O último suspiro

O último suspiro Robert Bryndza

Resenhas - Último Suspiro

Neferet 18/01/2024

Erika vence até mesmo o escritor
Como podemos perceber até aqui nosso querido escritor odeia a erika né kkkk
Mas mesmo com toda essa sabotagem , erika foi grandona nesse livro ; mesmo com ela pensando em sofrer algum tipo de humilhação pra conseguir algo, entendemos que na real ela só funciona do jeito dela , não tem jeito kkk e estou gostando de ver a evolução dela com o Peterson , vencendo os medos , e tentando melhorar como policial , aqui no final do livro vemos como realmente a insubordinação dela pode levá-la à ruína , mais uma vez quase deu bost4?. Mas agora o autor parece finalmente querer autorizar um pouco de alegria nessa vida dela kkk , vamos aos próximos

Bbrendz 20/11/2023

O Último Suspiro
Melhor livro da série até o momento.
Não conseguia parar de ler de tão instigante que é a historia. Erika Foster mais uma vez entregando absolutamente tudo. Amo demais.

Thiago 19/11/2023

Mais um livro muito bom da série. A história aqui é um pouco diferente, já que o foco central não é saber quem é o assassino, mas sim como será o desenrolar até chegar nele ou não. A narrativa é muito boa e conta com uma história fluída. A quem leu os outros livros, com certeza recomendo esse.

Eduardo721 03/11/2023

Intenso, sinuoso e viciante, ou apenas Robert Bryndza!!
Este é o quarto livro da série policial sobre a Inspetora Chefe Detetive Erika Foster e Robert Bryndza, seu autor, incrivelmente se reinventa e amadurece a personagem Erica Foster a cada nova história.

Dessa vez o autor seguiu um tema bem atual, que são os perigos das redes sociais. Claro, essa é uma obra de ficção, mas há muito da realidade em cada página. Algumas pessoas se expõem demais no mundo virtual, o que pode atrair todo o tipo de pessoa. Nesse caso, o assassino caça suas vítimas através de perfis criados meticulosamente, com endereços impossíveis de rastrear. Nos capítulos onde ele aparece o clima muda, sua personalidade transborda maldade e rancor. O autor conseguiu transmitir muito bem esses sentimentos, o que trouxe à tona grande sensação de repulsa durante a leitura.

Mas o autor coloca o leitor na cabeça do criminoso, sentimos seus medos, suas taras, seus desafios, sua adrenalina acelerando, o papel que ele desempenha com a família, no trabalho. Nos familiarizamos com seus colegas de trabalho, seus pais, sua cachorra. Robert Bryndza é um expert nesta criação.

O Último Suspiro é uma leitura sombria, perturbadora e emocionante, com um ritmo frenético e contagiante.
No final o autor nos deixa a reflexão sobre as mídias sociais e até que ponto podemos confiar em estranhos que se apresentam via perfis sociais aparentemente inocentes.
Recomendadíssimo!!

Mah 29/10/2023

Eletrizante de ponta a ponta. As histórias da Detetive Foster são tão cheias de ação que em alguns momentos se torna impossível largar a leitura antes do fim.

