Arte & Alma

Arte & Alma Brittainy Cherry

Resenhas - Arte & Alma

Thaís @thanoslivros 26/03/2020

Lindo
Aria tem 16 anos, é bastante introvertida e apaixonada pela arte, por pinturas. Na escola, passa praticamente despercebida, mesmo sendo uma talentosa artista. Para os pais era uma boa filha até o momento da revelação: estava grávida. Sozinha e perdida ainda tem que encarar o preconceito, os julgamentos maldosos tanto dentro quanto fora de casa. É durante esse período que Levi chega à cidade para passar uns dias com o pai, o qual não via desde os 11 anos. Precisando ficar um período longe da mãe, Levi decide retomar sua relação com o pai e descobrir o porque do afastamento repentino quando ele era ainda uma criança.
Através de um trabalho da escola, Aria e Levi vão se conhecer e iniciar um grade laço de amizade. Vão encontrar um no outro compreensão, um ombro amigo para, mesmo no silêncio, sentirem segurança e serem compreendidos.

A meu ver, Brittainy é uma autora que sabe como escrever um boa história. Ela não decepciona. Há quem não goste, claro. Mas, eu sempre me emociono com suas belas tramas. Nesse livro não foi diferente e acompanhar esse casal e todos os seus conflitos foi, ao mesmo tempo, comovente e encantador.
Narrado em primeira pessoa, mas com capítulos alternando o ponto de vista de Aria e Levi, somos levados por um enredo fluido, que envolve já nas primeiras páginas. A forma como Cherry desenvolve os personagens, não só os protagonistas mas também os secundários, é fundamental para que a história se torne mais verossímil. Afinal, eles erram e acertam, tropeçam e se levantam. Trazem consigo desejos, anseios e não escondem suas falhas e seus medos. Desse modo, é impossível não nos identificar e sofrer, mesmo que um pouco, junto com eles.

Esse livro é mais do que um romance entre os dois personagens. É mais que um drama, é mais do que um enredo emocionante. É um livro onde podemos perceber o amor em suas mais diversas formas e tudo o que ele é capaz de nos conceder. É uma história que nos mostra o quanto uma boa amizade é capaz de ajudar, nos tornando mais seguros e fortes para encarar as dificuldades. É uma leitura leve, sensível e apaixonante que recomendo para todos.

site: www.instagram.com/thanoslivros

@leituraintinerante 23/08/2020

Arte, Alma e mto Amor ?
Aria é uma adolescente de 16 anos que se vê grávida de um cara que não quer nem saber da gravidez, e assim começa a ver sua família que sempre foi unida começar a ruir.
Além disso, Aria sempre foi uma invisível na escola e agora se vê no centro das atenções mas não de uma forma boa.

Já Levi cresceu sendo criado por uma mãe obsessiva. Sem contato com outras pessoas e tendo aulas em casa. Só que começa a se sentir sufocado por essas atitudes e por isso decide morar com o pai pra tentar descobrir em que momento ele deixou de se importar com o filho e tentar recuperar um pouco o relacionamento dos dois que ele ainda guarda na memória.

Primeiro eu preciso falar o quanto esse livro é lindo. A capa é linda, a história é linda, os personagens são lindos. Me apaixonei. Ele fala do amor de mães e pais por seus filhos, o amor de família, amor de amigos, amor de apaixonados.
Cada personagem tem o seu lugar e é essencial pra história, com a sua contribuição não só pro enredo como pra externar os sentimentos de dentro do livro pra nossa alma.

Claro que pra ler você tem que ter ideia q o tema principal aborda a gravidez na adolescência, e é um livro estrangeiro. Os costumes deles são diferentes da cultura que ainda temos aqui. Por isso tenha a mente aberta, não é nada de mais, mas algumas pessoas podem não aceitar bem as escolhas da Aria. E aí vai um comentário pessoal. Não sabemos o que cada pessoa enfrenta na vida, mas o q importa é q as escolhas de cada uma são pessoais, nós só temos q respeitar.

Pra mim foi uma das melhores leituras do ano. Por mais que tenha trazido temas mais dramáticos também teve várias cenas de comédia.
E pra melhorar o Levi foi a maior surpresa de todas.
Pelo histórico achei que veria um personagem fechado, introvertido e com vários problemas. Mas fui surpreendida e já me apaixonei por ele.

