Stepsister Jennifer Donnelly

Resenhas - Stepsister

marieamuro 17/11/2021

um filme sessão da tarde
O livro mistura muitas idéias e acaba sendo muito raso em tudo. A autora presupõe que você sabia qual a essência de Chance ou Tanaquill e deixa tudo mal explicado.
O livro é cheio de divagações óbvias, mega enrolado com frases de efeito e "reviravoltas" toscas (meu deus, a Cinderella não é tão boazinha?). Por isso mesmo sendo livro rápido de ler, demorei séculos pois não estava interessada e nem conectada aos personagens.
Mas talvez, eu não seja o público né? O livro mal soa juvenil, então acho que criei expectativas demais na trama, romance (que nem sei da onde kkkkkk) e ação (promete isso desde do primeiro capítulo e nos entrega nas últimas 20 páginas).
O final aliás, ridículo. Me senti na sessão da tarde.
Ponto positivo pra isso não ser 2 estrelas é a Isabelle, achei carismática e divertida, você sempre quer ler mais para vê-la em cena. Sério ela jogando ovos em órfãos.... Icônico.

Nathicf 02/11/2021

ENTREGOU TUDO SEM PROMETER NADA
Eu não conhecia esse livro, não esperava nada e fiquei encantada por ele desde o prólogo. Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória, é maravilhoso.
A história da Cinderella passa uma mensagem sobre ser gentil acima de tudo, mesmo quando não é recíproco e a recompensa dela foi o amor. Já esse livro, muda completamente todas essas percepções, mostra como uma alma boa e de caráter pode ser corrompida por expectativas sociais e palavras más. Além de nos fazer enxergar a beleza como muito mais do que apenas física, a beleza também tá na coragem, independência, inteligência, independência, está em se colocar como prioridade de vez em quando, mas também pensar no próximo e batalhar pelas pessoas (e animais) que ama.
Fazia tempo que não lia algo tão diferente, tão maravilhoso e mostrando o feminismo de um jeito totalmente novo.
Enfim, EU AMEI

Aline Oliveira 17/10/2021

A história da cinderela talvez seja meu conto de fadas favorito. Estava ansiosa pra ler essa nova versão sobre uma das irmãs. Não achei ruim, mas confesso que esperava um pouco mais. Foi mediano. Dá pra passar um tempo, mas só.

Tici 15/10/2021

Perfeito
Perfeito, perfeito, perfeito. Que livro! Foi muito bom acompanhar a história da Isabelle "a meia-irmã feia da cinderela" e como ela conseguiu cada vez mais conhecer e amar a si mesma sozinha apesar das críticas e julgamentos alheios que recebia sobre a sua aparência e personalidade as quais não se "encaixavam" para uma mulher do século XVII. Os personagens são envolventes demais não tem como não gostar, e TODOS eles cometem erros. Ninguém é perfeito. Você ama suas atitudes, e tem outras que simplesmente... Incluindo a Cinderela que é dada como perfeita a história inteira, mas acontece uma reviravolta. Confesso que prefiro muito mais essa Ella a original.+

Sobre a escrita, é viciante. Como se a autora estivesse contando tudo na minha frente. As descrições são extremamente nítidas na sua cabeça como em um filme. Os capítulos são extremamente pequenos, as vezes tinha só uma página. Recomendo mil vezes esse livro.

Fabby 17/09/2021

Estou aqui pensando sobre que palavras usar para falar sobre um livro que, sem sombra de dúvidas, entrou para a lista de top 10 da vida. Primeiro quero deixar um agradecimento especial a Michelle Gimenes por sua tradução primorosa e pelo carinho das notas de rodapé inseridas no momento certo, sem exageros e que acrescentaram qualidade a experiência de leitura.

O livro que nos conta a história de Isabelle, uma das meias irmãs feias de Cinderella (sim, aquelas que tentaram impedir que a Gata Borralheira - nossa! Quanto tempo não vejo esse nome!! - experimentasse o sapatinho de cristal perdido na escadaria do castelo) e entrei nessa aventura sem maiores expectativas que não as de uma leitura prazerosa e divertida com uma galerinha que ama os livros, além de poder conversar com elas sobre isso. Mas me deparei com isso já nas primeiras linhas:
"Esta é uma história sombria. Uma história assustadora. É uma história de outra época, em que lobos esperavam por garotas na floresta, feras andavam por corredores de castelos amaldiçoados e bruxas ficavam à espreita em casas feitas de pão de mel com telhados de confeitos. Essa época acabou faz muito tempo. Mas os lobos continuam por aqui, e agora são duas vezes mais espertos. As feras ainda existem. E a morte ainda se esconde na poeira."

