O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

ApoloS2 28/11/2023

Eu aposto
Que livro bom meu queridos
Descobri esse livro através do meu pai, o maior apoiador se leitura, principalmente se for nacional, que chegou em mim num belo dia com ele em mãos e me disse:

- este livro aqui... - pausa dramática - leia!

e é um livro que envolve magia, bruxaria, folclore, religião e o mais importante (e legal) NORDESTE
Ter acompanhado as aventuras de Toninho, Josefa e Véia foi uma experiência incrível muito bom mesmo, o livro me lembrou muito supernatural então já fica uma dica pra quem gosta da série.
A escrita lhe prende na história e você fica doido querendo saber o que vai acontecer e rindo com as presepadas de Toninho.

Januariobook 14/11/2023

Negoço bom da gota serena
Logo se percebe que a história é narrada com um linguajar tipicamente nordestino. Gírias, comparações, exagero... O ápice da perfeição em forma de sotaque.

Toninho é um caçador que se junta a uma maga para cumprir missões que envolvem vampiros, fantasmas, demônios, sereias, dragões, lobisomens e muito mais. Os dois protagonistas, junto da égua Véia, compõem uma história cheia de química, humor, reviravoltas e muita tensão.

Algo que parecia inimaginável, a criação de uma fantasia em um lugar como o Nordeste, tornou-se fantástico. Por mais que a cultura regional já leve consigo várias estórias fantasiosas, jamais imaginei ler um livro que as mostrasse de forma tão perfeita.

Por fim, deixo aqui meu agradecimento a autora, e também meus parabéns! Não imagino quão trabalhosa foi sua jornada nesta escrita, contudo, não temo dizer que valeu a pena, assim como a minha jornada nesta leitura.

Thales Valois 07/11/2023

Quando finalmente peguei este livro, esperava uma história assustadora. No entanto, me deparei com uma narrativa muito divertida e cheia de aventuras. Sim, os seres maléficos estavam lá, sereia, chupacabra, lobisomem, vampira, diabo, maga etc., mas não davam medo.

Não me entendam mal, a quebra de expectativa não foi exatamente uma decepção. O livro é bom. O folclore e a ambientação são muito bem trabalhados. Gente, é uma delícia viajar pelo nordeste com Toninho (o caçador de criaturas ruins), Veia (a mula encantada de Toninho) e Josefa, a maga (filha de humana com o próprio diabo), que se junta a Toninho para caçar as criaturas do inferno, o que muito confunde Toninho.

O caçador, inicialmente, quis matar a maga, mas era praticamente impossível por conta de seu poder. Tendo o rapaz sua própria vida poupada pela maga, que poderia matá-lo facilmente, aceitou seu convite de caçar junto com ele. É claro que ela teria uma porcentagem maior de poder de decisão. Toninho se assusta com uma maga, filha do capeta, querendo caçar criaturas com as quais ela deveria se identificar, porém não teve jeito, ele precisou aceitar a proposta, mas se surpreende positivamente à medida que conhece Josefa.

O último capítulo tem bons momentos, é divertido, mas foi o capítulo mais fraco pra mim. O que não chega a ser tão grave, pois este não é um livro que te convida para um grande clímax no fim, pois, como disse, ele é episódico, sendo sua trajetória muito mais satisfatória do que chegar ao seu fim. Entretanto, sim, preciso dizer que o último capítulo se destaca negativamente, pois abriu mão da ação e aventura, tão marcantes ao longo da história, para dar lugar a muito discurso e lição de moral. Embora seja, a meu ver, reflexões justas (apesar de simples demais), achei cansativas, bobas e exageradas.

No geral, eu gostei bastante e recomendo.

Gabrielle 05/11/2023

Divertido demais
Eu adorei esse livro!!!

A fantasia nacional precisa ser mais valorizada e divulgada.
Ver um caçador de demônios chamado Toninho e uma maga chamada Josefa caçando criaturas das mais diversas em pleno Nordeste brasileiro foi muito divertido. E sem falar no galho de cajueiro encantado da Josefa e na Véia, a mula encantada do Toninho. Falando assim parece sem noção, mas o universo que a autora criou foi muito bem construído.

O livro é um conjunto de contos, cada um narrando uma aventura da dupla de caçadores, mas todos com uma sequência entre si, que culminam em um grande evento no final.

Recomendo DEMAIS a leitura!

@imthestargirl - bookstagram 02/11/2023

Perfeito
Eu ameeeeeeei os momentos em que passei com Toninho e Josefa! Personagens maravilhosos, envolventes e apaixonantes, a escrita é deliciosa, fluída, divertida!
Recomendo demais! Quero ler tudo da autora!

Lêticia Lopes 30/10/2023

Sobrenatural do nordeste
Eu gostei muito, mas tinha expectativas maiores. Culpa minha, não da autora.

