O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

rfalessandra 14/04/2023

O auto da melhor fantasia. Nunca pensei que fosse gostar tanto da história em episódios, pois em cada capítulo é uma nova missão e uma nova criatura sobrenatural é apresentada.

Ariano Suassuna ficaria orgulhoso diante desse livro! É perfeito, tem diversidade, comédia, tem o Nordeste, que deixa tudo mais bonito.

Que leitura gostosa! Sentirei muita saudade de ler as aventuras da dupla!

Recomendo pois é: remédio pra ressaca (literária).
Débora 14/04/2023minha estante
Também amei!

Rubens.Memari 16/04/2023minha estante
Entrou na minha lista!

rfalessandra 16/04/2023minha estante
Show ?? ??

DAbora 15/05/2023minha estante
Simmm é um otimo remedio pra ressaca literaria, sai de um saga insana e tava precisando de algo pra descontrair

rfalessandra 17/05/2023minha estante
? ?

Vinicius 28/10/2022

Compre e Leia.
Simplesmente perfeito!

"Em capítulos episódicos e divertidos, vamos acompanhar Toninho e Josefa nas investigações de estranhos acontecimentos que acometem cidades do interior nordestino. Enquanto a dupla enfrenta maldições e criaturas de maneiras um tanto inusitadas"

O Auto da Maga Josefa é uma obra-prima, só a ideia de fazer um livro de fantasia se passando no sertão e agreste nordestino já é ótima, mas a execução foi perfeita, a extensa pesquisa da autora e as leituras sensíveis feitas deram um resultado muito positivo. Dar para sentir todo o cuidado e o amor da Paola por esse livro e seus personagens, teve momentos que meu coração ficou quentinho, além de que ele é bem engraçado teve partes que gaitei, mas mesmo assim tiveram capítulos que foram bem reflexivos, amei as questões levantadas sobre o bem, o mal e o certo.

Me apaixonei por Toninho e Josefa logo no primeiro capítulo e daí para frente só seguiu aumentando meu amor por eles, Josefa sendo esperta, braba e adorável, e Toninho sendo meio bobo, cabeça aberta e de bom coração, são uma dupla inesquecível. Sou da região metropolitana de Recife, Jaboatão dos Guararapes — Pernambuco e na minha humilde opinião os sotaques, gírias e expressões daqui do nordeste foram perfeitamente fiéis e bem feitas.

A Paola Siviero é uma escritora nacional, então apoie e compre o livro, garanto que não irá se arrepender, pois ele é magnífico, cinco estrelas, a capa e ilustrações são lindas, tem tanta coisa para elogiar que fico sem palavras bonitas. A construção foi tão impecável que as criaturas ficaram totalmente verossímeis e o final tem um Q de gênio, algo realmente que nunca tinha visto e claro que eu gostei do fim.

O tema da religiosidade foi tratado
como tudo por aqui, de uma forma cuidadosa e respeitosa, ela não diz qual religião é a melhor ou verdadeira, tem várias aqui e nenhuma é invalidada.

Ganhei esse livro de presente de aniversário e foi um acerto e tanto, muito obrigado Bruna Mayra, tenho de escolher um ótimo para seu também.

A única coisa ruim que queria destacar é que agora eu quero mais 74 livros, não queria ler rápido para aproveitar ao máximo e já tenho vontade de reler.
Silvana137 30/10/2022minha estante
Nossa parece ser bem interessante, sua resenha está top

Vinicius 30/10/2022minha estante
É muitoooo, obrigado :)

Bruna Mayra 03/11/2022minha estante
Eu já queria ler, depois dessa resenha então... Me empresta ?

Vinicius 03/11/2022minha estante
Empresto sim kkkkk pode pegar

Meus Anos Em Livros 07/02/2023minha estante
Estou com esse ebook aqui no meu Kindle e estava pensando em qual livro começar amanhã... Aí resolvi ver mais sobre ele no Skoob e achei sua resenha. Adorei e me convenceu... Vou começar a ler!! ????

Vinicius 08/02/2023minha estante
Kkkkkk boaaa, aposto que vai gostar

Rosangela Max 27/12/2022

É uma história contada em formato de contos.
Os contos são simples e curtos, mas brincam com o sobrenatural e usam como referência a vida no Nordeste.
A escrita é fluída, sem grande desenvolvimento.
Recomendo a leitura.

Salu 17/02/2020

Necessito de mais histórias como essa.
Já tem alguns dias que terminei essa leitura, mas como a história não saiu da minha cabeça, acredito que uma "resenha" ainda seja válida. O auto da maga Josefa é um livro de fantasia situado no nordeste brasileiro, onde uma maga e um caçador de demônios, enfrentam vários seres mitológicos como vampiro, lobisomem, sereia e chupa cabra.