Cel 14/05/2020

Bonito sem fugir da realidade
Existem histórias de amor que vão estar tão preocupadas em juntar os protagonistas que o sentimento entre os personagens será tristemente negligenciado, e existem romances onde esse sentimento vai ser construído tijolo por tijolo.
Arte e Alma é um romance construído, cada ação/fala/pensamento dos personagens molda um sentimento tão puro e maduro, um sentimento tão difícil de se encontrar de forma tão pura e ao mesmo tempo realista mesmo nos romances.
A autora produz uma narrativa que prova que o romance não precisa ser todo doce e rosas para ser interessante e bonito, o amor para os protagonistas não é algo enfeitado ou baseado em sexo. E é esse diferencial que torna uma história com tantos momentos revoltantes e tristes algo incrível e memorável.

Joici 16/07/2020

Dramas adolescentes
Muito mais q dramas adolescentes. Esse livro aborda o tema gravidez na adolescência de maneira leve. Mas e um história de amor diferente. D amor verdadeiro. De aproveitar o presente sem se preocupar com o futuro ou o passado. E principalmente viver sem rotulos. E um livro lindo tocante q fala sobre o amor.

Pâmela 15/10/2018

Esperando demais.....
Talvez eu esperava demais do livro, li super empolgada e quebrei a cara. Eu conheço os livros da autora desde 2013, e de lá para cá senti que os livros foram ficando muito enrolados e chatos, tudo mundo tem algum problema; tanto físico quanto mental. Vi alguma resenhas sobre ele e decidi embarcar, corri na livraria e comprei a preço de capa, em esperar por nenhuma promoção, e eis que quebrei a cara.

Eu adoro romances adolescente, acho super empolgante, mas esse não desceu, os diálogos que as pessoas dão gargalhada no livro me deram sono, a historia não me prendeu, os personagens não são cativantes e a leitura fica arrastada um certo tempo.

Mas acho que cada um deve ler o livro e dar sua opinião, mas essa nota de 4.7 não condiz com o livro.
(Luh) 01/11/2018minha estante
Concordo com você! É muito drama e achei o casal sem química alguma! No Ritmo do Amor também foi um livro da autora que me decepcionou muito.

Fabiana.Milanezi 03/12/2018minha estante
Estou na dúvida se compro ou não esse livro. Adoro essa autora, ela me encantou na serie de livros "Elementos" o silêncio das águas foi um dos melhores que li esse ano. Não quero me decepcionar com ela.. No ritmo do amor não gostei da sinopse e por isso nem comprei..

Larissa 11/12/2019minha estante
Fabiana.Milanez, não terminei a série Elementos, mas O silencio das águas foi a minha decepção e isso no segundo livro que leio da autora. :/

Pri Martins 16/08/2020

Eles são A & A
No começo a história parece simplesmente um drama da juventude sem muita profundidade. O que está muito errado, já que ao longo das páginas os personagens vão evoluindo. E nem sempre de forma positiva, porém é o que nós, como humanos, faríamos se estivessmos no lugar deles.
Aria e sua arte. Levi e sua música.
Aria está grávida. Levi tem um pai que o regeita.
Nenhum dos dois sabe como lidar, porém vão de apoiando ao longo do caminho. E crescem ao ponto que quem apareceu nos primeiros capítulos não é o mesmo que aparece nos últimos.
Eles são arte e alma puras.

Rai 24/07/2020

Chorei, estou chorando e talvez ainda chore mais
Primeiramente, obrigada Thayenne por me fazer ler esse livro porque eu, sozinha, jamais escolheria. E em segundo lugar, eu que lute pra conseguir respirar depois de tanto chororô.

O livro começa de um jeito ruim (mas por favor não desistam). É total o clichê de colegial americano, com as patricinhas metidas populares, os jogadores, os esquisitos e tudo mais. Se você pensa que só os adolescentes vão fazer merda e agir como crianças, pensou errado também. Me peguei diversas vezes me perguntando porque diabos eu ainda estava lendo esse livro, dado os absurdos que eu lia (ex: "esse mar de pepecas deliciosas", bem nesse nível). Mas, apesar de tudo, eu não conseguia largar: eu trabalhava pensando em voltar pro livro, eu deixava de cochilar no almoço pra poder ler, eu passava do tempo cronometrado pra leitura porque não queria parar. Eu queria MAIS.

