O auto da maga Josefa

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Vinicius 28/10/2022

Compre e Leia.
Simplesmente perfeito!

"Em capítulos episódicos e divertidos, vamos acompanhar Toninho e Josefa nas investigações de estranhos acontecimentos que acometem cidades do interior nordestino. Enquanto a dupla enfrenta maldições e criaturas de maneiras um tanto inusitadas"

O Auto da Maga Josefa é uma obra-prima, só a ideia de fazer um livro de fantasia se passando no sertão e agreste nordestino já é ótima, mas a execução foi perfeita, a extensa pesquisa da autora e as leituras sensíveis feitas deram um resultado muito positivo. Dar para sentir todo o cuidado e o amor da Paola por esse livro e seus personagens, teve momentos que meu coração ficou quentinho, além de que ele é bem engraçado teve partes que gaitei, mas mesmo assim tiveram capítulos que foram bem reflexivos, amei as questões levantadas sobre o bem, o mal e o certo.

Me apaixonei por Toninho e Josefa logo no primeiro capítulo e daí para frente só seguiu aumentando meu amor por eles, Josefa sendo esperta, braba e adorável, e Toninho sendo meio bobo, cabeça aberta e de bom coração, são uma dupla inesquecível. Sou da região metropolitana de Recife, Jaboatão dos Guararapes — Pernambuco e na minha humilde opinião os sotaques, gírias e expressões daqui do nordeste foram perfeitamente fiéis e bem feitas.

A Paola Siviero é uma escritora nacional, então apoie e compre o livro, garanto que não irá se arrepender, pois ele é magnífico, cinco estrelas, a capa e ilustrações são lindas, tem tanta coisa para elogiar que fico sem palavras bonitas. A construção foi tão impecável que as criaturas ficaram totalmente verossímeis e o final tem um Q de gênio, algo realmente que nunca tinha visto e claro que eu gostei do fim.

O tema da religiosidade foi tratado
como tudo por aqui, de uma forma cuidadosa e respeitosa, ela não diz qual religião é a melhor ou verdadeira, tem várias aqui e nenhuma é invalidada.

Ganhei esse livro de presente de aniversário e foi um acerto e tanto, muito obrigado Bruna Mayra, tenho de escolher um ótimo para seu também.

A única coisa ruim que queria destacar é que agora eu quero mais 74 livros, não queria ler rápido para aproveitar ao máximo e já tenho vontade de reler.
Silvana137 30/10/2022minha estante
Nossa parece ser bem interessante, sua resenha está top

Vinicius 30/10/2022minha estante
É muitoooo, obrigado :)

Bruna Mayra 03/11/2022minha estante
Eu já queria ler, depois dessa resenha então... Me empresta ?

Vinicius 03/11/2022minha estante
Empresto sim kkkkk pode pegar

Meus Anos Em Livros 07/02/2023minha estante
Estou com esse ebook aqui no meu Kindle e estava pensando em qual livro começar amanhã... Aí resolvi ver mais sobre ele no Skoob e achei sua resenha. Adorei e me convenceu... Vou começar a ler!! ????

Vinicius 08/02/2023minha estante
Kkkkkk boaaa, aposto que vai gostar

Neylane Naually 26/09/2020

Literatura nacional de primeira
Já tinha um tempo que esse livro tava no meu radar, não me lembro exatamente quem me indicou, mas eu guardei com carinho a indicação e recentemente peguei ele pra ler no Kindle Unlimited e foi tudo que eu esperava e um pouco mais!

Sem planejar muito, acabei indo pra Bahia na semana passada e queria muito ler um livro que se passasse no nordeste enquanto estivesse por lá, e O Auto da Maga Josefa caiu como uma luva, foi bom demais ler ele enquanto estava viajando, me senti mais perto de todo o universo do livro.