Foi um livro divertidíssimo do começo ao fim, principalmente o último capítulo que foi o meu favorito. A resolução do propósito por parte da josefa, para mim foi surpreende, em momento algum pensei em algo dessa forma. Rezando para que a Paola, me presenteie com mais aventuras desses dois.
Jussara91 07/07/2021minha estante
Adorei o livro. A escrita muita fluida. Além da viagem que fazemos pelo sertão.

MatthewsVianna 24/05/2023

A narrativa é muito agradável e fluida, uma ótima opção para quem quer passar o tempo e dar umas boas risadas.

É visível a dedicação da autora, que não é nordestina, retratar a geografia e cultura de uma maneira tão respeitosa e rica. Senti um quê de Ariano Suassuna. Isso merece destaque.

dudaaa5 04/04/2023

O auto da maga josefa
Que delícia de livroooo!
esse livro é muito gostoso de ler, leitura fluída e leve. Engraçado, com ótimos personagens.
eu li o livro em um dia, de tão bom que é.
só achei que poderia ter mais sobre as lendas brasileiras, tirando isso, eu amei.
com certeza releria!

Adriana Naves 20/12/2023

Uma leitura gostosinha
Adorei os personagens, as aventuras que eles viveram. Me diverti muito com esse livro, e ao fim me deixou uma sensação muito boa.
Ele tem uma narrativa episódica, onde a cada capítulo teremos uma nova caçada de Josefa e Toninho, e ao fim temos um desfecho que esclarece os mistérios que Josefa guardava. Aqui temos desde personagens típicos do nosso folclore, como lobisomem, Iara até seres que não imaginei estarem assombrando o sertão brasileiro, como vampiros, dragões e até mesmo ETs ?. Uma narrativa incrível, queria ler mais aventuras do nosso caçador e da brabissima maga.

Laís 18/01/2022

a junção perfeita
Ok, eu nunca imaginei um livro assim
Foi bem nova essa experiência e eu amei muito.
Imagina uma história onde um caçador de demônios cristão que se junta a uma maga filha do diabo pra capturar seres malignos e mandar de volta pro inferno. Sim, essa é a história desse livro. Por que os dois se juntam?? Você vai ter que ler o livro pra descobrir.
Eu achei essa combinação impecável, tudo nesse livro é muito bom, até o nome dos personagens (Josefa e Toninho). eu me senti dentro da história, como que eu realmente estivesse numa cidade pequeninha no meio do sertão nordestino em 1961.
Vale muito a pena ler esse livro, é uma delícia.

Katia Rodrigues 02/02/2022

Um Golem dançando forró
Quando se chega ao final de um livro clássico, não há dúvida: você aprendeu algo, no mínimo enriqueceu seu intelecto. Mas, dificilmente, pode-se dizer que se divertiu como o simples mortal que enfrenta adversários sobrenaturais na companhia de um reconhecido caçador de demónios e de uma maga, filha do cramunhão.

Aliás um dos grandes trunfos dessa história é a dinâmica entre Toninho e Josefa. Espia só: "Tô impressionada, Toninho – ela confessou, por fim. – Tu pode mesmo estar certo. E no mais, não custa nada fazer o despacho e ver no que dá. O homem se inflou todinho. – São muitos anos de experiência e estudos em… – Menos – Josefa pediu, levantando uma mão em advertência. – Não estrague o momento." Muito bom!!!!

Esse é um romance que prende o leitor com a avidez e os sobressaltos das boas histórias que criam realidades efervescentes de aventuras, de pensamento e de encantamento. Recomendo demais.

Fabio Pedreira 01/09/2021

Supernatural e Scooby Doo no nordeste
Toninho é um caçador de demônios, desde criança seus pais o ensinaram como despachar uma alma, matar lobisomens, espantar chupa-cabras e coisas do tipo.⁣

Já adulto, em uma das suas caçadas, Toninho encontra com Josefa, uma Maga. Bruxos são só pessoas que começam a querer mexer com magia, mas uma Maga é alguém filha do próprio tinhoso.⁣

Isso deixa Toninho encucado, já que os dois vão ter que unir forças para enfrentar o demônio que anda possuindo a galera por aí, e ele não sabe se isso pode ser algo bom, ou a pior escolha que ele já fez na vida.⁣

O Auto da Maga Josefa se passa no nordeste dos anos 60, mais especificamente nas cidadezinhas do interior. Aqui, felizmente o nordeste foi muito bem retratado, não só em algumas das suas características da época, em relação a ambientação, como também as falas e cultura típica da região.⁣