Pensei "opa, vem coisa interessante por aí" e encontrei uma história realmente sombria, cheia de ódio, inveja, maldade e totalmente real, carregada de verdades. Um livro que mostra como as mulheres eram vistas nos séculos passados, como eram consideradas fracas, no dever de pertencer aos padrões estéticos e de comportamento mas muito mais profundo do que isso, ele trata de depressão, de dores tão profundamente enraizadas na personagem que a autoestima e o amor próprio são praticamente inexistentes. Dores causadas por pessoas tão próximas que são indispensáveis e, por serem tão amadas, têm acesso ao mais íntimo dela, conseguindo com suas falas agressivas e atitudes contundentes, arrancar pedaços de seu coração.

"Isabelle cortara fora seus dedos mas às vezes ela ainda os sentia. Maman arrancara seu coração. Às vezes, ela ainda o sentia também."

Nessa história vamos encontrar basicamente a luta de uma menina de 16 anos em se descobrir, em entender seu papel na família e na vida. Uma menina que não entende porque há necessidade de seguir um padrão que as amarras da sociedade impõem para as mulheres. Enquanto Fate, o Destino, já escreveu o caminho dela, um mapa a seguir, Chance tenta, de todas as formas, dar a ela uma oportunidade de que se liberte e seja feliz. Enquanto ela busca por beleza física achando que seria a solução para tudo, é colocada numa caça pelos pedaços perdidos de seu coração e isso mostra coisas tão mais puras e importantes a ela.

"Este mundo, as pessoas... Minha mãe, Tantine.. elas nos categorizam. Nos colocam em caixotes. Você é um ovo. Você é uma batata. Você é um repolho. Elas nos dizem quem somos. O que faremos. O que seremos."

Uma amiga me disse a alguns dias que nós, mulheres, estamos eternamente condicionadas a algum tipo de cobrança e de amarras. Se no passado fomos controladas por ser frágeis, hoje somos cobradas com a imposição de sermos fortes. Mas por que não podemos simplesmente ser nós mesmas? Por que não podemos ser sim felizes gordinhas? Por que não podemos ser guerreiras mas tudo bem se quisermos ser a garota romântica? Por que somos questionadas a cada minuto de nosso dia? Temos, todos, o direito de sentir dúvidas e de sim, termos uma dualidade de sentimentos e desejos que nos tornem únicas!
Esta leitura traz essa questão de não sermos unicamente boas ou ruins, bonitas ou feias apresentando o tempo todo situações em que essa dualidade aflora e que colocam nossas personagens em momentos de questionamento, trabalhando arduamente para que a culpa de não cumprir um papel pré estipulado não as corroa. Até as pessoas mais belas podem carregar momento de inveja, raiva e mágoa dentro de si, assim como as menos belas podem esconder verdadeiras guerreiras lutando por um bem maior, de forma desinteressada e totalmente altruísta.
Nesse livro vemos justamente isso... Temos a menina que sonhou em se casar com o príncipe mas temos aquela que quer casar com o fazendeiro, temos uma que ama matemática e outra que gostaria de ser soldado, de estar na guerra protegendo o povo! E temos, eternamente, o questionamento de porquê não merecer o respeito de todos apenas por ser somente aquilo que se quer ser.
Cada minuto de leitura foi uma lição de vida, um sacolejo na mente, daqueles que te fazem acordar de uma vida medíocre e normal para uma de plenitude e de tranquilidade emocional. Alguns diriam que essa é uma obra feminista e sim, todas as mulheres deveriam ler esse livro, mas eu acredito que seja mais do que isso, que seja uma lição para todos do quanto somos condicionados através de ensinamentos "maquiados" e preparados para esconder fatos que seriam essenciais para nossa realização, para a auto estima, amor próprio e valorização pessoal.
"Durante toda sua vida, ela fora ensinada que governantes do sexo feminino eram apenas fantoches, que mulheres não lutavam nem lideravam soldados na guerra. (...) Elas não eram belas, aquelas mulheres. Bela era uma palavra que não bastava nem para começar a descrevê-las. Elas eram sagazes. Poderosas. Ardilosas. Orgulhosas. Perigosas. Elas eram fortes. Elas eram corajosas. Elas eram lindas."
Se vocês, como eu, gostam de anotar passagens do que leem, preparem muito papel e caneta. E se vocês, como eu, imergem nas leituras e se emocionam, preparem muitos lenços. E separem tempo para reler... Pois é exatamente isso que farei assim que terminar essa resenha.

