos morreram de tanto sangrar. E naquele momento soubemos que, às vezes, as obras de arte mais lindas eram criadas pelas almas mais sombrias".

Acabei de finalizar a leitura e estou sem ar..
História mais linda, extremamente romântica e com personagens fortes e maduros para a idade. Amor amor e amor em sua mais pura essência capaz de curar as feridas e juntar os pedaços dos corações quebrados.

"Ela era o arco-íris nas minhas tempestades intermináveis".

Perfeito!

iza 12/04/2019

"Então olhei para cima. Ele sorriu para mim. Não sorri de volta - Arte... - o Sr. Harper gesticulou para a nossa turma, e depois para a turma da Sra. Jameson. - Conheçam alma."
Eu não tenho estrutura emocional para os livros de Brittainy C. Cherry. Em todos os livros que li dela, eu chorei e em Arte & Alma não foi diferente. Ela tem o dom da escrita, cada palavra, em cada frase que qualquer personagem fala,a gente sente o que ele está sentindo.
Levi, o menino com seu all star azul e seu sorriso contagiante que esconde tanta dor e Aria, uma adolescente grávida que está se sentindo perdida e sozinha. É simplesmente lindo acompanhar o desenvolvimento da relação deles, é bom torcer por eles. É lindo como eles se encontraram um no outro.
Arte & Alma é uma história de amor sensível e tocante, que te faz rir e chorar as vezes na mesma página. Acredito que essa seja a grande características dos livros de Brittainy, a forma sensível e delicada que ela conta cada história de amor, a forma como a gente pensa que mesmo com todas asdificuldades e tormentas que aquele amor tá sofrendo, no final vai dá certo e vai ser lindo.

Ingrid.Oliveira 12/06/2019

Alguém me diz como deixar de me viciar e amar os Livros da Brittainy C Cherry?! É sério, essa mulher consegue penetrar na nossa essência com esses livros carregados de sentimentos e emoções!

O que falar desse livro? Apenas que é mais um livro da C cherry que te deixa com os nervos à flor da pele. Você sente a dor dos personagens e sofre com eles.

No fim achei a Ária um pouco pacífica demais quanto às suas vontades, sempre deixando-as para lá, contudo nada que desabone essa maravilha! Amei.

Isa Tessmann - @apegoliterario 18/06/2019

Refúgio na arte, na música e no amor
O mundo de Aria Watson vira de cabeça para baixo quando ela anuncia que está grávida, aos 16 anos. Levi Myers se muda para a casa de seu pai como um refúgio de sua mãe e também para entender alguns assuntos “mal resolvidos” que tinha com o pai.
Enquanto Aria era considerada estranha no colégio, Levi chega e se torna popular. Porém Levi não se encaixava com o título que recebeu dos novos colegas e notou Aria, queria conhecê-la e se aproximar dela... A garota com olhar triste e que nunca sorria.
Então eles acabam virando parceiros em um trabalho na aula de arte e música: Arte e Alma. Aos poucos eles viram amigos e também o refúgio um do outro para as dores, já que os dois estão devastados e o único plano era não se apaixonar...
Os capítulos alternam entre a visão dos personagens, que são muito bem construídos, fortes, complexos, amáveis e que infelizmente lidam com terrores dentro de si. Ela encontra na arte um refúgio e ele na música.
💬 sofri com os personagens por tudo que acontecia com eles e ficava super feliz com as conquistas... Que misto de emoções! Brittainy sempre consegue fazer uma montanha russa em todos os seus livros. Adorei tudo mesmo, a história e principalmente o título, que indiretamente descreve os personagens principais. Recomendo muito a leitura!

@somaisumparagrafo 23/06/2019

@somaisumparagrafo
Aria é uma jovem artista descolada. Pintora de arte abstrata está acostumada a se sentir invisível na escola, até que um erro faz todas as atenções se voltarem a ela. Levi é o novo cara popular da escola. Bonito e de sorriso fácil, ninguém imagina que o talentoso violinista tem que se dividir entre pais separados e doentes. Dois adolescentes passando por fases difíceis da vida, onde se apaixonar não fazia parte de seus planos.

-x-

?Tínhamos nos tornado as obras-primas das almas mais solitárias do mundo. As cores em nossos olhos morreram de tanto sangrar. E naquele momento soubemos que, às vezes, as obras de arte mais lindas eram criadas pelas almas mais sombrias.?

Brittainy deveria ser santificada. Essa mulher tem o dom de falar com a minha alma, consegue escrever histórias me que fazem extravasar sentimentos. Por muitas vezes, esqueci que estava lendo um YA tamanha à dor e sofrimento pelos quais esses jovens tiveram que passar. Duas crianças que estão quebradas, passando por momentos em suas vidas que deixariam cicatrizes até no mais forte adulto, mas que ao se conhecerem, encontram um no outro o companheirismo, alguém que compreendia suas dores, ofertando uma amizade e um amor capaz de mover barreiras e que pôde proporcionar um fio de esperança para um futuro que até então se mostrava em tons de cinza. Com uma sensibilidade tocante, a autora criou personagens com histórias tão reais, que a conexão foi imediata me fazendo sonhar por um final feliz para esses jovens.

?Éramos pequenos pontinhos de tinta na tela do universo. A maioria do mundo jamais ouviria falar do amor entre Arte e Alma. Sabíamos que em segundos uma vida poderia ser arrancada de nós, deixando-nos somente com a morte e a solidão. Porém, também em segundos, o amor era capaz de curar, trazendo de volta a vida e a esperança. Uma certeza em relação aos amanhãs que ainda teríamos.?