Acho que o que me deixou longe de dar 5 estrelas foi o formato de escrita. Cada capítulo parecia um conto diferente com os mesmos personagens. Não me dava a sensação de que tava lendo um romance. Um conto é mais raso em questão dos personagens e foi exatamente isso que percebi, que os personagens não são tão profundos quanto eu gostaria que fossem. Talvez fosse limitação de páginas ou caracteres para a autora ou, talvez, esse seja o estilo dela.

Sobre a história em si, 10 pela criatividade! Senti como se tivesse assistindo a primeira temporada de Sobrenatural, em que cada capítulo eles caçam um ser do mal diferente. Antes do último capítulo, já dá pra pra adivinhar o que Josefa está fazendo ao lado de Toninho.

Algumas vezes, os personagens falavam umas coisas que não eram muito críveis. A cada dez falas, 8 eram expressões nordestinas. Entendo a intenção da autora de fazer os personagens nordestinos mais fiéis, mas ficou um pouco exagerado. Além disso, Toninho montava umas frases que não vejo alguém simples do nordeste daquela época, falando. A não ser que ele fosse mais erudito e lesse muito, o que em nenhum momento é citado, a não ser sobre coisas demoníacas e etc. Não sei se é o suficiente.

Enfim, gostei de como foram retratados os seres sobrenaturais e, talvez, a história que mais me agradou foi a da sereia. O final foi esperado e que bom que deu certo, mas não gostei da ideia do repente.

Um livro nacional a ser muito lido ainda!

valentina 28/10/2023

Esse livro me prendeu desde o início, gostei muito da escrita da autora e apesar de não estar acostumada com livros nesse estilo episódico, a estrutura funcionou muito com a história contada. Não é um livro muito pesado nós momentos de comédia, mas a leitura é muito divertida e flui muito bem.

Pra quem tem algum contato com o interior do Brasil, acho difícil não sentir algum tipo de nostalgia. Apesar de em alguns - bem poucos - momentos ter sentido que a coisa pesou um pouco demais nos estereótipos do nordeste, ainda mais considerando que essa não é a região de origem da autora, acho que no geral ela escreveu muito bem um ambiente rural e do passado sem cair no caricato.

Minha única crítica é que achei que o livro perdeu a oportunidade de abordar melhor alguns assuntos sérios. Sem entrar em detalhes, a história se passa em 1960, e há menções de racismo, escravidão e antissemitismo. Entendo que o foco do livro não era estabelecer um crítica ou reflexão maior sofre esses assuntos, e respeito essa decisão, mas nos momentos em que esses temas foram apresentados, achei que a coisa foi muito expositiva e muito rápida, não dando muito tempo pro leitor absorver realmente a situação.

Talita 27/10/2023

Eu leria 500 páginas de aventuras da maga Josefa e Toninho
Esse livro foi muito bem recomendado e ultrapassou minhas expectativas. Adorei a mistura dos elementos de fantasia tradicionais com as crenças populares brasileiras. A ambientação no sertão nordestino ficou fantástica e como paraibana que sou, aprovei o paraibanês de Paola Silviero.
Eu leia 500 páginas das aventuras de Maga Josefa e Toninho

Lidia Soam 23/10/2023

Pra ler num dia
Ai gente que livro bom, eu não fazia idéia do que se tratava, fui pega totalmente de surpresa e eu amei. gosto de histórias que se passam no meu Brasil e gosto ainda mais de lendas e monstros, tudo se encaixou muito bem.
Recomendo demais

Vanessa.Gutierrez 22/10/2023

Uma fantasia bem leve
Uma fantasia bem levinha, muito gostosa de ler. Li em apenas um dia. Adorei a questão de envolver nossa cultura em um mundo de caçadores de criaturas. A autora está de parabéns.

Gregory.Scattolin 21/10/2023

JosefaSemMagia
"O Auto da Maga Josefa", traz uma proposta audaciosa e intrigante ao entrelaçar a rica cultura nordestina com elementos de fantasia. A obra promete uma viagem através de um universo mágico, permeado por alquimia e teatro, com uma narrativa que tem como pano de fundo a vibrante e mística atmosfera do Nordeste brasileiro.

No entanto, apesar do potencial para ser uma obra-prima da literatura de fantasia brasileira, o livro se perde em certos aspectos. A narrativa, por vezes, se mostra arrastada e não consegue capturar completamente a essência mágica e a efervescência cultural que o Nordeste exala. Havia uma expectativa de que a história fluísse com a leveza e a magia que a região e a premissa prometem, mas a realização deixa um pouco a desejar.

Mari 20/10/2023

Gostei muito
Uma fantasia nacional com elementos do imaginário popular do sertão. Apesar de não ser dessa região, reconheci muitas dessas histórias, também presentes em outras regiões do país. Na adolescência eu devorava literatura de cordel e este livro também me trouxe essas lembranças. Gostei tanto que não queria que o livro acabasse!

Samara Cruz 17/10/2023

Eu estava bem curiosa em relação a esse livro , nas primeiras páginas não esperava muito ,achei q não iria gostar,mas fui surpreendida e amei essa leitura,muito divertida ,cheia de brasilidade, um livro que deveria ser regra lê o .