Lá pelos 70-80% eu entendi o "hype" pelo livro. E aí também começou a sessão chororô. Levi não podia falar sobre a Aria, que eu chorava; se o pai dele falasse sobre a mãe ou o filho, eu chorava: se a mãe dele falava, eu chorava; se Aria falava sobre o bebê, eu chorava. Também quis jogar o telefone na parede várias vezes por causa do James e do pai da Aria, mas faz parte, todo livro tem seus personagens bostas (ou momentos sendo uns bostas).

Eu nem sei explicar direito porque esse livro me tocou tanto. Não é um tema inédito, não é um livro muito profundo (embora tenha seus momentos de reflexão pesada), mas... Não sei. É bem singular, poético e lindo o relacionamento da Aria e do Levi (talvez eu esteja um pouquinho apaixonada por ele também). A forma como as coisas terminam também é bem satisfatória (ainda que triste).

Eu gostei. Se eu puder dar um conselho: Não desistam no começo, porque é do meio pro final que o livro mostra realmente pra que veio.

Mariana 26/03/2020

A autora é ótima!!! Recomendo!

Debora.Oliveira 11/05/2020

Mais um livro dessa autora que sempre me faz chorar e me emocionar tanto!! Uma narrativa cheia de drama onde o romance é importante, mas não o elo principal que envolve a estória. Temos amizades, superação, encontros e assuntos importantíssimo de serem tratados como: bullying e depressão. Mesmo sendo um romance adolescente, me conquistou muito!!

Si 15/03/2020

Amor, amor
Um romance gostoso, numa linguagem fluida e poética com aquelas frases lindas que só a Brittainy sabe escrever...
Levi Myers decide ir passar um tempo com o pai, entender o porquê do seu distanciamento e, quem sabe, recuperar os anos afastados.
Aria Watson está vivendo um momento difícil, ela não é mais uma simples adolescente com um talento brilhante para a arte.
Os destinos se cruzam, o trabalho da escola os aproxima cada vez mais. E sendo ele a música, o violino, e ela a pintura abstrata, eles se tornam arte e alma. Simplesmente lindooooo!!!
"Levy Myers me ensinara três coisas importantes sobre a vida:
Às vezes, ficar de dedos mindinhos enroscados era o melhor tipo de carinho.
Às vezes, beijos na testa eram o melhor tipo de beijo.
E, às vezes, o amor temporário era o melhor tipo de amor."

Marílis 09/12/2018

Pequenos potinhos de tinta...
Fugindo do tradicional foco no amor de dois personagens, essa história mostrou o amor de sua forma mais ampla! Não houve cenas hot, não houveram capítulos cor de rosa... Esse livro transborda amor, escolhas, força e amadurecimento. Leitura gostosa, de apertar nosso coração, de fazer nos fazer torcer pelo que nos convém, e depois aprendermos que amar é um sentimento que não permite egoísmo... Se você acha que permite, você está fazendo isso errado.
Mariane 10/12/2018minha estante
Que linda resenha!

Izabelle 12/04/2019

"Então olhei para cima. Ele sorriu para mim. Não sorri de volta - Arte... - o Sr. Harper gesticulou para a nossa turma, e depois para a turma da Sra. Jameson. - Conheçam alma."
Eu não tenho estrutura emocional para os livros de Brittainy C. Cherry. Em todos os livros que li dela, eu chorei e em Arte & Alma não foi diferente. Ela tem o dom da escrita, cada palavra, em cada frase que qualquer personagem fala,a gente sente o que ele está sentindo.
Levi, o menino com seu all star azul e seu sorriso contagiante que esconde tanta dor e Aria, uma adolescente grávida que está se sentindo perdida e sozinha. É simplesmente lindo acompanhar o desenvolvimento da relação deles, é bom torcer por eles. É lindo como eles se encontraram um no outro.
Arte & Alma é uma história de amor sensível e tocante, que te faz rir e chorar as vezes na mesma página. Acredito que essa seja a grande características dos livros de Brittainy, a forma sensível e delicada que ela conta cada história de amor, a forma como a gente pensa que mesmo com todas asdificuldades e tormentas que aquele amor tá sofrendo, no final vai dá certo e vai ser lindo.

Lehlivros 19/08/2020

O caminho de dois adolescentes está prestes a se cruzar, e juntos farão com que a arte e a alma de cada um resulte em uma linda história de amizade, amor, superação e muitos aprendizados.

Carol 15/02/2020

Simpliamente lindo
Esse livro é maravilhoso, tocante e emocionante. Amei os personagens e amei que tem yma lição bem maior do que apenas a visão de um casal apaixonado!