Ari 13/09/2021

UM DOS MEUS FAVORITOS!!!!
Que livro bom sério.
No início eu já gostei dele, ele tem uma leitura super rápida mesmo sendo tecnicamente grande
*capítulos curtos*
Nunca tinha ouvindo falar dele, com certeza merece mais reconhecimento
Recomendo para todo mundo!!!
Nas últimas 100 págs ele fica INCRÍVEL
apenas leiam.
Ps: vc vai passar um pouco de raiva.

Maíra Marques | @literamai 12/09/2021

Siga: @literamai
O que aconteceu com as meia-irmãs de Cinderella após ela finalmente ir embora com o príncipe? É o que iremos descobrir nessa narrativa. Iniciando exatamente no momento em que os homens do rei chegam com o sapatinho de cristal, a autora narra com detalhes história original (incluindo os pombos fofoqueiros que entregam as gêmeas e tudo haha), não incluindo apenas a cegueira destas no clássico original.

Odiadas por toda a vila, a madrasta e suas duas filhas são diariamente maltratadas por todos, a sociedade local jamais as perdoariam pelo que fizeram com sua rainha, uma jovem tão doce e bela. Lidando com a humilhação, Isabelle e Otávia se esforçam para seguir com a vida, evitando ao máximo sair de casa, e cuidando de sua mãe que parece perdida em sua mente após o trauma em ter seu status social rebaixado.

Otávia é muito inteligente, quer estudar matemática, ser cientista, explorar o mundo- no entanto- por ser mulher isso jamais estará ao seu alcance. Isabelle deseja apenas ser bonita, acredita que sua vida se transformaria positivamente se pudesse ser tão bela quanto Ella.

O destino das meia-irmãs feias será viver o resto de suas vidas rejeitadas por todos e infelizes para sempre?

Esse livro foi uma grande surpresa! Isabelle é uma personagem gente como a gente, nem boa e ruim, totalmente influenciada pela ganância de sua mãe. Desde o início ela queria apenas ser livre, andar a cavalo e viver a vida a seu modo, mas foi obrigada a entrar nos jogos da mãe. Com sua irmã não foi diferente, e até mesmo Cinderella, que parece ser tão perfeita, também se revela uma pessoa comum como os demais. Nem preciso ressaltar que amei né?

✅ Neste livro você encontrará: reflexão sovre padrão de beleza, coragem, o amor pelo próximo e muita magia!

site: https://www.instagram.com/literamai

Andy.Sena 02/09/2021

Um livro encalhado a menos na estante, mas confesso que fui surpreendida pela intensidade logo nas primeiras páginas desse livro. Não sou muito fã de releituras de contos de fadas, não gosto nem de ler as versões dos vilões, mas embarquei de cabeça nessa história. A reflexão que ele faz sobre padrões de beleza e imposições nos primeiros capítulos é muito perfeita e isso é o norte da história. Não é apenas a redenção da meia irmã de Cinderella, mas a descoberta de uma garota que tentou se encaixar nos padrões da sociedade e com isso se perdeu. O livro nos mostra como ela lutou para ser inteira novamente e se livrou do padrão imposto pela sociedade. Uma boa leitura.

A.Maia 29/08/2021

Stepsister
Antes de iniciar a minha leitura, eu imaginei que o único foco seria apenas a meia-irmã da Cinderela, mas há outros elementos importantes construindo o enredo. Logo no primeiro capítulo, há três senhoras que fazem mapas, não são mapas de lugares, são da vida das pessoas, mostrando pelo que cada um irá passar e quais as consequências de cada ato. A aventura começa quando um rapaz chamado Chance rouba um dos mapas, o qual mostra o caminho de uma meia-irmã da Cinderela, seu objetivo é impedir ela de seguir por escolhas negativas.

Enquanto isso Isabelle, a meia-irmã, acaba de cortar os dedos dos pés para caber no sapatinho de cristal, faz isso devido a uma pressão da mãe e da sociedade que a rotulam como feia. Chance, analisando tal evento no mapa, parte para tentar ajudá-la e uma das três senhoras, que produz os mapas, vai atrás para tentar impedi-lo. Esses dois personagens aparecem pouco e fazem toda a diferença no contexto geral.

