O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Thay 24/01/2024

Curti bastante, muito divertido, super levaria p meus futuros alunos. o final achei um pouco "faça o que é certo se não num vai pro céu, mas de boa, talvez eu tenha ficado noiada com esse tom.

Rildo7 24/01/2024

Aventuras Épicas no Sertão Nordestino
Toninho é um intrépido caçador de demônios que desbrava o sertão nordestino em busca de criaturas sobrenaturais que assombram a região: demônios, múmias, vampiro, chupa-cabras e por aí vai... Como herdeiro de uma linhagem ancestral de caçadores, embarca em sua mula encantada, Véia, munido de uma peixeira mágica para enfrentar cada ameaça que surge.

Em uma dessas aventuras, Toninho cruza caminho com Josefa, uma enigmática maga destinada ao inferno por ser filha do sete-pele. Apesar de sua condenação, ela se torna a parceira de Toninho na missão de purificar a região do mal que assola.

A história é repleta de capítulos com muita aventura, fantasia e humor, somos conduzidos através das investigações dessa dupla a conhecer os estranhos eventos que andam acontecendo nas cidades do interior nordestino.

Acabamos também em busca de compreender o passado enigmático da maga e o porque das atitudes boas dela se ela era filha do sete-pele.

Paola traz de forma espetacular um belo auto que dá pra ver se inspirar nos do querido Ariano Suassuna e ela faz isso de forma belíssima. Recomendo bastante esse livro!!

ltqcoutinho 21/01/2024

Que delícia de leitura!
Comecei, li o prólogo e deixei o livro de lado por alguns bons dias. Confesso que inicialmente tive dificuldade para decidir retomar a leitura, estava com vontade de iniciar um novo livro de romance gringo e desistir deste. Agradeço por não ter dado ouvidos à essa ideia. Assim que realmente me sentei para ler, gastei dois dias (um dia de leitura mais consistente). Este livro é a prova de que não é necessário uma história de 500 páginas para se desenvolver uma narrativa completa e muito interessante. Em poucas páginas, Paola conseguiu escrever uma linda história, com uma premissa simples mas muito bem executada. A criatividade não vem em um roteiro mirabolante, com reviravoltas impossíveis e inacreditáveis, mas sim, nos causos cotidianos dos interiores brasileiros transformados em uma ficção digna de best seller. A maneira como a religião, praticada predominantemente em regiões interioranas brasileiras, é abordada e transformada em uma mitologia, é simplesmente brilhante. Fico muito agradecida por ter me dado a chance de degustar essa leitura maravilhosa!

Lele218 20/01/2024

Achei a leitura divertida e bem diferente, no melhor sentido da palavra!

Infelizmente demorei um pouco pra terminar porque, por mais que o livro seja curto, os capítulos eram um tanto longos e ficava com um pouco de preguiça de pegar o livro pra lê-los. Queria também ter visto mais desenvolvimento dos protagonistas. Sei que o livro é pra ser meio que aventuras deles, mas gostaria de flashbacks ou de mais diálogos deles contando mais sobre quem são e o passado deles. Por último, acho que teria sido mais interessante se as ilustrações fossem no final de cada capítulos, pra não dar spoiler de qual o tema do capítulo a gente vai ler a seguir.

Fora isso, super recomendo pra quem tá procurando uma leitura divertida e cheia de referências brasileiras. O humor é incrível e a escrita também.

Gabi Mauruto 19/01/2024

Vai demorar para me esquecer desse!
Fazia alguns anos que não pegava literatura brasiliera para ler. O auto da maga me fez buscar mais e mais livros da nova literatura brasileira pois achei esse livre MARAVILHOSO!

Leitura rapida e envolvente, personagens bem construídos e narrativa extremamente fluída! Foi difícil aquietar a curiosidade em saber os segredos de Josefa e o que o próximo conto trazia de místico.

Paola é incrível! Habilidosa em trazer a cultura do agreste para um história de ficção recheada de folclore.

Leiam e não se arrependam!