Aqui temos uma narrativa fantástica que se passa no sertão brasileiro, cheio de criaturas folclóricas, tanto do nosso imaginário brasileiro quanto de outra regiões do mundo, rituais sagrados e de magia negra, coisas sobrenaturais e muito mais, tudo regado à uma escrita deliciosa e com bom humor. Na história acompanhamos o caçador de demônios Toninho e a maga Josefa nas suas aventuras para capturar os seres das trevas no sertão. Bom demais.
Jands 26/09/2020minha estante
Que massa. Tenho ele no Kindle. Tua resenha me deu maior vontade de ler ??

natecp 26/09/2020minha estante
Que incrível! Fiquei com muita vontade de ler, mas não encontrei ele na loja Kindle :(

Neylane Naually 26/09/2020minha estante
ele vai ser relançado pela editora Gutemberg, por isso não está mais no kindle unlimited.

natecp 28/09/2020minha estante
Vou ficar de olho então, obrigada! ?

Neylane Naually 28/09/2020minha estante
de nada!

rfalessandra 14/04/2023

O auto da melhor fantasia. Nunca pensei que fosse gostar tanto da história em episódios, pois em cada capítulo é uma nova missão e uma nova criatura sobrenatural é apresentada.

Ariano Suassuna ficaria orgulhoso diante desse livro! É perfeito, tem diversidade, comédia, tem o Nordeste, que deixa tudo mais bonito.

Que leitura gostosa! Sentirei muita saudade de ler as aventuras da dupla!

Recomendo pois é: remédio pra ressaca (literária).
Débora 14/04/2023minha estante
Também amei!

Rubens.Memari 16/04/2023minha estante
Entrou na minha lista!

rfalessandra 16/04/2023minha estante
Show ?? ??

DAbora 15/05/2023minha estante
Simmm é um otimo remedio pra ressaca literaria, sai de um saga insana e tava precisando de algo pra descontrair

rfalessandra 17/05/2023minha estante
? ?

BibsChase 21/07/2022

"Raiava em Toninho a vontade por grandes caçadas"
Em O auto da maga Josefa, Paola Siviero nos envolve em uma viagem fantástica pelo Nordeste (?), com personagens bem construídos e desenvolvidos, abordando toda a trajetória de Toninho (Caçador de demônios e outras criaturas) e Josefa, uma maga muito da sarcástica (rsrsrs), é uma narrativa capaz de te envolver e você jura que tá caçando junto com eles (?), um mix de tradições e mitologia.
Embora, a obra seja humorista, Paola Siviero consegue desenvolver com leveza temas importantes como: seca, fome, sexualidade e preconceito religioso, ela aborda todos esses temas de forma responsável ao mesmo tempo que mistura várias culturas e tradições.
O único ponto negativo é: a obra é curta, e eu fiquei sedenta por mais histórias da Josefa e do Toninho (?), eu daria tudo para a Paola fazer desse livrinho uma saga. A escrita da autora é fluída e rápida de ser lida - você nem percebe as páginas passando.
A leitura dessa obra é um deleite dos melhores, a narrativa me envolveu tanto que eu fui pesquisar todos os lugares onde eles foram para marcar no meu mapinha de viagem, além disso, a história me trouxe tanta nostalgia - uma hora eu tava lendo e na outra hora eu estava com o coração quentinho de tanta lembrança boa que me trouxe - foi uma experiência única e lúdica.
Uma viagem mágica junto com os protagonistas pelo Nordeste brasileiro que todo leitor deveria ter. Saque sua peixeira e simbora caçar e viver essa parte lúdica do Nordeste ao lado de dois personagens incríveis (?).
Fabianne 21/07/2022minha estante
Maravilhosa sua resenha...vou ter que ler esse livro esse ano ainda.

BibsChase 21/07/2022minha estante
Obrigadaaa, você com certeza não vai se arrepender!!!

Samu in Oz 23/07/2022minha estante
Os personagens são adolescentes? (Torcendo para que não kkk)

BibsChase 23/07/2022minha estante
Samu, não, eu não sei a idade certa do Toninho, mas com certeza é mais de 20 anos e a Josefa tem 500 anos

Maria.Isabel 07/03/2022

Uma das melhores leituras pra começar o ano
Fiquei feliz de descobrir uma história que era parecida com Supernatural (uma das minhas séries favoritas) ambientada no nordeste brasileiro com seu folclore e identidade tão única. Toninho e Josefa são a dupla que você quer e se sente como um amigo muito próximo, eles são engraçados, companheiros e muito bons no que fazem, seja em combate ou com gentileza e empatia. Amei e recomendo esse livro pra todos que conheço.
Lari 07/03/2022minha estante
aaaaaaa mds se é parecida com supernatural eu ja amei !! faço questão de ler em breve hihi ??