Essa cultura está presente inclusive nas próprias criaturas do livro. Desde o lobisomem, até o chupa-cabra. Cada capítulo conta um caso de Toninho com Josefa, que aos poucos vão estreitando laços e mostrando um pouco mais do segredo que a Maga carrega.⁣

Mas, na minha opinião, a melhor coisa desse livro é o humor apresentado. É impossível não dar risada com essa história, seja do começo até o fim. Os dois personagens se encontram em situações bem engraçadas às vezes e a química entre os dois proporciona algumas piadas muito boas.⁣

Ao mesmo tempo que o livro traz uma história extremamente cativante, ele também traz certa poesia, obviamente com o tema sendo o nordeste. E mostra que ao contrário do que muita gente (desinformada pra dizer o mínimo) acha, a região tem muita riqueza e muito pra mostrar.⁣

De quebra, cada capítulo trás uma música, que você pode criar ali sua playlist e escutar enquanto lê.⁣

Um baita livro, favoritado com sucesso, que certamente irei reler várias vezes.⁣

GabiiV 14/07/2022

Favoritado
Eu amei esse livro, amei os personagens e principalmente o fato de cada capítulo tratar de um ser mágico, trazendo pessoas e situações bem distintas. As interações de Josefa e Toninho são esplêndidas, sendo maravilhoso acompanhar essa dupla, além do mistério que Josefa esconde de Toninho que me deixou ressabiada, pois tinha medo de Josefa fazer alguma besteira, o que fez com que eu não quisesse parar de ler pra descobrir o que ia acontecer.

Elaine 24/10/2022

Magia, folclore e uma boa dose de diversão.
Primeiro livro da autora e de altíssima qualidade.
Um misto de Constantine e Harry Potter e como pano de fundo o sertão nordestino. Personagens cativantes entre mazelas e bravura de um povo que nunca perde a fé em si mesmo. Uma leitura muito rica e divertida. Amei. Recomendo a todos.

najubas0 08/01/2024

"Forró, sangue e cachaça."
Eu amo o folclore brasileiro, eu amo o nordeste brasileiro e eu amo tudo que tem nesse livro. Quanta perfeição, eu favoritei e com certeza não vou esquecer dessa história porque ela é muito única. O Auto da Maga Josefa é engraçado, fofo, tem magia, forró, cachaça, assombração, um monte de bicho e criatura sobrenatural e é MUITO brasileiro. Sem palavras pra descrever a criatividade da autora, desde criança quando comecei a ler procurei um livro nesse estilo nas bibliotecas e agora eu encontrei. Maravilhoso, eu recomendo pra todo mundo!!

Maria4556 31/10/2021

Muito legal. Fantasia nacional com lendas urbanas antigas pra fechar o mês das bruxas com chave de ouro
mostrando 14/11/2021minha estante
oii, você saberia me dizer a classificação indicativa?

Lorena 21/12/2021minha estante
@miguedes Eu li e é bem leve talvez +10 ou +12 pq eles saem caçando demônios e afins

Neylane Naually 26/09/2020

Literatura nacional de primeira
Já tinha um tempo que esse livro tava no meu radar, não me lembro exatamente quem me indicou, mas eu guardei com carinho a indicação e recentemente peguei ele pra ler no Kindle Unlimited e foi tudo que eu esperava e um pouco mais!

Sem planejar muito, acabei indo pra Bahia na semana passada e queria muito ler um livro que se passasse no nordeste enquanto estivesse por lá, e O Auto da Maga Josefa caiu como uma luva, foi bom demais ler ele enquanto estava viajando, me senti mais perto de todo o universo do livro.

Aqui temos uma narrativa fantástica que se passa no sertão brasileiro, cheio de criaturas folclóricas, tanto do nosso imaginário brasileiro quanto de outra regiões do mundo, rituais sagrados e de magia negra, coisas sobrenaturais e muito mais, tudo regado à uma escrita deliciosa e com bom humor. Na história acompanhamos o caçador de demônios Toninho e a maga Josefa nas suas aventuras para capturar os seres das trevas no sertão. Bom demais.
Jands 26/09/2020minha estante
Que massa. Tenho ele no Kindle. Tua resenha me deu maior vontade de ler ??

natecp 26/09/2020minha estante
Que incrível! Fiquei com muita vontade de ler, mas não encontrei ele na loja Kindle :(

Neylane Naually 26/09/2020minha estante
ele vai ser relançado pela editora Gutemberg, por isso não está mais no kindle unlimited.

natecp 28/09/2020minha estante
Vou ficar de olho então, obrigada! ?

Neylane Naually 28/09/2020minha estante
de nada!