Carla.Parreira 27/10/2023

BRYNDZA, Robert. O último suspiro. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2018.
Resumo feito na primeira pessoa...
Meu nome é Erika Foster, tenho 44 anos, sou detetive inspetora. Continuo trabalhando com serviços administrativos, mas não vejo a hora de voltar para o setor de homicídios. Eu sei que errei ao bater de frente com o meu novo chefe, Sparks, mas o meu problema é que eu não costumo dar o braço a torcer. Enquanto experimento total tédio no serviço burocrático, começo um relacionamento com Peterson. E é assim que eu vou parar em mais uma cena de homicídio, inicialmente só para acompanhá-lo ao local. A vítima em questão é uma jovem encontrada em uma lixeira. Lacey Greene tinha apenas 22 anos. Seu corpo foi torturado, ela foi abusada, espancada e brutalmente assassinada. Começo a sondar e a me meter na investigação, só que mais uma vez, o caso não é meu. Quando a detetive responsável prende um mafioso pelo crime, eu sei que não foi ele. Descubro outra vítima com o mesmo modus operandi e tenho a certeza de que o perfil psicopatológico do assassino não bate com o bandido que foi preso. Eu faço de tudo para assumir a investigação e, uma vez no caso, preciso achar um assassino que usa as redes sociais para selecionar suas vítimas, para construir o seu perfil, e para matar. Concomitantemente, começo a analisar o meu jeito de ser. Preciso deixar de ter o pavio curto. Ainda bem que eu parei com as bebedeiras, mas o fato de xingar todos os superiores e com isso acabar rebaixada de cargo já deu pra mim. Preciso ser e mostrar-me mais madura. Enfim descubro quem é o assassino nojento e como funciona a sua mente deturpada. Dessa forma consigo acompanhar melhor suas motivações e tentar entender um pouco a loucura toda. Veja o perigo da internet quando usada para o mal. As pessoas postam tudo nas redes sociais e não percebem que com isso uma pessoa pode descobrir tudo sobre ela: onde mora, onde trabalha, seus relacionamentos, suas preferências, absolutamente tudo. O assassino escolhe sua vítima e descobre tudo sobre ela pelas redes sociais de forma fácil. Depois ele constrói um perfil falso e passa alguns meses postando fotos falsas de um homem bonito e interessante, rico e solteiro. Coloca fotos de amigos em comum e, por último, ele faz contato através do Facebook ou algum site de relacionamentos. Algumas semanas depois ele está pronto para conhecer pessoalmente a sua vítima em um tão esperado primeiro e único encontro. O assassino investigado não é muito inteligente, mas durante um tempo consegue escapar ileso por pura sorte. Uma testemunha dá uma descrição completa do assassino, fala que ele é baixinho, gordinho, com cara de nerd, etc. Logo depois eu arrumo uma corrida louca para prender um cara alto, magro e negro. E nem interroguei o cara após a prisão. Pois é, quando a pressão é muita as falhas mais idiotas acontecem. Preocupo-me profundamente com as vítimas e, como em muitos outros casos nos quais trabalhei ao longo dos anos, não são apenas as terríveis circunstâncias das mortes que me assombram, mas as vidas que são ceifadas tão prematuramente. Mulheres jovens com tanta vida pela frente: carreiras, filhos, férias, etc., e todas essas alegrias foram negadas a elas. Finalizando, deixo uma mensagem de reflexão: até que ponto vale a pena buscar pelo encontro dos sonhos ou por uma boa noitada de sexo no mundo online dos sites e aplicativos? Qual é o real preço a ser pago? E se o homem perfeito apenas esconde um jovem nerd, possivelmente rejeitado por seu físico fora dos padrões, e que domina como poucos a arte de se esconder através de fotos fake, controle de câmeras, stalkeamento e sadismo? É bom pensar nisso antes de entrar nas fantasias de amores virtuais.

Paulinha Mansur 24/10/2023

Sou suspeita pra falar já que sou fã dos livros do Robert Bryndza, mas gostei muito desse. Ele sabe bem segurar o leitor desde o começo do livro. Super recomendo!

Marta.Gomes 26/09/2023

Robert como sempre com um livro incrível, com uma escrita diferente já que conseguimos ver o lado do assassino.

Priferreirahinckel 25/09/2023

Por mais que a proposta dos livros da detetive Erika Foster seja muito semelhante, cada um consegue criar uma atmosfera diferente e ser tão bom quanto o anterior.

Jé Andrade 23/09/2023

Não teve muito mistério sobre o culpado, a trama ficou mais em como a polícia estava prosseguindo com a investigação, e fica aquela ansiedade de saber se vão conseguir pegar o culpado ou não.
Achei a história em si muito boa, mas o fato de já saber quem era o culpado tirou um pouco o suspense e expectativa do desenrolar.