Natali Pacheco 17/01/2024

Amei as referências brasileiras e nordestinas, tão bom ler o que nos representa!! Ainda mais fantasias de qualidade ??????

Zelia4 11/01/2024

Uma fantasia nordestina, leitura deliciosa, leve. Acompanhar as aventuras de Toninho, véia e maga Josefa foi pelo nordeste Brasil enfrentando nossos causos foi maravilhoso!!

Mike Willian 10/01/2024

Que leitura mais gostosa!
O auto da maga Josefa se passa no nordeste do Brasil. Toninho é um caçador de criaturas mágicas / místicas / sobrenaturais, e numa de suas andanças ele se esbarra na maga Josefa, a filha do sete peles. Por motivos distintos, ambos se unem para caçarem juntos, e aí, é uma aventura atras de outra separadas por capítulos curtos fechadinhos em si mesmos.

Eu sou completamente apaixonado pela cultura nordestina. e apesar de a escritora ser mineira, ela trouxe uma riqueza que só existe lá sem cair na caricatice. Os personagens são cativantes, as histórias deliciosas, os diálogos divertidíssimos, as mensagens cativantes. No geral, essa obra é um amor.

Eu amei a experiencia e sem sombras de duvida pretendo ler outras obras da autora. Não só indico o livro, como acho que deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Malle 10/01/2024

Tem ninguém doido aqui nessa cidade não, seu moço.
Um livro de fantasia e sobrenatural verdadeiramente brasileiro, ambientado no Brasil-sil-sil. O Auto da Maga Josefa preenche um vazio, um lugar desesperadamente necessário dentro da literatura brasileira: é a desmistificação do pensamento auto pejorativo que alguns brasileiros tem, de que boa fantasia é somente a estrangeira. Com Paola Siviero mostrando que basta nada mais, nada menos que amor pelo Brasil e adaptação ao nosso cantinho do mundo.

Acompanhar as aventuras de Toninho e Josefa foi um deleite, algo harmonioso de se ver sem deixar de perder as boas piadas, com um humor natural e que realmente parece ser algo que os personagens da trama diriam Além de ter uma boa dose de ação, também traz um pequeno mistério que nos persegue o livro todo - por que será que Josefa ajuda Toninho? Com referências também a acontecimentos históricos, o livro ambientado no Nordeste (mais precisamente, na Paraíba), vem com coisas como rapadura anti-veneno, um galho de cajueiro como vassoura de bruxa, uma vampira fã de cachaça. Aqui, o regionalismo é positivo: o Nordeste é tratado como o belo lugar que é, rico em cultura e brilhantismo, em que somente quem não o conhece o reduz a secas e miséria.

Os diálogos são cheios de coloquialismo e naturalidade, que acompanham bem o cenário retratado - o cenário do dia-a-dia, no quintal de alguém, numa casa velha abandonada da vizinhança. A amizade entre os protagonistas floresce no decorrer da história com cada conto que passamos, e nem percebemos o tempo passar. A leitura tem uma fluidez ótima, com um ritmo equilibrado.

O único ponto negativo que encontrei, que talvez tenha passado batido por alguns, é uma retratação estereotipada de um homem judeu. Ele é descrito como tendo um nariz encurvado e olhos pequenos, e quem conhece bem as imagens pejorativas usadas contra judeus sabe que essa imagem é usada para pintá-los de uma determinada maneira. Talvez tenha sido uma retratação sem más intenções, além de ser passageira, mas existe no livro.

Apesar disso, eu recomendo muito O Auto da Maga Josefa como uma fantasia nacional sólida, bem humorada e divertida.