Maria.Isabel 07/03/2022minha estante
eu até te empresto se você quiser, é maravilhoso!!!

Lari 07/03/2022minha estante
queroo quero muitooo ???

Emilly294 06/03/2022

Livro incrível
Esse livro com certeza vai entrar pro meu top de livros favoritos. Ele é muito bem escrito, bem ambientado. Ele consegue desenrolar várias problemáticas sobre o nordeste de uma forma muito leve e fluída. Eu nunca tinha lido uma fantasia nacional que se passasse no nordeste e foi simplesmente uma experiência incrível. Ele é bem fininho e a escrita é incrível e quando vc vai ver ja ta no final sem perceber de tao bom que é. Eu amei, amei muito!!!!!!
Arthur Abelha 06/03/2022minha estante
Nossa, fantasia no nordeste??? Eu preciso muito ler isso

Arthur Abelha 06/03/2022minha estante
Na verdade acho que já li fantasia no nordeste... Só que isso não muda o fato de que preciso ler esse livro

Emilly294 07/03/2022minha estante
Sim! Leia é muito bom!

Nerdvino 29/01/2019

Encantador
Adorei a leitura desse livro e percorreria mais milhares de páginas ao lado de Josefa e Toninho.
Um livro episódico, bem escrito e que carrega com grande estilo o peso da nossa cultura, a força dos causos da nossa terra.
Gostei de tudo, da primeira palavra ao final, que foi justo e condizente com o livro.
Recomendo fortemente que todos leiam essa delicia de livro.
Thiago 29/01/2019minha estante
Tu é uma máquina cara! Kkkk que inveja

Nerdvino 29/01/2019minha estante
Hahahaha esse mês estou sendo o pistoleiro veloz mesmo!
Veremos se conseguimos manter assim no resto do ano.

Ju 30/01/2019minha estante
Tá na minha lista :D

Ari Phanie 21/04/2022

Cultura nordestina + sobrenatural = ARRETADO, SIÔ!

Como é massa ler um livro de fantasia brasileiro tão marcante. E não porque é simplesmente bom, é porque a Paola Siviero usou o melhor recurso possível: nosso regionalismo. E o melhor de todos: da região do meu Nordeste. As pouquíssimas fantasias brasileiras que li ou vi nos últimos anos seguiam muito o roteiro das fantasias europeias, e aproveitaram pouco o que temos de melhor: nossa cultura.

O auto da maga Josefa nos presenteia com uma ambientação original em termos de mercado, construído à perfeição, um humor bastante característico do povo nordestino e personagens cativantes que encantam o leitor. A premissa é básica: Toninho e Josefa caçam monstros pelo sertão nordestino da década de 60. É um lugar árido e pobre, sim, mas não é só isso. E enquanto Toninho e Josefa vão de encontro aos monstros que atormentam esse lugar, mostram também que ali não é só luta e pobreza, tem um povo alegre que sabe aproveitar os pequenos prazeres da vida; e os comportamentos, tradições e símbolos desse povo que deixam tudo mais divertido e aconchegante.

Para além dessa ambientação maravilhosa sobre a qual eu poderia falar incansavelmente, não posso deixar de mencionar a construção dos personagens. Toninho é onde mais reside a hilaridade da história. Ele é filho de caçadores profissionais, e desde menino sabe o ofício. Ele trabalhava sozinho, mas ao conhecer a braba Josefa, resolve que talvez seja bom ter companhia e alguma ajuda. Josefa é uma maga, um ser que por si só deveria ser caçado, mas ela não é má, apesar de ser bastante geniosa. E quem me conhece sabe que eu amo uma personagem feminina geniosa. Eu amei o Toninho, mas a Josefa é minha preferida. Além de bastante impetuosa e perspicaz, é através da Josefa que a Paola emite as melhoras críticas sociais.

