Fio

Fio Mariza Tavares

Resenhas - Fio

MF (Blog Terminei de Ler) 04/03/2019

O fio que une pessoas, fisicamente e emocionalmente, em versos sinceros
"Fio" livro de poesias da carioca Mariza Tavares. A autora é jornalista, tendo passado pela Bloch Editores, O Globo e Rede CBN. Ganhou o Prêmio Esso, dentre outras premiações.

As poesias contidas em "Fio" variam de temática, prevalecendo o erotismo. Contudo, há espaço para temas familiares ou intimistas. Os versos são coloquiais, construindo imagens simples, mas carregadas de sentimento.

O fio contido no título se transforma, conforme o andamento da obra, ora centrando-se na ligação entre as pessoas ou, mais precisamente, no sentimento que as conecta, ora sendo apresentado em sentido literal, como no poema "CTI" em que os fios são aqueles que mantêm o pai vivo num leito de hospital.

Há reminiscências da infância, da descoberta da própria (bi)sexualidade, de amores antigos, de prazeres físicos. Há nostalgia, mas há também, por vezes, um pessimismo com esperança nos versos.

Gosto quando a poesia permite adentrar na alma, nas angústias da poetisa. A sinceridade é visível, sensorial.

A leitura flui rápido, tal como os momentos belos poetizados. Um bom livro.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2018/05/10/fio-poesia-mariza-tavares/