Bea Medeiros 08/01/2024

Simplesmente fenomenal
Um caçador de demônios se junta com uma maga para continuarem suas caçadas juntos pelo interior da Paraíba, em uma história épica em forma de episódios em que cada capítulo é uma nova batalha. Josefa é uma personagem muito interessante (afinal, o que leva a filha de um demônio a caçar sua própria raça?), e Toninho traz uma voz leve ao enredo, aprendendo e até mesmo ensinando coisas a maga de mais de 600 anos de idade (mais ou menos. houve uma escolha em não perguntar a idade), e é claro, a estrela do show: Véia, a mula, que acho que deveria ter ganhado mais tempo de tela. No geral, O Auto é um livro nacional maravilhoso, com uma velocidade perfeita e uma construção de mundo e personagens ainda melhor

najubas0 08/01/2024

"Forró, sangue e cachaça."
Eu amo o folclore brasileiro, eu amo o nordeste brasileiro e eu amo tudo que tem nesse livro. Quanta perfeição, eu favoritei e com certeza não vou esquecer dessa história porque ela é muito única. O Auto da Maga Josefa é engraçado, fofo, tem magia, forró, cachaça, assombração, um monte de bicho e criatura sobrenatural e é MUITO brasileiro. Sem palavras pra descrever a criatividade da autora, desde criança quando comecei a ler procurei um livro nesse estilo nas bibliotecas e agora eu encontrei. Maravilhoso, eu recomendo pra todo mundo!!

luvktys 07/01/2024

Melhor fantasia
EU AMEI! Minha primeira leitura de fantasia brasileira e já comecei com o pé direito, amei a escrita da autora e a forma que cada capítulo foi tranquilo de ler, nem muito longo e nem muito corrido. Não vejo a hora de ler outras fantasias e outros livros da autora.

gdo.faria 07/01/2024

Uma leitura ligeira, gostosa, interessante. Foi um bom entretenimento e confesso que desejei que ele poderia ter mais páginas para poder ter tempo de contar melhor as histórias e trabalhar mais a relação entre os protagonistas. Mas não que isso atrapalhe a narrativa ou a experiência. O que me fez tirar umas estrelas foi: minha espectativa alta lendo a introdução do livro, já vi em outras resenhas, para mim faltou um pouco mais de nordeste, inclusive do folclore do nordeste; outro ponto foi a história do chupa-cabra, essa foi a escorregada no quiabo, depois dessa, eu perdi o foco; e teve uma parte no final(penúltimo capítulo), que me fez questionar o porquê ela tava lá, precisamos falar sobre, precisamos, mas foi tão fora da história, tão fora que os próprios personagens perceberam isso.
No fim, espero que mais histórias de Toninho e a Maga possam chegar aos nossos olhos e imaginação.

brubizes 01/01/2024

Criaturas no nordeste!?
Mais um livro nacional que comecei a ler por pura influência! (E por ter pego de graça na Amazon ?). Para quem gosta de ficção como eu, é cativante! Algo que a gente realmente nunca espera acontecer, bruxas, magos e caçadores de criaturas sobrenaturais no agreste. A leitura é rápida, apesar de eu ter demorado por razões externas. Cada capítulo da história conta sobre uma caçada diferente, o que achei algo novo e que funcionou super bem para o formato! Recomendo e leria de novo.

Maicon 31/12/2023

Paola conseguiu criar uma aventura leve e gostosa que se passa no nosso Nordeste. De vampiros ao próprio tinhoso, essa história desenrola nas mãos de Toninho e Josefa, dois personagens lindos, nas suas personalidades e nas suas artes (as xilogravuras estão simplesmente maravilhosas).
Apesar de amar muitos eu senti falta da profundidade da história em si. Cada capítulo conta como Toninho, um caçador de demônios e Josefa, uma maga resolvem um caso sobrenatural, o que me pareceu que eram vários contos que foram o livro e quando acaba um capítulo e outro iniciava, parede existir um furo na continuidade do texto. As resoluções também me incomodaram, onde eu não temi pela morte de nem Toninho e nem de Josefa, por que as situações as vezes se resolviam de uma maneira muito fácil.
De modo geral, eu gosto do livro, consegui me divertir durante a leitura. Josefa tem uma personalidade fortes, mas ve-la voando num galho de cajueiro não tem preço. Toninho e Véia são extremamente cativantes. No fim, valeu muito a pena.