E o que falar dos monstros? A autora usou os mitos que conhecemos e que não são nada originais, ou sequer fazem parte do nosso folclore, mas deu uma roupagem abrasileirada ou única para eles. Primeiro, tivemos o demônio-bebê que não gostava do inferno, depois a vampira nordestina com problemas de alcoolismo, seguida pelo coronel-múmia e uma Sereia justiceira; logo depois veio o calango voador (ou um dragão cearense), e um gênio da lâmpada maligno que fez um povo miserável prosperar, seguido de um golem criado por um menininho judeu sem amigos, um chupa-cabra metido nas terras de uma velhinha pra lá de arretada, e depois um pobre lobisomem sem sorte. O último caso é o da própria Josefa que conta com participações pra lá de especiais. Eu não vou mentir que gostei da execução de todos os casos. Algumas vezes, senti falta de uma complexidade, de um pouco mais de tempo nas resoluções; alguns foram muito rápido e fáceis de resolver e terminavam com conclusões superficiais. Mas para alguém começando a sua trajetória na escrita, eu diria que a Paola arrebentou. E fez alguns contos me cativarem de verdade, como o da vampira, da sereia e do dragão.

Enfim, fiquei encantada com a mescla de fantasia e uso da excelente cultura da qual tenho tanto orgulho. Quando vi que a Paola Siveiro não era nordestina, fiquei com o pé atrás, com medo de encontrar algo caricato e estereotipado, mas ela fez um trabalho incrível. Toda a pesquisa e o estudo pagaram porque ela foi certeira. O livro é uma preciosidade que exalta o meu povo e a minha cultura, e eu agradeço à autora e a todos que ajudaram esse livro a ganhar vida. É de autora e histórias assim que precisamos.
Dhuda Lobato 27/06/2022minha estante
Obrigada por essa resenha! É exatamente algo assim que estava procurando para mostrar aos meus alunos ?

Ari Phanie 27/06/2022minha estante
Uau! Eu que agradeço o comentário. ??

Licazzali 14/11/2021

Magias, criaturas sobrenaturais, nordeste brasileiro?
Um livro que faz jus a fama que o precede.
Divertido e interessante do começo ao fim.
A
personalidade dos protagonistas é
contagiante
- Josefa, em
especial -,
arranca boas risadas com seu parceiro
Toninho e faz crer em suas
aventuras. Sem contar que temos uma
visão diferente de Mago nessa história que
pra mim fico muito legal.
mostrando 14/11/2021minha estante
oii, você saberia me dizer qual a classificação indicativa?

Licazzali 15/11/2021minha estante
Eu acho q é acima de 14

Andreza_ 18/04/2023

Cada capítulo é uma nova aventura!
Com seus cenários, personagens e referências nordestinas, as páginas de O auto da maga Josefa esbanjam a sua brasilidade. Este livro é uma obra e tanto; os detalhes são de encher os olhos e, às vezes, o estômago também!

Onde mais poderíamos ver uma rapadura mágica ou uma mula encantada senão no Brasil? Com muita criatividade, O auto da Maga Josefa cumpre a sua proposta. (Para quem não está familiarizado com o termo "auto", o livro possui referências religiosas e uma boa dose de comicidade.)

Cada capítulo traz uma aventura da dupla improvável formada por um caçador de demônios arretado e uma maga chamada Josefa (filha do "coisa ruim"), que percorrem o nordeste brasileiro atrás de seres míticos que estão causando problemas. Mesmo que alguns desses monstros já sejam nossos conhecidos (como vampiros), a autora foge do óbvio e os enredos nos surpreendem com as suas particularidades.

Inclusive, há um cuidado da autora de justificar a existência desses seres em locais onde não era esperado. Paola Siviero não somente joga os monstros onde quer e espera que o leitor engula. São detalhes que fazem toda a diferença, enriquecem a história e passa ao leitor uma maior credibilidade. Simplesmente impecável!

Contudo, aventuras não são o meu forte, então não favoritei o livro. Mesmo assim, seria injusto dar menos de 5 estrelas para um livro tão bem escrito e original. Vale a leitura!
Luísa 18/04/2023minha estante
Paola foi bem criativa. O livro até cheira e tem gosto (passei uma vontade danada de comer aquelas comidas)! Tbm não favoritei, mas pretendo ler todo e qualquer lançamento dela!