O que mais escrever para demonstrar o quanto amei esse livro? Li, sorri, chorei, tive o coração aquecido e destruído, tudo em uma única história. Me apaixonei por você Arte! E estou morrendo de amores por você, Alma!

Nota: 5/5

priscila.wenzel 04/08/2019

Lindo, tocante e emocionante!

Mais uma vez a Brittainy me fez chorar com um livro. Um dia ainda quero entender o poder que essa mulher tem sobre mim quando leio alguma obra dela.
Neste livro temos os capítulos intercalados e conhecemos a história de Levi e Aria, dois jovens adolescentes de 17 anos.

Levi se muda do Alabama onde vive com a mãe e vai pra Wisconsin atrás do pai. Levi não entende porque do nada seu pai Kent Myers simplesmente parou de conversar com ele e lhe mandar cartões postais.
Quando chega na cidade Levi precisa lidar com o jeito frio e ranzinza do pai, enquanto tenta se reaproximar dele e recuperar o relacionamento bom que os dois tinham antes.
E logo após chegar a cidade, ele conhece Aria.

Aria está passando por um momento delicado e decisivo na sua vida. Apaixonada por artes, ela tem um gosto extravagante que acaba chamando atenção na escola, mas seu único amigo de verdade, é Simon. O ruivo encantador que sofre de TOC e tudo que faz precisa fazer 4 x seguidas.

Quando Aria conhece Levi, fica claro que a beleza, o jeito brincalhão e sorridente dele conquistam todas as garotas e ela não se sente boa o bastante para conquistar a atenção dele.

“Apesar de não estarmos nos tocando, eu quase conseguia sentir meu coração parando só de pensar nisso. Ele tinha essa coisa calorosa, que consolava a mim de alguma maneira. Levi Myers era real? Ele exista mesmo? Ou será que meu coração triste e sombrio o havia criado porque precisava de um pouco de cor? Seja lá qual fosse o caso, fiquei feliz por ele caminhar ao meu lado.” – Aria.

Mas Levi é um cara maneiro, de opinião própria que não vai na onda dos outros e mesmo a escola excluindo Simon e Aria e falando mal da garota, é justamente desses dois que Levi se torna amigo.

Um dia na aula de Arte, Aria toma um susto quando descobre que terá que fazer um trabalho misturando música e arte. E quem é seu parceiro? Levi claro.
Apaixonado por música e com o dom de tocar violino, Levi aproveita o trabalho pra se aproximar de Aria e como o momento que ela está passando é bastante delicado, eles acabam se tornando amigos, apesar de ser nítida a atração que sentem um pelo outro.

O livro é cheio de partes engraçadas e emocionantes. Ri em vários momentos com Simon, Aria e Levi, três jovens tão diferentes, mas que se encaixam de uma forma muito interessante. E me emocionei com as frases perfeitas de Levi e a forma única como ele enxerga a Aria. É impossível não se apaixonar.

“O mundo costumava ser feio e doloroso, cheio de ódio, tristeza e desespero. Mas Aria? Ela fazia sentido em num mundo sem sentido. Ela era arco-íris nas minhas tempestades intermináveis.” – Levi.

Levi além de apaixonado por música, é apaixonado pelas palavras. Ele aprendeu com a mãe a todos os dias procurar uma palavra nova no dicionário e quando ele passa esse gosto pra Aria e os dois vão trocando mensagens cada um com a sua palavra do dia é muito fofo.

Mas o livro também tem algumas partes tristes. Levi mesmo é sempre tão sorridente pra esconder a preocupação que ele tem com a mãe, que após se separar de Kent se tornou dependente do filho. Parte dele se sente mal em deixá-la pra tentar se aproximar do pai. E em relação ao pai, tudo que Levi quer é voltar a ter o relacionamento de parceria de antes.

Simon por outro lado com seu problema de TOC acaba sofrendo um pouco e Aria com o que está passando se sente mal em ser a filha que trouxe problemas pra casa e desestabilizou a família.

“De alguma maneira, Aria era quente e fria ao mesmo tempo, provocava a mesma sensação que o sol trazia ao nascer numa floresta congelada. Eu só tinha me sentido daquela maneira ao tocar violino, momentos em que eu conseguia escapar da realidade por um tempinho.... Até Aria olhar pra mim. Ela olhou como se realmente me enxergasse, enxergasse quem eu realmente sou. E Aria aceitava isso. Ela me encarava como se eu merecesse ser feliz. Verdadeiramente feliz.” – Levi.

Amei e amo a forma como a Brittainy sempre usa certos elementos para criar um universo e mocinhos ainda mais apaixonantes.
Seus personagens sempre são apaixonados por alguma coisa, seja livros (Sr. Daniels e Vergonha), seja música (No Ritmo do Amor) ou duas coisas, como arte e música como ela mostra nesse livro.
Por isso amei o conceito Arte e Alma que leva o título do livro e o garoto na capa tocando violino é uma referência clara ao Levi.

O livro que me fez rir tanto, também me fez chorar no final.
É uma história que fala de erros, acertos e que infelizmente, algumas vezes, é tarde demais pra concertar alguns erros. Fala de escolhas, de abrir mão do que você mais quer em prol do outro. Como o pai do Levi diz: é saber que às vezes algumas pessoas ficarão melhores sem você.
E claro fala da importância da família, da importância dos relacionamentos, algo que a autora gosta muito de colocar em suas histórias.

Por fim só posso dizer que como qualquer livro da Brittainy, este está recomendadíssimo ^^