É a história de uma guerreira, Isabelle luta constantemente contra o seu eu interior tentando descobrir quem realmente é e o que deseja. O enredo conta com mensagens, insights e frases importantes no percurso de um auto-conhecimento e em saber lidar com os momentos difíceis. O meio do livro se faz um tanto lento, em minha opinião, os mesmo acontecimentos não se desenrolam como acontece no início e fim; me fazendo demorar mais para terminá-lo.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

tina 19/08/2021

sério eu amoo esse livro , simplesmente perfeito, eu li ele tem 1 ano KKK eu achava pesado, mas agr que eu reli, não vi nada de mais

Saturniis2 19/08/2021

Mágica e trágica
Eu amei demais a história os personagens
Foi incrível acompanhar a jornada da Isabelle e ver ela redescobrindo sua essência e aprendendo com si mesma ,e superando seu passado trágico triste e assustador,no finale senti com o coração quentinho e muito orgulhosa dela.Tambem gostei bastante dos elementos mágicos da história mesmo esse não sendo o foco

Acho que faltou mostrar mais a tavi e oque ela sentia em relação a Ella,amei a escrita e como a história foi contada só que as vezes a autora descrevia muito coisas desnecessárias e deixava de descrever coisas mais necessárias para a história mais nada disso fez eu amar menos essa aventura

uma leitora aí 12/08/2021

depois da primeira página foi ladeira abaixo
Eu literalmente gritei assim que li a primeira página. Além de ser um começo surpreendente, a ideia de ler outro ponto de vista na história da ?Cinderela? foi o que me motivou a ler esse livro.

Ao decorrer das páginas, fiquei completamente triste pelo livro ser muito confuso e detalhar partes que não tinha necessidade alguma, além do par romântico da principal ser uma piada. Ele foi introduzido do nada na história e a dinâmica e o romance em si com a principal, não foi bem aproveitado. Na página 100 eu já consegui adivinhar o final, e isso em si não é um problema, mas o fato da jornada ser desgastante de se ler, me deixou bastante aborrecida.

Resumo: terminei esse livro na base do ódio.

Rafa251219 10/08/2021

Stepsister
Gostei bastante do livro é maravilhoso os personagens são fantásticos e bem elaborados
A personagem principal é maravilhosa

maaouzi 06/08/2021

o conto por outro lado
creio que vá além do reconto da história da cinderela, ao comprar pensei que fixaria bem em torno da ciderella e a trajetória com as suas irmãs e ao ler -desanimei um pouco por conta da expectativa que criei- foi totalmente diferente, apesar de ser um historia OK não achei uma grande historia que pra sempre lembrarei, mas uma que apesar de ter pulado muitas paginas finalizei. A historia possui muitos momentos que não foram necessários para a historia continuar e que não leva os personagens para um lugar, apenas rodeios e apesar disso no fim percebemos que a historia em si é sobre descoberta ou até uma redescoberta - existe isso?- e separar o que é seu de verdade e o que lhe foi dado por outros. Meio que finalizando que gostei mas nem tanto kkk esse livro talvez faça mais sentido para as meninas que ainda estão se descobrindo e tentando encontrar seu lugar no mundo e dentro delas mesmas, é bem reflexivo para a idade da descoberta principalmente quando alguém tenta nos colocar em em caixinha que você não cabe. três estrelas pq pulei mais do que li na metade pro fim :/

Vic 27/07/2021

Stepsister (+13)
Nota: 1000/10

Oii gente,

O livro Stepsister conta a história da meia - irmã da cinderela, mas a história não é nesse clima perfeito da disney, Isabelle (personagem principal) tenta enganar o príncipe cortando seus dedos para que seu pé caiba no sapato ( que isso misericórdia? Calma vai melhorar juro) Nessa tentativa todos ficam sabendo do quão ruim ela era para sua meia - irmã (cinderela) o vilarejo todo fica contra ela e sua família, e então em um atentado contra elas a casa delas é incendiada, elas perderam tudo. Mas então Isabelle dá a volta por cima e não se deixa abalar com comentários maldosos, lembrando que Isabelle era totalmente diferente para a época (século 18), ela gostava de lutar, espadas etc.. enquanto sua irmã (Tavi) gostava de estudar matemática! No final de tudo ela dá a volta por cima e arrasa!
OBS: o livro também tem um romance, e uma história de magia na história!!
O livro fala muito sobre autoaceitação, quebrando padrões e etc.. vale muito a pena a leitura!

A editora responsável por essa obra de arte é a @universodoslivros
O livro possui 451 páginas ao total!

É isso??