Andreza_ 21/04/2023minha estante
Simm! Criatividade mil. Ela arrasou

Jon 14/06/2023

Um banho de cultura, fantasia e diversão
Que livro desaforado de bom, kkkk.. Parabéns a autora pelo trabalho, absolutamente sensacional. Descobri que ela não é nordestina, mas fez uma ambientação excelente, muito bem na geografia, nos costumes, gastronomia, música, expressões dos personages.. certamente, tudo fruto de muito estudo e dedicação. Falando nos personagens... são muito bons, cativantes e engraçados. Após o otimo primeiro terço do livro, pensei que dali em diante ia ficar entediante, com nada novo, mas que bom que pensei errado.. um conto melhor que outro, protagonistas já bons evoluindo.. percebi uma série de referências a outras obras da fantasia (nacional e internacional), e foram bem empregadas, enriqueceu a experiência. Muito bem humorado, envolvente, imersivo.. Me diverti a beça, recomendo fortemente esta leitura.
mpettrus 27/06/2023minha estante
Que resenha desaforada de boa ???????? me instigou a ler o quanto antes esse livro ?????

Jon 29/06/2023minha estante
Que bom que gostou.. espero que curta o livro. Valeu.

Gabriel 12/03/2024minha estante
Esse livro é lindo demais! ?

Gustavo 13/03/2024minha estante
Igual você

Maria4556 31/10/2021

Muito legal. Fantasia nacional com lendas urbanas antigas pra fechar o mês das bruxas com chave de ouro
mostrando 14/11/2021minha estante
oii, você saberia me dizer a classificação indicativa?

Lorena 21/12/2021minha estante
@miguedes Eu li e é bem leve talvez +10 ou +12 pq eles saem caçando demônios e afins

Rafael 24/01/2019

Nos primeiros minutos de leitura eu parei de ler e fui pesquisar sobre a autora para constatar o que eu imaginei no início: Era mais uma não nordestina escrevendo sobre o nordeste. Deu para ver por causa da figura caricata que é tão retratada na arte, a figura do Chicó e do João Grilo do Ariano Suassuna, da Maria do Carmo de Senhora do Destino, da ambientação em um nordeste extremamente surrado, parecendo até publicação no instagram de Regina Duarte. Antes de mais nada, esse nordestino existe, existe sim, mas ele não existe só ele, ele não é o único nordestino plausível e possível de retratação. Eu dou os parabéns a autora pela pesquisa, eu vi um vídeo do Elefante Literário onde a Carol disse ter conversado com a autora e ela disse ter passado aproximadamente quatro anos pesquisando, foi muito tempo de pesquisa e deu para ver, tinham muitos detalhes do nordeste, mas o mesmo nordeste que estamos cansados de ser representados. E o que me parece é que se um livro é feito no nordeste, escrito por nordestino que não siga a cartilha Ariano Suassuna de nordeste ele não terá certa repercussão, ou fama. Será que estamos diversificando a literatura ou estamos apenas aplaudindo mais do mesmo?

Antes que a autora ou os fãs achem que eu odiei o livro, eu não odiei. Só achei a caricatura um pouco cansativa e defasada. O livro como um todo é divertido, engraçado e flui muito bem. A autora tem uma narrativa ótima, escreve muito bem e sabe usar o humor na hora certa.
Cris Marcon 17/07/2019minha estante
Ao terminar o livro, eu me senti parecida com sua análise acima. Achei o livro um pouco forçado sabe? A estória é bacana mas a gente sabe que por mais que as regiões do Brasil tem suas diferentes gírias, pecularidades, não quer dizer que todo o tempo se fale assim, por todos.

Natyx 31/01/2020minha estante
Migo talvez o nordeste representado não exista da mesma maneira hoje, eu também não sou nordestina então me desculpa se eu falar alguma bobeira aqui. Mas levando em consideração que o livro se passa em torno de 1961 (é comentado sobre a renúncia de Jânio Quadros), o momento de desenvolvimento e representação do lugar podem ser fiéis naquela época do mesmo jeito do outro Auto, que foi escrito em 1955 :)

Fernando1355 08/05/2022

Toninho, Josefa e Véia
Como descrever um livro tão bom? Te parente tanto. Linguagem coloquial brasileira e o nordeste. Tem como melhorar? Tem o Auto da Maga Josefa é uma excelente obra de fantasia nacional, misturando muito bem as criaturas fantásticas com nosso território.
John 11/05/2022minha estante
Ansioso para ler ?